Evaristo - um bixo com 7 cabeças

Não me safo!

Isto é, consigo que a aplicação funcione, só que depois não consigo ter as quantidades existentes dos produtos e acesso ás listagens. Quando clico em Listagens aparece Compras - Vendas - Produtos, mas ao clicar no que aparece no menu seguinte nada acontece.

PostgreSQL 8.2.
Distro Mandriva.

Julgo que o problema seja num erro que dá quando faço o comando
psql -f sql/mpb2-3.sql

ERRO:

psql:sql/mpb2-3.sql:4061: ERRO: função tf_insert_doc_lin_tuple() não existe
psql:sql/mpb2-3.sql:4072: ERRO: função tf_insert_doc_tuple() não existe
psql:sql/mpb2-3.sql:4075: ERRO: permissão negada ao autorizar sessão
psql:sql/mpb2-3.sql:4082: ERRO: deve ser o dono do esquema public

Poderá ser dos previlégios dos utilizadores? É que quando entro na aplicação não me é pedida qualquer password. Entro com o utilizador m16e.

Ajuda agradece-se, pois estou decidido a que isto funcione.

Já agora como apago a 'ROLE' 'm16e' e a base de dados "m16e".
 
Última edição:
Hum...

O problema das listagens não é por não teres produtos? De qualquer maneira devia dar-te a lista vazia. Ah, agora reparei, devias mudar para o Postgre 7.4, esse tá testado e funciona, o 8.2 dá problemas até acho que reportaram aqui no forum.

Quando fizeres psql -f sql/mpb2-3.sql mete sudo psql -f sql/mpb2-3.sql antes para ver se já dá.
Para apagar a bd tens que fazer drop enquanto utilizador m16e, podes ver como em http://www.postgresql.org/docs/7.4/interactive/sql-dropdatabase.html.

Já agora por curiosidade o Evaristo tá a funcionar há desde 1 de Abril no PC da clínica sem problemas, faltam mesmo só os acentos!
 
No site acima referido, tens um fórum de suporte, em que os autores da aplicação te ajuda.

Deves verificar se tens a ultima versão java instalada. Não sei que sistema operativo tens, mas em principio abre a janela java com os dados para o login. Experimenta perguntar no fórum oficial.
 
Preatorian; disse:
No site acima referido, tens um fórum de suporte, em que os autores da aplicação te ajuda.

Deves verificar se tens a ultima versão java instalada. Não sei que sistema operativo tens, mas em principio abre a janela java com os dados para o login. Experimenta perguntar no fórum oficial.

Obrigado.

Em menos de uma hora, para quem não percebe nada de java nem postgresql o COLIBRI está a funcionar.
Pessoal, esqueçam o Evaristo, digo eu.

Experimentem o COLIBRI.
Muito fácil e intuitivo
 
Olá pessoal,

Aqui vai um guia da minha aventura com o evaristo :).

Passos a dar para a instalação do Evaristo (feita no Debian Etch):

Primeiro há que instalar os pré-requisitos do Evaristo que são o PostgreSQL7.4 ou superior, JAVA 1.4 ou superior e o JDBC driver para o PostgreSQL.

1- Instalação do PostgreSQL7.4
1.1 - No Sistema Debian nada mais fácil que:
aptitude install postgresql7.4 [e todos os outros pacotes necessários e que quiser instalar]
1.2 - Noutros sistemas, seguir os passos indicados para o mesmo.

2- Configuração do PostgreSQL7.4 (tudo feito em modo root)
2.1 - Alterar os ficheiros de configuração postgresql.conf e pg_hba.conf
2.1.1 - postgresql.conf
- Na parte das "Connections Settings" descomentar a linha que diz:
#tcpip_socket = false
para descomentar tirar apenas o simbolo #
e por:
tcpip_socket = true
2.1.2 - pg_hba.conf
- acrescentar as seguintes linhas, comentando as que lá se encontram:
em local:
local all all trust
host all all 127.0.0.1 255.255.255.255 trust
em ipv4
host all all 127.0.0.1 255.255.255.255 trust
2.2 - Fazer um restart ao PostgreSQL com o seguintes comando
/etc/init.d/postgresql-7.4 restart

3- Instalar JAVA
Antes de mais fazer o Download do bin desejado em sun.java.com.
3.1 - Em Debian nada mais fácil que:
sudo aptitude install java-package debhelper fakeroot

fakeroot make-jpkg <downloadedfile.bin>

sudo dpkg -i obtained_debian_package.deb

E pronto, o java fica instalado nos sitios correctos e com os exports necessários na PATH :).
Para o "tira-teimas" fazer java -version no terminal e verificar se corresponde à versão do download.

4- Instalar o JDBC Driver do PostgreSQL. (feito em modo root)
Em http://jdbc.postgresql.org/ fazer o Download do driver correcto. Neste caso vai ser o pg74.216.jdbc3.jar

Renomear o ficheiro para postgresql.jar e copiá-lo para o directório /usr/share/java

Neste momento estão instalados todos os pré-requisitos.

5- Instalação do Evaristo
Aqui é como é dito no manual de instalação rápida do mpbiz.

