Ethernet não tem uma configuração de IP válida

elykapa10

Membro
Boas,

Estou com um problema no meu desktop, eu ligo o PC e tenho internet normalmente, mas passado algum tempo fico sem conexão do nada, dá me sempre erro "Ethernet não tem uma configuração de IP válida" e por vezes junto desse o de gateway também.. o curioso é que se reiniciar o computador, a NET volta ao normal antes de ir abaixo mais uma vez passado algum tempo. Já pensei que fosse do modem mas experimentei ligar o meu desktop antigo e este funciona normalmente, sem qualquer quebra. Alguma ajuda?!
 
Pode ser do driver, qual a marca e modelo do interface ethernet?
Qualcomm Atheros AR8171/8175 PCI-E Gigabit Ethernet

Eu instalei o controlador que estava no site da motherboard e continuo com o mesmo problema :/

Reparei também que me manda a NET abaixo, não imediatamente mas poucos minutos depois fico sem wi-fi no telemóvel, tenho de reiniciar o modem para voltar a ter NET no telemóvel..
 
Última edição:
Qualcomm Atheros AR8171/8175 PCI-E Gigabit Ethernet

Eu instalei o controlador que estava no site da motherboard e continuo com o mesmo problema :/

Reparei também que me manda a NET abaixo, não imediatamente mas poucos minutos depois fico sem wi-fi no telemóvel, tenho de reiniciar o modem para voltar a ter NET no telemóvel..

Infelizmente é do driver.

A versão mais recente penso que seja 2.1.0.26 de Outubro 2016,
"(...)\atheros\drivers\Production\Windows10-x64\AR8171"

Provider = %ATHR%
CatalogFile = netl1cx64.cat
DriverVer=09/09/2016,2.1.0.26

é essa que tens instalada?
Se não é deixo-te o link Atheros 2.1.0.26

Penso que não precisas correr o setup, vais ao gestor de dispositivos e na placa de rede escolhes actualizar controlador, procurar no pc e dás o caminho da pasta extraída.
 
Dá mais uns infos: Que software de segurança usas ai? Anti-virus e firewall? Usas algum tipo de VPN ou proxy?

Se o software de segurança é apenas o do Windows e se não usas vpn ou proxy podes tentar configurar a placa de rede de forma manual e colocas o IP dela e o gatway mais os DNS que pode ser que a coisa se resolva.

Sabes fazer isto? E atenção que também pode ser um problema da parte do teu ISP, eu já tive um problema com o router quando aderi ao serviço da MEO ao principio se o router fosse desligado e ligado nunca obtia um ip válido, o problema era do lado deles, após contactos resolveram o problema, vê lá se também pode ser o teu caso.
 
Uso o Windows Defender actualmente, o PC é novo e não tem praticamente nada sem ser a Steam.. voltei a instalar a drive que me deste mas desta vez correndo o setup e desde ontem que a NET não falha, por agora está tudo tranquilo mas não sei se pode vir a falhar de novo ou não e isso é que me chateia. Também já tentei colocar o IP manualmente mas quando abro o cmd pra ver o ipconfig nunca me aparece o IP do gateway
 
Existe mais pessoal exactamente com esse problema, o mesmo hardware, mas alguns conseguiram ultrapassar com a instalação de outra versão do driver.
Fazes ideia de quando isso começou? Sempre no windows 10, desde determinada altura?
Atenção que ás vezes o Windows 10 volta a repor os drivers que foram instalados.
Já vi isto acontecer por aqui com drivers da AMD, ele tem de confirmar no gestor de dispositivos se o driver que instalou não foi trocado pelo Windows automaticamente.
 
Eu acho que não actualizou sozinho, porque hoje foi abaixo e quando fui tentar reinstalar a drive que tinha metido ele pediu-me para escolher entre Modificar, Reparar ou Eliminar
 
Eu acho que não actualizou sozinho, porque hoje foi abaixo e quando fui tentar reinstalar a drive que tinha metido ele pediu-me para escolher entre Modificar, Reparar ou Eliminar
Podes arranjar uma placa de rede dessas pcy-e para testares a ligação por ai? São relativamente baratas, não sei se te resolve o problema mas tentar não custa quase nada senão alguns €€€ pela placa de rede.

O problema até pode ser do lado do teu ISP se quiseres contacta o suporte deles e coloca o teu caso.
 
Eu só não os contactei ainda porque não acho que faça sentido ser problema deles, uma vez que basta-me reiniciar o PC para a Internet voltar ao normal...
 
É engraçado que o meu dell com uma realtek também me faz dessas de vez em quando. Basta o pc entrar em suspensão. Mas não faz sempre..mistério... mas se desligar a ficha do router durante alguns segundos volta a obter ligação. O router é meo.
 
Vocês têm fast startup ligado? não sei se desligando resolve alguma coisa.

Para desligar é em opções de energia, escolher o que faz o fecho da tampa e alterar definições que estão actualmente indisponíveis.
 
Eu tenho realtek e já me aconteceu ás vezes isto mas muito raramente.
As realtek são das piores placas de rede que por ai andam e infelizmente há boards que tem esse chip. Mas creio que na minha bios tenho a opção de mudar, pelo menos o chip do som, para Asus vejam se não tem essa opção para mudar o chip da placa de rede lá na bios.

A alternativa mais drástica é comprarem uma placa de rede pci-e e ligaram a Internet por ela, uma gigabyte era bem superior á realtek.
 
Back
Topo