Boas
Deixo aqui uma pequena análise feita a esta gráfica.
Trata-se do modelo eVGA 9600 GT SuperClocked, ou seja com overclock de origem (675/1675/1800, core, shader e memórias)
Link para o fabricante
Link para thread para benchs & dúvidas
Link para thread HW Novidades
Review Zotac
Review 2
Sem mais demoras, umas fotos que tirei
Foto de frente
Foto de perspectiva
Detalhe do Cooler
Em termos de aspecto, está muito bem conseguído. O cooler é dos mais bonitos que já vi, com estes tons laranjas. Só tenho pena de não ser pintado mesmo, como nas eVGA 8800 GT actuais, mas apenas um simples adesivo. Dá a ideia que tem tanto poder que vai até cuspir fogo eh eh, mas será que temos mesmo um bang of the buck?
Em termos de ruído, ao ligar o computador, a fan dispara em full, mas depois reduz, tendo um funcionamento muito silencioso.
Temperaturas, como o rivatuner 2.06 não suporta-a oficialmente (o 2.07 só saiu ontem, pelo o que não pude testar com ele)
não fiz análise, mas mesmo assim, ele reportou 40ºc em idle.
Antes dos benchs, fui vendo uns posts pelos foruns afora e esta placa tem um "segredo", que é o core clock subir justamente com o bus PCI-E.
A placa trabalha com multiplicadores internos, pelo o que, com o bus PCI-E a 100, está a 675 verdadeiro, mas subindo o bus para 110 mhz, o core clock sobe para 742,5 mhz, embora os programas continuem a ler 675 mhz (rivatuner, GPU-Z).
ou seja o bus pci-e é dividido por 4, o que dá 27*25, mas subindo para 110, passa a ficar 27*27,5 e por aí afora. A 125 mhz, iria operar a 844 mhz, o que duvido que isso arranque, pelo o que apenas testei a 110 mhz.
Isso pode ser uma mais valia, mas também fonte de problemas, como muitos tem se deparado pelos foruns afora. Em boards NVIDIA, com o LINKBOOST enabled, o bus PCI-E sobe para 125 mhz, pelo o que a placa sofre um overclock de 25%, que em alguns casos é suficiente para não arrancar. Em outras board o problema também ocorre, já que algumas sobem o bus um pouco se estiver em AUTO, pelo o que recomendo fixarem a 100 mhz. Por um lado, é um "overclock por hardware", já que pode dar um pouco de gáz à placa sem usar programas, ficando assim o overclock sempre activo Mas não recomendo mais que 110 mhz PCI-E, visto que pode corromper os discos.
Mais detalhes aqui
Outro "issue" é a leitura errada dos clocks pelo rivatuner 2.06:
Isso de deve, que o rivatuner está a ler o clock generator das memórias (o único existente na placa, visto que o GPU é gerado pelo bus pci-e, tal como disse acima), e este clock generator é de 27 mhz e não 25 mhz, pelo o que está a ler 27x27 = 729 e não 25*27 = 675
Tendo em conta isso, fiz uns benchs do 3dmark 2006:
O Sistema utilizado é:
Core 2 Duo E6700 @ 3735 mhz (415*9)
ASUS P5K-E
2x 2048 Gs kill PQ @ 1040 mhz 5-5-5-15
1ºs benchs, apenas do fill rate multi texturing:
PCI-Express=100mhz
1-Resultados a 675mhz GPU: 16349
2-Resultados a 743mhz GPU: 18284
PCI-Express=110mhz
3-Resultados a 675mhz GPU: 17948
Ou seja, de facto subindo o bus pci-e, há uma subida dos pontos, mas ainda assim um pouco longe dos 743 mhz com o bus a 100 mhz.
Agora uns benchs completos
Core 675, PCI-E 110 mhz -> 11602 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499640
Core 743, PCI-E 100 mhz -> 11523 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499628
Core 675 (742,5 reais), PCI-E 100 mhz -> 10971 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499566
Core 743 (817,3 reais), PCI-E 110 mhz -> crashou!
Crysis Bench
Run #1- DX9 1680x1050 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 20.34
Run #2- DX9 1280x1024 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 26.45
Run #3- DX9 1680x1050 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 15.57
Run #4- DX9 1280x1024 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 20.62
Ou seja, subir o bus PCI-E tem realmente bom impacto na performance
Algumas screen shoots. Todos os settings em High, sem AA
Joguei quase toda a parte final do jogo a 1680x1050 com tudo em high e corria na boa. Havia passagens que a frame rate caia muito, ficando aos soluços, mas era situações esporádicas, nas cenas com combates mais intensivos! Só que quando cheguei ao ultimo nível, do porta aviões, a grafica estava a arrastar-se, pelo o que reduzi tudo para "medium", na qual já corria bem, mas mesmo assim, volta e meia tinha um drop ou outro.
continua na 2ª parte!
