Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador?

Peteraven

Power Member
Hello people

Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador? Ou como faço para me tornar um bom programador sem perceber de matemática.

Opiniões procuram-se.

Ok coloco aqui outra questão , (nao sei se no forum correcto).
Senão um programador que tal um administrador de sistemas? ( um Systems admin Tem que perceber de muita matemática)?
 
Última edição:
quão profunda é a matemática a nivel de universitário? tipo imaginem um aluno que teve matematica A vai ter a vida mais facilitada que um de mat b, vai repetir materia?

é que já agora aproveito a thread :p sorry pelo hijack

não é que eu não perceba nada de matematica... mas nos testes costumo me esbarrar.. depois são notas como 12/13/14.. claro que este ano (11º) acabei em grande com um 16 :D (mat A)
 
tenho amigos que são bons a matemática e não pescam nada de programação, aplica-te.... como o

cabiros diz :
Podes ser.
Mas iras ter imensa dificuldade com o teu raciocínio quando estiveres a desenvolver alguma aplicação.
 
Se não 'percebes nada de matemática' e não tens disposição para 'perceber' provavelmente os problemas que poderás resolver como programador serão muito básicos.
Sim, podes ser muito bom a resolver problemas básicos, se era essa a tua pergunta.
Como em qualquer profissão, quanto mais aprenderes melhor profissional te tornarás.
 
Podes ser.
Mas iras ter imensa dificuldade com o teu raciocínio quando estiveres a desenvolver alguma aplicação.

Isso do raciocinio , pois tás a falar de lógica?

Epá que eu saiba lógica não é matemática, e olha lá isto que eu li algures:

First, though, let me eliminate a myth: some people think that math skills are important, but I've seen great mathematicians who are mediocre programmers, and lots of great programmers who are certainly not mathematicians (and probably never expected to be).

Site: http://cprogramming.com/whatdoesittake.html

Portanto lógica não tem que uma pessoa perceba de matemática, e que a podes ter um raciocinio lógico e não gostares de matemática.
 
Eu não sou programador, mas tou a dar os primeiros passos na programação e por exemplo na linguagem que estou a aprender (haskell) mete prá lá umas funcões, mas nada de extraordinaire pelos menos até agora.
Tudo isso envolve raciocínio, deduções/induções que estão presentes na matemática.
Agora se consegues ser bom programador sabendo pouco de matemática, não sei, pergunta a quem programa, ainda sou verde nestas coisas:)
Mas também não acredito que não saibas nada de matemática:p
 
Eu não sou programador, mas tou a dar os primeiros passos na programação e por exemplo na linguagem que estou a aprender (haskell) mete prá lá umas funcões, mas nada de extraordinaire pelos menos até agora.
Tudo isso envolve raciocínio, deduções/induções que estão presentes na matemática.
Agora se consegues ser bom programador sabendo pouco de matemática, não sei, pergunta a quem programa, ainda sou verde nestas coisas:)
Mas também não acredito que não saibas nada de matemática:p


Sim sei alguma coisita mas nada de especial. Epá negas atrás de negas no meu tempo de estudante, só se me aplicasse a sério é que teria um 10 (mas via-me grego).

Hum , quanto a 1a linguagem de programação , sugiro o Python para aprenderes , estou a iniciar e parece uma linguagem bastante acessivel.

Vê este site : http://www.ibiblio.org/obp/thinkCSpy/ (book how to think like an computer scientist).

Muito bom. Há outro mas agora não me lembro.
 
Última edição:
Pessoalmente, penso que sim podes ser um excelente programador sem saber muito de Matemática, pois ao programar tens um objectivo em mente... Na matemática tens apenas cálculos fúteis nos quais não acreditas e a pergunta "Mas porque é que eu estou a perder tempo a fazer isto?" não sai da tua cabeça...
Comigo é assim, e não é por causa disso que fico/sou limitado a nível de raciocínio, seja em que aspecto for...

Devia ter ido para Humanidades... :-D
 
Mais que a matemática o que interessa a lógica. Aliás, programação é mesmo isso.
No entanto, linguagens como .Net e Java têm as vantagens de serem fáceis de entender e de achares montes de ajuda na net.
 
Hum , quanto a 1a linguagem de programação , sugiro o Python para aprenderes , estou a iniciar e parece uma linguagem bastante acessivel.

Vê este site : http://www.ibiblio.org/obp/thinkCSpy/ (book how to think like an computer scientist).

Muito bom. Há outro mas agora não me lembro.
Eu começei por haskell porque é o que vou ter no primeiro semestre na univ.
Mas é sempre bom aprender.

Sim sei alguma coisita mas nada de especial. Epá negas atrás de negas no meu tempo de estudante, só se me aplicasse a sério é que teria um 10 (mas via-me grego).

