Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador?

lol ja te respondi... nao sou experiente a nivel profissional.. mas tenho experiencia de faculdade. Em vez de estares a perguntar... porque nao começas a aprender uma linguagem (recomendo java) e descobres por ti próprio? Assim ficavas realmente a saber se tens ou nao aptidões.

edit: para programacao web nem somar precisas saber... basta saber que a soma esta associada ao sinal "+" lol
 
Última edição:
Hello há por aqui algum porgramador experiente , que não goste muito de matemática, ou que não saibam grande coisa?

Opiniões!?


Já chumbei a Cáçculo Diferencial I duas vezes. Acabei Matemática praí com 13...gosto de programar, e admito que tive alguns problemas com o projecto de programação do ano passado, mas acho que não foi só culpa minha (das 30 pessoas do meu curso, incluíndo gente que já tinha tido programação na escola, só passaram 3) mas neste semestre já me safei, apesar de ainter arrancado um cabelo ou dois...


Resumindo: na minha opinião, saber matemática para programar é como praticar musculação para ir prás obras. Não é essencial, nem está sequer associado directamente na maioria dos casos, mas que te esfalfas todo se não o fizeres, lá te esfalfas...
 
Andas desatento. Já por diversas vezes, disseram nesta thread que a matemática de secundário pouco importa na universidade.

A resposta à pergunta do tópico já foi dada umas 50 vezes...

HecKel

lol sorry... sim.. já li, tinha passado uns a frente :p

assim já começo a ter menos duvidas.. :D

mesmo assim obrigado pela atenção HecKel
 
lol ja te respondi... nao sou experiente a nivel profissional.. mas tenho experiencia de faculdade. Em vez de estares a perguntar... porque nao começas a aprender uma linguagem (recomendo java) e descobres por ti próprio? Assim ficavas realmente a saber se tens ou nao aptidões.

edit: para programacao web nem somar precisas saber... basta saber que a soma esta associada ao sinal "+" lol

Hi, e em vez de java , Python , que tal. Também é uma linguagem simples para se aprender?
 
Hi, e em vez de java , Python , que tal. Também é uma linguagem simples para se aprender?

Sem duvida que python é uma optima linguagem, mas para te iniciares continuo a recomendar java ou entao C++. Nao cheguei a perceber se queres ser programador tirando um curso ou apenas por iniciativa propria, mas no caso de tirares um curso, com quase toda a certeza que vais ter como linguagem principal o java, por isso no fundo já estarias a adiantar conhecimentos nessa área.
 
Ya...Concordo com o que o pessoal tem dito aki...
1) A matematica que se dá na Universidade não tem nada a ver com a que dás no secundario...Se ja tens dificuldades...Iras ter ainda mais...
2) Para programar não implicitamente necessário saberes muita matemática...

Portanto...tu podes programar...podes ser bom programador...Mas iras ter que andar sempre a evitar certas areas...por causa da matematica...ou poderas ter mais dificuldades em fazer o curso por causa das cadeiras de matematicas..

Mas pela minha experiencia o pessoal quando chega a universidade, por muitas dificuldades que tenha em matematica passa a ter ainda mais na programaçao...lol

"Não me digas que me vais praxar?:-D
Se for já são dois...que sorte a minha...
Em principio vou pa LEI na Uminho, mas vamos a ver (imagina que alguém se lembra de me anular o exame de matemática:-D)" Ryu_Townshend

Vou :002: Deixa o haskell pah!Vais ter mt tempo pa ele kando entrares :007:
 
Não saber matemática não é impeditivo para programar mas vai-te tornar um programador limitado.

Existem áreas de programação que são quase aplicações directas de matemática e existem outras que requerem o chamado raciocínio matemático.
 
1º - Se eu disser que as séries de Fourier e as transformadas e essas coisas todas maradas são usadas para desenvolver algoritmos de compressão como o mp3, calava metade dos gajos que já cagaram leis à sorte sem saber!
2º - A matemática não é muito importante como o Heckel disse para fazer tretas tipo hi5, mas é importante em quase tudo o resto! E nem tudo se encontra no google!
3º - Se uma empresa te pede para desenvolveres uma aplicação para um determinado cliente e no fim do trabalho te diz "Prove-me que a sua aplicação está correcta!" o que é que fazes? Testas 2 ou 3 casos limites?! Ou utilizas regras de correcção (que são ensinadas em Lógica também conhecida por Matemática Discreta) para provar? Como consegues demonstrar qual é o tempo de execução da aplicação (sem medires com o cronómetro) sem saberes o que são crescimentos exponenciais e logarítmicos, somatórios, notações assimptóticas e afins? E olha que hoje em dia a correcção de programas é uma das áreas fundamentais da programação!

