Estudantes de jornalismo do Missouri têm de comprar iPhone ou iPod

Talvez a razão porque fazem isso é a facilidade com que podem publicar podcasts no itunes. Já existem bastantes universidades dos EUA a usar o itunes para esse fim.

Há um mito que os podcasts são exclusivos do Ipod. Não são. Tenho um Nokia E71 e acedo normal aos podcasts que subscrevo via wifi, 3G, sem qualquer problema.

Similarmente há pelo menos duas escolas fora do Japão a requerer PSP's.
Ter um organismo estatal a exigir que os alunos tenham equipamentos da marca X não faz qualquer sentido, seja PSP, DS, Iphone ou lá o que for. A não ser que seja uma funcionalidade muito especifica que não exista em mais nenhum dispositivo, mas não propriamente o caso.

enquanto que a Apple é uma empresa bastante pequena dentro do mercado dos smartphones e computadores
Agora são pequenos. Quando dá jeito têm a maior cota de mercado. É ao sabor do vento.
E no mercado dos MP3, aquele que será o uso neste contexto, têm uma cota devastadora, portanto esse argumento não cola.
 
Última edição:
Ter um organismo estatal a exigir que os alunos tenham equipamentos da marca X não faz qualquer sentido, seja PSP, DS, Iphone ou lá o que for. A não ser que seja uma funcionalidade muito especifica que não exista em mais nenhum dispositivo, mas não propriamente o caso.
Isso é outra questão... Nos artigos que dei do caso está bem claro que são "garantidos" pelo ministério/escola de forma gratuita. No caso dos iPhones não são, mas também não sabemos se há um regime de desconto.

Também gostaria de puxar o Magalhães... O magalhães é um equipamento pago (50 euros?) a estudantes e no entanto será mais cedo ou mais tarde um requerimento; certo que existe um regime de excepção por escalões um que reduz o preço para 20 euros e outro que o reduz para 0 euros... Mas nãop é que possas comprar um eeePC e ir para lá. São ferramentas "standardizadas" de ensino... estes escolheram o iphone e a unica coisa que os poderá fazer pecar é não assistirem pessoas que tenham dificuldades em adquirir um.
 
Isso é outra questão... Nos artigos que dei do caso está bem claro que são "garantidos" pelo ministério/escola de forma gratuita. No caso dos iPhones não são, mas também não sabemos se há um regime de desconto.
Mesmo que os aparelhos sejam pagos, tens o estado a apoiar explicitamente a empresa X ou Y.

Também gostaria de puxar o Magalhães... O magalhães é um equipamento pago (50 euros?) a estudantes e no entanto será mais cedo ou mais tarde um requerimento; certo que existe um regime de excepção por escalões um que reduz o preço para 20 euros e outro que o reduz para 0 euros... Mas nãop é que possas comprar um eeePC e ir para lá. São ferramentas "standardizadas" de ensino... estes escolheram o iphone e a unica coisa que os poderá fazer pecar é não assistirem pessoas que tenham dificuldades em adquirir um.
O Magalhães é um PC de marca branco portanto não vejo qualquer questão. O que está em causa não é a faculdade obrigar o aluno a ter o aparelho X, mas sim o aparelho da marca Y quando o da marca Z faz exactamente o mesmo.
 
Mesmo que os aparelhos sejam pagos, tens o estado a apoiar explicitamente a empresa X ou Y.
Quando o estado compra um boeing está a suportar explicitamente a boeing? quando compramos tamiflu estamos a suportar explicitamente a a Roche? Qual a diferença?

É mais simples que isso, pretendem usar um produto que cubra as necessidades deles e escolheram aquele produto por ter x software. Podemos questionar se vale o investimento e tudo mais mas... a escolha não deixa de ser deles, e pode ter bons resultados.
O Magalhães é um PC de marca branco portanto não vejo qualquer questão. O que está em causa não é a faculdade obrigar o aluno a ter o aparelho X, mas sim o aparelho da marca Y quando o da marca Z faz exactamente o mesmo.
Estás a chamar marca branca a um intel classmate assemblado pela JP sá couto. eu diria que só aí tens marca e tachinho para um empresa, quando podiam ter dado a outras (e chegado para impedir a insolvencia de empresas como a citydesk)

E sim, também te obrigam a usar um portátil da jp sá couto, ou posso lá aparecer com um eeepc?
 
