Evento Apple 12 Setembro "Gather Round"

Técnicas de comunicação Trance :D
Agora "qualquer pessoa com um curso superior em matemática sabe disso" e "Uma função de interpretação pode ser a densidade do painel e outra pode ser o de ser melhor ou pior á vista"...

Pá, o que andas para aqui a dizer?!
O teu offtopic é das coisas mais confusas que já vi aqui no fórum :P

*Não é nada contra ti, é mesmo porque acho que isto não leva a lado nenhum, não tem nada a ver com o tópico e é confuso como o caraças.
A conversa do ARM sempre tinha um bocadinho mais a ver com este tópico do que estas coisas das técnicas, símbolos e funções matemáticas.

Pronto, o tópico já não tráz muito ao fórum, já que se podem discutir os equipamentos lançados nos tópicos dos mesmos, mas mesmo assim...

Cumps
 
Dentro do assunto do tópico e acerca de ambas as keynotes WWDC e agora a de Set, aparentemente nada foi dito sobre o aperto ao cerco ao multitasking e background após foreground, implementado agora no iOS12.

Após o update para o iOS12 comecei a notar que apps que anteriormente permaneciam activas eram suspensas após muito pouco tempo. É especialmente chato em apps que lançam regularmente outras apps com retorno, como por exemplo RSS readers.

No iOS11 cada app após foreground poderia permanecer activa durante cerca de 3 minutos(180 segundos) antes de serem suspensas todas as suas actividades, isto sem quaisquer permissões especiais como o background app refresh activo. No iOS12 esse período após foreground foi reduzido para uns meros 30 segundos.

À primeira vista parece uma decisão com algumas vantagens do ponto de vista da gestão de recursos(terá sido esta uma das soluções milagrosas da aparente melhoria da autonomia/optimização do iOS12??) no entanto a experiência multitasking sofre profundamente com esta decisão. Ou o utilizador é obrigado a conceder permissões arbitrárias de execução de tarefas/fetch de conteúdos em background(background app refresh activo para a app em causa) ou qualquer retorno após 30 segundos a uma app anteriormente em foreground significa automaticamente um refresh da mesma devido à sua suspensão. Existe uma terceira opção já dentro do controlo do dev, que pode tentar artificialmente manter a app activa durante mais tempo através da call beginBackgroundTask(expirationHandler:) que pode ou não requerer entradas especificas no plist da app aquando da submissão à AppStore, podendo ser rejeitada se não existir fundamento.

No fim o multitasking no iOS actual acaba uma sombra da sua definição, é preciso encontrar outras soluções técnicas que não passem por capar a experiência com base num countdown de 30 segundos.
 
Epa com um caneco. Tecnicamente.

1) Mais PPIs não é mais qualidade de visualização.

2) Mais PPis nao é mais resolução.

3) Não é mais contraste, gama dinâmica e coisas mais.

No vídeo mistura tudo. Foi aqui tudo misturado por vários e agora vem um tipo tentar fazer parecer que fui eu que misturei.

Há aqui um utilizador ou vários que misturaram dizendo Acho mal que não tenha mais PPIs ... e que não compravam por isso outro que disse que disse que é manipulação. É partilhado um vídeo onde isso é misturado.

Mas as pessoas compram o quê? É resolução e PPIs ou qualidade de imagem?

Já o iPhone 8 não tinha 1080p. Alguém se queixava da qualidade do display?

Eu sou da opinião que mais importante é a qualidade de imagem que depende de um sem número de coisas, não só de uma ou duas.

E isso ninguém sabe aínda porque ninguém o viu.

Já percebeste. Há coisa menos como confusa que isto?

Cumprimentos!!!!!
 
Última edição:
@AudigyMaster

Algo não bate certo porque acabei de testar e várias apps, nativas e third-party permanecem abertas em background após 30s.

