Discussão Evolução (ou não) dos ISPs em Portugal.

E os serviços mantiveram-se. Eu tenho o tarifário de 4000min/sms + 7gb há quase 6 anos na MEO, e a única diferença foi sempre o preço a subir. Este vai ser o último contrato, não volto a renovar pois mudei de residência e mal tenho rede. Curioso que mudei de uma vila para uma cidade, e a rede piorou...
Pois isso depende das operadoras e de várias situações, mas falando-te só em casos que conheço bem:

-Vodafone, tarifário NET Fixa 4G sem limites de tráfego, passou a ter 100GB de limite.
-Vodafone, tarifário base NET+TV+VOZ sem BOX que tinhas 100/100mbps passou a custar mais 1€ e com 30/30mbps.

-NOS, Trafic shapping cada vez mais agressivo, chegando ao ponto de até a fazer download de drivers começam a cortar a velocidade.

-MEO, aumentos dos preços muito acima da inflação, mesmo durante o período de fidelização.

Já não falo nos aumentos anuais dos tarifários, mesmo quando a inflação é zero ou perto disso..
 
É só rezar que venham novos players com melhores preços e serviços 🙏
Mesmo que ofereçam apenas serviço móvel, já será possível adquirir um 3p das atuais e os móveis depois é com as novas..
 
Não ficou claro se as operadoras de telecomunicações também têm de disponibilizar... E só é aplicado a partir de 1 de novembro.
Eu percebo o que tu estás a dizer, mas as telecomunicações são para efeitos legais consideradas um "serviço público essencial" mesmo que sejam prestadas por privados.

Vem desta lei, que é a que define o que é um serviço público essencial
https://dre.pt/web/guest/legislacao...536777/202106180255/73735096/diplomaExpandido
 

Preço dos dados móveis em Portugal e tempo de fidelizações é superior à média europeia


Enquanto um tarifário com 10 GB de dados para maiores de 25 anos custa, por mês, entre 24,99 euros (Vodafone You, com 500 minutos) e 34,90 euros (Vodafone Red 10 GB), nos outros países, existem tarifários a menos de 10 euros mensais com melhores características.

Chamadas e SMS ilimitadas são frequentes, assim como os plafonds de dados móveis acima dos 10 GB (ou ilimitados). Por uma mensalidade semelhante à que os portugueses pagam para acederem a 10 GB de dados (24,99 euros), os ingleses têm direito a um tarifário móvel ilimitado.

Por 4,99 euros, ou seja, um quinto do preço do que é praticado em Portugal por 10 GB, os franceses beneficiam do dobro de dados na Bouygues Telecom (20 GB) e por oito euros, ou seja, um terço do preço, o tarifário italiano do operador Postemobile inclui dez vezes mais dados (100 GB).

Provavelmente todos os meses sai uma noticia do género, no entanto esta situação por cá é absurda. E não há muita forma de fugir ao "esquema" já montado pelo trio de operadores nacionais.
 
Provavelmente todos os meses sai uma noticia do género, no entanto esta situação por cá é absurda. E não há muita forma de fugir ao "esquema" já montado pelo trio de operadores nacionais.
É para os portugueses terem noção do quanto vergonhoso e ridículo é o nosso mercado em relação aos outros países.
Há forma de fugir e Anacom está tão interessada em novos entrantes por isso mesmo. Não custa tentar.
 
O grande problema que origina não existir concorrência a sério, em Portugal é a forma como as coisas são feitas.

Electricidade: EDP Distribuição "vende" a energia aos comercializadores que revendem ao cliente final, logo Endesa, Goldenergy, etc, não têm muito espaço de manobra e dificilmente conseguem fazer uma verdadeira concorrência.

Telecomunicação: Três operadores controlam o mercado e as redes, dificilmente um novo operador consegue entrar no mercado e fazer concorrência pagando o aluguer das "linhas" a um operador já instalado.

Serviços "essenciais" e que fazem a economia de um País crescer, têm que ser muito bem regulados ou o estado ter uma empresa responsável pela "infraestrutura" e alugar as linhas aos fornecedores.

Temos o exemplo do que NÂO se deve fazer com a entrega do TDT ao MEO....

Temos o exemplo da "liberalização" do mercado dos combustíveis, em que a diferença do preço para os nossos vizinhos Espanhóis é cada vez maior.

Como é que podemos ter empresas competitivas a nível Europeu, Mundial, ou mesmo no mercado Ibérico, com os combustíveis mais caros, electricidade mais cara e telecomunicações mais caras?... Já não falando nas portagens, IUC, ordenados, etc...
 
Última edição:
porque neste país o objectivo é manter a população acorrentada a um nível de vida baixo, assim, nunca podes almejar o desenvolvimento, o conhecimento e a capacidade de reivindicar por direitos e melhoria de vida.

Manter o povo "burro" ajuda a que quem está nas elites, por lá se mantenha com mais segurança.

Temos o exemplo da educação, em que à 15 a 20 anos atrás era mais barato um aluno estudar no ensino superior.
Neste momento, volta a ser praticamente impossível para uma família da classe média baixa, poder ter o seu filho fora de casa numa cidade universitária a estudar, então se tiver dois, é impossível de todo.

