Estranhos aumentos de temperatura e intensidade de processamento

dRumMzZ

Power Member
Olá pessoal,
Eu sei que o título está um pouco estranho mas não consegui especificar melhor em poucas palavras, vou tentar explicar melhor.
Eu comprei em Abril um Asus N55SL-S1094V que, resumidamente, tem as seguintes specs:

  • i7 2670QM 2.2GHz - Turbo Boost 3.2GHz
  • 8Gb DDR3 1333 Mhz instalados(2*4)
  • Nvidia GT635M, 2Gb DDR3 Ram Dedicada
  • 1TB 7200rpm
  • Win7 x64
Desde Abril tenho usado "frequentemente" o portátil para jogos e trabalhos e nada tem falhado (com excepção de algumas incompatibilidades por causa das placas gráficas, mas isso não é muito relevante).
Jogos como MW3 (maxed), BF3 (med-high), GTA IV (high), Max Payne 3 (med-high), entre muitos outros.

Acontece que à umas semanas atrás testei uma demo "oficial" do jogo Spec Ops The Line (high) e tudo corria bem inicialmente. Até que passados 30 minutos (quase certinhos O_o) noto uns soluços na performance do jogo.
Não liguei muito e continuei a jogar. Claro que isto veio a piorar e passados poucos minutos, o stuttering foi ficando cada vez mais agonizante e, para além disto, começo a notar uns desacertos na parte sonora. Primeiro um ligeiro unsync dos sons e depois graves distorções em todos os tipos de sons do jogo (vozes, tiros, explosões, ambiente).
Descontente, saí do jogo e ao voltar ao desktop verifiquei numa das miniaplicações que tenho que a temperatura atingiu os 74 graus e que os cores disparavam picos de intensidade a torto e a direito.
Isto deixou-me "abalado" mas confiante que seria problema da demo. Até fui investigar nos fóruns deles e assim, mas não achei nada semelhante aos meus problemas.
Como seria de esperar, isto não acontece apenas com a demo. O jogo saiu, tive a oportunidade de testar o jogo e o mesmo acaba por se suceder.

Gostava só de referir que também me ocorre esta situação com outro jogo (Quantum Conundrum) e que tenho andado com ideias sobre o que pode estar a causar estes problemas:
1. Em qualquer um dos jogos, eu mal mexo nas configurações. Aliás, o segundo jogo que referi nem sequer tem grandes possibilidades de modificações. Com isto quero dizer que se pode excluir uma possível "deficiência" gráfica.
2. Ambos os jogos, por motivos que não consigo explicar, estão a correr como sendo aplicações de 32 bits (nem sei se estou a dizer isto de forma correta :confused:). Será isso o problema? Incompatibilidade com o SO?

Isto repete-se todas as vezes que corro estes jogos, nunca excedendo os 40 minutos até estes problemas começarem a aparecer.
Eu sei que para alguns isto pode parecer um exagero ou uma parvoíce, mas eu comprei este portátil para não sofrer este tipo de problemas (que tinha no meu desktop velhinho).

Desculpem lá o enorme texto mas gostava mesmo de saber o que pode estar a causar estes problemas, pois penso que tenho uma máquina mais do que razoável.
Agradeço desde já quaisquer ajudas.
dRumMzZ
 
Última edição:
Tens as drivers actualizadas? Especialmente da gráfica?
Já verificaste as temperaturas? Ultimamente tem estado calor.
Estás a correr algum anti-vírus? Já fizeste um scan profundo à procura de vírus, malware, spyware, etc.
 
Eu tenho as drivers da nvidia nas 301.42 e realmente fui a ver e não tinha as da Intel HD na mais recente.
Quanto às temperaturas: fora dos jogos ronda os 45, em jogos atinge os 60/65 graus.
Já corri full scan com o BitDefender AV Plus 2012 e não acusa nada. Estive para experimentar correr o Malwarebytes mas pensei que pudesse não ser essa a causa (vou fazê-lo hoje à noite).
Muito obrigado pelas dicas! Se alguém tiver mais, eu agradeço.
 
Ela está ligada porque nunca tive necessidade de a desativar. Os problemas de incompatibilidade iniciais foram resolvidos com a nova versão de drivers da nvidia.
E só conheci esse tipo de software agora.
Desativar a IGP na bios trás-me alguma vantagem?
Já agora, esse software seria útil numa máquina como a minha (um portátil)? É que estive a ver as mobo's que "trazem" esse software e aparecem-me apenas modelos bastante recentes (e nada de laptops).
Ou estou a ver mal?
 
Última edição:
A vantagem de desligar o IGP será um menor consumo de energia do processador, pois será uma parte considerável dele que fica desligado. Se não usas o IGP para nada, escusa de estar ligado.
O Lucid Virto MVP apenas é suportado por alguns fabricantes que compraram a licença à Lucid. Se a tua motherbard for de uma dessas empresas, podes ligar e obter um ligeiro eumento de desempenho em jogos e benchmarks 3d.
O Lucid Virtu normal, não tem as mesmas vantagens que o MVP, por isso não vale a pena usar.
 
faz o seguinte: Actualiza a BIOS e todos os drivers do PC (Existem modelos ASUS que têm um problemas na fan que é resolvido com update da BIOS). Depois arranja o AIDA64 (versao trial serve) e o furmark e mete-os a fazer stress test lado a lado no ecrã ao mesmo tempo. Vê as temps no AIDA64 e vê tambem se estás a ter CPU Throtling. Corre o stress test pelo menos durante 2 ou 3 horas ou até o PC ficar com temps demasiado elevadas (se as temps fossem razoáveis eu recomendava 12 horas ou até 24horas, mas acho que nao é necessário tantas horas no teu caso)
 
Back
Topo