1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom administrador de sistemas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Peteraven, 6 de Julho de 2007. (Respostas: 93; Visualizações: 9951)

  1. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Olá pessoal , já aqui tinha posto um post para Programador em relação à Matemática.
    Ora aqui vai.
    Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom administrador de sistemas ou um administrador de sistemas?
    Para Ser um Administrador de sistemas é necessário perceber-se de Matemática?

    Já não estou no secundário a minha ideia era: Tirar o curso Nivel IV em Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas na Forino, eventualmente fazer um Cisco (CCNA), e eventualmente fazer um MCSA (Microsoft Certified). Eventualmente ir para a universidade, aqui a muito tempo. (esta opção ainda não sei).

    Em relação à matemática nos meus tempos de secundário era uma nódoa negra , (nega atrás de nega).
    Não gostava mesmo da disciplina.

    BEm a minha questão é para uma pessoa se tornar administrador de sistemas term que se ser bom a matemática, perceber a matemática, ou não é preciso saber de matemática para nada?
    E outra se a função de administrador de sistemas se ele tem que programar (pouco ou quase nada), ou muito?

    Opiniões procuram-se.


    Vá lá pessoal respondem.
     
  2. Morais

    Morais Power Member

    Antes de mais, existe uma forma muito simples de não teres esse problema.
    E esse é, ai está, estudar ao ponto de, finalmente, teres bases matemáticas decentes.
    Se quiseres, eventualmente, ir para o ensino superior, terás que as ter bem assentes.

    Não, para a administração de sistemas tens que saber muito pouco de informática, quanto mais de matemática em si, administração de sistemas é para a programação como gerir um parque de estacionamento é para a mecanica, ambos lidam com a mesma coisa, mas o primeiro apenas tem que evitar que aja problemas e o outro tem que saber como é que a coisa funciona.

    Isto para a administração de sistemas típica, algo ao nível de um MCSA, gerir uma rede, evitar que o pessoal estoure as caixas de correio com porn e afins.

    Eu já tirei um curso de Especialização Tecnológica em Informática e Bases de Dados (nivel IV, ai está) e passei quatro anos num curso da área de programação, como a minha aptidão para a programação é apenas igualada pela minha aptidão para não fazer um corno lá congelei a matricula e segui para um MCSA / MCSE / CCNA.

    Mas convinha teres umas bases decentes de matemática.
    Não a vais precisar para o MSCA mas bem que vais precisar para o CCNA.

    Já agora, recomendo o percursos MSCA -> CCNA e não o inverso.
    E se chegares a fazer o MSCA e o CCNA não vejo qual a razão de seguíres para a faculdade.
    Mesmo que queiras o canudo por razões de carreira podes sempre tirar um daqueles cursos por correspondência, com sorte arranjas um ou outro curso que seja, basicamente, um MSCA que demora 3 anos a tirar.
     
  3. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Obrigado pela tua resposta.

    Bem eu sou uma nodoa negra a matemática, mas no curso profissional posso melhorar a minha matemática. E ter bases decentes a matemática. Se um Adimnistrador de sistemas não precisa de utilizar constatemente a informática. Optimo.

    Já agora um MCSA e CCNA depois pq?
    Eu disse CCNA 1o pq é mais barato que o MCSA.
    E esses cursos por correspondencia para tirar canudo a informática onde podes encontrar?

    Já agora eu só disse tirar "Canudo", da faculdade porque maior parte dos anuncios de emprego que vejo é: Licenciatura em eng. informática e afins, etc, etc.
     
  4. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Claro que podes ser um bom admin sem seres bom a matemática

    Tira o MCSA primeiro porque tem um exame que é mais ou menos de redes e pode-te ajudar depois a tirar o CCNA

    Quanto aos anúncios pá pelo que vejo só programação é que costumam mesmo querer licenciatura.. para helpdesk ou admin até costumam aceitar o 12º ano desde que tenhas muitas experiência

    Off-topic: Moralez esses cursos de nível IV costumam demorar quanto tempo? Um ano??

    Cumps
     
  5. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    Opa, caga para essas certificações da treta, se precisas da Licenciatura, é na Licenciatura que te deves focar e ignorar esses extras. Depois tiras 1 mestradinho ou uma pós graduação em redes e ficas administrador de sistemas 3+2 em Bolonha :p

    Se bem que se não tirares boas notas na Universidade ficas com as pernas cortadas...
     
  6. Morais

    Morais Power Member

    As certificação MCSA (e o seguinte MCSE) como podes ler no tópico dedicado a essa área e redondezas, Cursos De Redes/Informática MCSE, são muito especificas, logo, também os empregos.