Estuda:D
Eu sou bom aluno a matemática porque estudo, e conheço um individuo que tira negas mas se der ao trabalho de estudar tira 16 e por aí.(também é verdade que conheço um que não estuda e tira 20 mas esse é doente da cabeça:-D)
É como tudo com um pouco de trabalho chega-se lá.
 
nao, nao precisas de ser bom a matematica, basta saberes pensar. E incrivel como muita gente fica empancada a olhar para o monitor sem conseguir ter uma ideia minima de como resolver um problema simples em programacao e muitas dessas pessoas tem notas razoavelmente boas ou mesmo boas a matematica...

se tiveres a pensar em seguir estudos tipo universidade ou assim, aí sim precisas de matematica porque eles exigem... para mim nao ha muita necessidade de ser bom a matematica. O importante e entender a logica das coisas e traduzila numa solucao para o problema.
 
Eu não sei como é no geral...Mas na minha turma do 12º, íamos todos pa engenharia, e eu tinha 19, havia um 18 dps, dps um 16...e o resto..ou eram 12/13...ou td a volta de 10...e não é só em informática que precisa de matemática...
E pronto...eu tenho colegas que entraram assim e lá se vão safando...é como tudo..com empenho e esforço...a 1ª a 2ª ou a 3ª lá vai...
Mas vais ter mais dificuldades assim claro...

"Portanto lógica não tem que uma pessoa perceba de matemática, e que a podes ter um raciocínio lógico e não gostares de matemática."

Eu acho que estão relacionadas...normalmente quem tem jeito pa matematica tem o raciocionio logico mais apurado...o que nao implica que os outros não o tenham claro...


"Eu começei por haskell porque é o que vou ter no primeiro semestre na univ.
Mas é sempre bom aprender." by Ryu_Townshend

Nao me digas que vens pa UM?
 
Última edição:
Eu nunca fui grande aluno a matemática e fui para um curso com 9 cadeiras de matemática e em que ao longo de todo o curso faço uso delas. (MEEC @ IST)

A prática leva à perfeição. ;)
 
Em programação acabas sempre por utilizar matemática, mas usas mais o raciocínio, claro que se não souberes aplicar formula resolvente (por exemplo) podes ficar a pensar 2 horas que não vais chegar lá, portanto acaba por ser um pouco das duas coisas...

mas eu apesar de não ser um programador experiente, nunca utilizei assim tanta matemática na programação, e dantes era raro uma positiva a matemática (se bem que quando me aplicava um bocado tirava logo uma nota do catano), e mesmo assim tenho boas notas a programação... e também tenho agora notas relativas a matemática...:)
 
Mais que a matemática o que interessa a lógica. Aliás, programação é mesmo isso.
No entanto, linguagens como .Net e Java têm as vantagens de serem fáceis de entender e de achares montes de ajuda na net.


Epá Portanto programação é a lógica, é isso que queres dizer?
 
Programação é a lógica aliada a matemática, mas tem mais lógica( pelo pouco que eu sei), mas matemática também obriga a pensar, se fosse só pegar na calculadora e meter os números todos fazíamos, portanto dificilmente programas bem sem saber matemática, não conheço ninguém que o faça. Apenas conheço quem perceba de matemática e tenha dificuldades a programar.
 
É pá..., ser bom programador é algo relativo.

Tens várias áreas, umas que requerem mais matemática que outras.

Se queres seguir algo mais orientado para a Computação Gráfica..., sem matemática ESQUECE.

Lógica e IA, matemática é MUITO IMPORTANTE, não digo fundamental porque existem áreas da IA que provavelmente nem nunca ouvi falar..., mas das que conheço é necessario MESMO matemática.

Se queres ficares-te pelas aplicações tradicionais, matemática ajudava-te, mas não é requisito.

Se queres enriquecer a fazer páginas maravilhosas como o hi5, a matemática não te vai servir de muito...

HecKel
 
Matemática é importante pois desenvolve a capacidade de resolver problemas de forma eficiente...

Em programação a matemática usada é muito pouca e muito do que eu dou a Análise de matemática por exemplo, é dado simplesmente com o intuito de resolver os problemas com outros olhos...

Não é indispensável... mas é bastante benéfica a aprendizagem de matemática no desenvolvimento do raciocínio...

claro que esta é a minha opinião...
 
Em programação a matemática usada é muito pouca e muito do que eu dou a Análise de matemática por exemplo, é dado simplesmente com o intuito de resolver os problemas com outros olhos...

Eu tb pensava que as derivadas parciais não me iam servir para nada até ter uma ideia do que ia apanhar em CG..., tal como CN (ainda estou a tentar perceber como fiz esta cadeira...), tal como PEC que só em IIA é que percebi que afinal até dá jeito...

A cada cadeira de Informática que faço, noto que uma das matemáticas que já fiz têm bem mais importância do que pensava quando as fiz ;) Pena que AM é dado de uma forma demasiado abstracta, podiam dar esta cadeira com exemplos mais direccionados a cada licenciatura..., nunca pensei que poderia aplicar algumas das noções directamente nos meus trabalhos.

HecKel

PS: ó caloiro, vai estudar :205:
 
Back
Topo