Análise eVGA Geforce 9600 GT SC 512 MB DDR3

JPgod

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Boas

Deixo aqui uma pequena análise feita a esta gráfica.

Trata-se do modelo eVGA 9600 GT SuperClocked, ou seja com overclock de origem (675/1675/1800, core, shader e memórias)

9600gt.jpg



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Review Zotac
Review 2

Sem mais demoras, umas fotos que tirei
Foto de frente
9600gt1.jpg

Foto de perspectiva
9600gt2.jpg

Detalhe do Cooler
9600gt3.jpg


Em termos de aspecto, está muito bem conseguído. O cooler é dos mais bonitos que já vi, com estes tons laranjas. Só tenho pena de não ser pintado mesmo, como nas eVGA 8800 GT actuais, mas apenas um simples adesivo. Dá a ideia que tem tanto poder que vai até cuspir fogo eh eh, mas será que temos mesmo um bang of the buck?

Em termos de ruído, ao ligar o computador, a fan dispara em full, mas depois reduz, tendo um funcionamento muito silencioso.
Temperaturas, como o rivatuner 2.06 não suporta-a oficialmente (o 2.07 só saiu ontem, pelo o que não pude testar com ele)
não fiz análise, mas mesmo assim, ele reportou 40ºc em idle.

Antes dos benchs, fui vendo uns posts pelos foruns afora e esta placa tem um "segredo", que é o core clock subir justamente com o bus PCI-E.

A placa trabalha com multiplicadores internos, pelo o que, com o bus PCI-E a 100, está a 675 verdadeiro, mas subindo o bus para 110 mhz, o core clock sobe para 742,5 mhz, embora os programas continuem a ler 675 mhz (rivatuner, GPU-Z).

ou seja o bus pci-e é dividido por 4, o que dá 27*25, mas subindo para 110, passa a ficar 27*27,5 e por aí afora. A 125 mhz, iria operar a 844 mhz, o que duvido que isso arranque, pelo o que apenas testei a 110 mhz.

Isso pode ser uma mais valia, mas também fonte de problemas, como muitos tem se deparado pelos foruns afora. Em boards NVIDIA, com o LINKBOOST enabled, o bus PCI-E sobe para 125 mhz, pelo o que a placa sofre um overclock de 25%, que em alguns casos é suficiente para não arrancar. Em outras board o problema também ocorre, já que algumas sobem o bus um pouco se estiver em AUTO, pelo o que recomendo fixarem a 100 mhz. Por um lado, é um "overclock por hardware", já que pode dar um pouco de gáz à placa sem usar programas, ficando assim o overclock sempre activo ;) Mas não recomendo mais que 110 mhz PCI-E, visto que pode corromper os discos.

Mais detalhes aqui

Outro "issue" é a leitura errada dos clocks pelo rivatuner 2.06:
Untitled-1.jpg

Isso de deve, que o rivatuner está a ler o clock generator das memórias (o único existente na placa, visto que o GPU é gerado pelo bus pci-e, tal como disse acima), e este clock generator é de 27 mhz e não 25 mhz, pelo o que está a ler 27x27 = 729 e não 25*27 = 675

Tendo em conta isso, fiz uns benchs do 3dmark 2006:

O Sistema utilizado é:

Core 2 Duo E6700 @ 3735 mhz (415*9)
ASUS P5K-E
2x 2048 Gs kill PQ @ 1040 mhz 5-5-5-15

1ºs benchs, apenas do fill rate multi texturing:

PCI-Express=100mhz
1-Resultados a 675mhz GPU: 16349
2-Resultados a 743mhz GPU: 18284

PCI-Express=110mhz
3-Resultados a 675mhz GPU: 17948


Ou seja, de facto subindo o bus pci-e, há uma subida dos pontos, mas ainda assim um pouco longe dos 743 mhz com o bus a 100 mhz.

Agora uns benchs completos
Core 675, PCI-E 110 mhz -> 11602 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499640

Core 743, PCI-E 100 mhz -> 11523 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499628

Core 675 (742,5 reais), PCI-E 100 mhz -> 10971 http://service.futuremark.com/compare?3dm06=5499566

Core 743 (817,3 reais), PCI-E 110 mhz -> crashou!

