PlayStation Playstation Studios (SIE Worldwide Studios) - o que fizeram e andam a fazer?

Sakonji

Power Member
Há um constante debate neste fórum acerca dos exclusivos de cada consola e dos estúdios que os produziram.
De forma breve e simples, proponho que façamos um resumo da história dos estúdios e uma actualização recorrente dos seus projectos.

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A SIE Worldwide Studios é composta por 15 estúdios + Bungie + 1 estúdio mobile + 5 estúdios principais de suporte + um número em constante mudança de estúdios de apoio, tendo Hermen Hulst como presidente.

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Seguem os Estúdios Playstation, que produziram e produzem diversas obras fantásticas:


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-Naughty Dog
(criadores de Crash Bandicoot, Jak and Daxter, Uncharted, The Last of Us):

Em desenvolvimento: 2 projetos SP ainda não revelados

Estúdio americano sediado em Santa Mónica, Califórnia.
Também é o lar da ICE Team, um dos grupos centrais de desenvolvimento de tecnologia da SIE.
Conta com, pelo menos, 2 equipas e atualmente está a desenvolver, pelo menos, 2 novos projetos SP. O jogo multiplayer baseado na franchise TLOU foi cancelado.

Lançamento mais recente: The Last of Us 2 e The Last of Us Part 1 (remake)
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-Santa Monica Studio
(criadores de God of War, Kinetica e co-developers de Twisted Metal, The Order 1886, Journey, Warhawk e Starhawk):

Em desenvolvimento: ??? (1ª equipa) + Novo IP não revelado (2ª equipa com Cory Barlog como director)

Estúdio americano sediado em Santa Mónica, Califórnia.
Encontra-se a desenvolver uma sequela do grande sucesso que foi o God of War (2018). Também há rumores (confirmados recentemente) de ter uma segunda equipa a trabalhar num jogo não revelado.

Lançamento mais recente: God of War: Ragnarök
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-Insomniac Games
(criadores de Spyro, Ratchet & Clank, Spider-Man, Resistance, Sunset Overdrive):

Em desenvolvimento: Marvel's Wolverine + projeto não revelado

Estúdio americano sediado em Burbank, Califórnia.
Conta com 2 estúdios que trabalham em múltiplos projetos.
Uma das aquisições mais recentes da Sony, tendo já lançado vários jogos de Spider-Man e Ratchet & Clank.

Lançamentos mais recentes: Marvel's Spider-Man 2 e Ratchet & Clank: Rift Apart
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-Guerrilla Games
(criadores de Horizon Zero Dawn, Killzone):

Em desenvolvimento: Novo jogo não revelado (desenvolvido por uma 2ª equipa, que conta com Simon Larouche como director) + ??? (1ª equipa)

Estúdio holandês sediado em Amesterdão.
Além da sequela do Horizon, estão também a trabalhar num outro IP (supostamente um online multiplayer shooter).

Lançamento mais recente: Horizon: Forbidden West + Expansão Burning Shores
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-Asobi Team (ex Japan Studio)
(criadores de Ape Escape, Legend of Dragoon, Ico, Shadow of the Colossus, The Last Guardian, Siren, Gravity Rush, Astro Bot Rescue Mission, Everybody's Golf, Puppeteer, LocoRoco, Patapon e Knack, além de estarem envolvidos em muitos exclusivos de PSP e Vita):

Em desenvolvimento: ???

Estúdio japonês sediado em Tóquio.
O Studio Japan sofreu uma grande reforma em 2021 e, actualmente, apenas conta com a ASOBI Team (responsável pelo Astro Bot) que é liderada pelo Nicolas Doucet.
Depois da reorganização (e a saída do Toyama), a Project Siren/Team Gravity foi encerrada.
Estúdio conhecido pelas suas colaborações com a Team Ico/genDESIGN (The Last Guardian) e com a Bluepoint Games (Shadow of the Colossus Remake, Demon's Souls Remake).
Também se envolveu em diversos projectos com third parties como foi o caso do Bloodborne e da série Everybody's Golf.

Lançamentos mais recentes: Astro's Playroom (ASOBI Team), Demon's Souls Remake (com a Bluepoint Games), Gravity Rush 2 (Team Gravity), Everybody's Golf VR (com a Clap Hanz)
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-Polyphony Digital

(criadores de Gran Turismo, Omega Boost, Tourist Trophy):

Em desenvolvimento: Expansões do Gran Turismo 7 (carros, pistas, modos e etc)

Estúdio japonês sediado em Tóquio.
Conta com estúdios no Japão, USA e Holanda e é conhecido pela série Gran Turismo.