Não escolheram o iPhone porque é Apple ou porque é o telemóvel da moda. Escolheram-no porque preenchia os requisitos para usar a aplicação X ou Y.
Hoje ninguém está imune a marcas! Deixem de ser picuinhas
 
Quando o estado compra um boeing está a suportar explicitamente a boeing? quando compramos tamiflu estamos a suportar explicitamente a a Roche? Qual a diferença?
É a mesma coisa que tu comprares um Iphone ou um Nokia. O estado está a comprar para si próprio, para uma empresa pública logo o teu exemplo não faz sentido. A comparação que faria sentido era o estado obrigar todos os portugueses a comprar Ford.

É mais simples que isso, pretendem usar um produto que cubra as necessidades deles e escolheram aquele produto por ter x software.
Se houver uma caracteristica específica, tudo bem, até se percebe. Agora no caso do Iphone qual é a caracteristica altamente específica?

Estás a chamar marca branca a um intel classmate assemblado pela JP sá couto.
Sim, a partir do momento em que o estado encomendou os portateis com aqueles especificações. O Magalhães não existia se não fosse o estado a comprá-lo, portanto sim acaba por ser um PC de marca branca. Alguém associa Magalhães a JP Couto? Não pois não? É mesmo esse o conceito.

Não escolheram o iPhone porque é Apple ou porque é o telemóvel da moda. Escolheram-no porque preenchia os requisitos para usar a aplicação X ou Y.
Sim claro. Qual aplicação? Tocar podcasts que qualquer telefone ou MP3 consegue também?

Referring to "some research" that shows if a student can hear a lecture a second time she/he retains three time as much of that lecture, the University of Missouri decided to require all journalism majors to own an iPod Touch or an iPhone. Using the devices, student will be able to access class lectures and courses material online and hopefully learn better.

http://www.ubergizmo.com/15/archive..._iphone_mandatory_in_missouri_university.html
Ou seja podcasts. Se não fosse o Iphone estavamos todos lixados realmente....

E esta então é linda:
On top of this, undergraduate students will be required to have wireless laptops, with Microsoft Office installed. “Students are encouraged to acquire wireless laptop technology from Apple, which the School has designated as its preferred provider,” continues the website.

And, for those that prefer a Windows machine, “That's an option, but it's one we do not recommend unless you plan to make a career of computer-assisted reporting. By the time you purchase photo, audio and video software for a PC, you probably will have spent more than you would if buying a comparable Apple Computer. Buy a PC if you prefer to do so, but make sure it is wireless and has Microsoft Office. Almost 100 percent of last year's freshmen chose Apple computers.”

http://www.maximumpc.com/article/news/missouri_university_makes_apple_iphone_course_requirement
Só falta mesmo a universidade ter cartazes do Steve Jobs. Se fosse o tio Bill estava a ser queimado no espeto. E cuidado que ainda está ali o Microsoft Office no meio, se calhar ainda conseguem criticar a Microsoft sem tocar na Apple.
 
Última edição:
Mas que filme é este de chamar a Microsoft à baila de cada vez que sai algo deste género? Vitimização? Só faltava esta agora ... :rolleyes:

Se a escola recebe um patrocínio da Apple, o que é que alguém tem a ver com isso? A Microsoft patrocina milhares de escolas no mundo inteiro (patrocina as nossas, para os menos informados) e ninguém fala disso.

Acho piada chamarem a Microsoft à conversa, a sério, fiquei maravilhado. É genial meterem o nome dessa empresa nesta discussão, uma vez que é o expoente máximo do patrocínio de escolas e universidades em todo o mundo. Quem não sabe o que escreve mais vale estar quieto ...
 