Deixo aqui uma pequena análise feita a esta gráfica.
Trata-se do modelo eVGA 9600 GT SuperClocked, ou seja com overclock de origem (675/1675/1800, core, shader e memórias)
Link para o fabricante
Link para thread para benchs & dúvidas
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Review Zotac
Review 2
Sem mais demoras, umas fotos que tirei
Foto de frente
Foto de perspectiva
Detalhe do Cooler
Em termos de aspecto, está muito bem conseguído. O cooler é dos mais bonitos que já vi, com estes tons laranjas. Só tenho pena de não ser pintado mesmo, como nas eVGA 8800 GT actuais, mas apenas um simples adesivo. Dá a ideia que tem tanto poder que vai até cuspir fogo eh eh, mas será que temos mesmo um bang of the buck?
Em termos de ruído, ao ligar o computador, a fan dispara em full, mas depois reduz, tendo um funcionamento muito silencioso.
Temperaturas, como o rivatuner 2.06 não suporta-a oficialmente (o 2.07 só saiu ontem, pelo o que não pude testar com ele)
não fiz análise, mas mesmo assim, ele reportou 40ºc em idle.
Antes dos benchs, fui vendo uns posts pelos foruns afora e esta placa tem um "segredo", que é o core clock subir justamente com o bus PCI-E.
A placa trabalha com multiplicadores internos, pelo o que, com o bus PCI-E a 100, está a 675 verdadeiro, mas subindo o bus para 110 mhz, o core clock sobe para 742,5 mhz, embora os programas continuem a ler 675 mhz (rivatuner, GPU-Z).
ou seja o bus pci-e é dividido por 4, o que dá 27*25, mas subindo para 110, passa a ficar 27*27,5 e por aí afora. A 125 mhz, iria operar a 844 mhz, o que duvido que isso arranque, pelo o que apenas testei a 110 mhz.
Isso pode ser uma mais valia, mas também fonte de problemas, como muitos tem se deparado pelos foruns afora. Em boards NVIDIA, com o LINKBOOST enabled, o bus PCI-E sobe para 125 mhz, pelo o que a placa sofre um overclock de 25%, que em alguns casos é suficiente para não arrancar. Em outras board o problema também ocorre, já que algumas sobem o bus um pouco se estiver em AUTO, pelo o que recomendo fixarem a 100 mhz. Por um lado, é um "overclock por hardware", já que pode dar um pouco de gáz à placa sem usar programas, ficando assim o overclock sempre activo Mas não recomendo mais que 110 mhz PCI-E, visto que pode corromper os discos.
Mais detalhes aqui
Outro "issue" é a leitura errada dos clocks pelo rivatuner 2.06:
Isso de deve, que o rivatuner está a ler o clock generator das memórias (o único existente na placa, visto que o GPU é gerado pelo bus pci-e, tal como disse acima), e este clock generator é de 27 mhz e não 25 mhz, pelo o que está a ler 27x27 = 729 e não 25*27 = 675
Tendo em conta isso, fiz uns benchs do 3dmark 2006:
O Sistema utilizado é:
Core 2 Duo E6700 @ 3735 mhz (415*9)
ASUS P5K-E
2x 2048 Gs kill PQ @ 1040 mhz 5-5-5-15
1ºs benchs, apenas do fill rate multi texturing:
PCI-Express=100mhz
1-Resultados a 675mhz GPU: 16349
2-Resultados a 743mhz GPU: 18284
PCI-Express=110mhz
3-Resultados a 675mhz GPU: 17948
Ou seja, de facto subindo o bus pci-e, há uma subida dos pontos, mas ainda assim um pouco longe dos 743 mhz com o bus a 100 mhz.
Agora uns benchs completos
Core 675, PCI-E 110 mhz -> 11602 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499640
Core 743, PCI-E 100 mhz -> 11523 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499628
Core 675 (742,5 reais), PCI-E 100 mhz -> 10971 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499566
Core 743 (817,3 reais), PCI-E 110 mhz -> crashou!
Crysis Bench
Run #1- DX9 1680x1050 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 20.34
Run #2- DX9 1280x1024 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 26.45
Run #3- DX9 1680x1050 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 15.57
Run #4- DX9 1280x1024 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 20.62
Ou seja, subir o bus PCI-E tem realmente bom impacto na performance
Algumas screen shoots. Todos os settings em High, sem AA
Joguei quase toda a parte final do jogo a 1680x1050 com tudo em high e corria na boa. Havia passagens que a frame rate caia muito, ficando aos soluços, mas era situações esporádicas, nas cenas com combates mais intensivos! Só que quando cheguei ao ultimo nível, do porta aviões, a grafica estava a arrastar-se, pelo o que reduzi tudo para "medium", na qual já corria bem, mas mesmo assim, volta e meia tinha um drop ou outro.
continua na 2ª parte!
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