Pois, esta situação até a mim me faz pouco sentido sinceramente(já flashei via DFU sem reposição e tudo), mas é o que constato. Aliás já há relatos similares no reddit, curiosamente sobre a build 12.1 beta(no meu caso é na GM build 16A366): https://www.reddit.com/r/iOSBeta/comments/9hk2oq/discussion_ios_121_beta_reduced_backgrounding_time/

Tens por acaso o Background App Refresh activo nessas apps?
 
Algumas, mas ligando ou desligando o efeito é o mesmo: continuam abertas em background.

Fiz estes videos para exemplificar melhor o limite. Vou entretanto tentar reportar à Apple, esperemos que resolvam na próxima revisão(.1).
Está em EN pois foi como postei nesse reddit:

EDIT(have a look at the app Clock icon for elapsed time)
Background App Refresh OFF(app refreshes after 30s):
Background App Refresh ON(app stays active):
 
No fim o multitasking no iOS actual acaba uma sombra da sua definição, é preciso encontrar outras soluções técnicas que não passem por capar a experiência com base num countdown de 30 segundos.

Mas isso é com Background App Refresh on or off?

Porque que eu saiba as Background App Refresh estão sempre todas a On por defeito, logo essa conclusão não se aplica. Se estiver a off é porque o utilizador colocou!

E porque é importante o utilizador poder gerir isso? Ha apps com o Facebook que andavam a fazer download preemptivo em background a gastar dados ao utilizador sem ele se aperceber. Outras andam a fazer coisa mais "chatas" em matéria de privacidade e segurança. O utilizador se achar que uma app não precisa de recursos em background pode desligar, não a usa assim.

Creio que o que não pode mais acontecer é estarem apps am background a consumirem recursos do sistema sem qualquer razão para isso como acontece no Windows por exemplo!

Creio que o sistema de leasing tem muito potencial e tem dado muitos e bons frutos no iOS. E os sistema que não usam têm sido ineficientes em dispositivos com hardware teoricamente mais fraco. Digo teoricamente porque na prática chegam a ultrapassar em performance dispositivos com hardware mais capaz. Como isso é possível? Com uma gestão mais eficiente de recursos.e não só.

Fiquem bem.

EDIT: Já agora para esclarecimento:

1) Quando uma app passa a background tem 5 segundos para executar operação em curso. Após 5 segundos a sua execução é suspensa. Caso precise de mais tempo para terminar a tarefa corrente pode pedir mais tempo ao sistema (Leasing). Podem ser vários minutos, não há limite, o sistema é que vai alocando o tempo, e pode pedir várias vezes.

2) Background app refresh é outra coisa. Aplicações possam correr de tempos em tempo determinadas tarefas de actualização de dados. Que é o caso que deste como exemplo.

3) Depois há outros mod ainda que permita que uma app possa estar a correr indefinidamente em background (apenas para alguns tipos de apps).

Vou dar um exemplo para 1) Vamos supor que temos estamos numa app a fazer um upload ou download de um ficheiro. Ou sei lá, um econding de um video. E mudamos de aplicação. Esta app tem 5 segundos para terminar a tarefa. Se essa tarefa demorar mais tempo pode pedir mais tempo ao sistema. Neste caso para terminar de fazer o download, upload, enconding ou redering de algo. Não interessa qualquer coisa. O importante aqui é que o tempo é finito, mas podem ser vários minutos .... . Como é óbvio isto não dá para Web Servers em background.

De 2) com background app refresh on. Não a app não está a executar nenhuma tarefa especifica quando o utilizador muda. No entanto de tempos em tempo a app quer actualizar a informação. Por exemplo a app do Uber. O teu também se encaixa nisto. Não dá claro para Web Servers em background.

3) Ver os tipos de apps que podes ter este previlégio. Daria para WebServers em backgorund. Caso passe ... nos critérios.

