• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

[€400-€600][13.3",14"] Portátil para trabalho

high

Membro
Início do Questionário
=============================================

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

Assim que possível

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


a) Gaming (Indica os jogos ou tipo de jogos que vais jogar) - 1%
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado) - 0%
c) Office / Navegação web / Filmes - 60% geralmente tenho imensas tabs abertas ao mesmo tempo
d) Outra? Qual? - 40% videoconferencias

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

b. 13.3" - 14"

4) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Nenhuma

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Vai viajar muito comigo e portanto convém ser um portátil duradouro e com boa bateria

6) Quantas horas de bateria necessitas?

Convém umas 8 horas sendo que geralmente o portátil vai estar ligado a um monitor externo com uma resolução de
3440x1440 que no caso do meu portátil antigo, fazia com que a bateria se gastasse mais rapidamente.

7) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, peso, ecrã, etc)?


Convém ter bom wi-fi, conectividade usb-c, ser duradouro, com som e câmera aceitavel. Se tiver 5G, melhor

=============================================
Fim do Questionário
 
Vê as configurações disponíveis para os Lenovo IdeaPad Slim 3i Gen 8 (14" Intel), aplicando o cupão RADARLENOVO.
Se a qualidade do ecrã for pouco importante, tens opções a ~500€.
 
para o que pretendes, considera um lenovo X1 Carbon recondicionado, encontras esta configuração a 630 por exemplo com 1,12Kg: Lenovo ThinkPad X1 Carbon G6 i7 (8th Gen) 16GB RAM 256GB SSD 14"

Nos 400/500 encontras os HP EliteBook 840 G6 e os Lenovo ThinkPad T490 por exemplo.

Aposta em 16Gb de RAM no mínimo.
 
Obrigado pelas respostas rapidas
Vê as configurações disponíveis para os Lenovo IdeaPad Slim 3i Gen 8 (14" Intel), aplicando o cupão RADARLENOVO.
Se a qualidade do ecrã for pouco importante, tens opções a ~500€.

@asof , muito obrigado pelo codigo. Tenho estado a espreitar um ideapad e vi um a 630 já decente. Mas a grande pergunta é se se compara a nivel de teclado e durabilidade com um thinkpad.

Vi também ontem numa loja online, novo um ThinkPad E14 4 com um AMD Ryzen 5 5625U com 8GB de Ram, 256GB de memoria que me pareceu interesante por €603. Depois fui jantar fora com a minha parceira (como era dia de S. Valentim) e quando voltei, a promocao tinha acabado e agora está a €830. Acham que se fosse pelos €603 valeria a pena este portatil? Estou a pensar escrever á loja e pedir se me fariam o preco de ontem.

para o que pretendes, considera um lenovo X1 Carbon recondicionado, encontras esta configuração a 630 por exemplo com 1,12Kg: Lenovo ThinkPad X1 Carbon G6 i7 (8th Gen) 16GB RAM 256GB SSD 14"

Nos 400/500 encontras os HP EliteBook 840 G6 e os Lenovo ThinkPad T490 por exemplo.

Aposta em 16Gb de RAM no mínimo.

@tmgp, realmente adoraria ter um ThinkPad X1 carbon. Há muito risco de o portatil nao durar tanto? também vejo que o CPU é bem mais fraco. Vou ter problemas com o tempo por aí? Haverá muita diferenca entre uma config de 8GB vs 16GB e compensa o CPU mais fraco?

Por fim, o Elitebook vai conseguir dar a mesma experiencia que o Thinkpad a nivel de durabilidade e teclado?
 
Já usei Elitebook e Thinkpad e nunca tive problemas de maior, são ambos bastante robustos... E acredito que os Dell também mas nunca usei em contexto profissional de maior duração. Desde que sejam equipamentos profissionais os critérios de durabilidade e de escolha de componentes e materiais são diferentes.

Recondicionados têm garantia e em termos de sustentabilidade fazem sentido. Desde que a indústria amadureceu que compro quase sempre recondicionados para casa e até agora sem problemas de maior, e os que tive resolveram-se em garantia (é sempre melhor comprar a uma empresa portuguesa para facilitar esta parte).

