Eu não percebo nada de matemática , posso me tornar um bom programador?

É a mesma coisa de saberes andar e não ter pernas. Claro que esse teu "não pesco nada de matemática" é um pouco relativo, pois podes é não ter interesse na matemática como ela te é apresentada, mas quem sabe que quando a tiveres que aplicar a conceitos que vais ter de implementar e de perceber, que até te safes, ou, no pior dos cenários, aprenderes a safar-te.
Por isso nada melhor do que experimentar a ter um pouco de força de vontade.

--> Hum, pois é claro que com esforço , muito e muito esforço, uma pessoa se quiser até pode aprender matemática. Ora muito bem , experimentar não custa, nada. Vamos lá ver então.
Mas olha digo-te já a programação é um vicio.
Desde que peguei nos ebooks de Python (for newbies), tenho estado sempre a ver isto, nem consigo sair de frente do pc.

Mas desculpem lá nos anuncios de emprego pq é que nas TI, são montes de empresas a pedir programadores , e não há tantos como por exemplo Administrador sistemas?
Outra coisa até que idade +/- arranjas emprego nas TI, ex: Programador?
 
Última edição:
Mas desculpem lá nos anuncios de emprego pq é que nas TI, são montes de empresas a pedir programadores , e não há tantos como por exemplo Administrador sistemas?
Outra coisa até que idade +/- arranjas emprego nas TI, ex: Programador?

Por uma questao de numeros. Uma empresa precisa de muitos mais programadores do que adminstradores de sistemas. Existem empresas que podem ter dezenas de equipas com dezenas de programadores, e apenas terem uma equipa de 2 ou 3 sys admin.
 
Isso de ter que ser bom a matemática para se ser programador é um mito. A única razão pela qual deves ser bom a matemática é para arrumares as cadeiras de matemática. Mais nada.
Isso é como a física: "Ah e tal, quem não for mau a matematica também é mau a física!" ---> conheço um gajo que tem 15 a matematica e 11 a FQ.
E se ainda tiverem dúvidas: "Do not worry about your difficulties in Mathematics. I can assure you mine are still greater." -->Albert Einstein
 
Isso de ter que ser bom a matemática para se ser programador é um mito. A única razão pela qual deves ser bom a matemática é para arrumares as cadeiras de matemática. Mais nada.
Isso é como a física: "Ah e tal, quem não for mau a matematica também é mau a física!" ---> conheço um gajo que tem 15 a matematica e 11 a FQ.
E se ainda tiverem dúvidas: "Do not worry about your difficulties in Mathematics. I can assure you mine are still greater." -->Albert Einstein

Nem mais. Em programacao precisa-se é de alguns conhecimentos matematicos, como aplicar leis, teorias, etc... que com a pratica acabam por sair facilmente. Nao é preciso ser craque nem sequer bom.
 
Isso de ter que ser bom a matemática para se ser programador é um mito. A única razão pela qual deves ser bom a matemática é para arrumares as cadeiras de matemática. Mais nada.
Isso é como a física: "Ah e tal, quem não for mau a matematica também é mau a física!" ---> conheço um gajo que tem 15 a matematica e 11 a FQ.
E se ainda tiverem dúvidas: "Do not worry about your difficulties in Mathematics. I can assure you mine are still greater." -->Albert Einstein

Yah, tb acho , já tinha dito aqui que tb me parecia um mito.

Mas sempre é melhor perceber umas coisistas de mat.

Bem pessoal, agradeço a todos a v/a colaboração, em tirar esta duvida.

Entre uns que disseram não precisas saber e outro que é fundamental saberes mat.
Lá está acho que os que respoderam "é fundamental saberes mat.", ganharam. Bem se quiserem enviar ai opinioes não se acanhem.
 
Uma coisa também é certa, ele não disse que queria ser programador para sempre.

Umas das evoluções de quem começa por programador é Administrador de Base de Dados ou Gestor de Projecto, e é aqui que quero ver a falta de matemática a provocar estragos.

E também cada vez mais se pede conhecimentos de analise financeira ou contabilidade para desenvolvimento de aplicações do tipo ERPs, CRMs, SRMs, etc... É sempre uma vantagem. :-D


"Procura-se Programador perfeito, com conhecimentos profundos em todas as áreas" --> não falta muito.:lol:
 
Uma coisa também é certa, ele não disse que queria ser programador para sempre.