    Tens, por exemplo, a Rumos que possibilita aos seus formandos, um estagio logo a seguir a uma formação MCSE, posso estar perfeitamente errado, mas penso que é assim que o pacote deles funciona. A Galileu, por sua vez, mantém uma base-de-dados com os seus formandos e disponibiliza a mesma às empresas que precisem de uma certa mão-de-obra especializada. Como vários outras escolas e institutos do género.

    Mas, claro, à excepção do tal serviço da Rumos que tem mesmo o estagio incorporado, nada te garante que, estando certificado em MSCA/MSCE por uma formação (existe uma diferença entre formado por exames e formado por formação, o tópico que te indiquei à pouco elabora melhor esta parte).

    Eu relação à ordem MCSA -> CCNA.
    Num MCSA aprendes noções de redes, dominios, grupos, utilizadores, configuração de serviços como mail, firewall, acesso remoto e o troubleshooting e afins das mesmas. Enquanto que, num CCNA, trabalhas com os intermédios, routers, gateways, e mais routers.

    Um MCSA ensina-te a trabalhar numa rede Microsoft ou composta, em parte, por servidores e clientes Microsoft, um CCNA ensina-te a trabalhar numa rede composta por routers, gateways e afins CISCO. Não conheço a extensão de um CCNA mas que não é canja, não o é.

    A razão da diferença de preço deve-se a um simples pormenor, formação.

    Os pacotes MCSA costumam ser, fora clara indicação contraria, 100% presenciais, logo tens as "aulinhas", simuladores e afins enquanto que a formação CCNA é, literalmente, um estudo para passar no exame, formações em si da CISCO são, não digo raras, mas não se encontram prai ao biqueiro, requerem o uso de material CISCO, e não estamos a falar de um par de routers de 100 euros...

    Eu uso a expressão cursos por correspondência pois existem vários cursos superiores que te dão o tal "cobiçado" grau de licenciado que quase que se fazem à base de estudar através de uma ou outra sebenta e, basicamente, aparecer nos exames. A própria natureza das cadeiras assim o leva a ser, arranjas emprego, registas-te como trabalhador-estudante e tiras um minor em Engenharia Informática (não ficas é Engenheiro, mas já tens o canudo para a carreira e ninguém te chatear por não seres licenciado) em 3 anitos.

    E, como existem por ai cursos que até usam material Microsoft, alguns até parece que se assemelham muito a um MCSA, entras num desses, fazes um quinto com uma perna ás costas e prontos, claro que faltam os restantes quatro quintos... mas um minor? Especialmente aqueles que eram de cursos de 4 anos que foram extendidos para 3 + 5, ui!

    Depois de teres feito um MSCA e um CCNA olhas para a dificuldade de algumas cadeiras universitárias e partes-te a rir.
     
  7. pac

    pac Power Member

    Bem...eu sou administrador de sistemas desde 1998 , há 6 anos a trabalhar para a mesma entidade patronal, não quero dizer que sou bom...mas garanto que estou longe de ser despedido.
    Sou uma nódoa a matemática também, sempre fui e é impossível de mudar.
    Sempre que contratamos sys admins para a nossa equipa focamos mais na capacidade organizativa, relações humanas, capacidade de aprendizagem e de trabalho sobre pressão. Se sabes de vectores, variáveis e integrados...porreiro, mas acho que não é o mais importante.
     
  8. Morais

    Morais Power Member

    Não me lembro bem, já lá vão 5 anos, mas entrava às 8:30 e saia às 18:00, cheguei a ter menos ferias e interrupções que o pessoal do 12º ano, lembro-me é, perfeitamente, de ter que pedir intervalos das aulas para poder estudar para os exames nacionais, por isso pode-se dizer que, sim, demoram um ano e são mais extensos que o normal.

    Junte-se a isso três meses de estagio, andava a ser praxado e a estagiar, acho que tinha completado o CET em finais de Novembro. ah, e pagavam-nos subsídios de almoço e transporte :D
     
  9. Peteraven

    Peteraven Power Member

    O curso para que quero ir é de uma ano de aulas , mais o estágio.
    Que não sei quanto tempo demora.
    Bem mas o Problema dos cursos superiores é que tens programaçaõ a dar com um pau.

    Eu vou tirar um CET , não porque não tenho experiencia profissional em informática, mas sim porque quero mudar de profissão, (já que a minha área tá uma porcaria , para emprego, etc).
    A faculdade opá (entrar com exame nacional de matemática( não me parece ), a não ser que vá como um privada de noite.