Espero ter esclarecido a questão dos 30 segundos. Porque o estipulado por defeito não são 30 mas 5. Portanto 30 é porque a app está a pedir mais tempo lançando mais tarefas em background. Só não tem mais porque não pediu!

EDIT: Já agora, a app pode ir pedindo mais tempo tempo que não existe nenhum limite definido pois não existe nenhum limite para o número de pedidos de background tasks (antes do iOS 7 eram 10 minutos). Ha determinadas tarefas que nem é preciso leasing, tipo downloads ....
 
Última edição:
@AudigyMaster

Poderá ter a ver com a memória disponivel. Isso é num 5s ou num SE?

É num SE mas também acontece num 5S que tenho na beta do 12.1. Daí ter-me levado a crer que seria uma decisão deliberada da Apple. Não diria que seja uma insuficiência de recursos pelo simples facto de que com a opção de Background App Refresh activa a app não é suspensa(conforme os vídeos que postei).

Entretanto já reportei à Apple, muito possivelmente trata-se de um bug.
 
Ultima intervenção na thread. E unsubscribe.


e @AudigyMaster, não há bug algum. Não me parece é que já saibas como funciona a gestão de tarefas do iOS.

"No fim o multitasking no iOS actual acaba uma sombra da sua definição, é preciso encontrar outras soluções técnicas que não passem por capar a experiência com base num countdown de 30 segundos." - AM

Numa situação dessas concluires o que concluís não deixa de ser de nota. Não comento cenas beta.
 
Última edição:
Mas isso é com Background App Refresh on or off?

Porque que eu saiba as Background App Refresh estão sempre todas a On por defeito, logo essa conclusão não se aplica. Se estiver a off é porque o utilizador colocou!

Não é o meu lugar aqui de estar a comentar estas coisas ou de sequer emitir reparos fora do assunto em discussão, mas vais-me desculpar, não pude deixar de reparar na confusão generalizada das tuas intervenções pois não só fazes perguntas onde muitas vezes a informação ora está explícita anteriormente ou foi até respondida, como o contexto tem sérias quebras. A não ser que sejam perguntas retóricas com um certo nível sarcástico, em jeito de "apanhei-te" mas que no fim só demonstram falta de atenção.

Não só o Background App Refresh nunca foi o problema, como foi explicitamente exposto o porquê.

EDIT: Já agora para esclarecimento:

1) Quando uma app passa a background tem 5 segundos para executar operação em curso. Após 5 segundos a sua execução é suspensa. Caso precise de mais tempo para terminar a tarefa corrente pode pedir mais tempo ao sistema (Leasing). Podem ser vários minutos, não há limite, o sistema é que vai alocando o tempo, e pode pedir várias vezes.
(...)
Espero ter esclarecido a questão dos 30 segundos. Porque o estipulado por defeito não são 30 mas 5. Portanto 30 é porque a app está a pedir mais tempo lançando mais tarefas em background. Só não tem mais porque não pediu!

Os 5 segundos são atribuídos a aplicações que explicitamente fazem opt out de qualquer rotina de execução em background. São aplicações que nunca entram em suspensão e são efectivamente terminadas ~5s após o utilizador sair das mesmas. São aplicações nesta fase algo raras e tipicamente simples, muitas delas abandonadas e como tal desactualizadas(muitas delas desapareceram com a remoção do suporte a runtimes de 32bits no iOS11).

Podes consultar a documentação oficial disponibilizada pela Apple sobre este tema, da qual saliento o excerto:
If you do not want your app to run in the background at all, you can explicitly opt out of background by adding the UIApplicationExitsOnSuspend key (with the value YES) to your app’s Info.plist file. When an app opts out, it cycles between the not-running, inactive, and active states and never enters the background or suspended states. When the user presses the Home button to quit the app, the applicationWillTerminate method of the app delegate is called and the app has approximately 5 seconds to clean up and exit before it is terminated and moved back to the not-running state.

