Pah, tinhas que ter um filtro ND cuja zona mais escura coincidisse exactamente com o sitio da janela, o que como deves calcular, é impossível a não ser que o faças/mandes fazer por medida. lol
Ou então, uma técnica muito utilizada com pessoas, é o fill-in flash, em que usas um (ou mais) flashes para tentar igualar a luz do interior, à do exterior.
Isto normalmente usa-se quando estás a fotografar de frente para uma fonte de luz e queres iluminar bem aquilo que está entre ti e a fonte. Neste caso seria uma sala/parede, e não me parece que seja a melhor opção devido a reflexos e sombras que os flashes causam.
A técnica de HDR permite-te fazer isso, tirando uma foto exposta para o interior, e outra para o exterior, mas digo-te já que se a diferença for muita, a foto vai ficar estranha. Eu já tentei isso, e nota-se as "marcas" da claridade a entrar pela janela.
Mas quando falei de alcance dinâmico estava mesmo a referir-me ao alcance dinâmico da máquina. É a diferença, em stops, entre a cena mais escura e a cena mais clara, que a máquina consegue captar na mesma foto.
Por si só, sem técnicas de pós-processamento, o sensor da maioria das máquinas actuais, não tem alcance dinâmico suficiente para apanhar duas exposições tão diferentes na mesma foto. Ou seja, pela máquina, só consegues se tiveres pouca diferença de luz entre o exterior e o interior.
A que tem mais alcance dinâmico penso que ainda seja a Fuji S5 Pro.