PC/Mac/Linux Europa Universalis IV (Paradox Interactive)

Já joguei e recomendo, parece-me estar um jogo bem acabado (quem está habituado a jogos da paradox sabe a que me refiro, com excepção do crusader kings 2), com algumas alterações face ao 3 que me parecem bem pensadas e executadas.
O vicio com este não vai parar tão cedo...
 
vai-me custar a habituar não conseguir mandar espioes para saber quantas tropas tem o inimigo hehe

surpreendentemente a jogar por Portugal a minha tecnologia militar está a avançar rapido em relação ao resto não sei porquê
 
Bem os dois primeiros grupos tutoriais já estão, o último fica para amanhã. Já deu para ter algumas noções do jogo, a ver se começo a explorar isto mais a fundo. Sempre tive curiosidade em experimentar um EU até porque é um tipo de jogo que gosto bastante
 
nao acham estranho nao porem mais territorios no mapa? eu sei q na altura nao tinham sido descobertos, mas e irritante ter tanto espaco branco no jogo. nao ha maneira de por o mapa completo?
 
vai-me custar a habituar não conseguir mandar espioes para saber quantas tropas tem o inimigo hehe

surpreendentemente a jogar por Portugal a minha tecnologia militar está a avançar rapido em relação ao resto não sei porquê

LOL sempre deu para saber as tropas inimigas no Ledger! Carrega na tecla "L", vai à parte militar, e depois ordena a coluna Total de ordem descendente de forma a teres os maiores exércitos no topo.
 
LOL sempre deu para saber as tropas inimigas no Ledger! Carrega na tecla "L", vai à parte militar, e depois ordena a coluna Total de ordem descendente de forma a teres os maiores exércitos no topo.

sim expressei-me mal, não a quantidade de tropas mas a localização, é essencial em alguns casos bloquear certas regiões com navios para poder andar a conquistar terra noutros sitios

em relação ao jogo em si, a colonização deste jogo está a corresponder muito melhor à realidade do que o jogo anterior (franceses a espalharem-se por Africa e norte america), espanhois já não andam a papar tudo o que aparece a frente do norte de africa, jogar de Portugal no modo normal está um passeio
 
Última edição:
Ora Abril de 1479, estou neste momento a colonizar no Brasil. Optei por não entrar em guerra na Europa, no entanto, à custa dos meus aliados tive um problema com os franceses... De dinheiro não tenho problemas. Escolhi exploration e economic ideas, no entanto, ainda estive na dúvida se deveria ter escolhido as expansion ideas...
 
Ora Abril de 1479, estou neste momento a colonizar no Brasil. Optei por não entrar em guerra na Europa, no entanto, à custa dos meus aliados tive um problema com os franceses... De dinheiro não tenho problemas. Escolhi exploration e economic ideas, no entanto, ainda estive na dúvida se deveria ter escolhido as expansion ideas...

Conseguiste isso cedo até.

Eu com Portugal por essa altura tinha conquistado marrocos e quebrado a aliança com a Inglaterra porque estava sempre a ir para guerras, mas marrocos para cristianizar é lixado, há muito sítio que aquilo não avança por ter um bónus negativo das taxas ou lá o que é, só consegui em 3 zonas mas depois morreu-me o herdeiro e o em seguida o Rei e pronto, estabilidade passa de 3 para 1, sem legitimidade e foi só revoltas em marrocos nas cenas que tinha acabado de conquistar e na zona Rio de Ouro que andava a colonizar lol mas tinha por acaso muito ouro e já tinha até pago todos os empréstimos, se o a minha dinastia não tem tudo ido para o buraco tinha continuado na boa a conquistar o norte de áfrica e ia começar a explorar as américas :<
 
Sei que se calhar é pedir demais mas se houver alguém que tenha uma chave do CK2 a mais diga.

