Ethernet para Wifi

RostabalPT

Power Member
Mudei-me para um quarto em que a único acesso à internet possível é por uma porta de Ethernet. Como quero ligar o telemóvel, convém conseguir arranjar alguma coisa que dê Wifi. Como não entendo muito desta parte não sei exatamente que tipo de aparelho é que preciso mas queria algo barato até porque não preciso de algo muito potente.
 
Tens o TP-Link N300 TL-WA801ND ou o ASUS *****-N12 na casa dos 20 e tal euros. Só que estes APs só funcionam na banda dos 2.4 GHz.
 
Desse modelo as revisões mais recentes dão. Segundo o manual de instruções da rev. 7 (página 24), dá para o configurar como Acess Point. Tens é que ver na embalagem ou produto a revisão do modelo. Eu pelo sim, pelo não, optava por um daqueles que te mencionei. Em todo o caso, a decisão final é tua.
 
Comprei o Asus. Quando fiz o setup ficou tudo a funcionar bem. Passado umas horas o computador deixou de se conseguir ligar à internet (está ligado ao wifi mas nãoà internet). No android está tudo bem... Alguma ajuda?
 
Comprei o Asus. Quando fiz o setup ficou tudo a funcionar bem. Passado umas horas o computador deixou de se conseguir ligar à internet (está ligado ao wifi mas nãoà internet). No android está tudo bem... Alguma ajuda?

Qual Asus é que compraste? Modelo do equipamento?

Como é que configuraste?
Ligaste o cabo de rede ao Asus e na interface WAN como é que estão às configurações?
Qual é a subnet do router principal?
Qual é a subnet do Asus?
Como está configurado o Wi-Fi?

Se a subnet do router principal for por ex. 192.168.1.0/24, na interface WAN do Asus define um IP estático ou configura-o para funcionar em DHCP Client (ele obtém um endereço IP automaticamente dentro da range do primeiro router).

No Asus, altera as definições da LAN para o endereçamento IP ficar noutra subnet, por ex. 192.168.10.0/24

Faz um tracert (traceroute) ao 1.1.1.1 em ambos os cenários, com acesso à internet e quando não tens acesso à internet.
Posta os resultados do output dos comandos. Preferencialmente sem resolução de nomes (tracert -d 1.1.1.1).

Cumps
 
Qual Asus é que compraste? Modelo do equipamento?

Como é que configuraste?
Ligaste o cabo de rede ao Asus e na interface WAN como é que estão às configurações?
Qual é a subnet do router principal?
Qual é a subnet do Asus?
Como está configurado o Wi-Fi?

Se a subnet do router principal for por ex. 192.168.1.0/24, na interface WAN do Asus define um IP estático ou configura-o para funcionar em DHCP Client (ele obtém um endereço IP automaticamente dentro da range do primeiro router).

No Asus, altera as definições da LAN para o endereçamento IP ficar noutra subnet, por ex. 192.168.10.0/24

Faz um tracert (traceroute) ao 1.1.1.1 em ambos os cenários, com acesso à internet e quando não tens acesso à internet.
Posta os resultados do output dos comandos. Preferencialmente sem resolução de nomes (tracert -d 1.1.1.1).

Cumps
Não estive perto do equipamento durante o fim de semana:

Liguei ao pc com cabo de rede e configurei-o como AP. Depois liguei-o à tomada de ethernet
O DHCP está automático. Não tenho acesso à configuração do router principal.
O wifi também está tudo em default.

Parece-me que só consigo ter dois dispositivos ligados ao mesmo tempo. Há bocado estava com o PC e o android ligados mas não conseguia ligar a PS (dava erro ao obter o IP). Agora consegui ligar a PS mas o android não consegue ligar (ou melhor, ele liga-se, sem internet e desliga-se logo da rede automaticamente, entrando num ciclo de ligar e desligar). Experimentei também com um tablet e não ligava tambem.
 
Não estive perto do equipamento durante o fim de semana:

Liguei ao pc com cabo de rede e configurei-o como AP. Depois liguei-o à tomada de ethernet
O DHCP está automático. Não tenho acesso à configuração do router principal.
O wifi também está tudo em default.

Parece-me que só consigo ter dois dispositivos ligados ao mesmo tempo. Há bocado estava com o PC e o android ligados mas não conseguia ligar a PS (dava erro ao obter o IP). Agora consegui ligar a PS mas o android não consegue ligar (ou melhor, ele liga-se, sem internet e desliga-se logo da rede automaticamente, entrando num ciclo de ligar e desligar). Experimentei também com um tablet e não ligava tambem.

Nas settings Wi-Fi, define um canal fixo em vez de automático.

Cumps
 
Ok update:

Troquei o asus pelo TP-Link AC750 (este foi só mais 8€ e já tem 5 GHz).

Fiz o setup normal: liguei ao pc com o cabo, mode access point, etc. Consegui ligar o PC e o telemóvel sem problema. Quando tentei ligar a PS4 ficou outra vez internamente no "A obter IP" até a ligação falhar. Mais tarde (já nem sei bem como) consegui ligar a PS4 mas a partir dai o telemóvel já não se conseguia ligar. Muito provavelmente deve de haver algum limite na rede que só permite que estejam no máximo dois IPs atribuídos? Ainda experimentei meter o IP do AP em estático e ai conseguia ligar o 3º dispositivo mas nunca tinha acesso à internet com ele (os outros tinha). Também andei a mexer no DHCP mas nunca me resolveu o problema.

As definições ficaram assim:
https://imgur.com/a/IpgozFQ

Isto é um log:
https://pastebin.com/0JeHA30H
 
Ok update:

Troquei o asus pelo TP-Link AC750 (este foi só mais 8€ e já tem 5 GHz).

Fiz o setup normal: liguei ao pc com o cabo, mode access point, etc. Consegui ligar o PC e o telemóvel sem problema. Quando tentei ligar a PS4 ficou outra vez internamente no "A obter IP" até a ligação falhar. Mais tarde (já nem sei bem como) consegui ligar a PS4 mas a partir dai o telemóvel já não se conseguia ligar. Muito provavelmente deve de haver algum limite na rede que só permite que estejam no máximo dois IPs atribuídos? Ainda experimentei meter o IP do AP em estático e ai conseguia ligar o 3º dispositivo mas nunca tinha acesso à internet com ele (os outros tinha). Também andei a mexer no DHCP mas nunca me resolveu o problema.

As definições ficaram assim:
https://imgur.com/a/IpgozFQ

Isto é um log:
https://pastebin.com/0JeHA30H

Já percebi a origem do "problema"... Estás numa rede gerida e o Sysadmin / Network Admin tem configurado Port Security no Switch. Só te está a permitir um X número de MAC Address na interface do switch, no teu caso, no cabo de rede a que tens acesso.
Configura o TP-Link AC750 em modo router e não em Access Point mode ;)

Cumps
 
Já percebi a origem do "problema"... Estás numa rede gerida e o Sysadmin / Network Admin tem configurado Port Security no Switch. Só te está a permitir um X número de MAC Address na interface do switch, no teu caso, no cabo de rede a que tens acesso.
Configura o TP-Link AC750 em modo router e não em Access Point mode ;)

Cumps
Como é que faço isso? No menu dos modes só me aparece ou AP ou Repeater. Provavelmente só com outro?
 
Back
Topo