Estrutura HTML

NotoriousXavi

Power Member
Boas,

Estou a iniciar-me no html (sou mt noob nesta área mesmo) e queria saber que formatação é mais usada para estruturar as páginas. Tables? Frames? Vantagens e desvantagens de uma e outra?

E já agora, existe algum site com standarts de como estruturar um site (banner em cima, menú à esquerda, etc)?


ps: desde já peço desculpa se esta dúvida já foi esclarecida em tópicos anteriores.
 
Se estás a começar agora..., aproveita para começares bem.

Frames já pouco se usa, sinceramente não sei o motivo em concreto, mas o pessoal recomenda a evitar-se o uso de frames..

Tabelas é má politica, deves usar divs e aprender CSS.

Começa por aqui: http://www.w3schools.com/ Tens bastantes tutoriais sobre o que deves aprender, e tens justificação para quase tudo ;) Se fizeres o teu site de acordo com o que aqui é dito, então estás no bom caminho ;)
 
com divs podes ter muito maior flexibilidade na elaboração/apresentação do site... as tabelas tornam tudo demasiado rígido e complicado de alterar...
 
Vê os divs como blocos, colocas os blocos na disposição que quiseres.

Vê as tabelas como tijolos..., para trocares um "buraco" do tijolo, ou partes e depois colas (duh) ou crias o tijolo de novo para ficar bem feito.

Com os divs, se quiseres alterar a sua disposição na página basta-te alterares o CSS, não precisas e ter grande trabalho.

Inicialmente dá uma carrada de trabalhos até encaixares com a forma de trabalhar..., depois não queres outra coisa :P
 
...

E já agora, existe algum site com standarts de como estruturar um site (banner em cima, menú à esquerda, etc)?

...

Não existem standards quanto à estrutura de uma página. Se te dá na cabeça de pôr o menu em baixo, o rodapé no topo e o logótipo à direita, estás no teu direito, mas geralmente esse tipo de "experimental design" só funciona bem quando a parte gráfica de uma página é altamente personalizada e quando o sentido estético é muito refinado e pessoal. Mas sim... o normal é logótipo em cima, menu à esquerda e rodapé no... rodapé. Mas não há regras para isso.

Há no entanto standards para a estrutura XHTML de uma página e para formatação da mesma (CSS). Mais uma vez não são regras, mas sim recomendações dadas pelo W3C (World Wide Web Consortium) que farão com que, caso a tua página seja válida e as respeite, seja perfeitamente visível em todos os browsers e para todo o tipo de utilizadores (incluindo utilizadores com deficiências).

Gostaria de saber porque razão é melhor usar divs em vez de tabelas.
Obrigado
Porque as tabelas foram criadas para listagem de dados, e a apresentação de uma página Web é tudo menos listagem de dados.
 
Última edição:
Não concordo...fazer uma pagina html sem usar tabelas...é de loucos...Qualquer design de página tem alinhamentos proprios do design: agora cria desgin alinhado em paginas dinamicas, com dados dinamicos ...soh com divs e css....

Haaa, ja para nao falar quando, 6 meses depois tu ou outra qq pessoa tiver que mexer nessa mesma página!

Esta, e a minha opiniao.
 
Não concordo...fazer uma pagina html sem usar tabelas...é de loucos...Qualquer design de página tem alinhamentos proprios do design: agora cria desgin alinhado em paginas dinamicas, com dados dinamicos ...soh com divs e css....
Consegues fazer esses 'alinhamentos próprios do design' apenas com CSS. Agora, fazer isso de forma a que o resultado seja igual em todos os browsers... ah! isso é que é um sarilho! E mesmo com tabelas, nem semre consegues os mesmos resultados.

O (X)HTML (+ CSS) não é a ferramenta ideal para layouts ultra-mega-hiper-complexos, não foi para isso que foi inventado.
 
há tabelas que são sempre precisas para a estrutura do site. Não querendo isto dizer que sejam obrigatório em todos os sites.

Havia pelo menos uma versão do opera que não abria páginas com frames... Por isso, o melhor é esquecer os frames.
 