Na restante e actual maioria tens efectivamente suspensão. É este o contexto que abordei e é esta a realidade da aplicação que exemplifiquei.

O que deve ficar aqui retido na situação que despoletou a minha intervenção é que independentemente da app ter em curso naquele particular momento uma finite-length task ou long-running task, é forçosamente suspensa pelo sistema após 30 segundos quando antes(iOS11) só era efectivamente suspensa após 180 segundos(ou mais), tempo esse adequado para a regular maioria das situações de app switch e multitasking, onde 30 segundos são francamente insuficientes obrigando a um refresh. Perante a irregularidade desta situação (há mais casos para além do meu) é possível que estejamos a encarar um mero bug ou inconsistência. Já foi reportado tanto na release final como na beta 1 do iOS12, veremos qual será a resposta nas revisões seguintes.
 
@AudigyMaster.

As minhas perguntas não são retóricas. Repara, tu dizes um conjunto de coisas em tom de correcção. Pergunto o que estás a corrigir. E voltas a dizer a mesma coisa em tom de correcção. Eu pergunto o que estás corrigir. E ... É de loucos :) (*)

Não existe confusão alguma naquilo que sei ou digo. O meu vídeo é claríssimo. Aliás como têm são as minhas intervenções e iniciais sobre qualquer tema.

As pessoas não sei porquê começam a confundir tudo a fazerem novelos por falta de conhecimento que normalmente compensão com uma boa dose de especulação. Partilhando videos de artistas, docs parciais, esses sim confundem tudo, , e um tipo de boa vontade tenta desenrolar e é arrastado numa corrente sem fim, sem fim. É que é umas atrás das outras.

Aliás como está novamente a acontecer aqui. Mas porquê?


Há anos que consulto a documentação oficial. Pelo que informação parcial não me confunde.

Ficam aqui umas dikas:

https://developer.apple.com/documen...xtending_your_app_s_background_execution_time

Não há tempo fixo para execução da background tasks a não ser os 5 segundos iniciais mal o utilizador a minimize. Isto desde o iOS 7 se bem me recordo, não tenho certeza (que dava creio que cerca de 10 mins e pronto, não me recordo honestamente). O sistema adopta um esquema oportunista de gestão de tarefas desde essa atura.

Se o developer precisa de tempos em tempos correr processos para refrescar os dados da app como parece ser o caso da tua, deve então de usar o job scheduler para o efeito (Baxkground app refresh). Se a utilizador não deu permissões à app para fazer este tipo de tarefas descativando a facilidade, o developer só tem é que honrar isso. E é o que o iOS está a fazer. O utilizador pode querer desactivar por exemplo para que a app não esteja sem seu conhecimento a ir buscar dados à net e coisas mais, gastando por exemplo o seu plafond de internet móvel. Ou porque é uma app pouco importante. Como disse, por defeito está enabled para qualquer app.

Se o developer pretende continuar o processamento de uma tarefa iniciado por accao do utilizador na app, depois deste último a minimizar, usa o método indicado na documentação. Pede esse recurso que o iOS lhe dá o tempo necessário que é mais do que 30 segundos como demonstrado pelo vídeo numa aplicação bem feita. O developer pode pedir para executar várias tarefas em cadeia ...

Se porventura a tarefa demorar demasiado tempo, sei lá, quer estar uma hora hora a processar alguma coisa, não vai conseguir possivelmente. Para isso terá que usar o macOS ou o Windows. Olha compra um Surface Go ou Macbook (sarcasm).

Repare-se, sem programação específica a documentação garante 5 segundos de tempo de execução em background mal o utilizador minimiza a app, depois entra a suspensão. Mas pode dar até mais, dar 30, 180 ou 10mins em casos, mas nada disso é garantido. Isto sem o developer pedir estensão. Mas isto não é para tarefas em background. Isto é para poupar energia, porque suspender uma app e reactiva-la gasta energia e recursos. Eu posso ir apenas a outra app consultar rapidamente algo e voltar. Se o developer está a usar este tempo para executar coisas em background em vez de limpar para a suspensão está a programar mal!!!!