Última edição:
É a mesma coisa que tu comprares um Iphone ou um Nokia. O estado está a comprar para si próprio, para uma empresa pública logo o teu exemplo não faz sentido. A comparação que faria sentido era o estado obrigar todos os portugueses a comprar Ford.
Isso não faz sentido, estamos a falar do universo limitado de uma escola/estabelecimento de ensino. Daí até todas as pessoas com aquela nacionalidade terem de ter um ford vai muito.
Se houver uma caracteristica específica, tudo bem, até se percebe. Agora no caso do Iphone qual é a caracteristica altamente específica?
Ser um iphone; da ultima vez que vi só ha pouco tempo começaram a aparecer clones da LG e Nokia. E... se eles quiserem aplicações que só há para iphone? e se tiverem feito um acordo de distribuição de software para iphone? por aí fora... não sabes.

Não há nada de estupido em ter um standard, e não é muito diferente de como só podes levar um magalhães para a escola ou só podes comprar o livro de português que a escola escolheu; se pediram porto editora mas levas um da plátano... olha... não serve.
Sim, a partir do momento em que o estado encomendou os portateis com aqueles especificações. O Magalhães não existia se não fosse o estado a comprá-lo, portanto sim acaba por ser um PC de marca branca. Alguém associa Magalhães a JP Couto? Não pois não? É mesmo esse o conceito.
Não que não existia, é um intel classmate... INTEL.

E o facto de não estar lá escarrapachado não faz com que não sejam do fabricante JP sá couto... ou não sejam intel classmate pc's... ou não usem as mesmissimas peças. Porque é que só a JP sá couto os faz? vai dar ao mesmo if you ask me, e sendo um pczinho de caca mais uma razão para mais fabricantes o fabricarem deverem ter essa hipótese.
Sim claro. Qual aplicação? Tocar podcasts que qualquer telefone ou MP3 consegue também?
Nunca foste à store de um iphone pois não? a quantidade de software nem é comparável. E se formos pelo "eles têm um acordo com a apple" se calhar ainda podem eles a nivel universitário compilar coisas em SDK e meter no iphone. Não sabemos e no entanto acho que estás a fazer uma tempestade num copo de agua; eles lá devem ter a razão deles para quererem uma frota standardizada de telemoveis... e escolheram estes.
Só falta mesmo a universidade ter cartazes do Steve Jobs. Se fosse o tio Bill estava a ser queimado no espeto. E cuidado que ainda está ali o Microsoft Office no meio, se calhar ainda conseguem criticar a Microsoft sem tocar na Apple.
Olha... agora que falas nisso o que vamos chamar a uma escola que mete windows em todos os seus pc's quando tem alternativas mais baratas?

Se eu estivesse a ver isto do mesmo prisma que tu estás a ver isto do iphone... acho que andava por aí a bradar aos céus.

For the record: achava bom eles usarem uma plataforma mais aberta/darem a hipótese, mas extendo isso ao windows ser comprado para as escolas primárias/básicas/secundárias... é uma estupidez e só serve para habituar os putos à ideia de que não há alternativas, e só se sentirem à vontade "naquilo".

E claro, agora vamos dizer que o tio bill e as suas licenças windows a preço reduzido para estabelecimentos de ensino não são um factor?
 
I_Eat_All, acho que não estás a ser imparcial neste caso. A recomendação de marcas por si só já é mau, a obrigação então parece-me completamente fora de tudo.

Se isto acontecesse com a Microsoft... nem quero pensar (e claro que seria igualmente grave).

Tu já referiste a Boeing, o Windows, etc, mas a escola usar um sistema operativo ou a UE comprar um avião é completamente diferente de obrigar um aluno ou um cidadão seu seu a comprá-lo também. Uma coisa seria fazerem um protocolo com a Apple e conseguirem preços mais económicos para os alunos, incentivando a sua comprar. Que é o que acontece com o Magalhães... não existe obrigação.