Não concordo...fazer uma pagina html sem usar tabelas...é de loucos...Qualquer design de página tem alinhamentos proprios do design: agora cria desgin alinhado em paginas dinamicas, com dados dinamicos ...soh com divs e css....

Haaa, ja para nao falar quando, 6 meses depois tu ou outra qq pessoa tiver que mexer nessa mesma página!

Esta, e a minha opiniao.
há tabelas que são sempre precisas para a estrutura do site. Não querendo isto dizer que sejam obrigatório em todos os sites.

Havia pelo menos uma versão do opera que não abria páginas com frames... Por isso, o melhor é esquecer os frames.
É PERFEITAMENTE possível fazer um site sem tabelas e é esse o desafio. Repito que as tabelas não são adaptadas.
 
Eu nao disse que nao era possivel...eu disse que era de loucos! ehehe...

Mas volto a esclarecer: é possivel, é muito trabalhoso, de dificil leitura, e de muito dificil manutenção.
Isto claro, na minha opinião.
 
Bem o que para aqui vai... bem esta tenho de dizer em primeiro lugar: Alguém que saiba minimamente o que está a dizer não usa o Jakob Nielsen como referência! O homem é um extremista, que na teórica tem razão, mas usa o extremo na sua estupidez para se fazer ouvir, as noções de correcto dele não fazem parte da Web 2.0, nem deste século!
Depois quanto à afirmação "fazer um site sem tabelas é de loucos", eu diria exactamente o oposto, fazer um site minimamente complexo com tabelas é de loucos, quem está habituado a fazer projectos grandes sabe em primeiro lugar que as tabelas são mais pesadas quando em quantidade e muito repartidas, depois como já aqui disseram e bem, aquilo são tijolos que para os moldares ou partes ou abres um buraco que mais tarde vais encher de remendos. Div's é correcto e CSS deve ser usado para tudo! Não há nada que não tenha solucionado através de CSS, embora haja falhas no CSS2 que já vem corrigido no CSS2 (escusado será dizer que apenas o Firefox e o Safari 3 o suportam o que o torna inviável de momento e há um longo caminho a percorrer até que seja comum).
À parte disto, a primeira resposta a este thread diz tudo, http://www.w3schools.com/ é por onde se deve começar e acabar :)
 
[..] Não há nada que não tenha solucionado através de CSS, embora haja falhas no CSS2 que já vem corrigido no CSS2 (escusado será dizer que apenas o Firefox e o Safari 3 o suportam o que o torna inviável de momento e há um longo caminho a percorrer até que seja comum).
À parte disto, a primeira resposta a este thread diz tudo, http://www.w3schools.com/ é por onde se deve começar e acabar :)
CSS3 queres tu dizer. :)
De resto, subscrevo.
 
Ok.
Não sei o que sao projectos grandes, ou melhor, não sei o que é a definição de projectos grandes. Eu trabalho num (web application) à quase 2 anos...já tenho alguns anos de "mãos na massa", e como tal tenho a minha opinião, que vale o que vale. "site minimamente complexo" mesmo nao sabendoi o que é...gostava de ver alguem que não a pessoa que desenvolveu fazer alterações ao design sem tabelas... na minha opinião e com tudo o que de bom/mau têm, são um mal necessario.

Ao que parece, e voltando ao propósito da thread, já existe por aqui muita informação e mta gente com opiniões e dispostos a ajudar, pelo que a minha participação na thread termina aqui, pois acho que iríamos entrar numa discussão estéril.

Quanto à biblia, estamos de acordo: http://www.w3schools.com/

Cumps
 
as noções de correcto dele não fazem parte da Web 2.0, nem deste século!
ah! acho que estás muito à frente! mas mesmo mesmo muito à frente!
Web 2.0 é uma falácia, é uma buzzword dos 'maketeers' para embrulhar numa capa aparentemente nova conceitos que sempre estiveram associados à Web, como colaboração, partilha de informação, 'user to user'.

O problema do Jacob Nielsen não é um problema dele, é um problema de quem o lê e segue cegamente aquilo que ele propõe.
 
Back
Topo