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Para quem acompanha (e paga) os serviços tv+net+telefone é fácil perceber que durante alguns anos existiu uma evolução em Portugal e no Mundo neste tipo de serviços.
Mais velocidade de internet, mais canais de TV, melhor definição, fim das restrições a nível de tráfego e alguma concorrência ao nível dos preços.
Mas nos últimos anos percebe-se que começámos e retroceder.
Preços a subir anualmente sem melhoria do serviço, tarifários "exclusivos", péssimo apoio ao cliente, aproveitamento da má informação sobre o TDT, trafic shaping, etc, etc.
Até que chegamos ao dia de hoje com a ANACOM a constatar o óbvio, mas que não apresenta qualquer solução ou plano de futuro.
A titulo de ex:
Em 2016/2017 um serviço 3P "básico" custava 24.90€ com 100Mb de velocidade e sem limites de tráfego.
Hoje o mesmo serviço de 3P "básico" custa 30,90€ com 30Mb/10 de velocidade e com 500GB de limite de tráfego.
Numa altura em que as plataformas de streaming são uma presença no nosso dia a dia e muitas das estreias de cinema estão a ser migradas para este tipo de serviços originado como é óbvio mais tráfego, temos o tele-trabalho a tele-escola ou seja cada vez mais a internet torna-se um bem de primeira necessidade e as operadores a saberem disso estão-se a aproveitar e a cartelizar os preços e as condições, forçando os clientes a migrarem para pacotes mais caros porque sabem que a única maneira de os clientes se defenderem é ficarem sem qualquer tipo de serviço o que não irá acontecer..
Cada operadora tem a sua quota de clientes e está satisfeita com os números, podem sair 1000 clientes da Vodafone para outras operadores, mas ao mesmo tempo estão a sair 1000 clientes da NOS ou MEO para a Vodafone e este circulo é vicioso.
Como clientes o que podemos fazer? Infelizmente nada, é como os preços dos combustíveis podem aumentar o que quiserem, reclamamos mas temos que pagar na mesma, a única hipótese era cancelar o serviço o que é irrealista nos dias de hoje.
O que a ANACOM pode fazer? Infelizmente as ultimas intervenções da Anacom para regular o mercado têm sido fiascos atrás de fiascos, nos tarifários móveis temos a aberração dos tarifários consoante a idade, "ah tem 25 anos paga 20€, você tem 26 paga 30€.."Mexeram nos períodos de fidelização o que também não deu em nada porque as operadoras defenderam-se pedindo preços astronómicos pelos tarifários sem fidelização, continuando as operadoras a fidelizar clientes por mais 24 meses, porque aceitaram a "oferta" de um novo canal ou de mais 10Mb de velocidade.
Um operador novo para mexer com a concorrência? Também não me parece viável porque iria usar as linhas dos outros operadores ficando logo à partida limitado nas opções de "oferta".
Infelizmente não vejo nada de bom para o futuro das telecomunicações em Portugal, nomeadamente para os clientes, o que nos espera são preços mais elevados e piores serviços de ano para ano..
Mais velocidade de internet, mais canais de TV, melhor definição, fim das restrições a nível de tráfego e alguma concorrência ao nível dos preços.
Mas nos últimos anos percebe-se que começámos e retroceder.
Preços a subir anualmente sem melhoria do serviço, tarifários "exclusivos", péssimo apoio ao cliente, aproveitamento da má informação sobre o TDT, trafic shaping, etc, etc.
Até que chegamos ao dia de hoje com a ANACOM a constatar o óbvio, mas que não apresenta qualquer solução ou plano de futuro.
A titulo de ex:
Em 2016/2017 um serviço 3P "básico" custava 24.90€ com 100Mb de velocidade e sem limites de tráfego.
Hoje o mesmo serviço de 3P "básico" custa 30,90€ com 30Mb/10 de velocidade e com 500GB de limite de tráfego.
Numa altura em que as plataformas de streaming são uma presença no nosso dia a dia e muitas das estreias de cinema estão a ser migradas para este tipo de serviços originado como é óbvio mais tráfego, temos o tele-trabalho a tele-escola ou seja cada vez mais a internet torna-se um bem de primeira necessidade e as operadores a saberem disso estão-se a aproveitar e a cartelizar os preços e as condições, forçando os clientes a migrarem para pacotes mais caros porque sabem que a única maneira de os clientes se defenderem é ficarem sem qualquer tipo de serviço o que não irá acontecer..
Cada operadora tem a sua quota de clientes e está satisfeita com os números, podem sair 1000 clientes da Vodafone para outras operadores, mas ao mesmo tempo estão a sair 1000 clientes da NOS ou MEO para a Vodafone e este circulo é vicioso.
Como clientes o que podemos fazer? Infelizmente nada, é como os preços dos combustíveis podem aumentar o que quiserem, reclamamos mas temos que pagar na mesma, a única hipótese era cancelar o serviço o que é irrealista nos dias de hoje.
O que a ANACOM pode fazer? Infelizmente as ultimas intervenções da Anacom para regular o mercado têm sido fiascos atrás de fiascos, nos tarifários móveis temos a aberração dos tarifários consoante a idade, "ah tem 25 anos paga 20€, você tem 26 paga 30€.."Mexeram nos períodos de fidelização o que também não deu em nada porque as operadoras defenderam-se pedindo preços astronómicos pelos tarifários sem fidelização, continuando as operadoras a fidelizar clientes por mais 24 meses, porque aceitaram a "oferta" de um novo canal ou de mais 10Mb de velocidade.
Um operador novo para mexer com a concorrência? Também não me parece viável porque iria usar as linhas dos outros operadores ficando logo à partida limitado nas opções de "oferta".
Infelizmente não vejo nada de bom para o futuro das telecomunicações em Portugal, nomeadamente para os clientes, o que nos espera são preços mais elevados e piores serviços de ano para ano..