5.1- Executar estes comandos, um de cada vez.
(em modo root) adduser m16e
(em modo root) mkdir -p /usr/local/m16e/evaristo
(em modo root) chown m16e:m16e /usr/local/m16e/evaristo
(em modo root) chmod g+r /usr/local/m16e/evaristo
su postgres
createuser m16e
exit
su - m16e
createdb m16e

Enquanto utilizador m16e fazer o seguinte:

descompactar o ficheiro mpbiz-2-3.bz2 para a directoria /usr/local/m16e/evaristo
fazer tar xjvf mpbiz-2-3.bz2 (estando dentro da directoria /usr/local/m16e/evaristo)
de seguida:
psql -f sql/mpb2-3.sql m16e (isto é script que vai criar as tabelas e afins na base de dados do PostgreSQL)

E pronto:
agora corremos o programa fazendo
./evaristo.sh (dentro da directoria /usr/local/m16e/evaristo)

Caso apareça um erro do estilo:
xlib: connection to ":0.0" refused by server
xlib: no protocol defined

então é porque se tentou correr em modo root.

Solução:
Mude para o utilizador m16e e corra como esse utilizador, ou se quiser correr em modo root faça:
kdesu ./evaristo.sh (se usar o KDE)
ou
gksudo ./evaristo.sh (se usar o Gnome)

Obs:
O mesmo pode ser feito usando o PostgreSQL 8.1 que vem nos repositórios do Debian Etch.

as alterações a fazer são:
2.1.1 - postgresql.conf
- Na parte das "Connections Settings" descomentar a linha que diz:
#listen_addresses = 'localhost'
para descomentar tirar apenas o simbolo #

E se assim se desejar também se pode personalizar a configuração, em vez de criar o user m16e, usar o user corrente.

- na parte de criação do user m16e, não fazer caso.

- quando forem carregar o script da base de dados com o comando psql -f etc, façam antes uma alteração ao script com um editor de texto qualquer que suporte o Substituir, vão substituir todas as palavras m16e por nome_do_vosso_user.

-há também que modificar o ficheiro de configuração mpbiz-backoffice.properties, onde está db.user=m16e, vai estar db.user=nome_do_vosso_user.

O resto é igual :).

Espero que ajude alguém, também eu tive sérias dificuldades em instalar isto, mas tive boas ajudas do pessoal nesta thread.

ps:
Ainda não fiz grandes testes, e para falar verdade, nem vou fazer, apenas estive a instalar o programa para ajudar o meu irmão que vai precisar dele, assim que me ele disser que encontrou problemas aqui e acolá vou ter de os ir resolvendo :/, mas isso é só quando ele o começar a usar.
 
Codificação

Boas,

Realmente estive com esses problemas e não consegui resolver. Tentei mexer na codificação da Base de Dados também, mas nada... O que fiz foi ir aos ficheiros XML e substituir as palavras do tipo "facturação" por "facturacao" pelo menos para as facturas não aparecerem com quadrados em vez dos acentos.

Agora já tentei fazer a migração para a versão seguinte do Evaristo, para ter o SAFT-PT, mas aquela porra teima em dar erro na instalação... Vou experimentar instalar noutro PC, porque daquele quero aproveitar a BD para a nova versão, preciso de uma sandbox!

Mas ao instalar a versão nova li isto no Readme.txt:

"Atenção:
========
Este ficheiro, tal como os restantes que constam desta aplicação
usam o encoding UTF-8.
Se, em vez dos carateres portugueses (acentos, cedilhas), está a ver
outro tipo de caracteres, quer dizer que o seu computador está a usar
outro tipo de codificação.
Se é esse o caso, também não verá correctamente os caracters portugueses
na aplicação.
No directório utils, é disponibilizado um script que converte os ficheiros
de configuração para ISO-8859-15, que é a alternativa mais usada em Portugal.
É fácil alteré-lo de modo a que a conversão seja feita para outro encoding."

Ora portanto, na pasta utils estão alguns scripts que podem ajudar a fazer isso. Ainda não experimentei, mas depois diz qualquer coisa!


--
André Monteiro
 
boas..
ja alguem conseguiu instalar a versao 3 do evaristo em linux?

andei de volta disto mas tou prestes a desistir.
da-me uma msg de erro a dizer que a base de dados esta vazia:mad:

Cumpz
FEliz 2009
 
Já mandaste um mail para mailing list do evaristo no sourceforge a pedir instruções ou a ler o manual de utilizador, os passos de instalação?
 
Versão 3

Boas, consegui instalar a versão 3:

- instalei o Ubuntu 8.10;
- descomprimi o tar do evaristo
- executei o ficheiro /install/pre-install-pg-deb.sh com o utilzador normal
- executei o ficheiro /install/install.sh com o utilzador normal

E já está!
Ja agora, alguém conseguiu migrar da versão 2.3 para a versão 3.04? Tenho os dados de facturação da versão 2.3 para passar o SAFT e só migrando para a versão 3...
 
Vou levantar este tópico!

Não consigo por o Evaristo a funcionar em Ubuntu, é a versão 3.0.4, consegui no Windows a versão 2.3 SETUP, mas está cheia de bugs!!! Além de que penso não ter o saft.

Agora em ubuntu ando aqui a levar com a mensagem : "base de dados vazia"

Se me puderem ajudar, agradeço.
 
Parece que em 5 anos o software continua a ser um bicho de 7 cabeças para todos os portugueses...

Se alguém puder ajudar, agradeço!
 
Boas, consegui instalar a versão 3:

- instalei o Ubuntu 8.10;
- descomprimi o tar do evaristo
- executei o ficheiro /install/pre-install-pg-deb.sh com o utilzador normal
- executei o ficheiro /install/install.sh com o utilzador normal

E já está!

Fiz isso, o que acontece é que no install.sh diz que não tem permissões para realizar as operações.... e tentei com todos... secalhar ainda estou a fazer alguma coisa mal... vou investir mais um tempo nisso.

Cumprimentos
 
Back
Topo