Tudo isto se traduz em imensas rendas mensais que arruinam logo quase a partida o orçamento mensal das pessoas, electricidade, agua, gás telecomunicações e alimentação, acabam por absorver quase a totalidade do rendimento das pessoas, sobrando uma ínfima parte, para algo que as pessoas desejam.

Posso aqui dizer, sem problema nenhum, que à 15 anos atrás, vivia com menos de metade do que vivo agora e não quer isso dizer que passei a viver duas vezes melhor
 

Portugal é o segundo país da UE que pratica os preços mais caros de banda larga entre os pares da União Europeia, apenas atrás do Chipre​


Os preços da banda larga em Portugal são os segundos mais altos da União Europeia (UE), de acordo com um estudo publicado pela Comissão Europeia, nesta quarta-feira.

Segundo o Digital Economy and Society Index 2021, os preços praticados em Portugal são apenas superados pelos do Chipre.
No ano passado, Portugal encontrava-se na 26.ª posição da tabela dos 27 Estados-membros, tendo caído duas posições face ao ano anterior, em que ocupava o 24º lugar, no ranking que coloca os mais baratos no cimo e os mais caros no fundo.

No caso das ofertas isoladas de banda larga móvel, os preços praticados em Portugal encontravam-se entre 27% e 115% acima da média da UE, consoante o "plafond" de tráfego.

Se comparados com os preços mais baixos da UE, os preços praticados em Portugal são 5 a 7 vezes superiores.

Por exemplo, a oferta mais barata de 1 GB ("gigabyte") de dados móveis existente na UE é de 1,94 euros e custa em Portugal 15,2 euros. E a oferta mais barata de 20 GB de dados móveis existente na UE é de 3,95 euros e custa em Portugal 24,33 euros.
Os preços considerados para efeitos do cálculo foram recolhidos e calculados no âmbito de um estudo promovido pela Comissão Europeia e designado “Mobile and Fixed Broadband Prices in Europe 2020" e, no caso de Portugal, foram consideradas as ofertas da MEO, NOS e Vodafone, de acordo com o comunicado.


Fonte: https://cnnportugal.iol.pt/geral/24...larga-em-portugal-e-o-segundo-mais-caro-da-ue
 
Nao é por acaso que os colaboradores das operadoras de telecomunicacoes vivem obsecados com as fidelizacoes....

Vender telecomunicacoes em portugal rende muito dinheiro para as operadoras e ninguem quer ficar sem a teta.

Viram o que se passou no 5G ? entraram novos concurrentes nos leiloes e meo,vodafone e nos fizeram logo lobi junto do governo e foram para os jornais dizer mal da anacom e do seu presidente .....

Alguem aqui se lembra do inicio da internet em portugal ?

Historia :
Antes de haver internet, havia uma coisa que se chamava BBS, que eram uma especie de sites, que eram acedidos com uma ligacao direta feita com um modem com uma velociade de 2400 bauds .
As BBS estavam ligadas entre elas e podiamos aceder a sites de ftp enviando emails com comandos de ftp.
Nessa altura apenas havia operadores publicos de telecomunicacoes, os preços eram tabelados, as comunicacoes eram taxadas como se fossem chamadas de voz.
havia preços para chamadas locais, municipais, nacionais e internacionais.
1 preço para todos , nessa altura podiamos escolher os equipamentos terminais

Depois veio a telepac, a antiga meo, vendia pacotes de 1 diskete com tcp para o windws 3.1 e oferta de web browser
Depois apareceram uma serie de ISP, cada um com a sua oferta diferenciadora, foi a unica altura que realmente houve concurrencia nos ISP.

Depois veio o SAPO com adsl e a netcabo com internet por cabo, velocidades inbativeis pelos modems analogicos, foi a morte de muitos ISP de dial-up. E foi o fim da concurrencia nas telecomunicacoes.
A partir dai ja todos sabem a historia, MEO e NOS fizeram concertacao de preços até á chegada da vodafone, a vodafone ganhou clientes há custa da relacao velocidade / preço que era imbativel.
Quando a vodafone conseguiu ganhar uma boa fatia de mercados nas telecomunicacoes , passou tambem a fazer concertaçao de preços com a meo e a nos.

Agora quando entrarem os novos operadores vai voltar a acontecer o mesmo, vamos ter oportunidade enquanto consumidores de ter uma boa relacao velocidade/preço nas telecomunicacoes . Quando os novos operadores tiverem a sua quota de mercado, vao fazer concertacao com os restantes operadores. E voltamos a ter aumentos de preços em todos ao mesmo tempo.
 
Última edição:
Só não vê quem não quer. Sobre o 5G, a OCDE diz:

“Os incumbentes queixaram-se das regras do leilão do 5G, considerando-as injustas, e alguns ameaçaram cortar o investimento e postos de trabalho” no país, diz a OCDE. No entanto, “as autoridades portuguesas devem manter estas medidas para reforçar a concorrência e continuar a reforçar os incentivos para acelerar o investimento em infraestrutura”.
 
Back
Topo