Discussão Evolução no Número de Clientes

CS-TOD

Colaborador
Staff
Tópico para discutirmos a evolução no número de clientes dos pacotes de serviços dos quatro principais operadores (MEO, NOS, NOWO e Vodafone).

No site da ANACOM está disponível, em formato Excel, o histórico do número de clientes e quota de mercado dos últimos anos, sendo este o mais recente:
https://www.anacom.pt/streaming/His...018.xls?contentId=1472378&field=ATTACHED_FILE

No separador "2. Subscritores | Subscribers" é possível saber o número total de clientes de pacotes de serviços em cada semestre. A partir da quota de mercado (disponível no separador "2.1 Quota subs | Mk share") conseguimos chegar ao número de clientes de cada operador.


Evolução do número de clientes por trimestre

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Variação no número de clientes face ao trimestre anterior

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Variação no número de clientes face ao período homólogo do ano anterior

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Pacotes de serviços 2P, 3P, 4P e 5P. A ANACOM não considera neste relatório os clientes exclusivamente TV ou telefone ou internet (1P), e ainda bem porque acabava por beneficiar uns operadores em detrimento de outros. Desta forma estão todos em igualdade.
 
Penso que para a discussão não importa tanto o número total de clientes, mas sim o número de clientes por serviço.

Porque se estamos a falar, por exemplo, de serviços que incluem TV não importa quantos clientes o operador conseguiu no móvel.

Por exemplo, no 3P o Meo foi o único que cresceu. A Vodafone finalmente perdeu 0.1%. Não é muito, mas foi algo inédito que aconteceu após vários semestres. Nos outros pacotes de TV (4P/5P) aí a Vodafone surpreendentemente tem melhor resultados. O que significa que está a conseguir vender mais pacotes 4P/5P que 3P.

A NOS e Nowo têm perdido quota de mercado... No caso da NOS não significa perda de clientes. Significa sim que o número de clientes que têm saído vs angariado é inferior ao crescimento do mercado. Nos números globais a NOS até cresceu em número total de clientes.

O que se vê é um mercado estável. Todos respiram saúde financeira. Até a Nowo que tem perdido clientes, mas com mais de 160mil não deve estar assim tão mal.

Resumindo, não espero que algum operador esteja com ideais de revolucionar o mercado como a Vodafone fez alguns anos atrás.
 
A NOWO não apresenta investimento, quer a nível de aumento de cobertura, quer a nível de upgrade tecnológico nas infraestruturas...
A tendência deste operador é manter estes valores, ou continuar a descer.
O que safa é os valores dos tarifários quer no serviço móvel, quer no serviço fixo, reforço da oferta de TV e pouco mais.
 
Devido a dimensão de redes, é normal a ALTICE estar em primeiro visto que foi o grupo que comprou a operadora incumbente de Portugal.
Quanto a Nos e VDF, que contuniuam a arrepiar caminho com a sua expansão FTTH, poderão a curto prazo crescerem mais.
O mercado irá flutuar com certeza.
 
Altice já podia ter o país 100% coberto com Fibra. Pois é o único operador em Portugal que já tem infraestruturas em todas as zonas do país (obrigado contribuintes portugueses). Até naquelas aldeias mais remotas existe ADSL. Logo, era "só" substituir por Fibra. Mas se nem Altice que tem infraestruturas em todo o país cobriu o país todo com FTTH não será a Vodafone nem a NOS que o irão fazer. Estes mal cumpram os números do acordo que fizeram vão parar...
 
Altice já podia ter o país 100% coberto com Fibra. Pois é o único operador em Portugal que já tem infraestruturas em todas as zonas do país (obrigado contribuintes portugueses). Até naquelas aldeias mais remotas existe ADSL. Logo, era "só" substituir por Fibra. Mas se nem Altice que tem infraestruturas em todo o país cobriu o país todo com FTTH não será a Vodafone nem a NOS que o irão fazer. Estes mal cumpram os números do acordo que fizeram vão parar...
Nisso concordo, a NOS ou VDF jamais irão fibrar aldeis ou zonas remotas no interior ou mesmo no litoral.
Se não tiverem a sorte de ser a Altice, jamais irão ver fibra, mas se fosse o Zeinal Bava ou Granadeiros, duvido que a PT antiga tivesse a expansão que tem hoje com a Altice...
Muito fez a Altice , há que louvar isso.
 
Penso que para a discussão não importa tanto o número total de clientes, mas sim o número de clientes por serviço.

Porque se estamos a falar, por exemplo, de serviços que incluem TV não importa quantos clientes o operador conseguiu no móvel.

Por exemplo, no 3P o Meo foi o único que cresceu. A Vodafone finalmente perdeu 0.1%. Não é muito, mas foi algo inédito que aconteceu após vários semestres. Nos outros pacotes de TV (4P/5P) aí a Vodafone surpreendentemente tem melhor resultados. O que significa que está a conseguir vender mais pacotes 4P/5P que 3P.

A NOS e Nowo têm perdido quota de mercado... No caso da NOS não significa perda de clientes. Significa sim que o número de clientes que têm saído vs angariado é inferior ao crescimento do mercado. Nos números globais a NOS até cresceu em número total de clientes.