Não consegues? Pronto, era só para saber...
 
Última edição:
Não saber matemática não é impeditivo para programar mas vai-te tornar um programador limitado.

Existem áreas de programação que são quase aplicações directas de matemática e existem outras que requerem o chamado raciocínio matemático.

no meu caso é como já relatei, não tenho problemas com matematica... mas nos testes costumo esbarrar.. sinceramente gosto de fazer as coisas com calma.. e testes maiores dão me cabo do juizo e deixo sempre uma coisita por fazer ou então tenho de fazer rápido e engano me sempre num ou noutro simbolo coisas assim.. trocar + por -, estar numa conta com 2z.. e passado um bocado já é Zz :p enfim :p

trapalhão -> já dizia a minha stora da primaria a uns muitos anos atrás..

eu tenho é medo de seguir informática e ficar esbarrado por causa da mat.. eu sei que se me aplicar mais consigo tirar notas muito altas mesmo.. mas tenho medo..

mas tipo se for para programar, estar ali a perder que tempos, e fazer contas é na boa, no caso de problemas em que é preciso aplicar um determinado calculo, já perco é bem mais tempo..

eu penso que me safo.. porque na realidade gosto bem mais de informatica do que matematica.. o que decerto ajudaria nas coisas.. já eu gosto de ingles e tiro 20 mas portugues é uma coisa que não puxa tanto (também por culpa dos professores não saberem dinamizar as aulas mas isso é outra coisa) e tiro 13/14.. é daquelas coisas que não se explicam bem..



bem a outra escolha seria Engenharia civil.. mas tou a ver que também matematica não é muito diferente.. ou é? :p
 
Última edição:
Quem não sabe matematica pode saber programar e ter capacidade para fazer alguns bons programas..mas nunca estará preparado para ir mais além, para aprofundar mais os seus conhecimentos de programação e desenvolver algoritmos cada vez mais complicados...imaginem o futebol...programar e o jogo...matematica é como a tecnica...podes saber jogar bem sem ter grande técnica..ms nunca serás realmente bom no que fazes...
serás a programar como o beto a jogar a bola... ;) sabes, mas...
 
1º - Se eu disser que as séries de Fourier e as transformadas e essas coisas todas maradas são usadas para desenvolver algoritmos de compressão como o mp3, calava metade dos gajos que já cagaram leis à sorte sem saber!
2º - A matemática não é muito importante como o Heckel disse para fazer tretas tipo hi5, mas é importante em quase tudo o resto! E nem tudo se encontra no google!
3º - Se uma empresa te pede para desenvolveres uma aplicação para um determinado cliente e no fim do trabalho te diz "Prove-me que a sua aplicação está correcta!" o que é que fazes? Testas 2 ou 3 casos limites?! Ou utilizas regras de correcção (que são ensinadas em Lógica também conhecida por Matemática Discreta) para provar? Como consegues demonstrar qual é o tempo de execução da aplicação (sem medires com o cronómetro) sem saberes o que são crescimentos exponenciais e logarítmicos, somatórios, notações assimptóticas e afins? E olha que hoje em dia a correcção de programas é uma das áreas fundamentais da programação!

Não consegues? Pronto, era só para saber...

Realmente..so acrescentaria...o hi5 nao tera uma base de dados por tras que também necessitara de calculos para determinar os acessos e que realmente funciona para x mil acessos e afins?
Mas também não é pa dramatizar tanto...em relaçao a correçao existem aplicaçoes para isso...claro que tens que saber os conceitos...
E para complexidade, por exemplo em java, utilizas montes de bibliotecas ja feitas que ja tem a complexidade...so tens que ter umas bases..a nao ser claro que queiras ir pa Sun faze-las...

No fundo...O que te devia assustar era a programaçao em si...plo menos pra mim era o que assustava antes de entrar pois era algo desconhecido...
A matematica, ja sabes o que é...se te tens safado vais continuar...Aconselho-t msm a tentar ver o que é programaçao em si...pega numa linguagem e treina um pc...


Romani48 Sim...as cadeiras de matematica sao praticamente as mesmas...
 