Já agora, offtopic, mas já que o referiste... é apenas a JP Sá Couto que o faz porque das 3 empresas interessadas foi a que ofereceu melhores condições ao estado. Conheço bem alguns detalhes desse concurso, pois tive de fazer orçamentos para uma das outras empresas envolvidas.
 
E o facto de não estar lá escarrapachado não faz com que não sejam do fabricante JP sá couto... ou não sejam intel classmate pc's... ou não usem as mesmissimas peças. Porque é que só a JP sá couto os faz?
Estamos a falar de brand awareness. Se o produtor está a fazer PCs sem marca, para todos os efeitos a marca não está a ser beneficiada pelo acordo estatal.

Nunca foste à store de um iphone pois não? a quantidade de software nem é comparável.
Mas o que é que a quantidade de software na Apple Store conta para o caso? E muito mais aplicações, e grátis, tens por exemplo para o Windows Mobile. Não tens é uma Windows Store. Não percebo onde é que esse argumento entre em jogo.

E se formos pelo "eles têm um acordo com a apple" se calhar ainda podem eles a nivel universitário compilar coisas em SDK e meter no iphone. Não sabemos e no entanto acho que estás a fazer uma tempestade num copo de agua; eles lá devem ter a razão deles para quererem uma frota standardizada de telemoveis... e escolheram estes.Olha... agora que falas nisso o que vamos chamar a uma escola que mete windows em todos os seus pc's quando tem alternativas mais baratas?
Se a universidade quiser ter tudo MacOS nos seus PCs é lá com eles. Obrigar os alunos a comprar Mac é que faz pouco sentido.

Mas que filme é este de chamar a Microsoft à baila de cada vez que sai algo deste género? Vitimização? Só faltava esta agora ...
Num mundo em que a Microsoft e Intel são multadas por práticas monopolistas, acho que chamar a Microsoft à baila faz todo o sentido. Já para não falar que neste forum (ZWAME) quase se salta de raiva quando há uma noticia deste tipo mas em que a Microsoft é o interveniente.
 
Última edição:
Mas a Microsoft já faz isto, e muito mais. É um péssimo exemplo para chamar aqui, simplesmente.

Vá, tiram a Microsoft do assunto que até parece mal ...

Se isto acontecesse com a Microsoft... nem quero pensar (e claro que seria igualmente grave).

Mas já acontece, em milhares de escola em todo o mundo ... Estamos a falar do mesmo? :-)
 
I_Eat_All, acho que não estás a ser imparcial neste caso. A recomendação de marcas por si só já é mau, a obrigação então parece-me completamente fora de tudo.
Imparcial ou não (ninguém é) estou a ser do contra, porque é preciso um contraponto. Pessoalmente até acredito que esteja a levar o "meu ponto" (ou ponto que adoptei) demasiado longe, mas considero que outras pessoas nesta thread estão a fazê-lo de igual forma para o lado oposto.

Idealmente a realidade da coisa será algo no meio. E acho sinceramente que se está a exagerar um bocado na questão dos iphones.
Se isto acontecesse com a Microsoft... nem quero pensar (e claro que seria igualmente grave).

Tu já referiste a Boeing, o Windows, etc, mas a escola usar um sistema operativo ou a UE comprar um avião é completamente diferente de obrigar um aluno ou um cidadão seu seu a comprá-lo também. Uma coisa seria fazerem um protocolo com a Apple e conseguirem preços mais económicos para os alunos, incentivando a sua comprar.
E não sabemos se tal protocolo teve lugar... é possivel.

Se não teve então estão a ignorar os escalões necessitados que decerto frequentam o estabelecimento de ensino deles com bolsas e afins... e que deviam ser vistos caso a caso.
Que é o que acontece com o Magalhães... não existe obrigação.
por enquanto; mas espera uns anos se a coisa pegar e será, tão obrigatório como um livro escolar.