Relativamente ao CPU dei mais que uma sugestão por causa disso, normalmente o X1 vem com processador U, para beneficiar a mobilidade a favor da autonomia, mas ficas com 1Kg e pouco. Mas tens os T400 e os 840 com processadores normais a pesar cerca de 1,5Kg, o que também não é dramático... Tem muito a ver com o trabalho que fazes, uma coisa é ter só muitas tabs abertas a consumir ram (daí ser bom ter 16Gb de Ram, e mesmo 32 não se perde nada), outra é ter muitas folhas de cálculo pesadas a requererer capacidade de processamento.
 
Vi também ontem numa loja online, novo um ThinkPad E14 4 com um AMD Ryzen 5 5625U com 8GB de Ram, 256GB de memoria que me pareceu interesante por €603. Depois fui jantar fora com a minha parceira (como era dia de S. Valentim) e quando voltei, a promocao tinha acabado e agora está a €830. Acham que se fosse pelos €603 valeria a pena este portatil? Estou a pensar escrever á loja e pedir se me fariam o preco de ontem.
Talvez haja algum IdeaPad Slim daqueles numa grande superfície que possas experimentar primeiro, mas não sei até que ponto os aspetos que referes de um ThinkPad compensarão o processador mais fraco e os GB a menos de memória RAM e de SSD; e neste caso há ainda a questão de o teclado do que viste ser Espanhol. Sendo assim, vê também se te interessa o Lenovo ThinkBook 14 G4 IAP a ~559€, embora por mais ~40€ me pareça preferível o IdeaPad Slim.
 
existe mais para além de specs quando se considera um portátil profissional, a própria lenovo aborda isso, sem obviamente denegrir os ideapad, mas dá para perceber que se se tem de passar em mais testes, há coisas que são diferentes para lá da ram e do processador :)

ps: um dos critérios é "Vai viajar muito comigo e portanto convém ser um portátil duradouro e com boa bateria", eu aqui acrescentaria resistente :)
 
E eu não digo que não, apenas deixo à consideração do OP dar o mesmo valor por um ThinkPad de algumas gerações atrás (que nem era topo de gama na altura), recondicionado e com especificações em geral inferiores, que daria por um IdeaPad Slim recente novo. É que a questão da resistência, consoante o manuseio do material, pode não ser assim tão relevante. Depois, em relação à bateria, há que ver até que ponto a de um desses recondicionados será superior e compensará as restantes desvantagens, já que aí pelo menos deve poder contornar a questão ligando o portátil à tomada (dado que terá um monitor que se presume externo por perto).
 
Obrigado a ambos. Realmente é uma decisao complicada. Tinha a ideia que o E14 que tinha visto tinha teclado portugues mas posso estar errado.
Nao consegui foi encontrar o Lenovo ThinkBook 14 G4 IAP a 559€ novo.

Para responder ás vossas perguntas, eu geralmente trabalharei de um escritório a cerca de 3Kms de casa (10 mins de carro), mas por vezes deslocarei-me ao estrangeiro. Geralmente acho que sou cuidadoso com os meus portateis mas tenho tido azar nos ultimos 5 anos. Tive 4 Portateis na minha empresa anterior (todos macbook Pro M2), sendo que 1 foi roubado, outro levou com café em cima, mas os outros dois avariaram assim do nada. Pelos vistos em ambos os casos, tinha a haver com a motherboard e a ligacao ao ecra. Em ambos os casos, disseram-me que foi de vibracao do carro das viagens constantes (que me parece estranho devido ao facto que o carro nem vibra muito por ser electrico) e pelo abrir e fechar o ecra com demasiada forca.

O outro aspecto que valorizo bastante é o teclado. Sendo que prefiro nao usar teclado externo, eu gosto de um teclado realmente comfortavel, sendo que venho de um macbook pro.
 
Aparentemente, aquele G4 também é recondicionado.
A questão do transporte tem impacto, mas quatro portáteis em 5 anos também me parece estranho. Depois também pode acontecer que haja uma perceção errada do cuidado que se tem.
Em relação ao teclado, só mesmo experimentando ou vendo várias opiniões (no YouTube, comentários da Amazon, etc).
 
sim, de acordo. Também nunca ninguem me disse que trato mal os portateis mas tenho tido pouca sorte (Apesar de que, como disse, na verdade foram só 2 que avariaram). Mas com isto tudo, gostaria de um portatil com alguma resistencia ao embate (caso eu o assente na mesa com um pouco mais de forca) e á vibracao.
 
Back
Topo