PlayStation Everybody's Gone to the Rapture (The Chinese Room, Santa Monica Studios)

Neste caso, os títulos publicados anteriormente pelos "The Chinese Room" (o "Dear Esther" e o "Amnesia: A Machine For Pigs"), também primavam por ser jogos/experiências onde se ia descobrindo e explorando o mundo e as histórias que ele continha... acabando por existir uma ténue fronteira entre gameplay puro e narrativa interativa...

Este jogo mantém-se na mesma linha de narrativa, onde estamos limitados a uma interação que vale sobretudo pela descoberta (é engraçado fugir do caminho principal por onde nos conduz a luz, para descobrir pequenos detalhes/pedaços da história em zonas mais escondidas), numa envolvência entre a qualidade visual e a envolvência sonora que provoca esta imersão.

Por acaso não fui atrás de nenhuma luz, ando a explorar à vontade.

Aconselho a fazerem o mesmo.
 
Eu chamaria a este 'jogo', uma narrativa interativa, uma experiência sensorial muito interessante, mas que necessitaria de maior interatividade com mais elementos do mundo e ao mesmo tempo, necessita de uma possibilidade de andar mais rápido que a proporcionada pelo R2.

Gostei bastante desta narrativa, onde destaco sobretudo a componente de som (vozes e música) e alguns momentos da história, sobretudo na parte final, quando as peças do puzzle começam a fazer mais sentido.

Definitivamente, algo que não é para todos, não deixando de ser um produto com bastante qualidade.
 
Definição de jogo: "Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento."
Que é diferente dos habituais é sim! Ainda bem que existem jogos diferentes com qualidade artistica, depois de umas semanas de The Witcher soube mesmo bem :) Um dia deste é para platinar.
 
Caso não se lembrem, há uns bons anos existiam muitos jogos deste género. De cabeça lembro-me de Myst, Riven, Zork, Amerzone.
Não percebo porque é que "do nada" começaram a chamá-los de "narrativa interativa" ou até mesmo nem considerá-los como jogos lol.
 
Caso não se lembrem, há uns bons anos existiam muitos jogos deste género. De cabeça lembro-me de Myst, Riven, Zork, Amerzone.
Não percebo porque é que "do nada" começaram a chamá-los de "narrativa interativa" ou até mesmo nem considerá-los como jogos lol.

tenho o myst 1, 3 e 4 no pc e riven ps1 hehe. o 1 nem sei se funciona no w10 o 3 funciona o 4 nem arranca lol.
 
Caso não se lembrem, há uns bons anos existiam muitos jogos deste género. De cabeça lembro-me de Myst, Riven, Zork, Amerzone.
Não percebo porque é que "do nada" começaram a chamá-los de "narrativa interativa" ou até mesmo nem considerá-los como jogos lol.

Meu caro, com toda a certeza, não será a mim que me darás lições sobre o que são os grandes jogos de aventuras gráficas, com o seu "boom", sobretudo a partir dos anos 90 e toda a evolução de interatividade que se foi verificando desde então. A interpretação que atribuí, enquanto narrativa interativa, diz respeito, neste jogo, à falta de existência de puzzles puros (que todas essas aventuras gráficas, tinham) que necessitam de resolução para se avançar na descoberta de soluções.

Eu acho este jogo fantástico, mas, analisando friamente, limitas-te a andar pelo cenário (muito bem feito), a descobrir os pontos onde consegues descobrir os flashs com partes da história. Não tens qualquer puzzle e podes iniciar o caminho, do principio ao fim, sem "despoletar" qualquer ponto de "narrativa", sem teres tido qualquer "interatividade" com o cenário, para que fizesses o "trigger" dessa mesma narrativa.

Em qualquer um dos jogos que referiste (e sim, joguei-os a todos e mais alguns, pois sou fã do género) tens puzzles e a necessidade de resolver problemas para avançar na história. Neste jogo, não existe qualquer puzzle/problema/dificuldade e simplesmente limitaste a "avançar" e a "despoletar" pedaços da história.

Não deixando de ser um "jogo", considero-o efetivamente uma narrativa interativa... muito bem feita e que gostei imenso. Quanto ao "não considera-lo como jogo", se te referias ao meu post, interpretaste-o mal.
 
Não estava a falar de ti em específico - apenas citei a expressão que usaste - mas sim de um grande conjunto de jogadores que vejo a afirmar que este género de jogos é "estranho" e com um pacing muito lento.
Acredito que tenhas jogado todos os jogos que citei e, até mais alguns. Desde sempre que o género aventura e point and click foram os meus preferidos e os que mais momentos de prazer narrativo me deram em toda a minha vida de jogador.

Anyway, o que disse foi apenas um desabafo e nada mais que isso.
 
O que acontece é que este jogo sai fora dos cânones tradicionais de gameplay, nas mecânicas utilizadas, sendo bastante diferente das aventuras point-n-click mencionadas. Não é comum encontrares algo do género na história dos videojogos (salvo alguns já mencionados por mim na página anterior), o que, em si, até é bom, pois torna-se em algo diferente e mesmo inovador, comparativamente a mecânicas de gameplay conhecidas. Então no catálogo de videojogos das consolas, este tipo de jogos, são ínfimos.