E mesmo que não seja dado como "obrigatório" é como o portátil para a universidade, tecnicamente nunca foi passado a algo obrigatório, mas sem um em alguns cursos estás lixado.
Já agora, offtopic, mas já que o referiste... é apenas a JP Sá Couto que o faz porque das 3 empresas interessadas foi a que ofereceu melhores condições ao estado. Conheço bem alguns detalhes desse concurso, pois tive de fazer orçamentos para uma das outras empresas envolvidas.
E no entanto não conseguem cobrir a procura/encomendas.

O estado devia sempre manter a porta aberta nesse sentido e devia diversificar os potenciais fabricantes de magalhães. Não obstante de a JP sá couto poder ter ganho legitimamente o tal concurso (digo poder ter ganho precisamente porque sei as falcatruas que vão em muitos concursos publicos em portugal); a verdade e que essas 3 empresas eram todas necessárias nesta altura e provavelmente não chegavam, ainda para mais com as ideias de exportação. Sem contar que era positivo se eu tivesse uma empresa agora e vendo o fluxo e negócio que advém dos magalhães... querer fazer apply para também poder participar... porque não.

Mas pronto isso já é outro tema.
Estamos a falar de brand awareness. Se o produtor está a fazer PCs sem marca, para todos os efeitos a marca não está a ser beneficiada pelo acordo estatal.
Então um iphone sem o logotipo da apple na caixa resolvia o teu problema? e se o orgão estatal olhou para isso tudo e disse à apple "só aceitamos usar o teu produto com a tua marca se fizeres um desconto valente?"

Não pode ser uma decisão legitima? E por outro lado se escolhessem um Nokia com marca não era a mesma coisa?
Mas o que é que a quantidade de software na Apple Store conta para o caso? E muito mais aplicações, e grátis, tens por exemplo para o Windows Mobile. Não tens é uma Windows Store. Não percebo onde é que esse argumento entre em jogo.
Tenho um pda com gps ali... comprei-o a pensar que havia montes de software de qualidade para aquilo e... está ali a apanhar pó (e acredita fiz um bom raid ao software disponivel que me interessava minimamente). Sem contar que detesto o sistema operativo em si e é bastante instável. (windows mobile 5)

Só se mudou depois do lançamento do iphone.

Nunca escolheria tal alternativa, sinceramente.
Se a universidade quiser ter tudo MacOS nos seus PCs é lá com eles. Obrigar os alunos a comprar Mac é que faz pouco sentido.
Salvo erro li que eles podiam levar portáteis com windows, mas que estes não eram aconselhados? é uma recomendação... recomendação essa que pode parecer estranha num curso de jornalismo, mas da qual não te livras quando vais para Design.
Num mundo em que a Microsoft e Intel são multadas por práticas monopolistas, acho que chamar a Microsoft à baila faz todo o sentido. Já para não falar que neste forum (ZWAME) quase se salta de raiva quando há uma noticia deste tipo mas em que a Microsoft é o interveniente.
Tudo bem, mas não me viste nessas threads :p

Se há práticas monopolisticas... que intervenham. Tanto quanto sabemos pode ser o que dizes que os reitores da coisa são mactards, que culpa tem a apple disso? ou que razões tinha para recusar?

A verdade é que falta muita informação aqui, sob a razão que os levou a escolher o equipamento; e a diferença é que eu acredito que tenha sido legitima (como disse, algumas aplicações em mente, talvez a possibilidade de usarem aplicações especificas deles?) enquanto que tu vês um lobby. (e no entanto não vou dizer que não há loby nenhum... não sei; mas tu também não :p)
 
Imparcial ou não (ninguém é) estou a ser do contra, porque é preciso um contraponto. Pessoalmente até acredito que esteja a levar o "meu ponto" (ou ponto que adoptei) demasiado longe, mas considero que outras pessoas nesta thread estão a fazê-lo de igual forma para o lado oposto.

Idealmente a realidade da coisa será algo no meio. E acho sinceramente que se está a exagerar um bocado na questão dos iphones.E não sabemos se tal protocolo teve lugar... é possivel.