Umas das evoluções de quem começa por programador é Administrador de Base de Dados ou Gestor de Projecto, e é aqui que quero ver a falta de matemática a provocar estragos.

E também cada vez mais se pede conhecimentos de analise financeira ou contabilidade para desenvolvimento de aplicações do tipo ERPs, CRMs, SRMs, etc... É sempre uma vantagem. :-D


"Procura-se Programador perfeito, com conhecimentos profundos em todas as áreas" --> não falta muito.:lol:

Sim , não quero ser programador para sempre , aliás nem quero ser programador ,(mas até posso ser) quero ser administrador se sistemas.
Mas ainda vou estudar as duas partes programação e administração de sistemas, até pode ser que goste mais de programar do que system admin.
Bem mas a ver vamos.
Até pode ser que goste mais de programação.
Bem a matemática é bastante lixado.
Nos tempos de liceu era , nega, nega , só como muito , muito , muito, muito suor é que conseguia tirar 10, mas suava muito e era preciso muito esforço.
Bem é por isso que digo , que não sei se darei alguma coisa para a programação.
 
Eu nega a matemática só tive no 7º ano, ano para esquecer (é jovem não pensa), depois eu tirava mais rapidamente uma nota mais fraca a religião moral do que a matemática, por alguma coisa sou agnóstico. :)

Tem áreas na matemática que nunca me cativaram, tipo trigonometria e álgebra. Mas fazem falta e precisamos delas.
 
Eu sinceramente acho que não é o "perceber matemática" que leva a ser um "bom programador", mas sim todo o processo de raciocínio que vais ganhando ao "tentar perceber matemática" e isso sim ajuda e muito!
No mundo de trabalho o conhecimento de matemática e a programação estão muitas vezes juntas (digo no mundo do trabalho como em problemas que a computação ou a programação são mais complexos), tens simulações estocásticas, simulações numéricos de modelos fisicos (ou seja matemáticos praticamente), etc...
 
Para mim é fundamental que quem programa, saiba um pouco de Matemática.
Antigamente o Curso de Engenharia Informática era, como ja foi dito atrás, Matemática Aplicada(que estava aliada à computação).
Muitos professores doutorados(antes de 1995), que estão no ramo da computação, têm o grau de BsC em Matemática Aplicada.
Mais tarde o curso passou a ser chamado Informática e depois com o processo de acreditação na ordem dos engenheiro passou a Engenharia Informática.

Isto reflectiu-se na FCUL(Faculdade Ciências da Universidade Lisboa (vulgo Universidade Clássica)), mas não só.
 
Vou dar um exemplo de uma colega que estudou comigo no secundàrio, pelo menos ate ao 11 ano, posso-te dizer, que embora tenha estudado mais tempo que ele, tenha logo começado a trabalhar, e nunca ter estado desempregado, esse meu colega, que deixou de estudar provavelmente por causa de matematica e fisica, é em muito superior a mim, nao so pela mérito que lhe devo atribuir, mas tambem pelo seu esforço e dedicaçao. Hoje, por mero azar esta desempregado, mas posso vos dizer que ele soube bem aproveitar o tempo em que deixou de estudar. Hoje programa c++, assembler, pascal, php (mysql)+html+css, java, um pouco de flash, domina absolutamente linux bem como o windows. (posso inclusive dizer que foi "cracker" de aplicaçoes que envolve mto assembler, raciocinio, logica e bastante matematica, peço desculpa se nao poderia dizer isto no forum, se nao, apaguem esta parte). Ja nao o vejo a algum tempo, mas de certeza que os seus conhecimentos nao ficaram por aqui...

