Discussão Evolução (ou não) dos ISPs em Portugal.

Na Franca por exemplo, todos os operadores partilham a fibra. Os operadores têm zonas para fibrar e depois está aberto para todos depois de 2-3 mêses.

E há fidelizações ? Ou é mercado liberalizado ?

Não foi o modelo seguido cá (ou melhor tem sido o modelo seguido em algumas zonas partilhas nos/Vodafone e alguma meo/Vodafone ainda em vigor)

E este método não será em teoria, mais fácil de aplicar uma vez que o país é menos populoso e mais pequeno ? E as instalações não seriam mais baratas ? Menos pessoas, menos material para investir . Porque é que no entanto é mais caro ?
 
E há fidelizações ? Ou é mercado liberalizado ?



E este método não será em teoria, mais fácil de aplicar uma vez que o país é menos populoso e mais pequeno ? E as instalações não seriam mais baratas ? Menos pessoas, menos material para investir . Porque é que no entanto é mais caro ?
Porque vivemos em economia de mercado e as empresas entenderam que esse não era o caminho que pretendiam na generalidade das localizações. É porque o governo e o regulador não colocaram qualquer entrave ou incentivaram esse tipo de situação.

Quanto a ser mais barato sim seria mas a redução de custos não é proporcional
 
E há fidelizações ? Ou é mercado liberalizado ?

Na maioria das vezes, tens uma fidelização de um ano para ter desconto. E depois de um ano, passas a pagar preço da tabela. Mas pode se renegociar facilmente porque é muito facil mudar-se.

Tens pessoas a passar de Free para SFR para Free para SFR para Orange cada ano :D
 
Já não o são? As ofertas mágicas da Meo desaparecem quando não há concorrência na zona

Nao vale a pena discutir com ele, ele tá a ser pago por cada comentario para defender com unhas e dentes as operadoras nacionais.

Além de matemática vai aprender a ler esta lá
A Vodafone Espanha acaba de anunciar tarifários de “perder a cabeça”. Trata-se de um tarifário móvel ilimitado que agora custa apenas 24,99 euros. Segundo a informação, a empresa garante a “melhor rede móvel”/5G. Esta “promoção” é válida durante 12 meses. Além de internet ilimitada, a Vodafone oferece ainda chamadas ilimitadas.

Acrescento que julgo( não tenho certeza) que o prazo máximo de fidelização em Espanha são os 12 meses ao invés dos 24

A notícia é de Maio Abril de 2020 quando o mesmo pacote em Portugal custava e continua a custar 49,90

Nail in the coffin.
 
Talvez para evitar outros problemas. Por exemplo, na France, se o teu operador é Free e que o operador da infraestrutura (quem fibrou) é a Altice, em caso de avaria Free tem de esperar para Altice fazer os trabalhos. De vez em quando é chato ser cliente de um determinado ISP, ligar la para uma avaria e receber a resposta "estamos a espera de <<outro ISP>> resolver a avaria blablabla" :D

Mas eu concordo contigo, não faz sentido ter 3 redes diferentes num sitio e não ter nenhuma noutros.
 
Não se justifiquem com custos de trabalhadores e assim, as operadoras em portugal praticam SIM preços altos e condições um pouco abusivas. São uma vergonha! Basta uma operadora com preços mais baixos entrar cá que isto mudava logo de rumo.
Espanha está muito à frente em todos os aspectos, tenho pena de não ter nascido/morar lá..
 
Espanha está muito à frente em todos os aspectos, tenho pena de não ter nascido/morar lá..

Também não é preciso exagerar e contra mim fim falo que tenho ascendência :D.

Mas sim, as operadoras por cá fazem essas politicas, mas pode ser que agora as coisas mudem.
Não falo só do 5G, mas de uma forma geral os clientes já não são assim tão tecnologicamente iliterados como dantes.
Fiquei muito impressionado com a geração mais velha, de facto há pessoas que estão muito a par das tecnologias, mais até que certa malta nova.
Esta pandemia, vem ainda dar mais informação a estas pessoas, o porquê da net estar lenta, o que é a firbra optica, etc.
As operadoras já não os tomam por parvos, e assim que há oportunidade mudam.
Aqui estou só à espera que acaba e fidelização para mudar de adsl para fibra, até o meu pai que não é nada dado a estas tecnologias sabe que é melhor.
 
Também não é preciso exagerar e contra mim fim falo que tenho ascendência :D.