Se não teve então estão a ignorar os escalões necessitados que decerto frequentam o estabelecimento de ensino deles com bolsas e afins... e que deviam ser vistos caso a caso.por enquanto; mas espera uns anos se a coisa pegar e será, tão obrigatório como um livro escolar.

E mesmo que não seja dado como "obrigatório" é como o portátil para a universidade, tecnicamente nunca foi passado a algo obrigatório, mas sem um em alguns cursos estás lixado.E no entanto não conseguem cobrir a procura/encomendas.

Não vejo nada de exagerado no que está a ser dito. "Obrigar" seja quem for a adquirir um produto quando existem 500 noutros que fazem a mesma coisa é completamente irresponsável, para não lhe chamar vigarice.

Mesmo com esse protocolo, a obrigação numa marca/produto não faz sentido. Não vejo problema nenhum em que se torne obrigatório ter um computador/portátil para a escola (acho aliás que já o devia ser), e acho óptimo que se criem projectos/protocolos para que os mais carenciados os possam ter. Não vejo a coisa a caminhar para o "o Magalhães é obrigatório", e se isso acontecesse teria a mesma opinião que tenho relativamente ao caso do iPhone. Agora que está a caminhar para "o portátil/computador é obrigatório", está, e acho muito bem, até porque está a ser feito da forma correcta. Não te esqueças que o programa e-Escolas não abrange só o magalhães, mas também outras marcas, inclusive outras marcas feitas em Portugal (Insys), com as mesmas (na minha opinião até melhores) condições.

O estado devia sempre manter a porta aberta nesse sentido e devia diversificar os potenciais fabricantes de magalhães. Não obstante de a JP sá couto poder ter ganho legitimamente o tal concurso (digo poder ter ganho precisamente porque sei as falcatruas que vão em muitos concursos publicos em portugal); a verdade e que essas 3 empresas eram todas necessárias nesta altura e provavelmente não chegavam, ainda para mais com as ideias de exportação. Sem contar que era positivo se eu tivesse uma empresa agora e vendo o fluxo e negócio que advém dos magalhães... querer fazer apply para também poder participar... porque não.

Mas pronto isso já é outro tema.

E mantém. Mas se estás a falar de favorecimentos (que não digo que não haja), acho que não só a minha última frase acima te responde à questão, como te posso dizer que já foi feito outro concurso para que outras empresas construíssem o Magalhães. O que aconteceu foi que os outros dois pretendentes se sentaram à mesa (habitual em concursos com 2-3 pretendentes) e toca de propor um valor para que ambos fiquem a ganhar. Afinal à falta de Magalhães, logo bora sacar uns trocos valentes à custa dos nossos impostos, não é? ;) O Estado recusou a proposta (acho muito bem).

Espero que não estejas a entender isto como uma defesa do projecto (está longe de não ter falhas). Agora espero bem que o Governo não caia no populismo e dê trabalho a todos, como referes, à custa dos nossos impostos.
 
Mas pronto isso já é outro tema.Então um iphone sem o logotipo da apple na caixa resolvia o teu problema? e se o orgão estatal olhou para isso tudo e disse à apple "só aceitamos usar o teu produto com a tua marca se fizeres um desconto valente?"
Não, porque qualquer pessoa olha para um Iphone e sabe que é Iphone. Se o estado pagasse à Apple para fazer um produto diferente, e desse os telemóveis às pessoas não tinha qualquer problema com isso.

Não pode ser uma decisão legitima?
É um decisão legitima se for do comprador. Se ele obrigado a comprar não é legitimo. Se não também não podemos criticar a Microsoft por monopólios já que afinal, todos querem Windows.

Nunca escolheria tal alternativa, sinceramente.Salvo erro li que eles podiam levar portáteis com windows, mas que estes não eram aconselhados? é uma recomendação...
Não aconselhados porquê? E ainda caiem na parvoice de vir dizer que quem comprasse Windows ia ficar o resto da vida a pagar software.

