Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador?

eu disse muito não disse tudo :p

é óbvio que algumas coisas dão bastante jeito... ALGA é uma dessas cadeiras que até agora me deu mais jeito... PE ainda não fiz... não gosto daquilo LOLOL
 
Como disseram depende muito do que quiseres fazer. Para um típico software engineer eu diria que 90% da matemática que aprendes a nível universitário é inútil. Se queres fazer jogos ou seguir a área da Computação Gráfica prepara-te porque a matemática é mesmo muita, em particular os conceitos de Álgebra Linear e Análise Matemática III (e para fazeres a III, precisas implicitamente da I e da II ;) ) estão sempre a aparecer...

E digo-te que conheço várias pessoas que na matemática safam-se muito bem mas a programar são nódoas, tal como conheço vários que a programar são excelentes mas depois na matemática safam-se com 10 ou levam "algumas" inscrições até chegar lá e tal como conheço quem se safe muito bem nas duas áreas. O que é que isto prova? Nada, mas dá para teres uma ideia :P
 
Isto é impossível responder, está muito dependente do que é que vais programar e como é que a tua cabeça pensa. O melhor que posso sugerir é aprenderes uma linguagem básica (pascal, vb, ou se quiseres uma mais complicada tipo C) e resolveres problemas (deve ser facil encontrar na net): se tiveres dificuldades, esquece, se não tiveres, boa sorte! :)
 
Eu tirei curso no IST em Electronica...para terem como referencia.

O que achei sobre matematica?

Primeiro, que a matematica do secundario nada tem haver com a da faculdade. Ate podes ter 19 no secundario, que isso nao te garante um 10 na faculdade. Isto pode mudar de faculdade para faculdade, depende da exigencia e do que pretendem ensinar.
Tu podes ter 10 no secundario e mt bem ter um 16 na faculdade...se bem que me parece estranho...mas é possivel, tudo depende do teu empenho.
A matematica da faculdade...sinceramente vai depender mt do curso, mas para um informatico, duvido que precise de saber 80% daquilo que dá.

O que achei de programaçao?

No meu curso, é raro a pessoa que gosta de programaçao...eu sou uma delas. Se é preciso matematica? Acho que nao. Sinceramente acho que é algo que ja vem do espirito da pessoa. A meu ver uma pessoa que seja indicada para programaçao, é uma pessoa que goste de puzzles, enigmas, problemas...etc...nao sei se me estou a fazer entender. Basicamente é uma pessoa que goste de achar soluçoes para um problema. Tem de ser uma pessoa que tenha uma certa capacidade de imaginaçao, de modo a que consiga criar, visualizar e encaixar um conjunto de peças apenas imaginativas, que proporcionem uma soluçao para um problemas...e ai...depois é passar para codigo.


Agora o que julgo que acontece é que uma pessoa assim, facilmente entende a matematica basica do secundario, pois essa mesma capacidade faz visualizar todos aqueles problemas que na realidade so simples.

Depois obviamente tem de gostar de aprender. Tem de ter interesse. Tem de ter a capacidade de aprender sozinho. Um programador vai ter de aprender muitas linguagens ao longo da vida.


Ja referiram ai as pessoas que ficam especadas a olhar para um ecra, ou para um papel, sem saberem o que fazer...isso provavelmente acontece porque nao possuiem as capacidades que tentei mencionar.


Resumindo...nao analisem só as notas da escola, pois isso sozinho nao revela coisa nenhuma.


Acho que para se ser um bom programador, não basta querer...mas se queres muito, e estas empenhado em ter esforçar, acho que se deve seguir em frente e ir a luta.
 
Eu acho que se fores mau a matematica nunca sera um bom programador.De facto,geralmente o curso mais orientado possivel para a programação chama-se,ou pelo menos chamava se antes de Bolonha,MCC-Matematica e Cienças da programação.
Quase metade das cadeiras do curso ~sao matematicas,prai 40%.Agora li por ai que nao usas o que aprendes.Mentira!Eu tambem penso isso quando o prof fala no teorema do Chines,ou em grupoides...ate que surge uma cadeira qualquer d informatica\programaçao que use isso.

Mas a matematica da Faculdade é realmente bastante diferente da do secundario,no meu caso,apesar de ser entao um curso de forte componenete matematica,nos raramente "fazemos contas"..é tudo muito mais a base de regras e demonstrações.