Mas sim, as operadoras por cá fazem essas politicas, mas pode ser que agora as coisas mudem.
Não falo só do 5G, mas de uma forma geral os clientes já não são assim tão tecnologicamente iliterados como dantes.
Fiquei muito impressionado com a geração mais velha, de facto há pessoas que estão muito a par das tecnologias, mais até que certa malta nova.
Esta pandemia, vem ainda dar mais informação a estas pessoas, o porquê da net estar lenta, o que é a firbra optica, etc.
As operadoras já não os tomam por parvos, e assim que há oportunidade mudam.
Aqui estou só à espera que acaba e fidelização para mudar de adsl para fibra, até o meu pai que não é nada dado a estas tecnologias sabe que é melhor.

A palavra "melhor" realmente não é suficiente boa para realmente medir a diferença dessas duas tecnologias....Isso é literamente um carta burros vs ferrari. :lol:
 
Também não estava a ser justo com o meu pai, ele conhecia a fibra optica há pelo menos uns 10 anos antes da mesma ir para o mercado doméstico. A empresa onde ele trabalhava usava geomática.

Mas o termo "melhor" não está errado, se uma tecnologia é superior a outra, mas sim percebo onde queres chegar.
 
O que vou dizer é sem evidencias e até pode não estar correto, mas a meu ver esta "guerra" foi lançada pela meo, acabaram com o acesso básico de 29.90 transformando o mesmo numa oferta nada atrativa pois é mais que sabido que dificilmente alguém vai querer um pacote com limites de tráfego e também com velocidades de 30Mb.

Claro que as outras foram atrás, a NOS ainda ia caindo a esparrela de meter limites de tráfego mas corrigiu rapidamente sabendo que pode recuperar alguns clientes com isso, a VDF apenas aproveitou e foi na onda porque sabe que só iria ganhar igualmente com isso.

Já faz anos que todos os operadores dizem que o objetivo atualmente mais que conseguir novos clientes é sim subir o valor de consumo por cliente e se os clientes não o fazem, eles tratam disso pelos clientes.

Se a Nowo investir como deve ser e começar a oferecer uma oferta interessante acredito que possa agitar o mercado, ai a meu ver ou as 3 baixam os preços para pressionar a morte deles ou efetivamente o mercado agita-se, a NOWO a meu ver o calcanhar é baixa cobertura, não ter canais RF na fibra, não coloco rede movel ao barulho.
 
Não se compreende é atitudes como a Vodafone. Quando me desvinculei da empresa, a vodafone pediu me 28€ por um RED com 1 GB de dados e fidelização 24M. Pedir portabilidade para a NOWO e fazem-me miraculosamente 9,99€ com 3GB dados (mais que suficiente). Este preço já é mais justo! Mas nem depois de ligar para o apoio ao cliente me faziam esta oferta! Ainda me perguntaram se não tinha nenhum vizinho com menos de 25 anos!
 
Se a Nowo investir como deve ser e começar a oferecer uma oferta interessante acredito que possa agitar o mercado, ai a meu ver ou as 3 baixam os preços para pressionar a morte deles ou efetivamente o mercado agita-se, a NOWO a meu ver o calcanhar é baixa cobertura, não ter canais RF na fibra, não coloco rede movel ao barulho.

Penso que a ideia seja justamente essa, dai a compra da mas movil e a vontade de investir no 5G.
A pequenina Nowo ainda vai dar uma de David e derrotar os Golias...
 
Era possível as operadoras disponibilizarem canais RF digital a partir de um router 5G?
Possível é sempre agora vai consumir uma largura de banda brutal sem necessidade iptv em apps para android/ios box será mais provável e simples e diferente estar a consumir 4 ou 7 megas que 80 ou 90 quando so vês 1 canal multiplicar isso por uma data de clientes com distâncias diferentes etc é um caos, mas com as actuais operadoras a base será a mesma do 4g que é basicamente nos centros urbanos uma rede excelente/razoável e fora deles (os clientes que iriam precisar dessa solução) um serviço reles ou fraco).
 
Quando a cabovisão mudou o nome para NOWO as fidelizações deles funcionaram desta forma
Explicando que quer «maior transparência», a NOWO tem um período máximo de fidelização de 12 meses, ao contrário dos 24 meses estipulados por parte das operadoras. No entanto, o cliente tem ainda a hipótese de escolher se quer um contrato de permanência de seis meses (com custos de instalação de 30 euros) ou sem contrato de permanência (com custos de instalação de serviço de 50 euros).
Fonte.
Gente, é isto que portugal precisa! 12 meses de fidelização máximo e valores baixos em caso de adesão sem fidelização.
Na altura se tivesse cobertura tinha aderido!
não consigo perceber o porque da NOWO não ter continuado com este funcionamento..
é regra do governo ou assim terem 24 meses de fidelizações?
 
Back
Topo