Estudantes de jornalismo do Missouri têm de comprar iPhone ou iPod

Acho que não estás bem a ver a escala do que a Apple faz, e este é só o aspecto mais descarado, que nem a Microsoft alguma vez tentou fazer.

Estás a falar exactamente de quê? Se te puderes explicar, agradecia :-), porque não estou mesmo a ver a escala da coisa de que tu falas.

Mas vá, dá um exemplo do gigantismo de uma acção da Apple, e eu fico convencido ;)

Além do mais, não percebeste uma única palavra da frase que metes-te em citação.
 
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No meu curso também aconselham mac's, razões para isso? terem todos a mesma versão de software a usar as mesmas combinações de teclas, assistencia/aprendizagem mais simples (por mais simples refiro-me a mais simples por ser igual para todos, não mais simples de fazer coisa y que em windows)... facilita de facto o processo; nada te impede de usar um PC, mas o office para mac e para windows tem uma GUI completamente diferente, por exemplo.
O que é diferente de dizer que "se escolhes Windows és capaz de teres problemas". E mentir descaradamente acerca dos custos de software de uma ou outra opção. A parte "twisted" como lhe chamas é que é a má.

Isso é daquelas coisas que dá pano para mangas... Mas estás indignado de haver pessoas que olham para isto e não ficam escandalizadas ou indignado que não fazem o mesmo pela microsoft? gostava de saber.
Não fico indignado fico entristecido com o poder que a imagem tem sobre as pessoas por oposição à valorização da substância.

Estás a falar exactamente de quê? Se te puderes explicar, agradecia :-), porque não estou mesmo a ver a escala da coisa de que tu falas.
Em termos do mercado do media players estilo Ipod a Apple é completamente dominadora, e o mesmo está a acontecer com a distribuição digital. É um verdadeiro colosso, e este tipo de acções são sem dúvida de abuso de posição dominante. Não é podes é ver só os mercados tradicionais, no que toca à distribuição digital a Apple é gigante, e é esta uma das principais fontes de revenue da empresa.

Quando a Microsoft põe o Windows OEM nos PCs, que é o que a maioria das pessoas querem, são o demónio. Monopolistas, etc. Quando é uma universidade a obrigar os alunos a comprar Apple, já é perfeitamente natural porque afinal é o que as pessoas querem, e a Apple é pequenita. Não é pequenita, no mercado da distribuição digital não tem concorrência, tal como a Microsoft não tem concorrência à altura no mercado dos SO.
 
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Completamente de acordo. As empresas existem para dar lucro :-). O que eu queria dizer é que está tudo tão admirado por a Apple ter um aparente acordo com uma escola quando a Ms tem acordos não com escolas mas com governos ;). A escala e dimensão do que a Apple faz, comparando com o que faz a Microsoft, é negligenciável, é praticamente nula, só isso. Não é bem ou mal por ser a Apple, é o que é.

Também a MS tem (ainda) uma dimensão (e não estou a falar de valores de acções) bastante maior que a Apple, por isso é natural que as coisas não possam ser feitas à mesma escala. A Apple tem vindo a ressurgir nos últimos anos (depois que apareceu o iPod e com o lançamento do OSX) de um período em que esteve às portas da morte, quase.

Isto não me surpreende absolutamente nada. Só vem é mostrar que as "jogadas" da MS não são assim tão despropositadas do ponto de vista organizacional. Na verdade, o que todas as empresas queriam era ter o monopólio que a MS tem. O consumidor é que muitas vezes fica agarrado, mas olha ...

A Apple está no seu direito de tentar cativar o pessoal com iniciativas destas. E continuo a não perceber porque é que o nome da Ms veio à conversa ...

Veio (da minha parte) porque quando é a MS a fazer jogadas destas, toda a gente se atira ao ar. É só isso, a dualidade de critérios, mais nada. Quanto à justiça ou direito nada a dizer. Cada empresa tem de fazer o que é melhor para si.