Agora, se lhe perguntarem, gostas de matematica?, a resposta é so uma, NAO! Foi precisamente por isso que deixou de estudar, e vos digo uma coisa... ele é um grande exemplo a seguir, porque o "bichinho" nasceu com ele e nunca deixou de lado um computador por mais de 8 horas... Hoje esta à procura de emprego fixo, mas te garanto, ele nunca esteve realmente desempregado, porque a sua vida é o computador ;p

é claro que matematica, como ja aqui foi dito, para certos ramos de programaçao, como o caso de programaçao 3d (como jogos e aplicativos graficos), é absolutamente inprescindivel..., embora seja possivel programar sem grandes bases de matematica, nao é aconselhavel, ja que chegará uma altura em que a vontade de desistir será mais forte que a capacidade psicologica de resoluçao de determinados problemas.
Um caracteristica que acho que é necessaria a qualquer tipo de programador, sendo ele douturado ou "amadaro", é a força de vontade, porque sem ela, ate um douturado sera facilmente superado por um amador.

p.s. Nao sei se ajudei alguem, mas de qualquer das maneiras fica o meu testemunho, e aproveito para mandar um grande abraço à pessoa de quem aqui falei, o Marco Rodrigues, mais conhecido no mundo e sub-mundo da internet como Kmos.

Abraços.

( Marco, se disse alguma mentira, corrige-me ;p e desculpa ter exposto a tua historia, mas acho um belo exemplo de vida.)
 
Última edição:
... esse meu colega, que deixou de estudar por causa de matematica e fisica ...

... posso inclusive dizer que foi "cracker" de aplicaçoes que envolve mto assembler, raciocinio, logica e bastante matematica ...

Agora, se lhe perguntarem, gostas de matematica?, a resposta é so uma, NAO! Foi precisamente por isso que deixou de estudar ...
?????

PS: O que é que são aplicações que envolvem muito assembler, raciocínio e lógica?!
 
nao percebeste bem... o que quis explicar, e que compreendeste mal, é que o acto ilegal de crackear uma aplicaçao envolve bastante conhecimento de assembler, raciocinio, logica, matematica... etc... Qualquer acto de reverse engeneering/cracking envolve todas estas coisas de um modo ou de outro...
Foi isso que quis dizer.

p.s. Se ao falar deste assunto ilegal (cracking, nao estou a incentivar) estiver a ir contra alguma das regras do forum.. pf eliminem este reply.

cumps.
 
Última edição:
Já foi tudo dito: para programar é preciso matemática, muita, mas depende da área e do problema em particular. Podes estar a desenvolver um programa em que a única operação é i+1 ou outro onde colocas matemática avançada que nem tu mesmo percebes pois foi-te entregue num estudo qualquer que quer ver isso aplicado na prática.

De resto, acabei agora o 12º e tenho um amigo meu na minha turma que ainda está a fazer matemática de 11º (nem se inscreveu para exame, já reprovou 2 ou 3 anos por causa dela). Pois bem, ficou em 2º nas olimpíadas de informática este ano.
 
nao percebeste bem... o que quis explicar, e que compreendeste mal, é que o acto ilegal de crackear uma aplicaçao envolve bastante conhecimento de assembler, raciocinio, logica, matematica... etc... Qualquer acto de reverse engeneering/cracking envolve todas estas coisas de um modo ou de outro...
Foi isso que quis dizer.

p.s. Se ao falar deste assunto ilegal (cracking, nao estou a incentivar) estiver a ir contra alguma das regras do forum.. pf eliminem este reply.

cumps.

OK.
 
Convém distinguir o não perceber e o não gostar.
Não gostar de matemática é meio caminho andado para não a perceber, mas não quer dizer que não haja capacidade para tal. Há gente que mete na cabeça que não gosta de matemática e por isso diz que não percebe, mas nem sequer tenta gostar...
Se forem a ver quase toda a gente que percebe de matemática, gosta de matemática e não acredito que uma pessoa que perceba não goste (mas isso é um esterótipo meu :D)
Mas também há gente que não gosta de matemática porque não percebe (a.k.a preguiçosos).
Não podemos olvidar (palvra bonita :-D)que há limitações, e há pessoas que não percebem por razões biológicas/genéticas mas ainda assim um coxo pode andar...
Mas isto sou eu a divagar...

P.S: E que tal as notas dos exames, as notas saem/sairam hoje, eu safei-me a matemática :D
 
nao gosto de mat, nem tirava boas notas, mas isso nao me impediu de tirar o curso de EI...

desde k tenhas capacidade de abstraccao e facilidade no raciocinio de problemas de logica nao vais ter problemas. mas as cadeiras de mat pura fazem parte do curso e vais ter de as fazer der por onde der ;)
 
Sem dúvida ke a matemática é um dos "grandes" pilares da programação, sem ela, a própria programação dúvido ke desenvolver-se ou continuar.
 
Back
Topo