Lançamento mais recente: Gran Turismo 7
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-Sucker Punch Productions
(criadores de Sly Cooper, Infamous, Ghost of Tsushima):

Em desenvolvimento: sequela de Ghost of Tsushima (rumor)

Estúdio americano sediado em Bellevue, Washington.
Actualmente, estão a trabalhar no multiplayer de Ghost of Tsushima (Legends).

Lançamento mais recente: Ghost of Tsushima + Legends (multiplayer)
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-Media Molecule

(criadores de LittleBigPlanet, Dreams, Tearaway):

Em desenvolvimento: Novo IP (por revelar)

Estúdio inglês sediado em Guildford, Surrey.
Depois de em Fevereiro (2020) terem lançado o aclamado pela crítica Dreams, num futuro próximo, estarão focados em apoiar o jogo e fazer a transição para a nova geração.
No evento DreamsCom20 foi anunciada uma versão VR do jogo, mas pelo último feedback do estúdio a mesma terá sido abandonada, tendo decidido partir para a criação de um novo IP.

Lançamento mais recente: Dreams
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-Bend Studio

(criadores de Syphon Filter, Days Gone e títulos da PSP e Vita como Resistance Retribution e Uncharted Golden Abyss):

Em desenvolvimento: Novo IP (confirmado pelo Hermen Hulst)

Estúdio americano sediado em Bend, Oregon.
Conhecido pela série Syphon Filter e pelo seu novo projecto Days Gone, que dividiu tanto a crítica como os fãs.
Ainda não revelaram quaisquer planos para o futuro.

Lançamento mais recente: Days Gone
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-San Diego Studio
(criadores de MLB The Show, Kill Strain, The Mark of Kri):

Em desenvolvimento: MLB The Show 23

Estúdio americano sediado em San Diego, Califórnia.
Actualmente, continuam a trabalhar na série MLB The Show (agora multi-plataforma).
Pelas contratações realizadas pela Sony, fala-se em ter sido criada uma segunda equipa ou mesmo um novo estúdio em San Diego, que alegadamente estará a trabalhar num IP da Sony (rumores apontam para um spin-off de Uncharted, algo que ganha força visto que contrataram artistas que tinham deixado a Naughty Dog há pouco tempo).

Lançamento mais recente: MLB The Show 22
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-Firesprite
(criadores de The Playroom + versão VR, The Persistence + versão VR ):

Em desenvolvimento: pelo menos 2 projectos (referidos pela liderança do estúdio): 1 jogo multiplayer e 1 jogo de aventura/terror

Estúdio inglês sediado em Liverpool, que conta com developers do antigo SIE Studio Liverpool.
A parceria com os PS Studios não é de agora, tendo trabalhado em jogos como The Playroom, Run Sackboy! Run!, Air Force Special Ops: Nightfall e The Persistence.
Têm várias equipas, sendo uma delas mais voltada para projectos VR (como se pode ver pelo seu historial).

Lançamento mais recente: Horizon Call of the Mountain [VR], The Persistence

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-Bluepoint Games
(developers dos remakes de Demon's Souls, Shadow of the Colossus e dos remasters Uncharted: The Nathan Drake Collection, Gravity Rush, Metal Gear Solid HD Collection, Ico HD, God of War Collection):

Em desenvolvimento: ???

Estúdio americano sediado em Austin, Texas. Foi fundado em 2006 por Andy O'Neil e Marco Thrushe e adquirido em 2021 pela SIE.
O estúdio é conhecido pelos seus remakes e remasters de grande qualidade.
Fala-se que o seu próximo jogo será um IP original.

Lançamento mais recente: Demon's Souls Remake

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-Housemarque Oy
(criadores de Returnal, Resogun, Nex Machina, Matterfall, Alienation, Dead Nation, Outland, Super Stardust):

Em desenvolvimento: ???

Estúdio finlandês sediado em Helsínquia, Uusimaa. Foi fundado em julho de 1995 e adquirido em 2021 pela SIE.
Depois do sucesso de Returnal, o seu primeiro jogo AAA, ainda não anunciaram projectos futuros.