Eu gosto é da dualidade que se vê em situações semelhantes quando é uma empresa e quando é a outra ;)

Faltava ver em condições o que a tal escola propõe, assim por alto e baseado numa notícia vaga da imprensa não se pode adivinhar grande coisa. Um laptop toda a gente tem.

Já agora, há escolas (faculdades) em que também é *exigido* aos alunos andarem com um laptop para aceder aos conteúdos. Dou como exemplo concreto a Faculdade de Medicina da Covilhã, onde os conteúdos são *todos* distribuídos via online (tem um modelo de ensino bastante diferente das restantes faculdades), e os alunos têm direito a um portátil que no fim tem que ser entregue tal como estava, caso não tenham um (ou podem adquiri-lo a um preço reduzido, ou financiado). Sabem quem é que está por trás disto tudo (quem fornece os equipamentos, quem configura os equipamentos e a rede que proporciona isto tudo)? Pois ... Não estou a criticar, de todo, é só para dar um pequeno exemplo de como a Ms faz isto em milhares de sítios em todo o mundo, não há que andar com choradinhos, até porque ninguém criticou nada.

Aqui a questão está na escolha dos dispositivos e tocaste num ponto que era o que me interessava. O que me parece é que, a maioria dos universitários dos estados unidos têm portáteis. É muito mais fácil "penetrar" no mercado estudantil via iphone/ipod (porque a malta até quer ouvir música ou até nem se importam de trocar um telefone por outro) do que via portátil em que as pessoas têm algo que funciona, têm aplicações com as quais sabem trabalhar, etc e portanto não querem ter uma nova curva de aprendizagem + trabalho a migrar de base. Para além disso, para malta de áreas não tecnológicas então isto ainda é mais verdade. A maior parte não tem grande interesse na base tecnológica dos produtos. Quer algo que funcione, que seja compatível com o que os outros têm para não haver problemas em trocas de informação (sejam ficheiros ou outros) e tendo isso a resistência à mudança não é de todo desprezável.
 
Sim, é uma questão de apelar ao lado "fashion" da juventude, dos estudantes. Portáteis todos têm, um iphone nem todos têm (o mercado do iphone é também ele residual, no mundo dos telemóveis).

A maior parte não tem grande interesse na base tecnológica dos produtos. Quer algo que funcione, que seja compatível com o que os outros têm para não haver problemas em trocas de informação (sejam ficheiros ou outros) e tendo isso a resistência à mudança não é de todo desprezável.

Precisamente, a maioria quer poder abrir documentos "word" e ver enviar mails com fotos do facebook, e quer que os seus ficheiros "word" abram nos computadores dos outros. A Microsoft nem tem que se esforçar, lá está, os nomes estão tão entranhados nas pessoas que a gigantesca maioria nem sabe que existem outras coisas. Por isso mesmo não vejo qualquer problema no facto de a Apple tentar cativar umas quantas centenas de alunos com iphones ...

Se é a melhor maneira de os cativar? Seria melhor apelarem aos portáteis? É que a Apple nesse aspecto, nos estados unidos, até nem está mal, anda nos 5 primeiros lugares na venda de portáteis.

E depois a Apple sabe que ao "impingir" iphones está a levar as pessoas a gastar dinheiro noutras coisas, como na iTunes Store ou na App Store.

É tudo marketing. Siga a festa :-), há empresas a fazer destas coisas todos os dias, como é a Apple é notícia, porque para o bem e para o mal, a Apple está na moda. ;) (está na moda porque estão a fazer por isso, independentemente de o estarem a fazer bem ou mal)
 
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cativar =!= obrigar :rolleyes:

Claro, e também não concordo com a parte do "obrigar". Mas como já disse, há empresas a fazer isto todos os dias, e de uma forma directa ou indirecta (mais indirecta, e por isso as pessoas nem topam) também "obrigam" as pessoas a usar certos produtos.