Realmente..so acrescentaria...o hi5 nao tera uma base de dados por tras que também necessitara de calculos para determinar os acessos e que realmente funciona para x mil acessos e afins?
Mas também não é pa dramatizar tanto...em relaçao a correçao existem aplicaçoes para isso...claro que tens que saber os conceitos...
E para complexidade, por exemplo em java, utilizas montes de bibliotecas ja feitas que ja tem a complexidade...so tens que ter umas bases..a nao ser claro que queiras ir pa Sun faze-las...

No fundo...O que te devia assustar era a programaçao em si...plo menos pra mim era o que assustava antes de entrar pois era algo desconhecido...
A matematica, ja sabes o que é...se te tens safado vais continuar...Aconselho-t msm a tentar ver o que é programaçao em si...pega numa linguagem e treina um pc...


Romani48 Sim...as cadeiras de matematica sao praticamente as mesmas...

Hum , pois como disse ai o outro rapaz , eu tenho medo de pegar na informática e me esbarrar tb, por causa da matemática. Quando andava no liceu se me aplicasse a sério em Mat lá conseguia tirar um 10 , 11 , 12 a matemática.
Portanto como vês sou um zero à esquerda.
Quanto a linguagem de programação , já fiz um "Hello Word", em Python --> que até um bebé faz. Mas tou a ler umas coisas.
Se o que chamas de Matemática Discreta , é como Matemática do liceu ou mais simples , até sou capaz de aprender. É preciso que não passe daí . Mat Discreta.
 
Matemática Discreta não tem nada a ver com matemática de liceu. É uma cadeira que apenas cursos de Informática têm, onde entre muitas coisas, dás grafos.

É uma cadeira que te orienta bastante à lógica matemática, e uma cadeira que te vai dar bastante jeito ao longo do curso, nomeadamente em cadeiras com partes de criptografia.

HecKel
 
Quando estava a ter aulas de matematica, e a materia eram numeros complexos, logaritmos, raizes quadradas, etc, eu só pensava para que é que eu quero isto?!?!?

Desgraçadamente no meu segundo emprego, tive de fazer um enorme projecto de broadcast que incluia montes de calculos de propagação RF.

Lá tive de ir ao sotão buscar os livros e desta vez aplicar-me a serio nos estudos.
 
É a mesma coisa de saberes andar e não ter pernas. Claro que esse teu "não pesco nada de matemática" é um pouco relativo, pois podes é não ter interesse na matemática como ela te é apresentada, mas quem sabe que quando a tiveres que aplicar a conceitos que vais ter de implementar e de perceber, que até te safes, ou, no pior dos cenários, aprenderes a safar-te.
Por isso nada melhor do que experimentar a ter um pouco de força de vontade.
 
Na Matemática, até eu perceber o melhor metodo de estudo, fui encontrando varias dificuldades.

Parece estranho mas eu aprendo mais rapidamente a ver uma pessoa, que saiba mais do que eu (lógico :) ), a fazer exercicios do que eu a praticar, ou seja, estudar em grupo é o melhor para mim.
 
Hum , pois como disse ai o outro rapaz , eu tenho medo de pegar na informática e me esbarrar tb, por causa da matemática. Quando andava no liceu se me aplicasse a sério em Mat lá conseguia tirar um 10 , 11 , 12 a matemática.
.

bem tás pior que eu então :002:
eu se me esforçar tiro é 16/17/18...
caso contrário ando nos 12/13/14

:p
 
Matemática discreta de matemática do liceu não tem nada...pra quem ta habituado a do liceu ate diz que aquilo nem sequer é matemática...lol..é mais lógica(agora com as modificações de Bolonha no meu curso ate mudou mesmo o nome para "Lógica").

E depois, tu por vezes nem tens que perceber assim muito bem...é mais saber fazer exercícios..Plo menos pa passares a cadeira..

"mas quem sabe que quando a tiveres que aplicar a conceitos que vais ter de implementar e de perceber, que até te safes, ou, no pior dos cenários, aprenderes a safar-te." cá está...

Bem...Matemática é secundário...lol...Se te deres bem ca programação depois arranjas maneira de te safar no resto... ;)
Ate porque o pessoal que conheço que tinha dificuldades em mat no secundário agora tem mt mais em programação..Há mais gente a mudar de curso por causa da programação do que pelas matemáticas...
 
Back
Topo