Discussão Evolução (ou não) dos ISPs em Portugal.

Isso caberia aos departamentos comerciais e de marketing das respectivas operadoras.
Estudar os concorrentes e ver o que poderiam fazer para ter uma melhor oferta.
Por exemplo um preço mais baixo, mais velocidade, mais minutos de chamadas/sms, etc.
Parcerias exclusivas em certas lojas, e por ai fora...
Continuo na mesma... Achas que esse trabalho ao é feito? Se te queixas que a situação atual não é aceitável então terás certamente uma ideia do que seria...
 
Desisto.

Tu mesmo explicas o porquê da necessidade da oferta. Aquelas ofertas, e a sua sustentabilidade económica, não foram desenhadas para streaming 4k, tiktok e afins, mas para usos claramente mais modestos (e disso ninguém tem culpa, foram alterações de hábitos) e portanto em algum momento teriam que ser redesenhada de forma a colocar os clientes nos tarifários pensados para determinado perfil de uso.

Confunde aquilo que é oferta que é qualidade da oferta. Posso oferecer - te 1gbps, 300 canais, 50000 horas de chamadas... Isso é oferta. A qualidade é depois ver se o que é oferecido funciona em condições.

Os tarifários dos actuais clientes mantêm - se sem alterações, quem estava bem continua a estar bem. Se eles tivessem simplesmente terminado com o tarifário e o cliente ou mudava ou ficava sem serviço era outra conversa bem distinta.

Quem desiste sou eu portanto pela sua conversa só afecta quem vai ter Internet em casa pela 1a vez se o meu contrato terminar para a semana não sou afetado é isso?
E por acaso não é haver Netflix YouTube e tik Tok que faz as pessoas ter necessidade de ter Internet em casa?
Para decoração prefiro vasos com plantas ou quadros Internet não acho bonita, tenho para a utilizar
 
Sou todo ouvidos para mim qualidade define se em 3 fatores (diversidade, estabilidade, capacidade) se tenho um serviço em casa que me permite ir a Netflix e ver em 4k a Maria no YouTube e tiktok e o meu filho jogar FIFA na net e passo para 1 que quase não dá para ir ver conteúdo em 4k (quanto mais o resto em simultâneo) tenho melhor serviço que o que tinha antes? Não estou a perceber tem sequer a mesma qualidade que o anterior ?
Pela tua conversa um BMW série 5 tem a mesma qualidade que um M5 e como até anda mais devagar(e é mais barato) e acaba por ser mais seguro e tem a mesma qualidade do mais caro e até tens menos hipóteses de morrer ao volante, seguindo a tua teoria melhor ainda é "papa reformas" que não passam dos 20km/h deve estar aqui a solução para a sinistralidade da estrada.
Mas voltando a conversa e deixando as teorias da treta vou fazer 3 questões para ver se as rebates...
Existe core business para um serviço com 30mbs?
Sim eventualmente pessoas mais idosas
É justo cobrar por 30mbs o que antes cobravam por 100?
Não nenhuma operadora da propriamente prejuízo em Portugal teem tanto dinheiro que até no futebol foram meter o nariz.
Poderiam criar um tarifário vantajoso de 30 para complementar a oferta já existente?
Sim já o deveriam ter feito a mais tempo punham a 25 ou 26 euros quem não precisava de tanta net optava por este.
Agora empurrar clientes para o pacote intermédio quando antes estava bem no mínimo é desonesto, quando todas as operadoras o fazem ao mesmo tempo é uma política conjunta que define um cartel.
Cumprimentos

Foram meter o nariz no futebol mas fibrar o restante que há por Portugal para acabar com o ADSL isso não, isso estão quietos e começam a chorar a dizer que o governo tem que ajudar para essas supostas zonas que não sao rentaveis!
 
Foram meter o nariz no futebol mas fibrar o restante que há por Portugal para acabar com o ADSL isso não, isso estão quietos e começam a chorar a dizer que o governo tem que ajudar para essas supostas zonas que não sao rentaveis!
Não é preciso afinal o ADSL is alive depois do Passos Coelho e da Troika terem dito que vivíamos acima das nossas possibilidades vêem as operadoras dizer que temos mais net que a que precisamos 30 mbs esta bom para o Português comum, ora ADSL da até 24 megas a diferença para a fibra são 6megas logo não é preciso mais 1 cm de fibra em Portugal e ainda dizem que não somos pioneiros em nada, que injustiça para as operadoras arranjaram maneira de oferecer um pacote "equivalente" em fibra e em ADSL um aplauso às nossas operadoras.
Modo ironic off
Só gostava que a ANACOM pegasse na TDT a sério e obrigasse a MEO a devolver as frequências que ficou para Pay TV via TDT e as entregasse a quem realmente quisesse operar nelas com isso e um aluguer da rede starlink da space X ficava com um serviço tv e de Internet com velocidade alta em 100% do país e aí abriam os olhos por isso andam todas borradas com o leilão do 5G sabem que nas mãos erradas isto pode lhes acabar com a mama
 
Última edição:
No caso da MEO sempre aumentou para os actuais clientes, mesmo quando a inflação era 0.01%!! Metiam em letras pequeninas na factura a partir de xx/xx entram em vigor novos preços e condições, quando a lei já diziam que tinham que informar de forma clara os clientes e a possibilidade de rescindir.