No caso do developer pedir tempo extra para executar uma tarefa em curso, Repare-se que tempo depende de muita coisa. Num telemóvel mais fraco pode ser um, num mais potente pode ser outro. Num tablet pode ser outro. Ou seja, os parâmetros da gestão de recursos variam consoante a capacidade do dispositivo ... é um bocado o conceito do UWP mas aplicado á gestão de tarefas.

Eu não faço a mínima ideia como a app que usaste está feita. Não faço mesmo. Mas parece-me que está a funcionar correctamente e não há bug algum no iOS. Sem background app refresh, não refresca os dados e é suspensa, com isso enabled , refresca e é suspensa á mesma.

Quanto ao reter. Cada um retém aquilo que quer ou consegue. Mas quem lê a tua conclusão pensa que o IOS só permite 30 segundos de execução em background quando antes era 180 segundo dizes. Isso também deveria ser para reter. Depois dizes que é bug porque alguém questiona o teu finding e ... Depois faço um vídeo onde vai para lá dos 180 e ignoras e vens como uma doc parcial. Nada disso está na documentação. E não é por estar no Reddit que está correcta! Parece que ignoras os factos que não convém a tua tese vais repetindo a mesma coisa, e voltas a repetir, e a repetir, a repetir ... entras em loop.

Agora podes dizer que o que é para reter afinal é outra coisas, mas nem isso está correcto.

Depois eu é que faço confusão. Isto é algo que tenho reparado que acontece bastante aqui na Zwame.

Mas o que é para reter afinal? (Está não é retórica, estou mesmo confuso)

A única coisa que posso dizer é que escreves melhor Português que eu. Daí falar em técnicas de comunicação. Mas também por já estar um bocado saturado de tanta confusão, de tanto sofisma.

Fiquem bem, abraço.

EDIT: O tema desta thread é a Keynote de 12 de Setembro não as Keynotes.
 
Última edição:
Bom, acho que não virá iPhone nem relógio para ninguém aqui em casa, os prazos de entrega são maiores do que o tempo que vou estar no EUA...
 
Bom, acho que não virá iPhone nem relógio para ninguém aqui em casa, os prazos de entrega são maiores do que o tempo que vou estar no EUA...

Podes sempre tentar o stock local, por vezes têm algumas unidades que não estão reflectidas na informação disponível ao público(foi o que me aconteceu quando comprei um iPhone 7 por volta da data de lançamento na zona de Washington DC). No entanto em zonas tipicamente mais turísticas da West e East Coast é muito provável que tenhas bastante dificuldade em encontrar algo.

Atenção que as brick and mortar típicas(Target, BestBuy) não vendem a variante desbloqueada sem associação a um contracto de uma das operadoras(mesmo que pagues o full MSRP). Por vezes a Walmart e a MicroCenter apresentam algum stock de desbloqueados mas é regra geral localizado uma loja ou outra, e muitos deles se modelos dos anos passados, são refurbished.
 
O relógio o prazo de entrega foi 22 a 29, logo esquece...

O iPhone foi entre 8 e 15, a ideia era pedir ao amigos onde vou ficar para comprar e deixar opção para "store pickup", mas só da para comprar com Apple Account e esta pessoa não usa equipamentos apple pelos vistos.

Ai fui ontem fazer a "reserva" e veio 2 problemas:
1 - Se encomendar APENAS o iPhone, não deixa usar o store pickup, só entrega. Se adicionar outro artigo com stock imediato (uma capa, por exemplo), já "deixa", a questão é ter problemas, porque assim sendo só ia buscar tudo junto.
2 - Ter que pagar por CC ou paypal mesmo assim, ora o dinheiro que tenho é todo em "papel" mesmo... (a compra é pro meu pai) e ele não tem mais crédito disponível.