A matematica é o apoio para a a programação..sem esse apoio seras "coxo"
 
Bem, em primeiro, ninguém nasce a saber matemática. Matemática é uma ciência como outra qualquer, que requer estudo. Não é fútil, como disseram em cima. Infelizmente, a forma como é ensinada faz com que pareça fútil.
Não existe tal coisa como "dom" para matemática. O gosto pela matemática tem que ser desenvolvido e tem que existir uma prática e estudo frequente.

A Informática é um ramo de matemática aplicada. Ajuda bastante ter uns conhecimentos de matemática. Mas ser mediano a matemática não implica que sejas mau a programação. Antes da matemática, está a lógica. A matemática, para além da lógica adjacente, também possui notações e outras coisas que são necessárias saber. Muita gente falha aí, e não na lógica em si.

Eu acho que se fores mau a matematica nunca sera um bom programador...

A matematica é o apoio para a a programação..sem esse apoio seras "coxo"

Discordo totalmente. É absurdo o que afirmas. O apoio para a programação é a lógica. Nada mais.
 
mas alguem poderia me dar uma resposta directa nesta questão?

quão profunda é a matemática a nivel de universitário? tipo imaginem um aluno que teve matematica A vai ter a vida mais facilitada que um de mat b, vai repetir materia?

Já agora dizer que estou a gostar muito desta thread :D e ta a ser util


sinceramente digo vos já que tenho um 13 a matematica como nota final deste ano porque sinceramente não me apliquei..

e digo vos que por mais implicita que a logica poderá estar em matematica, eu, com um 13, deve ter mais lógica que "muitas" pessoas na minha turma que possam ter notas mais altas..

e sinceramente eles são tão logicamente maus, que por exemplo estou a explicar alguma coisa a um professor ou colega e use um raciocínio logico-dedutivo eles ou ficam a olhar para mim como se não percebessem nada e dizem que sou grande crânio (ou seja não perceberam nada :p) ou então dizem que estou tolo..

enfim


mas pf podiam responder a aquela primeira questão..

já agora dar uma outra info:

tenho um colega meu que tinha negas a mat, reprovou um ano, e agora foi para um curso tecnológico ou lá o que é de informática e tem se safado bem..:p
 
"Eu começei por haskell porque é o que vou ter no primeiro semestre na univ.
Mas é sempre bom aprender." by Ryu_Townshend

Nao me digas que vens pa UM?
Não me digas que me vais praxar?:-D
Se for já são dois...que sorte a minha...
Em principio vou pa LEI na Uminho, mas vamos a ver (imagina que alguém se lembra de me anular o exame de matemática:-D)

Peteraven se quiseres ir para a universidade é quase imperativo saber matemática, pelo que vi as disciplinas (ou cadeiras) são quase todas sinónimos de matemática.
Sempre associei a programação à matemática, e penso que quem é bom a matemática tem muito mais potencial...mas como já disse os meus conhecimentos de programação limitam-se a saber abrir o Hugs:boredo:
 
sem a matemática programação é dificil sim senhor, mas tambem a parte de matemática que é fundamental na programação é a lógica, dás muita coisa no secundário que na programação é raro usares. Agora tudo depende do quanto e do que sabes de matemática em si. Pa ser-se programador acho que não é preciso ser uma craque a matemática
 
No meu curso, agora com bolonha, em cada semestre existe uma cadeira chamada Laboratório/Projecto em que temos que desenvolver um trabalho.

No semestre passado o trabalho envolvia Programação e álgebra. Este semestre envolveu Programação, Matemática Computacional e Matemática Discreta.
 
Depende da estrutura curricular. Vais ter cadeiras de análise matemática... Álgebra, matemática discreta...
Não vais repetir matéria. Tudo o que vais dar é novo... Não tem nada a ver :)


e aqueles que vêm de matematica B (não é o meu caso) não ficam de certa forma prejudicados?
 
Não me digas que me vais praxar?:-D
Se for já são dois...que sorte a minha...
Em principio vou pa LEI na Uminho, mas vamos a ver (imagina que alguém se lembra de me anular o exame de matemática:-D)

Peteraven se quiseres ir para a universidade é quase imperativo saber matemática, pelo que vi as disciplinas (ou cadeiras) são quase todas sinónimos de matemática.
Sempre associei a programação à matemática, e penso que quem é bom a matemática tem muito mais potencial...mas como já disse os meus conhecimentos de programação limitam-se a saber abrir o Hugs:boredo:

ò pessoal acho que estão um pouco a sair do tema:

1º Não sei se vou para a Faculdade ou se vou para um curso Profissional , mas talvez para um curso profissional.