Para o ritmo atual (por vezes até demasiado frenético) dos videojogos, este pelo menos consegue ser uma antítese nessa situação. Mesmo os trofeus deste jogo e o modo de os conseguir são elucidativos desse contraste, pois implicam ações (ou ausência delas), não habituais. E quem achar este jogo lento, que vá jogar o "Beyond Eyes", para ver o que é efetivamente ritmo lento :cool:

Anyway... torna-se engraçado que este jogo gere algumas interpretações divergentes o que, em si, já é positivo e sai fora das linhas de gameplay tradicionais que todos identificam de imediato. E a inovação também se deve aplaudir pelo risco que contém.
 
Oferta de Tema Dinâmico inspirado no jogo com o código: RRN8-FAN8-7F9B

E ainda 10 dicas para ter uma melhor experiência com o jogo:

Here are 10 tips that everyone should leverage:
  1. Speed walk outside! Hold R2 while walking around town and you’ll start to pick up the pace considerably.
  2. Lost? Keep an eye out for the numerous maps posted around Yaughton Valley. Some will provide hints to the mysteries of this story.
  3. Did you know? The DualShock 4 lightbar changes depending on the type of story detail you come across.
  4. You can ride the Witch’s Hat in the town playground!
  5. Subtitles are helpful for everyone. Simply turn them on in the options if you’re keeping track of conversations big and small.
  6. There are secret trails that you can backtrack through, but you will need to find where it all starts once you reach Little Tipworth.
  7. Take in a scenic lakeside view at one end of the Holiday Camp, where you can also catch a glimpse of the Observatory.
  8. All of the clocks (digital & analogue) seem to be stuck at 6.07pm, but why?
  9. There are familiar symbols on the front grille of a few abandoned cars.
  10. There’s a very interesting map of Yaughton Valley that you can find on the top floor of Kate and Stephen’s home.

Fonte
 
@crazyf Conforme fui indicando aqui pelo tópico, este Everybodys´s Gone to Rapture é mais uma experiência/narrativa interativa do que um jogo, digamos, tradicional. Diria que este se insere mais naquilo que tradicionalmente se designa por "walking simulador" em que vais interagindo com pontos do cenário e fazendo despoletar momentos de história, que, no conjunto final, se conjugam para perceberes a história/mistério que está presente ao longo deste jogo.

É um jogo muito, muito calmo (mesmo a velocidade em que te movimentas, é considerada lenta), bastante contemplativo, pouco interativo e relativamente passivo. Este é muito mais semelhante a um "Vanishing of Ethan Carter" do que aos jogos da Telltale ou do Life is Strange onde tens muito maior controlo na interatividade (mesmo se depois, as escolhas que são feitas nestes, possam não alterar, nalgumas situações, em particular nos jogos da Telltale, o resultado final - consequência das ações).

Portanto, na minha opinião, é mesmo importante saber-se ao que se vai, para não apanharem desilusões, ao esperar algo que o jogo não oferece. Se vale os 9 euros? Para quem aprecie uma experiência mais de índole estética, contemplativa, relaxante... sim. Quem procure algo mais dinâmico ou interativo, não.

Espero ter ajudado na (in)decisão :)
 
Eu sinceramente gostei mais do Vanishing com puzzles á mistura e uma historia mais cativante. Este jogo como o jack referiu é muito calmo, bastante mesmo. Não estou a dizer que seja mau, é daqueles ou se gosta ou não por isso é melhor nao ir de cabeça sem mais nem menos.
 
Muito obrigado Jack. Eu já tinha lido as tuas opiniões anteriores. Não joguei o Carter embora tenha pensado no assunto também.
Ainda não joguei walking simulator puro pois fico sempre com receio de não gostar. Dado o valor acessível, a estética cuidada e o tema, talvez seja desta...

Obrigado mais uma vez ;)
 
Obrigado Jack, não podes fazer mais uma review deste jogo? Com sorte ainda dá nesta página :)

Sim, com algum tempo (que não disponho neste momento) posso deixar umas impressões mais estruturadas.

De qualquer modo, temos no portal uma review do @Daimon, que reflete bem os pontos negativos e positivos que este jogo nos apresenta e que pode servir para tirar mais algumas dúvidas, acerca deste jogo que nos apresenta o "cenário pós-apocalíptico mais sereno de sempre":

https://jogos.zwame.pt/review/everybodys-gone-to-the-rapture/
 
O problema da review do Daimon é que acaba por dizer pouco. Penso que seja principalmente para não fazer spoilers mas não chegou para ficar com opinião definida na altura.
 
Fui revisitar o jogo para alinhavar uma análise para colocar aqui e efetivamente, foi muito bom voltar a sentir aquele feeling do ambiente único que este jogo possui, muito ajudado pela música que dá o mote ideal para criar aqueles momentos intimistas que criam o enquadramento muito próprio que esta experiência interativa nos apresenta...

Deixo aqui um dos muitos temas que dão o perfeito ambiente do que se pode esperar deste jogo e do ritmo que ele nos apresenta...

 
Na sequência de uma revisitação que fiz a este jogo, deixei a minha apreciação final, aqui

Espero que possa servir para esclarecer algumas dúvidas para quem está a pensar aproveitar a promoção que decorre atualmente na store.
 
Bem, temos este jogo como oferta do Plus de Novembro

Olhem que este, pode não ser apreciado por muitos, mas leva com "selo de qualidade" e vale a pena visitar (preferencialmente, no escuro, com headphones, para criar um excelente ambiente)

A música neste jogo é essencial

 
Back
Topo