O chato que esperar e comprar lá e me darem um prazo maior do que o meu tempo de estadia...
 
@JPgod regra geral os prazos para store pickup têm tendência a melhorar na medida que existem sempre pessoas que eventualmente acabam por cancelar a reserva/compra. De igual modo se a Apple entretanto conseguir aumentar a produção do modelo. Regra geral só quando eles têm tudo o que encomendaste em stock é que te enviam o email para ires pickup, não te vão fazer ir lá duas vezes, uma para a capa(para algo que ainda não tens) e outra para o iPhone. Podes sempre entretanto cancelar a reserva se esta estiver na fase de processamento(antes do envio para a loja).

Relativamente ao pagamento, podes transferir montantes para o PayPal através de um simples pagamento de serviços por entidade e referência. Irás no entanto sofrer um agravamento nos custos finais devido à taxa de conversão aplicada pelo PayPal aquando na conversão dos EUR para USD. Outra opção de modo a fugir às taxas de conversão, seria abrires uma conta no banco N26 ou Revolut, onde ambos te fornecem um cartão internacional onde não são cobradas essas taxas. Algo que também poderá acontecer nas reservas online é a Apple rejeitar qualquer método de pagamento que não tenha proveniência do US, ou seja, o cartão não seja de um banco do US ou a conta do PayPal não estar registada no US(com um cartão que não seja de um banco do US). Para pagamentos físicos, ou seja, presenciais na Apple Store, podes usar qualquer cartão internacional sem problemas.
 
Oi,

JXulo,


Em matéria de preço:

Como disse, não ffoi nem por desconhecimento da realidade que falas, nem por mal que falo de preços de telemnóveis próximo do preço de lista ou fabricante (MSRP).

Não dúvido que os meus amigos, jovens, informados, que usam a Internet como ninguém, bem como as suas namoradas, vão à Internet, fazem umas buscas aqui e acolá, vão à Amazon ... e mandam vir lá de fora. Há procura do preço mínimo actual e pagam a pronto. Digamo que é a minoria “inteligente”, porque dada a prosa é assim que se observa.

Mas há outra realidade que me parecem ignorar .A maioria pouco “inteligente” que compra os telemóveis às telcos com prestações sem juros. A maioria porque, maioritariamente é assim que a coisa se processa. E o preço que uso como referência nestas discussões é esse, porque é esse que é relevante em termos de encaixe financeiro para o fabricante dada a maioria.

Não é por mal.

A questão é saber porque é as pessoas, algumas mesmo com dinheiro, compram às telcos a prestações (sem juros). Uns pode ser por falta de dinheiro, outros tem a haver com amoritização do dispositivo ao longo do tempo. Estão dispostos a pagar ao ano 200 ou 200 e poucos euros (estou a falar de topos de gama), e em vez de pagar por tempo que ainda não usou, resolve pagar ao longo do tempo de uso. E fá-lo porque tem outras obrgações, como pagar a casa, a alimentação deles e dos filhos, água, luz, gaz, as propinas das faculdade da malta, a roupa, as idas ao cinema, o caro, transportes da malta toda, fraldas, bibromns, mobiliário, internet e tv lá de casa, e mais o computador para o miúdo e ...... um sem número de coisas.
Não sei se estás a ser condescendente, sinceramente parece mas não vejo a necessidade disso senão vejamos.

Também posso dizer que a juventude de ganhar tão mal que nem dá para ter filhos ou casa própria é "obrigada" a procurar por melhores negócios precisamente por falta de dinheiro. Também podia dizer que se têm pouco dinheiro e têm essas despesas então o melhor é comprarem dispositivos adequados ás suas possibilidades. Ou ainda que existem formas de comprarem às prestações o produto mais barato usando por exemplo, cartões de crédito, sem ser necessário dar mais 200/300 euros só porque têm de comprar naquela loja. Tanto se quer poupar que não se poupa nada afinal, não que isto ajude à discussão de forma alguma.

