Penso que para a discussão não importa tanto o número total de clientes, mas sim o número de clientes por serviço.
Porque se estamos a falar, por exemplo, de serviços que incluem TV não importa quantos clientes o operador conseguiu no móvel.
Por exemplo, no 3P o Meo foi o único que cresceu. A Vodafone finalmente perdeu 0.1%. Não é muito, mas foi algo inédito que aconteceu após vários semestres. Nos outros pacotes de TV (4P/5P) aí a Vodafone surpreendentemente tem melhor resultados. O que significa que está a conseguir vender mais pacotes 4P/5P que 3P.
A NOS e Nowo têm perdido quota de mercado... No caso da NOS não significa perda de clientes. Significa sim que o número de clientes que têm saído vs angariado é inferior ao crescimento do mercado. Nos números globais a NOS até cresceu em número total de clientes.
O que se vê é um mercado estável. Todos respiram saúde financeira. Até a Nowo que tem perdido clientes, mas com mais de 160mil não deve estar assim tão mal.
Resumindo, não espero que algum operador esteja com ideais de revolucionar o mercado como a Vodafone fez alguns anos atrás.
Estás outra vez a cometer o mesmo erro quando falas do 3P, comparar percentagens. Tens de multiplicar essa percentagem da quota de mercado (separador 2.1) pelo número de clientes totais nesse trimestre (separador 2.).
Exemplo:
Clientes 3P no 3T2018:
1 603 204
Clientes 3P no 4T2018:
1 620 488
Clientes 3P Vodafone no 3T2018: 1 603 204 x 0,261 (26,1% quota) = 418 436 clientes
Clientes 3P Vodafone no 4T2018: 1 620 488 x 0,260 (26,0% quota) = 421 326 clientes
Ou seja, apesar da percentagem ter diminuído, o número de clientes aumentou, logo a Vodafone também cresceu. Isto, como expliquei no outro tópico, acontece porque a percentagem da quota de mercado é mais pequena que o MEO e NOS e daí parecer que perdeu clientes mas na verdade não.
No caso do MEO:
Clientes 3P MEO no 3T2018: 1 603 204 x 0,348 (34,8% quota) = 557 915 clientes
Clientes 3P MEO no 4T2018: 1 620 488 x 0,351 (35,1% quota) = 568 791 clientes
Resumindo, no último trimestre analisado o MEO teve um aumento de 10 876 clientes e a VDF de 2 890 clientes, mas ambos cresceram, ao contrário do que dá a entender a quota de mercado.
Assim que tiver tempo atualizo o post com a evolução no número de clientes nos pacotes 2P, 3P e 4P/5P.
EDIT: Um exemplo mais flagrante, os pacotes 4P/5P. Parece que a Vodafone é a que mais cresce, a julgar pela quota de mercado, mas na verdade não.
Clientes 4P/5P no 3T2018:
1 758 069
Clientes 4P/5P no 4T2018:
1 796 807
Clientes 4P/5P Vodafone no 3T2018: 1 758 069 x 0,092 (9,2% quota) = 161 742 clientes
Clientes 4P/5P Vodafone no 4T2018: 1 796 807 x 0,097 (9,7% quota) = 174 290 clientes
Clientes 4P/5P MEO no 3T2018: 1 758 069 x 0,452 (45,2% quota) = 794 647 clientes
Clientes 4P/5P MEO no 4T2018: 1 796 807 x 0,452 (45,2% quota) = 812 157 clientes
Ou seja, a Vodafone teve um aumento no último trimestre de 12 548 clientes e o MEO de 17 510.
É este o meu objetivo com este tópico, há muito tempo que se diz que a Vodafone é a única operadora a crescer, ou a que mais cresce, ou mesmo que a NOS e a NOWO descem há vários trimestres quando isso não corresponde à realidade. O problema é que só se compara a quota de mercado quando este indicador é enganoso se não for multiplicado pelo número de clientes totais. E como ninguém faz isso acaba por ficar com uma ideia errada do mercado.