Lançamento mais recente: Returnal
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-Haven Studios
(criadores de ?):

Em desenvolvimento: Fairgame$ (jogo multiplayer AAA)

Das últimas aquisição da SIE e o primeiro estúdio canadiano a integrar os PS Studios.
É sediado em Montreal, foi fundado em 2021 por Jade Raymond (estando envolvida na produçao de jogos das séries Assassin's Creed, Far Cry, Watch Dogs e Sims) e adquirido em 2022.
Neste momento, encontra-se a desenvolver um jogo multiplayer (GaaS).

Lançamento mais recente: ?
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-FireWalk Studios
(criadores de ?):

Em desenvolvimento: Concord (jogo multiplayer AAA)

Ultima aquisição da SIE, sediado em Bellevue, Washington.
Foi fundado em 2018 por antigos devs da Bungie e adquirido em 2023.
Neste momento, encontra-se a desenvolver um jogo multiplayer (GAAS) para a PS5 e PC.

Lançamento mais recente: ?
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-XDev:

Em desenvolvimento: Rise of the Ronin (apoio à Team Ninja), Stellar Blade (apoio à Shift Up), Helldrivers 2 (apoio ao Arrowhead Studios) + outros projetos por revelar
Estúdio de apoio a outros desenvolvedores externos, quando trabalham em projectos com a Sony.
Nos últimos tempos, o estúdio teve uma grande expansão e passou a fornecer suporte a estúdios por todo o mundo (antigamente, apenas o fazia para os sediados na Europa), tendo assim assimilado parte das funções do Japan Studio, que auxiliava os estúdios japoneses que trabalhavam com a SIE, e do San Mateo, que auxiliava estúdios nos USA.

Últimos trabalhos e colaborações:
- Returnal (apoio à Housemarque)
- Sackboy A Big Adventure (apoio à Sumo Digital)
- Destruction All Stars (apoio à Lucid Games)

Outras colaborações no passado:
- Detroit: Become Human (apoio à Quantic Dream)
- Until Dawn (apoio à Supermassive Games)
- Wipeout Omega Collection (apoio à Creative Vault Studios e Clever Beans)
- Resogun, Matterfall, Alienation (apoio à Housemarque)
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Também foram criados ou adquiridos estúdios de suporte (como o referido acima, mas alguns numa escala bem menor):

-San Mateo Studio
(co-criadores da série SOCOM)
É um estúdio de apoio a outros desenvolvedores (sediados nos USA), no entanto foi um dos envolvidos na série SOCOM.
Com a grande expansão do XDev, supõe-se que poderá ter sido relegado para um papel de estúdio de suporte / desenvolvimento de ferramentas para consumo interno.
Em desenvolvimento: ???

-Nixxes Software
(conhecido por fazer ports de qualidade para pc e consolas)
Em desenvolvimento: Ports de Spider-Man e Spider-Man Miles Morales para PC.

-Valkyrie Entertainment
(conhecido por auxiliar no desenvolvimento de jogos AAA)
Em desenvolvimento: A auxiliar no novo God of War

-SIE Malaysia Studio
(criado para auxiliar no desenvolvimento de jogos dos estúdios da Sony)
Em desenvolvimento: ???


Os 3 abaixo são os tais de uma escala bem menor, que não inclui na contabilização:
-Sn Systems
-Visual Arts Services Group
-Wwise
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-Bungie
(criadores de Destiny, Halo):

Em desenvolvimento: Expansões Destiny 2 + Marathon + Novo IP AAA

Estúdio americano sediado em Bellevue, Washington. Conta com cerca de 1000 trabalhadores.
Foi fundado em julho de 1991 e adquirido em 2022 pela SIE.
Ao contrário dos outros estúdios, aparenta ser uma subsidiária directa da SIE, não estando inserido nos PS Studios.
Atualmente está desenvolver as expansões do Destiny 2, além de um novo projecto AAA ainda por revelar.

Lançamento mais recente: Destiny 2: Lightfall (Expansion)


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PlayStation Studios Mobile Division

Divisão Mobile da SIE criada em 2022.
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-Neon Koi (Ex Savage Game Studios)
Primeiro estúdio adquirido pela Divisão Mobile da Playstation em 2022. Constituido por 2 pequenas equipas, uma sediada em Berlim e outra em Helsínquia.
Foi criado em 2020 e está a trabalhar num shooter multiplayer.