Aconteceu comigo, 3 meses depois de ter feito o contrato por 24 meses, sobem-me 1€, só reparei quando fizeram o débito porque não esperava ter este tipo de "supresas" reclamei por vários meios mas como é habitual no MEO, "lamenta-mos mas não podemos fazer nada" No ano seguinte, estando ainda fidelizado novo aumento de 1€, ai reclamei novamente e só depois de ir a tribunal arbitral é que me deram razão, ou seja andei a perder tempo e dinheiro com uma operadora que fez um contracto comigo com determinadas condições, mas que depois me quis vigarizar há socapa.
Quando rescindi disse-lhes que nem que me oferecessem o serviço por 2 anos iria aceitar e hoje passados 3 anos mantenho a mesma opinião.

Actualmente as operadoras tratam os clientes como se fossem um serviço do estado ou indispensável, temos que comer, pagar e calar porque a diferença entre as 3 é quase nula.
Quando a prioridade numero 1 devia ser a satisfação do cliente para que este se mantenha fiel à empresa.
Até tiveram o descaramento de me ligar numa altura que só tinha serviço 4G da VDF a dizer que com a introdução da TDT ia ficar sem Televisão se não aderisse a um pacote básico do MEO!!
 
Não é preciso afinal o ADSL is alive depois do Passos Coelho e da Troika terem dito que vivíamos acima das nossas possibilidades vêem as operadoras dizer que temos mais net que a que precisamos 30 mbs esta bom para o Português comum, ora ADSL da até 24 megas a diferença para a fibra são 6megas logo não é preciso mais 1 cm de fibra em Portugal e ainda dizem que não somos pioneiros em nada, que injustiça para as operadoras arranjaram maneira de oferecer um pacote "equivalente" em fibra e em ADSL um aplauso às nossas operadoras.
Modo ironic off
Só gostava que a ANACOM pegasse na TDT a sério e obrigasse a MEO a devolver as frequências que ficou para Pay TV via TDT e as entregasse a quem realmente quisesse operar nelas com isso e um aluguer da rede starlink da space X ficava com um serviço tv e de Internet com velocidade alta em 100% do país e aí abriam os olhos por isso andam todas borradas com o leilão do 5G sabem que nas mãos erradas isto pode lhes acabar com a mama

A MEO até deve ser dos 3 operadores o que está mais borrado, se vem um starlink ou um 5g da Dense para as zonas onde eles têm o monopolio total com adsl eles sabem que ou das duas uma, finalmente fibram esses sitios ou perdem os clientes. Isto ja chegou ao ponto que até idosos reclamam do adsl..

No caso da MEO sempre aumentou para os actuais clientes, mesmo quando a inflação era 0.01%!! Metiam em letras pequeninas na factura a partir de xx/xx entram em vigor novos preços e condições, quando a lei já diziam que tinham que informar de forma clara os clientes e a possibilidade de rescindir.

Aconteceu comigo, 3 meses depois de ter feito o contrato por 24 meses, sobem-me 1€, só reparei quando fizeram o débito porque não esperava ter este tipo de "supresas" reclamei por vários meios mas como é habitual no MEO, "lamenta-mos mas não podemos fazer nada" No ano seguinte, estando ainda fidelizado novo aumento de 1€, ai reclamei novamente e só depois de ir a tribunal arbitral é que me deram razão, ou seja andei a perder tempo e dinheiro com uma operadora que fez um contracto comigo com determinadas condições, mas que depois me quis vigarizar há socapa.
Quando rescindi disse-lhes que nem que me oferecessem o serviço por 2 anos iria aceitar e hoje passados 3 anos mantenho a mesma opinião.

Actualmente as operadoras tratam os clientes como se fossem um serviço do estado ou indispensável, temos que comer, pagar e calar porque a diferença entre as 3 é quase nula.
Quando a prioridade numero 1 devia ser a satisfação do cliente para que este se mantenha fiel à empresa.
Até tiveram o descaramento de me ligar numa altura que só tinha serviço 4G da VDF a dizer que com a introdução da TDT ia ficar sem Televisão se não aderisse a um pacote básico do MEO!!

A maior diferença entre as 3 acaba por ser a disponibilidade :lol:

Quem tem NOS HFC é porque só tem essa escolha normalmente, quem tem meo ftth é porque nao tem voda ftth etc.

Mesmo a voda ja foi melhor que o que é atualmente.
 