Indo ao que verdadeiramente interessa. Pode até não ser por mal mas usar o preço mais caro para justificar o o Xr continua a ser desonesto intelectualmente e repito, parece ser só quando dá jeito. Quando dá jeito ser no sentido inverso é porque "desvaloriza imenso mal sai etc"... Nesta parte, como tinha dito, estás a apanhar por tabela sem culpa possivelmente, não que te tenha acusado a ti de nada especificamente, até fiz questão de dizer isso mesmo. Essencialmente desde que sejas coerente contigo mesmo na tua opinião de que afinal os aparelhos android nem desvalorizam nada por mim tudo bem. Acima de tudo coerência.

Agora se quando dá jeito afinal o produto está desvalorizado em todo o lado (tirando grandes superfícies e operadoras) e depois estar a dizer que é essencialmente na amazon ou em lugares inacessíveis ao grande público é um pouco atirar areia para os olhos apenas para justificar o preço do Xr. Foi essencialmente isto que disso no último post e mantenho. Ou é coerente que é caro e não desvaloriza, ou coerente que desvaloriza e o preço de aquisição consequentemente também vem por aí abaixo.

Estes, não têm tempo para aprender a ir ao XDA à procura da ultima ROM, ou andar a comprar e vender telemóveis para sustentar o próximo. Quando vende é porque precisa mesmo de dinheiro. E pese embora tenha disponibilidade financeira, não a tem para pagar antecipadamente pelo uso de um telemóvel.

Toda a gente sabe que os índices de poupança em PT são dos mais baixos, mas também toda a gente sabe que o salário em PT é dos mais baixos ...

Creio que este hábito de compra às telcos é o “normal” no Ocidente.
Curioso falares sobre isso porque um dos argumentos mais fortes por aqui falados é sempre a pouca desvalorização dos dispositivos quando comparados com os outros, o que permite a revenda por valor mais alto e teoricamente perder menos dinheiro nas trocas, pelo menos teoricamente. Afinal não é um argumento relevante para nada (pelo menos para ti, apesar de mais abaixo falares um pouco nesse assunto) o que não signifique que seja apresentado aqui muitas vezes (apesar de eu não concordar como já disse).

Ir ao XDA fazer o quê mesmo? Ninguém precisa de ir ao XDA fazer nada para que o seu dispositivo funcione bem sem qualquer problema. Tu sabes disso de certeza.

Em matéria de rotatividade.
Eu acho que a vasta maioria das pessoas troca de 3 ou 4 anos para cima. Talvez nos grandes centros urbanos nos EUA como em Nova York troquem de 2 em 2 mas muito poucos é todos os anos. Se vais perguntar aos reviewers que telemóvel têm para uso pessoal, muitos deles ... iPhone 7 ou 6S se não o SE. Depois tem as estrelas do YouTube que passam a imagem de estarem a nadar em dinheiro, compram dois ou 3 ... às resmas ... é só imagem (pese embora haja gente com excelentes negócios no YouTube mas não são assim tantos).

Diria que o típico utilizador Apple usa a 4 ou 5 anos. Pessoas com o 5S a comprar agora a ultima novidade é mato.

Portanto apesar de apreciar a tua “correcção”, creio que temos percepções diferentes da realidade. E é com base nesta realidade que as empresas como a Samsung e outros ganham a maioria do seu dinheiro.

A Apple na minha opinião faz uma gestão tecnológica eficiente. Criticável, certamente em alguns aspectos. O iPad de 2018 é um excelente dispositivo, dando um baile em peformance ao Surface Go por exemplo. Se quiser criticar o ecrã laminado e não apreciar a sua rapidez é uma opção tua.
Respeito a tua opinião mas não concordo.
Até acho que muitos só não trocam mais cedo porque acham que a troca é demasiado dispendiosa mesmo vendendo o aparelho antigo (nem era preciso eu referir isto, tem imensos posts nesse sentido aqui pelo fórum). É isso que se passa em mercados muito maiores que os nosso (e até que o europeu todo junto se for preciso) por isso sim, continuo a acreditar que a maior parte das pessoas faz a troca de 2 em 2 anos em média, especialmente no Ocidente.