A verdade é que falta muita informação aqui, sob a razão que os levou a escolher o equipamento; e a diferença é que eu acredito que tenha sido legitima (como disse, algumas aplicações em mente, talvez a possibilidade de usarem aplicações especificas deles?) enquanto que tu vês um lobby. (e no entanto não vou dizer que não há loby nenhum... não sei; mas tu também não :p)
O que eu digo é que, quando toca à Microsoft, é raro ver alguém com a mesma fé. O que me faz confusão é a diferença de atitude que o povo tem contra estas duas companhias, ambos gigantes que se estão pouco a borrifar para os "fãs".
 
Não aconselhados porquê? E ainda caiem na parvoice de vir dizer que quem comprasse Windows ia ficar o resto da vida a pagar software.
No meu curso também aconselham mac's, razões para isso? terem todos a mesma versão de software a usar as mesmas combinações de teclas, assistencia/aprendizagem mais simples (por mais simples refiro-me a mais simples por ser igual para todos, não mais simples de fazer coisa y que em windows)... facilita de facto o processo; nada te impede de usar um PC, mas o office para mac e para windows tem uma GUI completamente diferente, por exemplo.

E não li nada disso do windows ali:

those that prefer a Windows machine, “That's an option, but it's one we do not recommend unless you plan to make a career of computer-assisted reporting. By the time you purchase photo, audio and video software for a PC, you probably will have spent more than you would if buying a comparable Apple Computer. Buy a PC if you prefer to do so, but make sure it is wireless and has Microsoft Office.
Um pouco twisted sim, mas é verdade que ferramentas capazes vêm incluídas com o Mac e não com um PC Windows. Agora a questão é... para que precisam delas num curso de jornalismo? Eu decerto não precisei/preciso de nenhuma delas. E se precisasse precisava de algo mais que isso. Para videos uso o premiere por exemplo... não o programa de video que nem me lembro do nome que vem com o macOS, por muito melhor que o windows movie maker que ele seja (e é).
O que eu digo é que, quando toca à Microsoft, é raro ver alguém com a mesma fé. O que me faz confusão é a diferença de atitude que o povo tem contra estas duas companhias, ambos gigantes que se estão pouco a borrifar para os "fãs".
Isso é daquelas coisas que dá pano para mangas... Mas estás indignado de haver pessoas que olham para isto e não ficam escandalizadas ou indignado que não fazem o mesmo pela microsoft? gostava de saber.

De qualquer maneira e focando no que disseste... Isso é também um problema de imagem da Microsoft, há uns dois anos vi uma tabela de confiança de marcas pelos consumidores americanos e... A microsoft aparecia incrivelmente baixa, não é uma marca confiada/querida do consumidor, mesmo do americano, e como tal algo que este não se importa de descartar. Razões para isso? estavamos aqui até amanhã a mandar palpites. Depois claro torna-se um alvo apetecível por deter um dos maiores monopolios do mundo.

Pessoalmente devo admitir que não gosto muito da microsoft, mas dito isto também não ando atrás deles; antes pelo contrário. Creio que sei ver além disso e acima de tudo... tenho mais que fazer que andar a fazer tempestades em copo de agua só porque é microsoft. Não gosto? não uso. (é bom ter alternativas: o que creio que se cruza com o que devia ser o cerne da questão desta thread)
 
Última edição:
Mas que filme é este de chamar a Microsoft à baila de cada vez que sai algo deste género? Vitimização? Só faltava esta agora ... :rolleyes:

Se a escola recebe um patrocínio da Apple, o que é que alguém tem a ver com isso? A Microsoft patrocina milhares de escolas no mundo inteiro (patrocina as nossas, para os menos informados) e ninguém fala disso.

Acho piada chamarem a Microsoft à conversa, a sério, fiquei maravilhado. É genial meterem o nome dessa empresa nesta discussão, uma vez que é o expoente máximo do patrocínio de escolas e universidades em todo o mundo. Quem não sabe o que escreve mais vale estar quieto ...