Em desenvolvimento: ???


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Aniplex (subsidiária da Sony Music) Gaming Division
A Aniplex/Sony Music também conta com uma divisão de mobile gaming com os seguintes estúdios:
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-ForwardWorks
(
criadores de jogos mobile de séries como Wild Arms, Arc the Lad, Disgaea, Toro e outras):

Em desenvolvimento: ???
Estúdio japonês que se foca mais em jogos Android e no mercado japonês. Ultimamente têm começado a lançar alguns jogos fora do país (como Toro and Friends: Onsen Town e Arc the Lad R).
Recentemente passou da alçada da SIE para a Sony Music.

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-DelightWorks
(desenvolvedores de Fate Grand Order e outros spin-offs de Fate)

Em desenvolvimento: Fate Grand Order (suporte continuo ao jogo)

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Além dos estúdios internos, a SIE também colabora com diversos estúdios externos.

Deixo aqui algumas colaborações com estúdios third party (jogos publicados pela SIE):

Em desenvolvimento:
-Death Stranding 2 (Kojima Productions)
-Helldrivers 2 (Arrowhead Studios)
-Rise of the Ronin (Team Ninja)
-Star Wars: Knights of the Old Republic Remake (Aspyr Media / Saber Interactive)
-Stellar Blade (Shift Up)

China Hero Project:
-Convallaria (Loong Force)
-Lost Soul Aside (Ultizero Games)


Outras colaborações no passado:
-Bloodborne (From Software)
-Death Stranding (Kojima Productions, que contou com o apoio da Guerrilla Games, tendo até utilizado o seu motor de jogo proprietário, o Decima)
-Detroit: Become Human (Quantic Dream)
-FireWall Ultra [PSVR2] (First Contact)

-Helldivers (Arrowhead Game Studios)
-MediEvil Remake (Other Ocean Emeryville)

-Nioh, Nioh 2 (Team Ninja)
-Sackboy A Big Adventure, Little Big Planet 3 (Sumo Digital)
-That's You!, Knowledge is Power (Wish Studios)
-The Order: 1886 (Ready at Dawn)
-Until Dawn, Hidden Agenda, The Inpatient (Supermassive Games)
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Desta forma, podemos ter uma noção do que cada estúdio já fez e ir acompanhado os seus projectos em desenvolvimento e novidades acerca dos mesmos.


Se algum forista tiver disponibilidade para fazer o mesmo para os estúdios da Microsoft ou da Nintendo, creio que seria uma adição muito interessante para o fórum.

Actualização:
O forista @Ansatsu criou recentemente um tópico para os estúdios da Microsoft, deixo aqui o link para os interessados:
https://forum.zwame.pt/threads/xbox-game-studios-resumo-dos-jogos-a-serem-lancados.1065989/
 
Última edição:
A título de curiosidade, meto aqui os estúdios que fecharam ou foram vendidos (pelos mais diversos motivos):

-London Studio (criadores de Blood & Truth, VR Worlds, SingStar, The Getaway):
Estúdio inglês sediado em Londres, que resultou da fusão do Camden Studio com a Team Soho.
Trabalhou em jogos da série SingStar e vários outros projectos como o conhecido The Getaway (Team Soho), mas posteriormente passou a focar-se em produções VR.
Depois de Blood & Truth, revelaram que estava em desenvolvimento um novo IP GaaS (Online Co-op Combat Game), que foi cancelado com o encerramento do estúdio em 2024.

-Pixelopus (criadores de Concrete Genie, Entwined):
Estúdio sediado em San Mateo, Califórnia, que lançou apenas os 2 títulos referidos acima (Concrete Genie e Entwined). Era composto por uma equipa muito pequena (20/30 pessoas) e teve o seu último projecto, um novo IP em colaboração com a Sony Pictures, cancelado. Fechado em Junho de 2023.

-Evolution Studios (criadores de Driveclub, MotorStorm, World Rally Championship/WRC):
Estúdio inglês fechado em 2016.

-Bigbig Studios (criadores de Pursuit Force e MotorStorm para a psp):
Estúdio "satélite" do Evolution, que foi encerrado em 2012.

-Guerrilla Cambridge/Studio Cambridge (criadores de MediEvil, RIGS, Primal, Killzone: Mercenary para a Vita e alguns portes de jogos para psp):
Estúdio inglês fechado em 2017.