O que se vê é um mercado estável. Todos respiram saúde financeira. Até a Nowo que tem perdido clientes, mas com mais de 160mil não deve estar assim tão mal.

Resumindo, não espero que algum operador esteja com ideais de revolucionar o mercado como a Vodafone fez alguns anos atrás.
Estás outra vez a cometer o mesmo erro quando falas do 3P, comparar percentagens. Tens de multiplicar essa percentagem da quota de mercado (separador 2.1) pelo número de clientes totais nesse trimestre (separador 2.).

Exemplo:

Clientes 3P no 3T2018: 1 603 204
Clientes 3P no 4T2018: 1 620 488

Clientes 3P Vodafone no 3T2018: 1 603 204 x 0,261 (26,1% quota) = 418 436 clientes
Clientes 3P Vodafone no 4T2018: 1 620 488 x 0,260 (26,0% quota) = 421 326 clientes

Ou seja, apesar da percentagem ter diminuído, o número de clientes aumentou, logo a Vodafone também cresceu. Isto, como expliquei no outro tópico, acontece porque a percentagem da quota de mercado é mais pequena que o MEO e NOS e daí parecer que perdeu clientes mas na verdade não.


No caso do MEO:

Clientes 3P MEO no 3T2018: 1 603 204 x 0,348 (34,8% quota) = 557 915 clientes
Clientes 3P MEO no 4T2018: 1 620 488 x 0,351 (35,1% quota) = 568 791 clientes

Resumindo, no último trimestre analisado o MEO teve um aumento de 10 876 clientes e a VDF de 2 890 clientes, mas ambos cresceram, ao contrário do que dá a entender a quota de mercado.


Assim que tiver tempo atualizo o post com a evolução no número de clientes nos pacotes 2P, 3P e 4P/5P.


EDIT: Um exemplo mais flagrante, os pacotes 4P/5P. Parece que a Vodafone é a que mais cresce, a julgar pela quota de mercado, mas na verdade não.

Clientes 4P/5P no 3T2018: 1 758 069
Clientes 4P/5P no 4T2018: 1 796 807

Clientes 4P/5P Vodafone no 3T2018: 1 758 069 x 0,092 (9,2% quota) = 161 742 clientes
Clientes 4P/5P Vodafone no 4T2018: 1 796 807 x 0,097 (9,7% quota) = 174 290 clientes

Clientes 4P/5P MEO no 3T2018: 1 758 069 x 0,452 (45,2% quota) = 794 647 clientes
Clientes 4P/5P MEO no 4T2018: 1 796 807 x 0,452 (45,2% quota) = 812 157 clientes

Ou seja, a Vodafone teve um aumento no último trimestre de 12 548 clientes e o MEO de 17 510.


É este o meu objetivo com este tópico, há muito tempo que se diz que a Vodafone é a única operadora a crescer, ou a que mais cresce, ou mesmo que a NOS e a NOWO descem há vários trimestres quando isso não corresponde à realidade. O problema é que só se compara a quota de mercado quando este indicador é enganoso se não for multiplicado pelo número de clientes totais. E como ninguém faz isso acaba por ficar com uma ideia errada do mercado.
 
Última edição:
@CS-TOD não leste o meu comentário até ao fim. Eu inclusive expliquei com o exemplo da NOS que perder quota de mercado não é perder clientes. Perder quota de mercado é simplesmente não conseguir acompanhar o crescimento do mercado. Eu não disse que a Vodafone perdeu clientes. Disse sim que perdeu 0.1% de quota de mercado no 3P.
 
@CS-TOD, não é um pouco discutível falar só no número de clientes de pacotes de serviços? É que há mais clientes só com TV do que clientes com pacotes de serviços (3 milhões e 900 mil contra 3 milhões e 800 mil). E então clientes de telemóvel (cartões) são 17 milhões!


Pegando no exemplo da NOS, essa operadora é líder de televisão, mas uma coisa que muita gente não sabe é que a NOS é também líder na internet nos clientes não-empresariais (ou seja, a NOS domina o core business do mercado residencial). É líder em número de clientes porque em receitas quem é líder é a MEO.

Fonte: https://www.anacom.pt/streaming/Factos_Numeros4T2018.pdf?contentId=1472608&field=ATTACHED_FILE
https://www.anacom.pt/streaming/SAI2018.pdf?contentId=1472399&field=ATTACHED_FILE
 
O relatório não é meu, é da ANACOM. Eu só peguei nele para traduzir em número de clientes (algo que eles só referem no Excel) e criar um gráfico com a evolução.
 
OK, mas é um entre os muitos relatórios que a ANACOM publica por trimestre. O que eu estou a sugerir é que tentes fazer um apanhado de todos os relatórios. Se tiveres tempo, fica a ideia
 
Um bom tópico para colocar a seguinte votação: "Qual é o ISP contratado na sua primeira habitação? (escolher a opção que mais se adequa a sua situação)

Hipóteses: (só permitir uma escolha)
  • MEO
  • NOS
  • NOWO / STV Lousada
  • Vodafone
  • Não tenho serviço de Internet fixo na habitação
  • Não tenho serviço de Televisão por cabo na habitação (uso TDT ou Satélite)
 
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