Posso trocar por (pouco a oferecer):
Winged Hussars DLC
National Moments DLC

 
Eu tenho uma chave mas queria um pouco mais xD

Ora, Portugal, Outubro de 1500, já consegui colonizar isto

6kph.jpg
 
Sei que se calhar é pedir demais mas se houver alguém que tenha uma chave do CK2 a mais diga.

Posso trocar por (pouco a oferecer):
Winged Hussars DLC
National Moments DLC


Eu tenho, mas é do GamersGate e o botão "Gift This" desapareceu do CK2. Já enviei uma mensagem para o suporte e hoje deram um email de resposta de como não perceberam nada do que estou a falar. Por isso convém arranjares isso de outra pessoa já que comigo isto vai demorar.
Além disso irias necessitar de uma conta no GamersGate para eu te poder oferecer o jogo.

Eu tenho uma chave mas queria um pouco mais xD

Ora, Portugal, Outubro de 1500, já consegui colonizar isto

6kph.jpg

Boa! :clap:
 
Agradeço a ambos. Interessava-me mesmo era uma chave que desse para Steam pois aí é certo que conseguiria correr em linux.
Mas lá está, não posso pedir muito, quando nem sequer tenho muito para oferecer.
 
Eu não quero nada em troca, e a versão GamersGate nem DRM tem (excepto se comprares DLCs do CK2, aí tem um pouco de DRM). Eu sempre preferi comprar jogos da Paradox no GamersGate do que no Steam precisamente porque como não tinha DRM os patches saíam sempre primeiro do que a versão Steam. Por isso não vais ter problemas com o Linux certamente.
 
Ah estou a ver. A minha questão prende-se com o facto de que o CK2 é compatível com Linux e sei que na Steam basta instalar através do client. Não sei como será com esse versão do GamersGate. Pelo que vi no site da GamersGate eles nem anunciam compatibilidade com Linux.

Eu não quero nada em troca, e a versão GamersGate nem DRM tem (excepto se comprares DLCs do CK2, aí tem um pouco de DRM). Eu sempre preferi comprar jogos da Paradox no GamersGate do que no Steam precisamente porque como não tinha DRM os patches saíam sempre primeiro do que a versão Steam. Por isso não vais ter problemas com o Linux certamente.

EDIT: Já agora, quando foi o evento Call to Arms consegui angariar 11 pessoas através do meu link. Não era suposto ter recebido uma key do EU3?
 
Última edição:
Ah estou a ver. A minha questão prende-se com o facto de que o CK2 é compatível com Linux e sei que na Steam basta instalar através do client. Não sei como será com esse versão do GamersGate. Pelo que vi no site da GamersGate eles nem anunciam compatibilidade com Linux.



EDIT: Já agora, quando foi o evento Call to Arms consegui angariar 11 pessoas através do meu link. Não era suposto ter recebido uma key do EU3?

Ainda ninguém a recebeu. Não se sabe o que se está a passar. Devem ter-se apercebido que iriam estar a fazer concorrência com o EU4.
 
Estou a jogar com a França num jogo de multiplayer e isto é um absoluto escândalo. A França está completamente Over Powered, tenho de longe mais manpower, mais exército e mais dinheiro do que os outros países! Estou a invadir Inglaterra e eles já estão sem manpower, ao ponto de nem atacarem com o seu stack de 21k e me deixarem ocupar o que eu quiser! Que vergonha!
 
Estou a jogar com a França num jogo de multiplayer e isto é um absoluto escândalo. A França está completamente Over Powered, tenho de longe mais manpower, mais exército e mais dinheiro do que os outros países! Estou a invadir Inglaterra e eles já estão sem manpower, ao ponto de nem atacarem com o seu stack de 21k e me deixarem ocupar o que eu quiser! Que vergonha!

O estranho é teres conseguido lá entrar tendo em conta os teus barcos e os deles.
 
A Inglaterra deve ter perdido cerca de metade dos seus barcos, não sei porquê. Dado que tenho tanto dinheiro acabei por estar ligeiramente à frente no número de barcos por 1 ou 2 em cada categoria.
 
Back
Topo