Estrategia em tempo real VS Estrategia por turnos

getlost

Power Member
Boas...

Gosto bastante do estilo de jogo Age Of Empires...
No entanto ouvi falar muito bem do Civilization IV...
Mas pelo que percebo é um estilo de jogo diferente...

Gostava que me explicassem o modo de jogo por turnos... uma vez que nunca joguei...

Para quem gosta de estrategis em tempo real, é facil a adaptação ao estilo por turnos?

Abraço!
 
Não acho que seja dificil a adaptação ao estilo por turnos, talvez seja mais dificil o contrário.
Pessoalmente não gosto de jogos por turnos, do "agora bato-te eu, agora bates-me tu" :P, mas já joguei o Civ IV e é um grande jogo, só me "cansa" mais depressa que um jogo de estratégia em tempo real.
 
pois, é isso...

adoro o age of empires e ouvi falar mto bem do civ... mas tenho receio de nao gostar por ser por turnos...
 
a série CIV é das melhores do mundo dos jogos (para mim não me batam já)

também concordo que deve ser mais difícil a adaptação turnos - tempo real que o inverso.
eu como não gosto de me stressar com os jogos e de jogar ao meu ritmo, costumo preferir este tipo de estratégia (turnos)
 
Só não tenho o civ4:Beyond the sword, de resto, tenho a coleção toda e digo-te já que adoro.

Já não atino com estratégia em tempo real, gosto de jogar descansadinho sem ter pressas
 
pois, é isso...

adoro o age of empires e ouvi falar mto bem do civ... mas tenho receio de nao gostar por ser por turnos...

Falo por experiencia propria...adoro como tu RTS...age of empires, empire earth,starcraft,etc etc...contudo experimentei a série civ e detestei...não gosto de jogos por turnos sejam rpg´s ou de estratégia...gosto mais de acção em tempo real, frenética, rápida tipo diablo..mas isto é o meu gosto pessoal e tu até te podes adaptar bem a esse tipo de jogos e inclusive, adorá-los.
 
O Civ IV nunca o joguei mas adoro jogos de estratégia por turnos e tenho o Civ III completo e é um daqueles jogos que vale mesmo a pena jogar.

Começar a jogar Civ é facil e não precisas de grande experiência em termos de jogos de estratégia para começar a jogar, agora vais demorar é uns bons tempos antes de realmente jogares Civ, ou seja, deixares de usar os automatismos e a gestão das cidades pelo computador e começares a ser tu a gerir todos os aspectos das cidades de forma a optimizar os recursos e os trabalhadores e em que às vezes passas meia hora só a preparar um turno.

Aproveito para lembrar que ao contrário da série Age of Empires no Civ não estás limitado apenas a uma determinada altura da história, vais corre-la toda desde as cavernas até ao futuro próximo, não sei se no Civ IV isso ainda acontece mas uma das formas que tens de vencer o jogo é precisamente construindo um foguetão para chegares a Alpha Centauri (outro grande título da estratégia por turnos)

No entanto para entrares na onda dos jogos por turnos, se vens habituado dos RTS's eu aconselhava-te mais que primeiro passasses por um jogo de transição que englobe os dois estilos, a série total war tem os dois tipos de estratégia incorporados e tem uma boa qualidade pelo que te podes ir lentamente habituando à mecânica dos jogos de estratégia por turnos e ao mesmo tempo desenjoar com os combates entre exércitos em tempo real :)
 
Pessoalmente gosto mais de estratégia por turnos, mas são completamente diferentes.

Estratégia por turnos dá-te tempo para fazeres os movimentos, pensares nas jogadas dos adversários para as preveres, pensares bem no teu próprio jogo antes de fazeres alguma coisa. Na estratégia em tempo real não tens tempo para pensar em nada de muito específico, tem de ser tudo automático e rápido.
 
hmmm...

mas podem-me explicar em que consiste um turno? nao sei mto bem como funciona...

(estou tentado a comprar o Civ IV, esta mto barato no amazon, funciona no Vista?)
 
hmmm...

mas podem-me explicar em que consiste um turno? nao sei mto bem como funciona...

(estou tentado a comprar o Civ IV, esta mto barato no amazon, funciona no Vista?)

num turno tipico de jogos como civ ou gallactic civilization e afins, basicamente moves as unidades que tens(pesquisar mapa, atacar, construir) e fazes upgrades as mesmas, defines o upgrade tecnológico a explorar, construções nas cidades(para evoluir cidade), decisões cívicas(escravatura é porreira, mas não é la muito bom a longo prazo, no civ 4 ha 5 decisões civicas, com 5 opções cada), negociações com vizinhos e aliados, que podem passar de alianças trocas, declarações de guerra ou opções mais complexas

mas claro o jogo é dinamico, ha uma relação directa entre tecnologia e dinheiro gerado por ronda (ou tens muito de 1 ou do outro, mas sem dinheiro não ha nada), alem dos inimigos\aliados ha facões rebeldes e barbaras sempre a atrasar a nossa vida. a relação com os inimigos\aliados tambem não é simples, cada pais tem a sua opção comandantes historicos que trazem bonus e penalizações, diga-mos que gandhi e gengis-kan não são fáceis de conciliar
 
mas depois de darmos as ordens vemos o processamento das decisoes no ecran?
tipo se dermos ordem de ataque a qualquer cidade, vemos os exercitos a atacarem...?
 
vês, mas não é nada de outro mundo. é uma animação da tua unidade a atacar a cidade/inimigo vista da mesma forma que o resto do jogo, pela visão do mapa.
não sei se fui muito claro na explicação mas não me ocorre nada de mais concreto.
 
entao o jogo é feito à base de mensagens de ecran?

é ke no age of empires vemos os bonequinhos a trabalhar e tal... :007:

É exactamente isso mas tem algumas animações.

Se não tás habituado ao principio podes não gostar do jogo mas acredita, já fiquei horas seguidas a jogar isso com um amigo para ver quem era o governador supremo do planeta :D
 
hmmm...

como é um conceito novo pra mim tenho algum receio de arriscar... sou um fã de simcity e age of empires... mas o civilization esta-me a atrair... gosto de estrategia pura...

PS - depois tb há o Rise Of Nations...
 
Última edição:
Back
Topo