Evitando Poeira no sensor

lazyandcrazy

Power Member
Boas, no outro dia enquanto ligava o meu portatil para transferir umas imagens da minha Canon. Verifiquei (o obvio) que o meu LCD parecia um para-raios para a poeira que viajava à volta (estava a apanhar raios de sol na sala e era visivel alguma poeira). E dai tive a ideia..pq não aproveitar este facto qd se troca uma objectiva?? BAsta fazer-lo na proximidadade (nao excessiva) do LCD e se a maquina estiver desligada a poeira irá quase na totalidade ser atraida pelo LCD do portatil...
 
eheh!

eu ainda estou a tentar perceber esse grande medo de apanhar sujidade no sensor :)

lazyandcrazy a melhor sugestão que te posso dar é não preocupares com isso.

Apenas se tens assim tanto medo troca com o corpo virado para baixo ou seja encaixar a lente de baixo para cima .. assim o po desce de cima e nao entra!

mas eu continuo a seguir a minha máxima de cima que é não preocupar com isso! :p

levei 2 meses a chegar a essa conclusão ;)
 
Eu também já não tenho muito medo de apanhar sujidade no sensor. Previno trocando as objectivas com a máquina virada para baixo e de 2 em 2 meses faço fotos para ver se tenho sujidade no sensor e se for preciso, tento limpar com uma bomba de ar e mais nada.
Se eu em agum trabalho tiver fotos com sombras por causa da sujidade no sensor, normalmente é sempre muito facil reparar essas fotos. Eu agora tenho alguma sujidade, mas mal se vê com uma abertura 16 , e eu muito raramente utilizo esta abertura, acho que só utilizo para este tipo de teste de sujidade. :-D
 
mas e mais que normal!

e mais te digo.. quem mais cuidado tem mais probabilidade de o ter sujo tem :p

eu ando sempre com a pera no saco.. tempo em tempo dou uma bombadela só mesmo para tirar pó e sujidade na zona de entrada e nada mais ;)
 
Continuação

Ontem, tive com novas experiencias....Estive a experimentar materiais (tecidos) que dp de uma pequena esfrega consigam atrair o pó (por ficarem electrizados).

A minha ideia é criar o set ideal para a troca da lente, e queria ouvir a vossa opinião, aqui vai:

Zona Ideal?
-Casa de banho, o facto de ser a zona da casa com mais humidade leva a que se descarregue facilmente qq carga electroestática, logo não atrai a poeira. A humidade tb dificulta a presença de poeira suspensa no ar da divisão. O unico senão é que dvemos evitar colocar a camara qd a humidade é elevada (estilo após um banho) pois isso pode danificar a electrónica da camara.

Posição ideal da Camara?
Os posts anteriores sugerem a camara virada para baixo, concordo que assim , realmente se reduz a probabilidade de poeira entrar directamente para o sensor. MAs em contrapartida a poeira pode alojar-se na extremidade da objectiva e qd a encaixamos esta passa para a zona junto do sensor.
Por isso eu acho que a posição ideal será camara+objectiva na horizontal, com o nosso 'pano' bem esfregado por baixo, devemos é esfregar o pano, de seguida pousar o pano, e sem tocarmos no pano novamente, tocarmos com uma mão numa torneira ou outra qq zona metalica pra descarregar a ESD do nosso corpo. De seguida a 10-15 cm do pano efectuamos a troca. Nem que haja alguma poeira circundante esta vai ter com o pano....

Agora temo mesmo ser acusado de me estar a passar com esta história do pó num sensor...
 
Electricidade estáctica perto da minha máquina não obrigado, apesar de achar que não seja muito perigoso, mas nunca é demais prevenir esta situação. Humidade nas objectivas também não é nada bom. Pode acontecer que se criem fungos.
Resumindo, não aconselho fazer as trocas de objectiva nessas condições. Eu acho que é de longe melhor trocar quando queres e utilizar uma bomba de ar para limpar o sensor.

Quanto a trocar de lente com a máquina virada para baixo, tens razão, a poeira pode-se alojar na objectiva. Vou começar a trocar a objectiva de qualquer maneira apartir de agora :-D e o mais natural é troca-la mesmo na horizontal que é a maneira que dá mais jeito e tudo. Boa malha essa da trocar na horizontal.
 
Concordo, nos dois posts...
Mas electricidade estatica nem sempre é possivel de evitar..qd caminhamos com sapatos de borracha num dia de verão seco, é fácil ficarmos carregados...e se estamos a usar uma maquina digital, pode correr alguma coisa mal..
Quanto à questão da humidade, como disse não devemos usar a casa de banho em condições de grande humidada...
 
Back
Topo