1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Evitando Poeira no sensor

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por lazyandcrazy, 19 de Março de 2007. (Respostas: 9; Visualizações: 1402)

1. lazyandcrazy

lazyandcrazy Power Member

Boas, no outro dia enquanto ligava o meu portatil para transferir umas imagens da minha Canon. Verifiquei (o obvio) que o meu LCD parecia um para-raios para a poeira que viajava à volta (estava a apanhar raios de sol na sala e era visivel alguma poeira). E dai tive a ideia..pq não aproveitar este facto qd se troca uma objectiva?? BAsta fazer-lo na proximidadade (nao excessiva) do LCD e se a maquina estiver desligada a poeira irá quase na totalidade ser atraida pelo LCD do portatil...

2. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eheh!

eu ainda estou a tentar perceber esse grande medo de apanhar sujidade no sensor :)

lazyandcrazy a melhor sugestão que te posso dar é não preocupares com isso.

Apenas se tens assim tanto medo troca com o corpo virado para baixo ou seja encaixar a lente de baixo para cima .. assim o po desce de cima e nao entra!

mas eu continuo a seguir a minha máxima de cima que é não preocupar com isso! :p

levei 2 meses a chegar a essa conclusão ;)

3. MEIA

MEIA Power Member

Eu também já não tenho muito medo de apanhar sujidade no sensor. Previno trocando as objectivas com a máquina virada para baixo e de 2 em 2 meses faço fotos para ver se tenho sujidade no sensor e se for preciso, tento limpar com uma bomba de ar e mais nada.
    Se eu em agum trabalho tiver fotos com sombras por causa da sujidade no sensor, normalmente é sempre muito facil reparar essas fotos. Eu agora tenho alguma sujidade, mas mal se vê com uma abertura 16 , e eu muito raramente utilizo esta abertura, acho que só utilizo para este tipo de teste de sujidade. :-D

4. lazyandcrazy

Repply

Se calhar tens razão e estou a levar isto da 'poeira' a sério de mais.... :-)

5. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

mas e mais que normal!

e mais te digo.. quem mais cuidado tem mais probabilidade de o ter sujo tem :p

eu ando sempre com a pera no saco.. tempo em tempo dou uma bombadela só mesmo para tirar pó e sujidade na zona de entrada e nada mais ;)

6. lazyandcrazy

Continuação

Ontem, tive com novas experiencias....Estive a experimentar materiais (tecidos) que dp de uma pequena esfrega consigam atrair o pó (por ficarem electrizados).

A minha ideia é criar o set ideal para a troca da lente, e queria ouvir a vossa opinião, aqui vai:

Zona Ideal?
    -Casa de banho, o facto de ser a zona da casa com mais humidade leva a que se descarregue facilmente qq carga electroestática, logo não atrai a poeira. A humidade tb dificulta a presença de poeira suspensa no ar da divisão. O unico senão é que dvemos evitar colocar a camara qd a humidade é elevada (estilo após um banho) pois isso pode danificar a electrónica da camara.

Posição ideal da Camara?
    Os posts anteriores sugerem a camara virada para baixo, concordo que assim , realmente se reduz a probabilidade de poeira entrar directamente para o sensor. MAs em contrapartida a poeira pode alojar-se na extremidade da objectiva e qd a encaixamos esta passa para a zona junto do sensor.
    Por isso eu acho que a posição ideal será camara+objectiva na horizontal, com o nosso 'pano' bem esfregado por baixo, devemos é esfregar o pano, de seguida pousar o pano, e sem tocarmos no pano novamente, tocarmos com uma mão numa torneira ou outra qq zona metalica pra descarregar a ESD do nosso corpo. De seguida a 10-15 cm do pano efectuamos a troca. Nem que haja alguma poeira circundante esta vai ter com o pano....

Agora temo mesmo ser acusado de me estar a passar com esta história do pó num sensor...

7. lazyandcrazy

Pequena correcção

Só uma correcção a maquina deve ficar a 30-40 cm..senão corre o risco de ficar electrizada por influencia... desculpem!

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Estática perto de um dispositivo electrónico.... foge!

9. MEIA

MEIA Power Member

Electricidade estáctica perto da minha máquina não obrigado, apesar de achar que não seja muito perigoso, mas nunca é demais prevenir esta situação. Humidade nas objectivas também não é nada bom. Pode acontecer que se criem fungos.
    Resumindo, não aconselho fazer as trocas de objectiva nessas condições. Eu acho que é de longe melhor trocar quando queres e utilizar uma bomba de ar para limpar o sensor.

Quanto a trocar de lente com a máquina virada para baixo, tens razão, a poeira pode-se alojar na objectiva. Vou começar a trocar a objectiva de qualquer maneira apartir de agora :-D e o mais natural é troca-la mesmo na horizontal que é a maneira que dá mais jeito e tudo. Boa malha essa da trocar na horizontal.

10. lazyandcrazy

Concordo, nos dois posts...
    Mas electricidade estatica nem sempre é possivel de evitar..qd caminhamos com sapatos de borracha num dia de verão seco, é fácil ficarmos carregados...e se estamos a usar uma maquina digital, pode correr alguma coisa mal..
    Quanto à questão da humidade, como disse não devemos usar a casa de banho em condições de grande humidada...

Partilhar esta Página