Quando te metem uma sala inteira numa universidade (já nem falo em quase todas as escolas do país, financiadas pela Ms) cheia de computadores com um sistema operativo e um processador de texto, não estás a ser obrigado a usar aquilo? Estás pois :-). Qual a diferença para o assunto em causa? Praticamente nenhuma ... Mas não estou a criticar, repito.
 
Aqui estão as explicações

Q. What exactly is required?
A. The minimum is a wireless laptop with Microsoft Office installed. Most of the MU campus has easy wireless access.
Q. What brand or model should I buy?
A. The faculty has designated Apple Computer as its preferred provider for two primary reasons: (1) Apple's OS X operating system is based on Unix, which makes these computers far less susceptible to viruses than other computers. Viruses are a serious problem on university campuses. (2) Apple MacBook and MacBook Pro computers come bundled with iLife, a suite of applications ideal for learning the basics of photo editing, and audio and video editing. We'll use those programs in several classes. Incoming students will receive information on recommended models and pricing in February of each year.

Q. What if I prefer a Windows-based machine?
A. That's an option, but it's one we do not recommend unless you plan to make a career of computer-assisted reporting. By the time you purchase photo, audio and video software for a PC, you probably will have spent more than you would if buying a comparable Apple Computer. Buy a PC if you prefer to do so, but make sure it is wireless and has Microsoft Office. Almost 100 percent of last year's freshmen chose Apple computers.

Q. Should I buy one now or wait?
A. We strongly recommend that you wait and buy through TigerTech (formerly Computer Spectrum) at the University Bookstore. We have arranged for special low pricing from Apple, and that's where you'll almost certainly get the best deal. TigerTech also will be offering bundles with a three-year warranty, which we highly recommend. Our intention is to send you information about how to order after the first of the year, and you should place your order with TigerTech by April 30 to ensure delivery when you come to campus for Summer Welcome. About 90 percent of incoming freshmen attend Summer Welcome, and we recommend that you do so. However, if you don't attend Summer Welcome, you can pick up your computer the week before school begins in August.

Q. Why can't I get information about models and pricing earlier?
A. Apple regularly refreshes its product line and changes prices. We want to make sure you start with the latest model. If you were to order now, you almost certainly will be buying a model that will be fine - but not the latest - by next fall. Information about current models and prices at the TigerTech Web site should give you a good indication of what to expect.

Q. Will this computer suffice for all four years?
A. It will. However, a three- or four-year-old computer sometimes frustrates the user. Some current students have told us they are buying less-expensive models now with plans to upgrade in the junior year. And remember that many students today take more than four years to complete college. Think about your likely needs.

Q. Can I get financial aid help to purchase the computer?
A. Possibly. If you qualify for financial aid through the federal FAFSA process, the cost of the computer can be included in your expected expenses. That's because the computer is required. If it were not required, you could not include this expense. Work with the Office of Financial Aid, which is aware that journalism students will be required to make this purchase.

Q. Are financing plans available?
A. Yes. TigerTech can arrange for you to pay off the cost of the computer over four semesters (two years). Ask for details.

Q. What if I am a Pre-Journalism major in the College of Arts and Science and not a directly admitted Journalism student? Am I still required to have the computer?
A. The requirement applies to both groups because you will be using the computer in freshman orientation activities and in your introductory news-writing class. Soon, we will not place desktop computers in writing labs, so students will have to own a computer to take our classes. Even if you change majors, we're confident that you will make good use of the computer. It's an extremely useful device for any college student.
 
rui, estás a confundir duas coisas muito diferentes.
uma coisa é material fornecido pela instituição
outra é a instituição obrigar-te a comprar material da marca X
 
Corrijam-me se estiver enganado, mas a MU School of Journalism não é uma universidade privada? É que se assim for não faz sentido questionar a escolha específica da marca. É uma prática muito comum nos EUA. Veja-se o caso da Coca-cola vs Pepsi, que andam sempre em guerra tentando estabelecer contratos de fornecimento exclusivo nas escolas privadas.

