Estudo - as consolas que os japoneses têm

Yggdrasil

Power Member
Hoje no Kotaku foram publicados os resultados de um estudo feito em Outubro passado no Japão sobre as consolas que o público tem. Entraram no estudo 1000 pessoas, metade homens, metade mulheres. As faixas etárias foram também divididas entre 250 adolescentes, 250 na casa dos 20, 250 na casa dos 30 e 250 na casa dos 40. Os resultados são estes:

Geral:
1. PlayStation 2: 62.3%
2. Nintendo DS: 55.4%
3. Super Famicom: 42.5%
4. PlayStation: 37.5%
5. Game Boy: 34.3%
6. Game Boy Advance: 31.8%
7. Famicom: 28.3%
8. NINTENDO64: 25.4%
9. PSP: 17%
10. Wii: 16.4%

Mulheres:
1. Nintendo DS: 62%
2. PlayStation 2: 58.5%
3. Super Famicom: 40.3%
4. Game Boy: 36.4%
5. PlayStation: 36.2%

Homens:
1. PlayStation 2: 65.7%
2. Nintendo DS: 49.3%
3. Super Famicom: 44.5%
4. PlayStation: 38.8%
5. Game Boy: 32.3%

Adolescentes:
1. PlayStation 2: 64.1%
2. Nintendo DS: 55.8%
3. Game Boy: 51.1%

20s:
1. PlayStation 2: 70.2%
2. Nintendo DS: 56.9%
3. Super Famicom: 42.7%

30s:
1. PlayStation 2: 60%
2. Nintendo DS: 51.1%
3. Super Famicom: 39.1%

40s:
1. Nintendo DS: 58.1%
2. PlayStation 2: 54.4%
3. Super Famicom: 42.8%

Conclusões:

- DS está-se a tornar num fenómeno universal no Japão, depois de a PS2 ter sido popular junto de quase toda a gente

- os japoneses não esquecem as consolas de outras gerações, com o Super Famicom (SNES) a conseguir um grande lugar em quase todos os grupos, apesar de não receber jogos novos há quase 10 anos e de não se fabricar desde 2003

- onde pára a SEGA?! Entre as consolas que mais se encontram no estudo, nenhuma consola da SEGA atingiu um lugar de destaque; eu esperava que, no mínimo, a Dreamcast tivesse atingido uma posição razoável

- Microsoft nem vê-la...

Fonte: http://kotaku.com/354135/but-what-consoles-does-japan-actually-own
 
É um estudo interessante como outro qualquer. Mostra a tendência do mercado.

De resto não tem qualquer relevância para mim. O mercado de massas japonês consiste em produtos que não me interessam para nada.
 
Uma "sondagem" de 1000 pessoas, ainda por cima divididas em 250 por cada faixa etária, num universo de quase 130 milhões de pessoas, não significa (quase) nada.

Na minha opinião não é suficientemente representativo.

Cumps :)
 
Se a amostra for bem escolhida já dá para qualquer coisa. Mas só o facto de ser 50/50 no sexo e aquelas separações por idade já indicia que não foi.
 
Última edição:
Se a amostra for bem escolhida já dá para qualquer coisa. Mas só o facto de ser 50/50 no sexo e aquelas separações por idade já indicia que não foi.

Sim, para ser uma amostra válida a percentagem de mulheres / adolescentes / quarentões tinha de reflectir a do país.

Só essa divisão já me faz pensar que o estudo não tem nada de rigoroso... e tinham de ver vários estratos sociais, regiões, etc etc.

E se a votação é as consolas que cada um tem... quantos não deitaram fora as consolas antigas ou venderam?

Enfim, isso nem devia ser chamado um "estudo". A ausência da XBOX é mais que esperada, mas a da SEGA é incompreensível.
 
Última edição:
Uma "sondagem" de 1000 pessoas, ainda por cima divididas em 250 por cada faixa etária, num universo de quase 130 milhões de pessoas, não significa (quase) nada.

Na minha opinião não é suficientemente representativo.

Ninguém diz que ele é científico, é apenas um estudo ad-hoc. Por exemplo, eles também não referem onde é que foi feito, e julgo que os resultados serão muito diferentes se tiver sido feito em Tóquio ou numa comunidade rural. E as sondagens, por norma, costumam ter um universo na casa das 1000 pessoas - achas que quando é realizada uma sondagem, são feitos inquéritos a 50 000 ou a 100 000 pessoas? Isso demorava uma eternidade.

O que este estudo demonstra parcialmente é que os japoneses sabem valorizar consolas de outras gerações, olhando para as posições de destaque do Super Famicom, do Game Boy e da PS1. Até a N64 e o Famicom aparecem numa posição favorável.
 
Sim, para ser uma amostra válida a percentagem de mulheres / adolescentes / quarentões tinha de reflectir a do país.

Só essa divisão já me faz pensar que o estudo não tem nada de rigoroso... têm de ver vários estratos sociais, etc etc.

E se a votação é as consolas que cada um tem... quantos não deitaram fora as consolas antigas ou venderam?

Enfim, isso nem devia ser chamado um "estudo". A ausência da XBOX é mais que esperada, mas a da SEGA é incompreensível.
Sim, escolher a amostra é a ciência toda dum estudo estatístico.

O resto é só trabalho de sapa.
 
E as sondagens, por norma, costumam ter um universo na casa das 1000 pessoas - achas que quando é realizada uma sondagem, são feitos inquéritos a 50 000 ou a 100 000 pessoas? Isso demorava uma eternidade.

Numa população de 130 milhões de pessoas, fazer uma sondagem a 1000 não representa grande coisa. A amostra é demasiado pequena para cobrir suficientemente as diversidades de regiões, hábitos e até de culturas de um país como o japão.

Seria como em Portugal pegar em 100 pessoas, dividi-las em 4 grupos de 25, e fazer uma sondagem sobre que marca de café é que preferem. Nunca representaria nada em relação aos outros 9.99 milhões de portugueses.

Mas enfim, é apenas a minha opinião.

Be Cool :)
 
Em termos de propriedade intelectual de hardware as 3 consolas são praticamente todas americanas...

Fazer uma consola europeia com mais um processador da IBM e uma variante qualquer ATI ou nVidia não sei se acrescentava grande coisa.
 
Back
Topo