-Psygnosis/Studio Liverpool (criadores de Wipeout e conhecidos por outros títulos como Formula One, Colony Wars, Lemmings):
Icónico estúdio inglês (era dos mais antigos da Sony) encerrado em 2012.

-Incognito Entertainment (responsáveis por títulos como Twisted Metal e Warhawk):
Estúdio americano fechado em 2009.

-Zipper Interactive (criadores de MAG, SOCOM):
Estúdio americano encerrado em 2012.

-Sony Online Entertainment/Daybreak Game Company (tratava de manter em funcionamento alguns dos jogos online, portes para portáteis, expansões e etc):
Estúdio americano comprado à Sony por um "investidor independente" em 2015.
 
Última edição:
Post reservado para:
Marcos alcançados pelos estúdios SIE e seus jogos


Naughty Dog:
  • The Last of Us vendeu + de 20M de cópias (combinando as versões Ps3 e Ps4) tornando-se num dos jogos first party da SIE mais vendido de sempre
  • The Last of Us Part II vendeu + de 4M de cópias em apenas 3 dias, sendo o 2º melhor lançamento de sempre de um exclusivo de uma consola Playstation. Atualmente, já ultrapassou os 10M de cópias vendidas
  • A série The Last of Us já vendeu mais de 37M de cópias (Dezembro de 2022)
  • Uncharted 4 vendeu + de 18M (milhões) de cópias, sendo um dos jogos first party da Sony/SIE (numa só consola) mais vendidos de sempre
  • A série Uncharted vendeu mais de 44.5M de cópias (2019).
  • Uncharted 2 arrecadou 112 prémios Goty em 2009, sendo o jogo mais galardoado desse ano
  • Uncharted 4 arrecadou 173 prémios Goty em 2016, sendo também o jogo mais galardoado desse ano
  • The Last of Us foi o jogo mais galardoado de 2013, com 254 prémios GOTY. É o jogo com mais prémios atribuídos pela crítica especializada de sempre (199)
  • The Last of Us 2 foi o jogo mais premiado de 2020, tendo arrecadado 321 prémios Goty, sendo assim o 2º jogo mais galardoado de sempre (superou TLOU1 e The Witcher 3, ficando atrás de Elden Ring)

Santa Monica:
  • God of War (2018) passou os 23M de cópias vendidas, passando a ser o jogo mais vendido da série e um dos jogos first party mais vendido de sempre
  • A série God of War ultrapassou os 50M de cópias vendidas em 2021
  • God of War arrecadou 208 prémios Goty em 2018, sendo o jogo mais galardoado desse ano
  • God of War Ragnarok vendeu + de 5.1M de cópias nos primeiros dias (9-13/11), sendo o melhor lançamento de sempre de um exclusivo de uma consola Playstation. Além disso, vendeu + de 11M nos primeiros 3 meses e 15M após 1 ano do seu lançamento.

Insomniac Games:
  • Spider-Man (2018) vendeu + de 13.2M de cópias em menos de 1 ano, alcançando 3.3M de vendas em apenas 3 dias, sendo o 2º exclusivo com melhor estreia de sempre (apenas TLOU2 o bateu)
  • Spider-Man é o exclusivo PS4 com melhores vendas nos EUA
  • Spider-Man vendeu mais de 20M de cópias e é o jogo first party (numa só consola) mais vendido de sempre
  • Spider-Man e Spider-Man Miles Morales já venderam + de 33M de cópias na PS4 e PS5
  • Spider-Man 2 vendeu 2.5M de cópias day one (recorde de um jogo first party) e 5M em 10 dias. Atualmente já vendeu mais de 10M de cópias.

Guerilla Games:
  • Horizon Zero Dawn vendeu mais de 20M de cópias, sendo o 2º novo IP (first party) com melhor estreia de sempre numa consola Playstation
  • A série Horizon já vendeu mais de 32.7M de cópias.