Já quanto à questão das escolas públicas, como é o caso português com o Magalhães, aí já acho que não faz sentido nenhum obrigar os estudantes a escolher uma marca à força. A opção mais justa e transparente seria por exemplo atribuir "cheques-computador" que os estudantes poderiam entregar na compra de dos computadores da marca que muito bem entendessem.
 
Quando te metem uma sala inteira numa universidade (já nem falo em quase todas as escolas do país, financiadas pela Ms) cheia de computadores com um sistema operativo e um processador de texto, não estás a ser obrigado a usar aquilo? Estás pois :-). Qual a diferença para o assunto em causa? Praticamente nenhuma ... Mas não estou a criticar, repito.

Os computadores que usas nessas salas não os tiveste de comprar. Foram-te facultados. Estás a ver a diferença?
 
Pronto, assim fica claríssimo o acordo com a Apple. Nada de mais.

Ainda a semana passada a escola aqui da zona fez um acordo com a Ms para o fornecimento "gratuito" de software para todas as salas de informática e para o sistema de gestão da escola. Qual a diferença? Nenhuma :-)
 
E as redes das universidades serem feitas exclusivamente para Windows? E os utilizadores de Mac andarem a depender da boa vontade de 2 ou 3 pessoas?

queixa-te aos administradores da rede da tua universidade, lá porque tu tens uma má experiencia, não quer dizer que todos tenham :rolleyes: na universidade em que andei a rede suportava uma boa quantidade de sistemas operativos.
 
queixa-te aos administradores da rede da tua universidade, lá porque tu tens uma má experiencia, não quer dizer que todos tenham :rolleyes: na universidade em que andei a rede suportava uma boa quantidade de sistemas operativos.

Não sou o único de certeza. É só procurares no dúvidas e suporte técnico e contares os casos
 
Os computadores que usas nessas salas não os tiveste de comprar. Foram-te facultados. Estás a ver a diferença?

Não, na verdade não tem qualquer diferença. É uma imposição de uma marca.

E esquece lá o paleio da "obrigação", ninguém obrigou a comprar nada a ninguém ... Já na universidade ou na escola, sou obrigado a usar software de uma marca, porque não posso escolher.

E melhor, as redes wireless da maioria das escolas nem sequer são compatíveis com OS X? Não sabias, ficas a saber. Se quiser usar o wireless da escola, tenho que ter windows no computador. Sabes quem financia as redes?

queixa-te aos administradores da rede da tua universidade, lá porque tu tens uma má experiencia, não quer dizer que todos tenham na universidade em que andei a rede suportava uma boa quantidade de sistemas operativos.

Na minha universidade a resposta foi curta e grossa. Não suportamos nada que não seja windows. E isto nas universidades, que têm redes mais evoluídas, nas escolas secundárias é rara a escola em que podes usar algo que não seja windows (a não ser que percebas bastante do assunto, mas não é suposto perceberes).

É uma questão de incompetência de quem monta e mantém as redes, eu bem sei, mas é o que é.
 
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conto muitos casos de macs que nem sequer se ligam correctamente aos routers wireless domésticos :rolleyes:

Não é isso que está em causa, e bem o sabes. O Leopard não suporta a autenticação usada em 90% (assim por alto) das redes E-U. Ou melhor, suporta a autenticação, não suporta a implementação da autenticação. Pura incompetência de quem trata do assunto, mas é a realidade.

Na minha universidade era ver todos os que tinham Mac (e não eram poucos) a usar windows para aceder ao wireless. Mas vá, isto não interessa nem ao menino jesus.
 
Não, na verdade não tem qualquer diferença. É uma imposição de uma marca.
A imposição de uma marca, mas não ao comprador. A tua universidade, o comprador, pesquisou as várias opções que tinha e escolheu Windows. Tu não és o comprador, tu usas aquilo que te dão. O comprador teve escolha.
Neste caso o comprador são os alunos. Os alunos têm de comprar, dar dinheiro a uma marca X, porque é imposta pela universidade.