A MEO até deve ser dos 3 operadores o que está mais borrado, se vem um starlink ou um 5g da Dense para as zonas onde eles têm o monopolio total com adsl eles sabem que ou das duas uma, finalmente fibram esses sitios ou perdem os clientes. Isto ja chegou ao ponto que até idosos reclamam do adsl.
Elas estão as 3 todas borradas mesmo em cidade já estão a ser apertadas pela nowo que a partir do próximo ano vai investir em fibra própria com capital do novo acionista
 
Precisamente. O objectivo é mesmo esse. Colocar os clientes nos tarifários que foram pensados para um determinado perfil de tráfego e uso do serviço. Estamos perfeitamente de acordo.
Estamos de acordo que as operadoras querem aumentar as receitas médias por cliente, ajustando o pacote 3P mais barato para pior no intuito de promover as ofertas mais caras. Trata-se de uma estratégia de marketing com o intuito de promover um produto com um preço mais caro. Seria mais legítimo caso não tivessem promovido 100 megas nesse mesmo pacote.
Curiosamente nenhuma das 3 grandes se deixou ficar quieta e manter os 100 megas. Porquê?

As questões de concertação são legítimas.
 
Estamos de acordo que as operadoras querem aumentar as receitas médias por cliente, ajustando o pacote 3P mais barato para pior no intuito de promover as ofertas mais caras. Trata-se de uma estratégia de marketing com o intuito de promover um produto com um preço mais caro. Seria mais legítimo caso não tivessem promovido 100 megas nesse mesmo pacote.
Curiosamente nenhuma das 3 grandes se deixou ficar quieta e manter os 100 megas. Porquê?

As questões de concertação são legítimas.
O que eles estão a fazer é forçar a ANACOM a cancelar o leilão de 5G e fazer como eles gostam aumentaram os preços primeiro para mamarem e depois por acharem que a ANACOM não ia uma vez mais dizer nada, e no final ainda mandavam a farpa a dizer que subiram o preço e a ANACOM não tinha dito nada mas correu lhes mal a ANACOM veio a público não se calou e pior veio com prints ao invés das normais 3 linhas escondidas num relatório qualquer não gostaram e agora andam nestas diarreias verbais para a semana dizem que ninguém aderia ao pacote mínimo.
O que era mais "ético" seria criar um pacote mais barato (estilo Vodafone quando entrou) e esvaziar o de 100mbs de clientes e quando deixasse de ter um número relevante de clientes eliminar da oferta
 
Continuo na mesma... Achas que esse trabalho ao é feito? Se te queixas que a situação atual não é aceitável então terás certamente uma ideia do que seria...

E já fiz essas sugestões/ideias do que seria um regime concorrencial no post que citas.
Mas é mais fácil fazer uma cartelização que uma concorrência.

Eu e outros users é que ficamos na mesma, e não percebemos porque é que defendes com tanta dedicação um sistema que não funciona.
 
Não é preciso afinal o ADSL is alive depois do Passos Coelho e da Troika terem dito que vivíamos acima das nossas possibilidades vêem as operadoras dizer que temos mais net que a que precisamos 30 mbs esta bom para o Português comum, ora ADSL da até 24 megas a diferença para a fibra são 6megas logo não é preciso mais 1 cm de fibra em Portugal e ainda dizem que não somos pioneiros em nada, que injustiça para as operadoras arranjaram maneira de oferecer um pacote "equivalente" em fibra e em ADSL um aplauso às nossas operadoras.
Modo ironic off
Só gostava que a ANACOM pegasse na TDT a sério e obrigasse a MEO a devolver as frequências que ficou para Pay TV via TDT e as entregasse a quem realmente quisesse operar nelas com isso e um aluguer da rede starlink da space X ficava com um serviço tv e de Internet com velocidade alta em 100% do país e aí abriam os olhos por isso andam todas borradas com o leilão do 5G sabem que nas mãos erradas isto pode lhes acabar com a mama
Todos os muxs que eram para paytv estão na posse da anacom.
 
O que eles estão a fazer é forçar a ANACOM a cancelar o leilão de 5G e fazer como eles gostam aumentaram os preços primeiro para mamarem e depois por acharem que a ANACOM não ia uma vez mais dizer nada, e no final ainda mandavam a farpa a dizer que subiram o preço e a ANACOM não tinha dito nada mas correu lhes mal a ANACOM veio a público não se calou e pior veio com prints ao invés das normais 3 linhas escondidas num relatório qualquer não gostaram e agora andam nestas diarreias verbais para a semana dizem que ninguém aderia ao pacote mínimo.
O que era mais "ético" seria criar um pacote mais barato (estilo Vodafone quando entrou) e esvaziar o de 100mbs de clientes e quando deixasse de ter um número relevante de clientes eliminar da oferta

Pois todo este mal-estar vem do leilão 5G, mas o presidente da Anacom tem lugar até 2023, ainda vão conseguir adiar o leilão por 3 anos por razões um tanto ou quanto incompreensíveis.

Nesta questão e na do 5G, acho que a Anacom se tem portado bem.

O problema é que a comunicação social nem vai tocar muito neste assunto, porque imagina lá quem é que investe mais dinheiro em publicidade... Ah pois.
 
Back
Topo