Crysis Bench


Run #1- DX9 1680x1050 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 20.34

Run #2- DX9 1280x1024 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 26.45

Run #3- DX9 1680x1050 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 15.57

Run #4- DX9 1280x1024 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 20.62

Ou seja, subir o bus PCI-E tem realmente bom impacto na performance 8|

Algumas screen shoots. Todos os settings em High, sem AA

crysis3.jpg

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crysis6.jpg

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Crysis2008-03-0815-51-20-25copy.jpg

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Crysis2008-03-0816-01-41-25copy.jpg

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Crysis2008-03-0816-41-04-28copy.jpg

Crysis2008-03-0816-53-34-10copy.jpg

Crysis2008-03-0816-53-00-21copy.jpg


Joguei quase toda a parte final do jogo a 1680x1050 com tudo em high e corria na boa. Havia passagens que a frame rate caia muito, ficando aos soluços, mas era situações esporádicas, nas cenas com combates mais intensivos! Só que quando cheguei ao ultimo nível, do porta aviões, a grafica estava a arrastar-se, pelo o que reduzi tudo para "medium", na qual já corria bem, mas mesmo assim, volta e meia tinha um drop ou outro.

continua na 2ª parte!
 
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2ª parte:

Oblivion

Trata-se de um já conhecido jogo de RPG single player. Um dos mais pesados jogos até hoje feito, mesmo assim é "levezito" perante o Crysis :P

Deixo aqui 3 screen shots, com todas as opções no máximo, quer drivers, quer ingame.
Oblivion2008-03-0922-04-51-00copy.jpg

Oblivion2008-03-0922-03-42-92copy.jpg

Oblivion2008-03-0921-15-15-89copy.jpg


Nas cenas interiores, a frame rate estava quase sempre acima dos 100 fps, passando dos 150 em alguns casos. Já no exterior, caía bruscamente, ficando nos 20-50, conforme os elementos do cenário, mas que chegava a ir aos 10 fps em combates, portanto "nada" fluido. Mas como disse, tinha tudo no máximo, AA8x AS 16x, que por sí só "rouba" imensa frame rate.

Half Life 2

Bem, aqui apenas corri o benchmark "interno", não tirei "fotos".

hl2_specs.jpg

hl2_bench.jpg


Totalmente fluido no máximo com frames para dar e vender :P No CS:source, cheguei a ver 200-300 fps!

3dmark 2001 & 2003

Fiz 2 runs simples destes 2 conhecidos benchmarks, sem tweaks a não ser drivers com opções mínimas e gráfica em defaut.

3dmark 2001: 58518
3dmark 2003: cerca de 35000

Temperaturas & acústica & overclock

Utilizando o ATI TOOL, deixei a correr o 3D view durante uns 10 minutos:

Idle: 45ºc
Load: 65ºc

Em relação ao ruído, com a fan a velocidade defaut, é totalmente silenciosa e mesmo a jogar, a rotação oscila pouco. Infelizmente o rivatuner 2.07 não controla as fans ainda, pelo o que deixei de parte um teste mais profundo de temps com a fan no máximo, bem como testes de overclock máximo.

Overclock, apenas benchei a 743 de core o 3dmark 2006, não mexendo nas memórias. Tentei benchar 3dmark 2001 a 750/1000, mas crashou a meio, logo era GPU limit.

Conclusão

Trata-se de uma excelente gráfica, capaz de correr todos os jogos recentes com qualidade sem desapontar e tendo em conta o preço, entre 170 a 200 € (185 € no caso do modelo analisado), temos uma excelente relação preço/performance, na qual oferece uma performance equivalente as anteriores 8800 GTS 320 e 640 mb e não muito longe das 8800 GT. Mas deu um grande salto em relação as anteriores mid end, as 8600 GT.
 
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Muito bom continua assim :) Quanto à gráfica axo que é o que se estava à espera pelo preço... Básicamente reforçar o que a Nvidia já tinha com as 8800GT
 
Boa tarde!

Deixo aqui os resultados do Crysis Benchmark em Windows Vista Ultimate 32bit, para o pessoal fazer a comparação dos resultados com a Geforce 9600gt :

Powercolor HD3870 PCS 512mb a 850/1242

Teste em High Settings e directx 9:

11-03-2008 17:21:35 - Vista
Run #1- DX9 1680x1050 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 24.60
Run #2- DX9 1280x1024 AA=No AA, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 30.52
Run #3- DX9 1680x1050 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 17.97
Run #4- DX9 1280x1024 AA=8x, 32 bit test, Quality: High ~~ Last Average FPS: 22.84
 
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