2º Já não tenho idade para andar a escolher o curso na faculdade e andar lá a perder tempo, tem que ser mesmo feito. E já escolhi (não tem muita matemática). O curso será de Tecnologia Informação e comunicação http://www.di.fc.ul.pt/candidatos_licenciatura/?ltic.

Eu sei que Licenciatura é melhor que Curso Profissional , mas como tenho que andar a trabalhar , não disponho de tanto tempo como só quem estuda e não faz mais nada.

Para a universidade tipo engenharias etc , eu nunca conseguiria tirar um 10 no exame nacional de matemática (a não ser depois de muito tempo de estudo), acho eu.


Bem mas voltando, refazendo a pergunta; parte (2), da pergunta, e para adiministração de sistemas tens que saber / perceber de Matemática?

Relativamente à programação se seguisse seria para o futuro (programação WEB,ou senão programação de programas, sei lá fazer programas, é preciso saber muito de matemática?)

Por favor respondem para aí , mesmo que "saiam da conversa do post"! :007:

Aguarda-se as vossas opiniões.
 
Última edição:
Isto é impossível responder, está muito dependente do que é que vais programar e como é que a tua cabeça pensa. O melhor que posso sugerir é aprenderes uma linguagem básica (pascal, vb, ou se quiseres uma mais complicada tipo C) e resolveres problemas (deve ser facil encontrar na net): se tiveres dificuldades, esquece, se não tiveres, boa sorte! :)


Olá Diz-me uma coisa Caveira relativamente a linguagem pode ser Python (Aprender um pouco e depois resolver exercicios, não é)?

Mas a linguagem pode ser Python? É que já comecei a ler umas coisinhas dessa linguagem.
 
Eu aprendi matemática com a programação. Portanto sinceramente nao me parece assim tao importante. Quando se fala que programação necessita de conhecimentos matematicos, sao conhecimentos tipo... raiz quadrada, divisoes, e vá.. um pouco de matrizes. O resto mesmo nao sabendo, pode sempre pesquisar-se.
Por exemplo, quer-se programar um algoritmo que utilize os numeros de fibonacci, nao se sabe? No prob, google com ele... ficamos logo a perceber como a coisa funciona, sem nunca ser preciso frequentar a cadeira de Calculo ...
A matematica apenas vem apurar o raciocionio de um programador. Prática, dedicação e lógica ditam um bom ou mau programador.

Quanto programacao web... nao precisas da matematica para nada... a nao ser a basica. Se fosse computação gráfica aí era pior.. mas nada de impossivel, eu fiz essa cadeira e tenho algebra, calculo e matematica discreta ainda por fazer...lol
 
Isso depende obviamente daquilo que se está a programar. Por exemplo, para simulações é imprescindível, para outras coisas deverá bastar saber pouco mais que somar... :lol:
 
Ser bom a matemática ajuda a tornares-te um bom programador, mas um excelente programador pode não saber nada (ou pouco) de matemática.

O que eu quero dizer com isto é que a matemática ajuda-te a aprender rápido. Sempre tive grandes notas a matemática, mesmo 18 para cima em analises matemáticas no IST, e isso faz com que eu aprenda linguas muito facilmente. Dá-te uma capacidade de abstracção muito grande, e ao não te focares no concreto, és mais flexível.

Dito isto, não sou muito bom programador. Também não o sou porque o meu trabalho não me exige isso (só preciso fazer programetas às vezes para safar), mas certamente que um gajo com experiencia, mesmo sendo um zero a matemática é melhor do que eu nas suas linguagens de eleição.

Claro que também depende do que estás a fazer. Se estás a fazer programas relacionados com simulações de sistemas, ou algoritmos de encaminhamento tens de saber matemática....mas aí não tem tanto a ver com a programação mas sim com o produto final que pretendes.
 
Isso depende obviamente daquilo que se está a programar. Por exemplo, para simulações é imprescindível, para outras coisas deverá bastar saber pouco mais que somar... :lol:

Hello . mais que somar?

Tás a brincar?

É que pelo que li por aqui é preciso saber mesmo.

Mas a sério mais que somar?
 
Hello há por aqui algum porgramador experiente , que não goste muito de matemática, ou que não saibam grande coisa?

Opiniões!?
 
Back
Topo