Discussão Evolução (ou não) dos ISPs em Portugal.

Como é que empresas como a MasMovil não veem interesse em apostar no nosso pais com os tarifários/pacotes que têm?! Aquele tarifário de 20GB e chamadas/sms ilimitadas sem fidelização, cá em portugal bombava ao mais alto nível! Espero mesmo, já acreditando que não, que com a sua participação no 5G traga esse tarifário também, nem que pela NOWO.

Outra é os períodos de fidelização, que por muito que digam o contrário são demais. Já vi situações e mesmo aqui ao lado em espanha que o periodo de fidelização é apenas 1 ano ou 3 meses, e cá continuamos com os habituais e longos 2 anos. Acho que já chega.
 
Eu defendo um mercado liberalizado da mesma forma que o da electricidade.
Hoje tenho uma operadora, amanhã se quiser tenho outra, é só mudar os contratos.
 
Estarei a ver bem? Baixaram os preços?
Ainda há meses apareceu a notícia de que Portugal era dos países com maior aumento..
São dados do eurostat.

Como tenho vindo a tentar dizer a forma como a anacom tem vindo a apresentar os dados é pouco "honesta". A tendência dos últimos anos é de uma aproximação dos preços à média europeia. Quer por uma redução absoluta dos preços em Portugal que por uma redução relativa (noutros países tem aumentado mais do que cá).
 
Há pouco tempo os 3p aumentaram o valor, todos os anos aumentam uns cêntimos nos pacotes, como é que pode estar a baixar?!
O que nos safa é os descontos e negociações que eles fazem, porque se tivéssemos os valores que estão nos sites (preço tabela), ui ui.
 
Há pouco tempo os 3p aumentaram o valor, todos os anos aumentam uns cêntimos nos pacotes, como é que pode estar a baixar?!
O que nos safa é os descontos e negociações que eles fazem, porque se tivéssemos os valores que estão nos sites (preço tabela), ui ui.
Alguns pontos que considero relevantes:
1. Como é óbvio a análise de preços deve ser feita com base naquilo que efectivamente é pago tendo em conta descontos e afins.
2. Se em Portugal aumentar 1€ mas em França aumentar 3€, apesar de teres um aumento absoluto dos 2 países em Portugal tens uma descida por comparação (relativa).
3. O produto a comparar deve ser equivalente. Não é sério comparar o pacote A (com Internet 500mbps, 200 canais, 2 serviços de streaming, etc) com o pacote B (que inclui apenas a net 500mbps). Apenas a título de exemplo.
 
Da última vez que li essa comparações inclui preços de roaming. É normal o preços baixarem visto que a nível europeu deixou de se aplicar roaming e os exteriores à Europa não viajam devido a pandemia. A nível interno basta ir aos sites de operadores e ver se tem mantido ou aumentado. Mas logo analiso melhor esses dados
 
2. Se em Portugal aumentar 1€ mas em França aumentar 3€, apesar de teres um aumento absoluto dos 2 países em Portugal tens uma descida por comparação (relativa).
Tens uma descida por comparação relativa com os outros países da UE? Essa é boa!

O que importa é dentro de portas e o aumento absoluto.
 
Tens uma descida por comparação relativa com os outros países da UE? Essa é boa!

O que importa é dentro de portas e o aumento absoluto.
Claro que Importa a comparação com os outros países, aliás o discurso da anacom (e de alguns utilizadores do fórum) é sempre que nos outros países é muito mais barato. Então a comparação é ou não relevante? Decidam-se...
 
Claro que Importa a comparação com os outros países, aliás o discurso da anacom (e de alguns utilizadores do fórum) é sempre que nos outros países é muito mais barato. Então a comparação é ou não relevante? Decidam-se...
A comparação é em termos absolutos e de acordo com o rendimento per capita do país ou o PIB do país.
 
E com isso queres dizer o que?
Que tens de comparar em termos absolutos. No máximo para comparares entre países tens de entrar com o rendimento dos cidadãos dos países que queres comparar e da riqueza que produzem anualmente.


Dizeres ah e tal aquele país tinha preços muito baixos e subiu os preços e nós que temos preços muito altos ficámos na mesma... e daqui concluir que houve uma diminuição relativa nos nossos preços... Tudo bem é verdade, mas não é útil...
 
Que tens de comparar em termos absolutos. No máximo para comparares entre países tens de entrar com o rendimento dos cidadãos dos países que queres comparar e da riqueza que produzem anualmente.


Dizeres ah e tal aquele país tinha preços muito baixos e subiu os preços e nós que temos preços muito altos ficámos na mesma... e daqui concluir que houve uma diminuição relativa nos nossos preços... Tudo bem é verdade, mas não é útil...
Por isso é que os dados do eurostat têm por base o índice harmonizado de preços ao consumidor... Mas enfim saberias isso se tivesses lido a notícia é tivesses procurado perceber antes de comentar.

Em última analise o que estes dados dizem é que o esforço de um português para adquirir comunicações se tem reduzido enquanto noutros países tem aumentado.
 
Por isso é que os dados do eurostat têm por base o índice harmonizado de preços ao consumidor... Mas enfim saberias isso se tivesses lido a notícia é tivesses procurado perceber antes de comentar.

Em última analise o que estes dados dizem é que o esforço de um português para adquirir comunicações se tem reduzido enquanto noutros países tem aumentado.
Mas então lê também o que eu digo. Comparações relativas não interessam. Interessa sim em termos absolutos corrigido ao poder de compra.

Segundo parágrafo de acordo. Novamente, não acho um indicador relevante. Interessa saber se o esforço é muito ou pouco e não se desceu ou se subiu.
 
Mas então lê também o que eu digo. Comparações relativas não interessam. Interessa sim em termos absolutos corrigido ao poder de compra.

Segundo parágrafo de acordo. Novamente, não acho um indicador relevante. Interessa saber se o esforço é muito ou pouco e não se desceu ou se subiu.
Tá bem então se saber que o esforço está a diminuir é irrelevante não sei que te diga.

Quanto à tua primeira afirmação só é compreensível porque ainda não perdeste 5 minutos a perceber o que é o tal índice harmonizado.

Aliás estes dados nem sequer dão novidade e o próprio gráfico que a anacom publica todos os meses como se fosse novo vai no mesmo sentido. O diferencial de preços entre portugal e a média europeia tem vindo a reduzir. (Sim aquelas duas linhas do gráfico da anacom que se vai aproximando uma da outra é isso que significa)
 
Tá bem então se saber que o esforço está a diminuir é irrelevante não sei que te diga.

Quanto à tua primeira afirmação só é compreensível porque ainda não perdeste 5 minutos a perceber o que é o tal índice harmonizado.

Aliás estes dados nem sequer dão novidade e o próprio gráfico que a anacom publica todos os meses como se fosse novo vai no mesmo sentido. O diferencial de preços entre portugal e a média europeia tem vindo a reduzir. (Sim aquelas duas linhas do gráfico da anacom que se vai aproximando uma da outra é isso que significa)
Página 43 sobre o cabaz de preços do índice harmonizado estamos conversados
https://www.anacom.pt/streaming/FAQ...020.pdf?contentId=1536181&field=ATTACHED_FILE
 
Back
Topo