Vitimização não, realismo. No meu caso, apenas fiz uma leve menção para que se reconheça que afinal, não é só a MS que é assim ou assado. Estas empresas têm objectivos semelhantes (fazer dinheiro, ganhar base de clientes, etc, etc) e fazem o que puderem (e o que não puderem fazem de maneira ligeiramente descarada) para o conseguirem. Não só só umas que fazem e outras que não. Não são só umas que são as más da fita e outras que são só as boas. Há o preto, há o branco e depois há ali os tons de cinza que fazem a diferença.

Eu fico maravilhado é com a forma como algumas coisas na MS são um "crime" e na apple "não são nada de mais".

Mas voltando ao assunto, o que vos parece a questão do iPhone/iPod ao invés de um programa de apoio ao uso dos laptops (com descontos ou facilidades de pagamento para os estudantes)? Talvez fosse mais vantajoso, não só para o aluno, como também para a apple. Não?
 
Estas empresas têm objectivos semelhantes (fazer dinheiro, ganhar base de clientes, etc, etc) e fazem o que puderem (e o que não puderem fazem de maneira ligeiramente descarada) para o conseguirem. Não só só umas que fazem e outras que não. Não são só umas que são as más da fita e outras que são só as boas. Há o preto, há o branco e depois há ali os tons de cinza que fazem a diferença.

Completamente de acordo. As empresas existem para dar lucro :-). O que eu queria dizer é que está tudo tão admirado por a Apple ter um aparente acordo com uma escola quando a Ms tem acordos não com escolas mas com governos ;). A escala e dimensão do que a Apple faz, comparando com o que faz a Microsoft, é negligenciável, é praticamente nula, só isso. Não é bem ou mal por ser a Apple, é o que é.

Mas voltando ao assunto, o que vos parece a questão do iPhone/iPod ao invés de um programa de apoio ao uso dos laptops (com descontos ou facilidades de pagamento para os estudantes)? Talvez fosse mais vantajoso, não só para o aluno, como também para a apple. Não?

Faltava ver em condições o que a tal escola propõe, assim por alto e baseado numa notícia vaga da imprensa não se pode adivinhar grande coisa. Um laptop toda a gente tem.

Já agora, há escolas (faculdades) em que também é *exigido* aos alunos andarem com um laptop para aceder aos conteúdos. Dou como exemplo concreto a Faculdade de Medicina da Covilhã, onde os conteúdos são *todos* distribuídos via online (tem um modelo de ensino bastante diferente das restantes faculdades), e os alunos têm direito a um portátil que no fim tem que ser entregue tal como estava, caso não tenham um (ou podem adquiri-lo a um preço reduzido, ou financiado). Sabem quem é que está por trás disto tudo (quem fornece os equipamentos, quem configura os equipamentos e a rede que proporciona isto tudo)? Pois ... Não estou a criticar, de todo, é só para dar um pequeno exemplo de como a Ms faz isto em milhares de sítios em todo o mundo, não há que andar com choradinhos, até porque ninguém criticou nada.

A Apple está no seu direito de tentar cativar o pessoal com iniciativas destas. E continuo a não perceber porque é que o nome da Ms veio à conversa ...

Já vários escreveram "ai se a Ms fizesse isso" ... mas já faz ... e a uma escala gigantesca, comparado com as iniciativas locais e negligenciáveis da Apple :-). Cada um faz pela vida, e a Apple tem que tentar ganhar mercado a quem já o tem garantido quase logo à nascença. Não vejo qualquer mal nisto.
 
Última edição:
A escala e dimensão do que a Apple faz, comparando com o que faz a Microsoft, é negligenciável, é praticamente nula, só isso. Não é bem ou mal por ser a Apple, é o que é.

Acho que não estás bem a ver a escala do que a Apple faz, e este é só o aspecto mais descarado, que nem a Microsoft alguma vez tentou fazer.
 
Back
Topo