PC/Mac/Linux Europa Universalis IV (Paradox Interactive)

Jogo bem tramado este, nunca tinha jogado nenhum mas estou a gostar.

Comecei a colonizar a costa do Marfim e os territórios à volta, ouro e marfim dão sempre jeito.
 
E cuidado que o jogo aumenta o tempo gasto à frente do computador. :D

True story xD Vou quase em 1600 e passei à 2º fase e agora é que vou começar em guerra. As minhas colónias na América do sul vão desde a actual venezuela até à Patagónia :)
Consegui também conquistar a Andaluzia a Castela, com a ajuda de Aragão e de França.
Agora uma dúvida: Que set usam para a vossa marinha principal? São só Carracks ou adicionam outras unidades?
 
nao acham estranho nao porem mais territorios no mapa? eu sei q na altura nao tinham sido descobertos, mas e irritante ter tanto espaco branco no jogo. nao ha maneira de por o mapa completo?

Não há problema, um português já tinha criado um mod para isso no EU3 chamado Terra Universalis, e voltou a fazê-lo no EU4! Agora há mais 380 províncias no mundo!
http://forum.paradoxplaza.com/forum/showthread.php?709802-Mod-Terra-Universalis-II

50185636795884128464.gif
 
Estou a jogar com a França num jogo de multiplayer e isto é um absoluto escândalo. A França está completamente Over Powered, tenho de longe mais manpower, mais exército e mais dinheiro do que os outros países! Estou a invadir Inglaterra e eles já estão sem manpower, ao ponto de nem atacarem com o seu stack de 21k e me deixarem ocupar o que eu quiser! Que vergonha!

espera até apanhares otomanos pela frente hehe, eu primeiro jogo que estou a fazer com os russos em iron mode estava a ir muito bem, tambem tinha mais manpower etc até eu cometer o erro de me meter contra os otomanos, é rapadela atrás de rapadela, ainda por cima nem verifiquei que eles tinham um general de 6* fire, eu com o dobro do exercito a levar no pelo hehe
 
Última edição:
Passei hoje praticamente o dia todo de volta disto. Depois de começar novamente o jogo umas 3x acho que lá consegui atinar com a mecânica, mas ainda há muita coisa que não percebo bem, especialmente na parte da economia. Tenho uma dificuldade enorme em gerar dinheiro, e não consigo perceber bem os trade nodes
 
Tenho de admitir que gosto bastante do novo sistema de tecnologia e ideias. Embora à primeira vista possa parecer mais simplificado, é uma fonte de grande dilemas para escolher que ideias seguir ou se em vez disso apostamos em novas tecnologias e também onde e como gastamos os pontos de diplomacia, administração e militares. Não é tão abstracto como nos anteriores jogos em que era à base de financiamento e muitos sliders.
 
Passei hoje praticamente o dia todo de volta disto. Depois de começar novamente o jogo umas 3x acho que lá consegui atinar com a mecânica, mas ainda há muita coisa que não percebo bem, especialmente na parte da economia. Tenho uma dificuldade enorme em gerar dinheiro, e não consigo perceber bem os trade nodes

Basicamente ninguém gera dinheiro no início do jogo, tens de ser muito poupado e viver à base de empréstimos e assim que chegares a Admin tech ao nível 5 começas a construir Constables e Temples em tudo o que é província. Atenção que o Constable gera mais dinheiro do que o Temple na maioria das províncias, enquanto que o Temple, apesar de ser preferível construir depois dos Constables nas províncias ricas, compensa construir em TODAS as províncias.
A matemática é simples: o Constable dá +20% dos impostos, mas 20% de zero é zero, e 20% de pouco mais do que zero dá pouco mais do que zero na mesma.
Já o Temple dá sempre +1 ducado, independentemente da província ser pobre ou rica. Isto permite fazer dinheiro até da província mais "inútil".

Tenho de admitir que gosto bastante do novo sistema de tecnologia e ideias. Embora à primeira vista possa parecer mais simplificado, é uma fonte de grande dilemas para escolher que ideias seguir ou se em vez disso apostamos em novas tecnologias e também onde e como gastamos os pontos de diplomacia, administração e militares. Não é tão abstracto como nos anteriores jogos em que era à base de financiamento e muitos sliders.