Sucker Punch:
  • Ghost of Tsushima vendeu 2.4M de cópias em apenas 3 dias, tornando-se no novo IP (first party) com melhor estreia de sempre numa Playstation
  • Ghost of Tsushima é o exclusivo PS4 com melhor estreia de sempre no Japão (222 mil cópias na primeira semana)
  • Ghost of Tsushima é o novo IP (PS4) a alcançar mais rápido os 5M de vendas (já conta com mais de 9.8M de cópias vendidas)

Polyphony Digital:
  • O IP Gran Turismo alcançou + de 90M de cópias vendidas (Novembro 2022), sendo a série com mais vendas das consolas Playstation

Colaborações:
Kojima Productions:
  • Death Stranding (IP pertencente à SIE) arrecadou 101 prémios GOTY em 2019, sendo o jogo mais galardoado desse ano
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Caso queiram verificar os prémios GOTY de cada ano, poderão fazê-lo no seguinte blog, que tem uma compilação com todos os prémios desde 2003:
https://www.gameawards.net/


Post em actualização...
 
Última edição:
Sucker Punch Productions - o GoT Já está finalizado ou quase... A grande parte da equipa já deve estar a preparar outro jogo.

Naughty Dog -
Tal como o estúdio anterior, TLoU2 já está finalizado e grande parte da equipa já deve estar a trabalhar em outro jogo e outra parte da equipa devem estar a trabalhar em um DLC e online do jogo actual.

Japan Studio -
Rumores dão a entender que é o estúdio responsável pelo Silent Hills para a PS5.
 
O San Mateo Studio bem que podia voltar a trabalhar num Socom, tinha ai um grupinho só para esse jogo, de certeza que nos voltámos a reunir.
 
Maioria dos estúdios andam a recrutar em força nas últimas semanas, acho que cada vez mais vamos ver estúdios com mais equipas se bem que mais pequenas para ir trabalhando noutros projectos.

Relativamente ao Japan Studio eles não têm várias equipas?
 
Espero que haja uma boa actualização deste tópico na quinta-feira. :D
Também aproveito para partilhar um vídeo fan-made bem porreiro que anda a circular por aí com alguns dos exclusivos desta geração:


Maioria dos estúdios andam a recrutar em força nas últimas semanas, acho que cada vez mais vamos ver estúdios com mais equipas se bem que mais pequenas para ir trabalhando noutros projectos.

Relativamente ao Japan Studio eles não têm várias equipas?

Além da equipa principal, têm a Project Siren/Team Gravity (Siren e Gravity Rush) e a ASOBI Team (Astro Bot Rescue Mission VR).
A Team Ico (agora genDESIGN) já se separou há um bom tempo, mas os estúdios trabalharam juntos no The Last Guardian e há muitos rumores acerca de um novo projecto de colaboração entre estes.

Devem ter outras equipas menores a colaborar com mais estúdios (também estiveram envolvidos no desenvolvimento do Bloodborne por exemplo), mas disso não se tem muitas informações.
 
Última edição:
Além da equipa principal, têm a Project Siren/Team Gravity (Siren e Gravity Rush) e a ASOBI Team (Astro Bot Rescue Mission VR).
A Team Ico (agora genDESIGN) já se separou há um bom tempo, mas os estúdios trabalharam juntos no The Last Guardian e há muitos rumores acerca de um novo projecto de colaboração entre estes.

Devem ter outras equipas menores a colaborar com mais estúdios (também estiveram envolvidos no desenvolvimento do Bloodborne por exemplo), mas disso não se tem muitas informações.
É que dos rumores de um novo Silent Hill por parte deles também temos quem diga que eles têm um novo IP, diria que é provável.
 
É curioso é ver que estúdios no UK não se aguentam muito tempo. Não é só com a Sony, mas com outros grupos. Talvez os custos de manter um estúdio na Inglaterra sejam muitos elevados para os resultados obtidos.
 
É curioso é ver que estúdios no UK não se aguentam muito tempo. Não é só com a Sony, mas com outros grupos. Talvez os custos de manter um estúdio na Inglaterra sejam muitos elevados para os resultados obtidos.

Provável. Outro estúdio britânico que me lembro bem é o Team Soho, que fechou há uns bons aninhos. Tenho ideia que maior parte destes estúdios se concentrava em grandes centros urbanos onde a nível imobiliário é um grande arrombo para o custos de uma empresa. Ter estúdios em Liverpool e Londres numa altura destas e com jogos que não são killer apps nem fan service deve sair bem caro para uma empresa que está mais dependente agora das receitas do online do que a fazer jogos first-party só para aumentar a lista de exclusivos.