O que eu critiquei foi a opção deliberada e consciente da Apple em colocar um ecrã com características inferiores aos seus antecessores obrigando a ir para o modelo PRO. Não debati a qualidade do ecrã em si nem debati se era um bom aparelho ou não por isso não posso ter criticado o ecrã laminado nem desapreciado a sua rapidez. Também disse que achei este movimento muito semelhante ao que efectuaram agora. Tanto que não é coincidência na minha opinião.

São opções que não me parecem ser preto no branco, como aqui é dito. Honestamente creio que há muita desinformação relativamente aos produtos da Apple junto em alguns círculos. Tanto para bem como para o mal. E que há a ideia que a Apple é tipo o Sheriff de Nothigam da texnologia ... enfim quando não é bem assim ... na minha opinião. Depois claro há outros que acham que a empresa é o Pai Natal que lhes trás presentes todos os anos. Em ambos os caso não passa de fanfarrice.
Concordo, cada um deverá avaliar o que lhe compensa e o melhor para si, daí eu ter dito que para mim não compensava, noutro contexto fazendo outro tipo de compras ou vivendo noutro local talvez, mas no meu definitivamente não.

Concordo que há muita desinformação relativamente aos produtos da Apple, já te vi desmontar muitos deles várias vezes e concordei, também já o fiz em tópicos android, e depois o inverso aqui e dupla inversão no WM se isso existir. Mas da mesma forma que isso acontece relativamente à Apple também acontece relativamente a outros, está longe de ser exclusivamente um problema dos produtos da Apple, eu leio por aqui "toneladas" de tópicos de tudo e mais alguma coisa e vejo isso em primeira mão todos os dias.

PS. Não sintas mal de não comentar tudo que eu também não comentei nem comento tudo o que gostaria :) Sou mais de ler como já muitos me devem ter visto a dizer por aqui várias vezes, até tento comentar pouco porque como são comentários "tipo" o que fiz a ti normalmente dá pano para mangas e cada vez o tempo e paciência é escasso. Sei que tentas ser equilibrado e eu também tento, se calhar oralmente seria mais fácil chegar a consensos porque certas ideias passam melhor que de forma escrita levando a menos dispersão do que iniciou a discussão, enfim, o veículo de comunicação não é o ideal mas o possível.
 
Última edição:
@JPgod regra geral os prazos para store pickup têm tendência a melhorar na medida que existem sempre pessoas que eventualmente acabam por cancelar a reserva/compra. De igual modo se a Apple entretanto conseguir aumentar a produção do modelo. Regra geral só quando eles têm tudo o que encomendaste em stock é que te enviam o email para ires pickup, não te vão fazer ir lá duas vezes, uma para a capa(para algo que ainda não tens) e outra para o iPhone. Podes sempre entretanto cancelar a reserva se esta estiver na fase de processamento(antes do envio para a loja).
Bom, fiz a encomenda com entrega mesmo. Se chegar no dia 8 mesmo, excelente, é apenas 1 dia depois de eu chegar e posso logo usar aquela camara dupla XPTOZY cheia de deep learning (:D) para belas fotos de San Francisco :D Senão terá de ser de 5S mesmo (e Nikon D3200 se conseguir comprar uma lente).

O resto (capas, película e earpods) compro no Apple Park. Se der para comprar o relógio, optimo senão adiante. Ou vai um S3 mesmo.

PS: nada disso é para min, até porque não ganho para estes preços enormes...
 
Última edição:
Back
Topo