Eu não sei porquê mas em todos os jogos que tenho feito, quer sozinho quer em multiplayer, tenho sempre a Admin tech a ficar para trás. A culpa, claro está, é a estabilidade estar sempre a cair por causa da porcaria dos eventos. Tenho um jogo com a França em que já tenho 5 ideias totalmente preenchidas e a Diplo tech e a Military tech "ahead of time" a 1xx% de custo extra e a admin tech a umas boas 2 techs de poder desbloquear outra ideia. Os pontos diplomáticos ainda dão para gastar a converter a população aceite em população principal (um desperdício em muitos casos, eu sei), mas a militar essa esbarra com frequência nos 999 pontos. :(
 
Boas, não comprei ainda porque tenho trabalho mais exigente até 15 de setembro +-... Mas de qualquer maneira podem me explicar as vantagens das diferentes opções de compra do jogo, por exemplo entre a versão normal e "digital extreme" e que dlc aconselham (se algum).

Já agora, de momento apenas tenho laptop (acer 3820tg com ati radeon hd5470) e segundo os testes online dá para correr o jogo. Alguém com portátil semelhante confirma?

Nem que tenha de trocar de computador, eu4 é obrigatório...

Obrigado.
 
Passei hoje praticamente o dia todo de volta disto. Depois de começar novamente o jogo umas 3x acho que lá consegui atinar com a mecânica, mas ainda há muita coisa que não percebo bem, especialmente na parte da economia. Tenho uma dificuldade enorme em gerar dinheiro, e não consigo perceber bem os trade nodes
Ainda há alguns detalhes que me escapam na mecânica dos trade nodes mas vou tentar explicar o funcionamento deles o melhor que posso:

Começando pelos trade nodes, o seu valor monetário é um somatório do que é produzido nas províncias desse node e do dinheiro que é trazido pela 'corrente' (ao ir ao modo trade do mapa é fácil de perceber, o dinheiro flui na direcção das setas). O trade power que tens num determinado trade node é o somatório do trade power 'produzido' pelas tuas provincias nesse node (certos edificios aumentam este valor) com o trade power de frotas que possas ter a patrulhar esse mesmo trade node (apenas light ships têm trade power), sendo este valor depois multiplicado pelo trade efficiency.
Com os merchants podes fazer duas acções num trade node: collect, que colecta o dinheiro no trade node directamente para o teu bolso (quanto mais trade power tens nesse node, maior a percentagem de dinheiro desse trade node que recebes), e transfer power, que encaminha dinheiro pela corrente abaixo (não é possível transferir dinheiro corrente acima). Não é necessário teres merchants em todos os trade nodes para o dinheiro fluir (o jogo automaticamente encaminha o dinheiro para o trade node no qual a tua capital se encontra), no entanto ter um merchant num trade node adiciona 10% (percentagem essa que pode aumentar com determinados bónus) ao valor colectado/transferido para o próximo trade node, por isso é bom colocá-los em trade nodes com elevado valor.

Isto traduzido em miúdos significa que, tomando o exemplo de Portugal que queira dominar o comércio da Índia implica estabelecer colónias por toda a África e conquistar território na Índia de maneira a ter o monopólio (com a ajuda de muitos light ships para patrulhar) em todos os trade nodes desde Ceylon até Seville.
 
Última edição:
Vou ter de reler o teu post com atenção mas para já vou olhar para o fluir dos trade nodes e reposicionar os meus merchants e provavelmente os light ships
 
Neste momento estou a jogar com a Rússia e vou em 1600. Grande problema: Otomanos. A qualidade do exército deles é mesmo topo, com generais 6-6-5-5... Também não posso atacar a Crimea, porque sempre que o faço os otomanos juntam-se a eles e levo uma sova. Agora tenho-me expandido para este.

1ski.png
 
Última edição:
Vou começar um jogo com a Russia, o meu com Portugal já entrou naquela fase mais aborrecida em que já colonizei o Brasil e controlo o mercado Indiano. Sempre que jogo com Portugal acontece-me isto, é super divertido chegar a este ponto mas depois aborreço-me :p
 
Essa Crimeia está absolutamente op. Nunca a vi tão grande.
Porque é que não te expandes para a Estónia, Letónia e Lituânia?
 
Vou começar um jogo com a Russia, o meu com Portugal já entrou naquela fase mais aborrecida em que já colonizei o Brasil e controlo o mercado Indiano. Sempre que jogo com Portugal acontece-me isto, é super divertido chegar a este ponto mas depois aborreço-me :p
É um bocado como eu estava, por isso é que me resolvi atirar para uma guerra contra a França! De realçar esta estrondosa vitória militar:

 
Back
Topo