O que é pena. Só a Psygnosis/Studio Liverpool tem racers e um historial suficientes para justificar a existência, imo (isto para não falar do Lemmings), nem que fosse em fusão com outros estúdios aí com um conjunto de IPs interessantes.
 
É curioso é ver que estúdios no UK não se aguentam muito tempo. Não é só com a Sony, mas com outros grupos. Talvez os custos de manter um estúdio na Inglaterra sejam muitos elevados para os resultados obtidos.

Algo a ter em conta é o interesse estratégico de ter estúdios de desenvolvimento no UK para tirar proveito de incentivos fiscais, mesmo que estes estúdios não sejam sustentáveis a médio-longo prazo.

Aconselho a leitura deste artigo; foi uma investigação conduzida pelo The Guardian que revelou como várias corporações se têm aproveitado do Video Games Tax Relief (VGTR), um plano que foi inicialmente desenvolvido com o intuito de ajudar PMEs da indústria local.

Deixo aqui alguns excertos relevantes:
A UK tax policy intended to boost the domestic video games industry has been used by some of the world’s largest entertainment companies to avoid paying tens of millions of pounds in corporation tax, a Guardian investigation has found.

WarnerMedia, which owns the British game development companies that make the Lego and Batman: Arkham series, has claimed up to £60m in corporation tax relief, according to company filings.

Sony, the owner of PlayStation, claimed almost £30m. Japanese multinational Sega claimed up to £20m, according to audits of its UK subsidiaries that make the strategy-based Total War games and the hit sports series Football Manager.

Official figures show VGTR was also overwhelmingly more lucrative for larger-scale video game projects. Claims for more than £500,000 have taken at least 80% of the total tax relief, despite accounting for only a small fraction of claims. These were dominated by big developers.

While claims for big-budget games will be larger due to higher costs, smaller, low-budget developers have received much less of the pot. Applications for less than £50,000, while accounting for more than half of successful claims, were granted just roughly £10m of the total £324m in tax reductions.

Separately, the total cost to the taxpayer has ballooned to more than £100m a year, almost three times higher than original government estimates.

The revelations into VGTR come two months after the investigative think-tank TaxWatch UK found that the makers of Grand Theft Auto V, one of the most profitable entertainment products of all time, paid no UK corporation tax between 2009 and 2018. Its New York-headquartered parent company, Take-Two Interactive, claimed £42m in VGTR through its UK developer, Rockstar North.

Alex Dunnagan, a researcher at TaxWatch UK, said the new findings on Warner Media, Sony and Sega show the scheme had “become a cash cow for large, tax-dodging multinational corporations who are milking the system to extract hundreds of millions of pounds in subsidies from the British taxpayer.

Vitally, VGTR has also been widely promoted as being of cultural value in the UK, with games under development required to pass a “cultural test”. To qualify, games can score points on whether they include British or European cultural references. But the test is lenient, and games in fictional universes with no obvious British or European cultural content, such as Batman: Arkham, can still gather enough points to legitimately pass. Having staff or offices in the UK or European Economic Area also earns points, as does simply using the English language.
 
Excelente partilha, @Pure Anarchy , não fazia ideia. Muito obrigado!

E já agora, bom tópico, @Sakonji . Era porreiro mantê-lo atualizado para termos uma ideia do que pode estar para vir dos lados da Sony.

E a ver se alguém com paciência se chega à frente para fazer algo semelhante com a Microsoft e a Xbox. ;)
 
Naughty Dog - Tal como o estúdio anterior, TLoU2 já está finalizado e grande parte da equipa já deve estar a trabalhar em outro jogo e outra parte da equipa devem estar a trabalhar em um DLC e online do jogo actual.

Não estão a trabalhar noutro jogo ou novo IP neste momento. Ainda têm a componente Multiplayer do TLOU2 para lançar, e nos primeiros meses é para corrigir bugs e talvez um DLC para o single player.

O Neil deu uma entrevista à dias que ainda se vão sentar para decidir se arrancam com um TLOU3 ou se decidem ir para um novo IP. Não tomam decisões apressadas, precisam do seu tempo para decidir o melhor caminho.

https://www.ign.com/articles/last-of-us-part-3-sequel-naughty-dog-new-ip
 
Excelente partilha, @Pure Anarchy , não fazia ideia. Muito obrigado!

E já agora, bom tópico, @Sakonji . Era porreiro mantê-lo atualizado para termos uma ideia do que pode estar para vir dos lados da Sony.