Se ainda não percebes a diferença depois desta explicação, já não tenho muito mais a dizer.

E esquece lá o paleio da "obrigação", ninguém obrigou a comprar nada a ninguém ... Já na universidade ou na escola, sou obrigado a usar software de uma marca, porque não posso escolher.
Usar != Comprar
 
Não sei se isso fica aqui ou no forum mãe :D

Citação:
San Francisco, EUA, 11 Mai (Lusa) - A Faculdade de Jornalismo da Universidade do Missouri vai solicitar, no próximo ano lectivo, que os seus alunos tenham um iPhone ou um iPod Touch, para descarregarem materiais académicos.

RTP online

No mínimo curioso... Pior aqueles que não tiverem dinheiro para comprar isto, mas no EUA... Se bem que nestes casos deviam ser subsidiados...

Dependendo se a Faculdade de Jornalismo da Universidade do Missouri for estatal ou privada, assim será a aproximação que podemos fazer a esta notícia.
Se for privada, em princípio terá os seus motivos, contratos, (ou até mesmo lobbies) para fazer tal recomendação; não sei como estará a legislação nessa matéria...

No entanto, se fosse uma entidade estatal, não me parece correcto recomendarem marca "X" ou "Y" quando aquilo que se pretende pode ser feita por vários tipos de aparelhos no mercado! Quanto muito lançam uma tabela de pré-requisitos, e depois podem dar exemplos de tipos de aparelhos que cumpram com esses mesmos requisitos; mas aconselharem uma brand em específico não me parece que esteja correcto por parte de uma entidade estatal...

Também reparei que pedem o MS Office;... ora, a não ser que eu me engane, e hajam coisas que só o próprio MS Office possa fazer, ou cumprir em termos de compatibilidades; não vejo o porquê de não mencionarem o Open Office!



Da mesma maneira, os casos da Nintendo DS e PSP da Sony serem usadas em salas de aulas do Japão; também tem que ser justificadas nesse sentido!
Senão, a não ser que existam pré-requisitos específicos para cada uma das consolas que justifiquem a sua recomendação específica por este ou aquele estabelecimento de ensino, e que nenhuma da outra, ou outro aparelho específico no mercado, possua; ficam ambas as situações (e marcas) debaixo do mesmo tipo de "escrutínio"!

Isto quando vale para uma empresa, vale para todas! Senão lá se vai a coerência com os porcos! Haja "monopólios" ou não!

Cumps!

\w/
 
Uns dias sao pequenos, outros sao grandes... depende do contexto? Ha treads a se gabar que tem mais de metade da quota dos smartphones, agora ja e uma empresa pequena. Daqui a pouco vem-se a saber que so venderam 10 ate hoje.
Ter um market share elevado não implica ter-se um monopólio, nem tão pouco abusar do monopólio.

A Microsoft já foi considerada culpada de abuso de monopólio e de práticas anti-concorrenciais em mais do que uma ocasião, e teve de pagar avultadas multas, tanto na UE como nos EUA. Encontra-se de momento sob o escrutínio do DOJ dos EUA, o que continuará a acontecer até 2011 (devido ao veredicto dum caso antitrust contra a MS).

Ao contrário da Microsoft, a Apple não controla mais de 90% dos mercados que pretende atingir. Isso à partida limita a possibilidade de chamar às tácticas de mercado da Apple "abusos de monopólio", comparando-a à Microsoft. De 80% de Market Share a >90% ainda vai uma enorme diferença. De marketing agressivo a abuso de monopólio também. ;)

Se por ventura, pensarem que a Apple está a abusar de posição de mercado, e quiserem que a mesma seja investigada por violações de leis antitrust e abuso de monopólio, contactem o vosso MEP para se dar início a uma investigação. ;)
 
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