    Já agora quanto ganha um sys admin , com o 12º ano?
     
  10. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Pois sim senhora, a questão é que faculdade custa muito $$$$ e as publicas cada vea estão mais caras.
    Para além que entrar na faculdade com exame nacional de matemática (positiva), é um bocado dificil.
     
  11. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Não faço a mínima ideia eu não sou nem nunca fui sys admin..

    Mas acho que é um bocado difícil ires logo para admin, o mais provável é seres tipo um gajo de helpdesk/suporte dentro da empresa e depois é que poderás passar para admin

    Eu também não sei.. estou a supôr um bocado :)

    Eu curtia meter-me num desses CET's.. mas estar um ano inteiro sem trabalhar (suponho que isso seja full-time) não dá.. se ainda desse para ir fazendo à noite.. assim para mim não é opção

    Cumps
     
  12. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Já agora Moralez , um SYS Admin , tem que programar? Muito , pouco , ou nada???
     
  13. Morais

    Morais Power Member

    Uma formação MCSA / MCSE / CCNA custa algo como o equivalente a um mestrado por Bolonha (a chumbar um anito e tal), a justificação inicial não é das melhores. Podes ter sim, toda a razão, na parte do tempo, cinco anos para depois irmos trabalhar em algo que aprendemos apenas num par de anos é outra coisa, agora, em relação ao preço de uma curso universitário, publico, claro, com tudo pago, uma ou outra melhoria de nota, todo o material que os docentes pedem, e uns extras, o custo da formação que indiquei cobre, sem dificuldades.

    Em relação à segunda linha, bem, é mesmo uma questão de estudo.
    Também precisei de explicações durante o 11º e 12º, tirei 14 no exame... e 8 no de Fisica.
    Acabei por estudar, por mim, durante o CET, e acabei por tirar positiva em ambos os exames.
     
    Última edição: 6 de Julho de 2007
  14. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Rapaz há CETS há noite , sim senhora. Na forino por exemplo e noutras escolas tb . É uma questão de te informares.
     
    Última edição: 6 de Julho de 2007
  15. Scarecrow

    Scarecrow Power Member

    Ok eu vou informar-me, thks :D

    E acho que o máximo que um system admin terá que programar são uns login scripts e cenas semelhantes.. nada de muito complicado :)

    Cumps & Boa sorte nas tuas decisões e carreira
     
  16. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Então não há nenhum administrador sistemas?

    Então pessoal não há aqui nenhum administrador de sistemas para responder a algumas duvidas?

    1º Quanto é que um administrador sistemas ganha (com o 12º ano)???

    2º É preciso programar (para ser administrador sistemas, Muito ?, pouco ? nada????


    Vamos lá pessoal , toca a responder.

    Sff tb se diz.
     
  17. Morais

    Morais Power Member

    A programação, como já te indicaram, é à base de scripts.
    Servem, basicamente, para simplificar/automatizar certas tarefas.
    Não é assim programação, programação, é mais uma pseudo-programação.
     
  18. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Oki e ordenados de adminstrador de sistemas , não sabes de nada?
    Ou ninguem sabe?
     
  19. Faz o que o Moralez disse. eu acabei os meus, MCSA e MCSE, e tenhu inumeras propostas de trabalho, e neste momento estou apenas a dar os 30 dias a casa para me por na alheta e dedicar-me ao que realmente gosto.
    E acredita, estive na SIBS na area do MBNET e dos sacos, na administração/operação de redes sem o curso aquilo era um bixo de sete cabeças, agora com o curso feito o que fiz lá...não foi nada..dedicate as certificações recebes bem (se tiveres sorte e gostares mm disto) e tens a tua vidinha feita sem teres um canudo enorme e tendo apenas um cartao, com o teu nome e com o logo da microsoft ;)
     
  20. Peteraven

    Peteraven Power Member

    Hum , bonito o cartão, né?

    Bem é o que eu vou fazer mas 1o tenho que fazer o CET, Nivel 4 , para ir para essa área ou os MCSA e MCSE, podem arranjar-te trabalho sem alguma experiência profissional na área?

    Bem e tb custam muito dinheirito , é que já tenho alguma idade 28 anos, se fazer o curso profissional + o MCSA , ainda vou ser mais velhote. Depois as empresas podem embirrar com a minha idade. Não é?
    Sabes como é sem experiência e andar a tirar os MCSA aos 30 é um pouco lixado, não é?
    O que achas?
     

Partilhar esta Página