E a ver se alguém com paciência se chega à frente para fazer algo semelhante com a Microsoft e a Xbox. ;)

Obrigado.
Irei tentar mantê-lo sempre actualizado.

Não avancei com algo semelhante para a Microsoft pois estar a gerir 2 tópicos já seria mais complicado (então por estas alturas de anúncios e lançamentos de nova geração), mas se precisarem de alguma ajuda é só avisarem, pois conheço minimamente os estúdios de ambas (na Microsoft é referir os 14 estúdios + o de apoio, Xbox Game Studios Publishing).
Já da Nintendo... é bem mais complicado fazer algo do género.

Se alguém tiver disponibilidade para fazer o mesmo para os estúdios da Microsoft ou até da Nintendo (aí já é uma tarefa bem mais díficil, visto que a informação disponibilizada é escassa), creio que seria uma adição muito interessante para o fórum.
 
Não estão a trabalhar noutro jogo ou novo IP neste momento. Ainda têm a componente Multiplayer do TLOU2 para lançar, e nos primeiros meses é para corrigir bugs e talvez um DLC para o single player.

O Neil deu uma entrevista à dias que ainda se vão sentar para decidir se arrancam com um TLOU3 ou se decidem ir para um novo IP. Não tomam decisões apressadas, precisam do seu tempo para decidir o melhor caminho.

https://www.ign.com/articles/last-of-us-part-3-sequel-naughty-dog-new-ip

As produtoras da dimensão da ND são compostas por várias equipas... Escritores, desenhistas, modeladores, atores, programadores, animadores, som, luzes, ambientes, level designers, etc, etc... E todo o processo de construção de um jogos passa por partes especificas a cada momento, mas nunca é feito como um todo de uma só vez... No caso da ND, enquanto uma equipa está a fazer escrever, fazer conceitos, mecânicas, desenhar mapas, etc de novos jogos, outras equipas estão a meio da produção de outro jogo.

Um exemplo disso foi o DLC do Unchated 4, que não foi feito pela mesma equipa que fez o jogo... E é normal que ele diga que ainda não estão a desenvolver um novo jogo, pois ia tirar um pouco o foco ao TLoU2. Podem não estar a trabalhar a 100%, mas tem já várias equipas a criar histórias, conceitos, protótipos, personagens, etc, etc para futuros projetos.
 
As produtoras da dimensão da ND são compostas por várias equipas... Escritores, desenhistas, modeladores, atores, programadores, animadores, som, luzes, ambientes, level designers, etc, etc... E todo o processo de construção de um jogos passa por partes especificas a cada momento, mas nunca é feito como um todo de uma só vez... No caso da ND, enquanto uma equipa está a fazer escrever, fazer conceitos, mecânicas, desenhar mapas, etc de novos jogos, outras equipas estão a meio da produção de outro jogo.

Um exemplo disso foi o DLC do Unchated 4, que não foi feito pela mesma equipa que fez o jogo... E é normal que ele diga que ainda não estão a desenvolver um novo jogo, pois ia tirar um pouco o foco ao TLoU2. Podem não estar a trabalhar a 100%, mas tem já várias equipas a criar histórias, conceitos, protótipos, personagens, etc, etc para futuros projetos.

Pode ser, pode não ser. A única informação oficial que temos, é que ainda não decidiram o próximo caminho ;)
 
Post inicial actualizado.
Foi anunciado qual o estúdio por trás do Astro's Playroom ?
Em principio, seria o Studio Japan, mas sem qualquer referência não o posso colocar.

Não se percebe se a Housemarque foi ou não adquririda pela Sony, por isso não irei colocar o Returnal por aqui. O mesmo para o Sackboy A Big Adventure (Sumo Digital).
 
Post inicial actualizado.
Foi anunciado qual o estúdio por trás do Astro's Playroom ?
Em principio, seria o Studio Japan, mas sem qualquer referência não o posso colocar.

Não se percebe se a Housemarque foi ou não adquririda pela Sony, por isso não irei colocar o Returnal por aqui. O mesmo para o Sackboy A Big Adventure (Sumo Digital).
O Astro's Playroom é do Japan Studio garantidamente, o Sackboy é uma colaboração entre Sumo Digital e a SIE.

O mais estranho é que no caso do Returnal por exemplo aparece o logo PlayStation Studios.
 
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