Excel - contar.se

The Pretender

Power Member
Boa noite,

Preciso de ajuda no seguinte problema:

Tenho duas colunas com diversos valores. Preciso de contar as ocorrência na coluna A quando a Coluna B tem determinado valor.

A função CONTAR.SE aceita mais do que uma condição? Se sim, como se faz? É que tenho tentado, mas nunca consigo fazê-lo.

Agradeço a vossa análise...
 
Olá Ruimofernandes

Obrigado pela dica... eu já tinha andado a explorar o help do excel... porém, não tinha encontrado nada que respondesse ao meu problema (muito provavelmente, sou eu que não sei aplicar as explicações... :)

Em relação ao link que referistes... estive a ver e a fazer um teste, mas não consigo fazer o que quero...

Deixo-te um printscreen do que eu tenho que fazer (o excel que aparece neste printscreen é o 2007 porque estou em casa, mas no trabalho tenho o 2003).

http://img291.imageshack.us/img291/6738/excelproblemaqr5.jpg

Não sei se neste exemplo entendes o que pretendo... no quadro ao lado dos valores quero fazer o resumo dos dados, ou seja, em cada uma das marcas quantas vezes aparecem numa determinada posição... ou seja, no fundo o que pretendo é arranjar uma forma de contar as marcas e cruzando com a posição...

Se puderes ver e dar a tua opinião, agradeço.

Abraço
 
Vê se é isto que pretendes, tendo por base o teu exemplo, se é que o percebi bem
queres contar quantas vezes aparece o valor X quando a marca for Y

=CONTAR.SE.S(A2:A30;D2;B2:B30;E1)

Neste caso vai contar quantas vezes aparece o valor 1 quando a marca for Renault
 
Oi Hugus

É isto mesmo... já testei no excel 2007 e funciona, baralho-me sempre com os parentesis e os pontos e virgulas... enfim.

Vamos ver se amanhã (no trablho) com o 2003 se a formula é igual, ou se existe este operador...

Muito obrigado pela tua mensagem.

Abraço
 
Excel (2003) - preciso de ajuda - Contagens

Boa noite,

Preciso novamente da vossa ajuda.

A minha dúvida vai no seguimento das mensagem anteriores.

Tenho um ficheiro em que necessito de fazer a seguinte contagem... (exemplo no link seguinte)

http://img135.imageshack.us/img135/2415/contagensyz7.jpg


Tendo em conta que estou a trabalhar com o Excel 2003, existe alguma forma de fazer contagens com 3 parametros condicionais (exemplo: Piloto + Marca + Posição)?

Obrigado pela vossa atenção.
 
Boa noite,

Preciso novamente da vossa ajuda.

A minha dúvida vai no seguimento das mensagem anteriores.

Tenho um ficheiro em que necessito de fazer a seguinte contagem... (exemplo no link seguinte)

http://img135.imageshack.us/img135/2415/contagensyz7.jpg


Tendo em conta que estou a trabalhar com o Excel 2003, existe alguma forma de fazer contagens com 3 parametros condicionais (exemplo: Piloto + Marca + Posição)?

Obrigado pela vossa atenção.

Tenta ver na Ajuda se o CONTAR.SE.S te resolve o assunto.
 
Bom dia Olly,

Obrigado pela dica, porém, julgo que a função contar.se.s é exclusiva do excel 2007 e eu neste momento só tenho disponível o 2003.

Será que é possível na formula juntar a função "Contar" com diversas condiçoes "SE", "E" ou "OU"?

Estou a tentar utilizar a seguinte formula:

=CONTAR(SE(A$2:A$26;E2);SE(B$2:B$26;F2);SE(C$2:C$26;G$1))

Mas não estou a conseguir que ele conte os dados correctamente.
 
Última edição:
Bom dia Olly,

Obrigado pela dica, porém, julgo que a função contar.se.s é exclusiva do excel 2007 e eu neste momento só tenho disponível o 2003.

Será que é possível na formula juntar a função "Contar" com diversas condiçoes "SE", "E" ou "OU"?

Estou a tentar utilizar a seguinte formula:

=CONTAR(SE(A$2:A$26;E2);SE(B$2:B$26;F2);SE(C$2:C$26;G$1))

Mas não estou a conseguir que ele conte os dados correctamente.

No exemplo que mostras, tenta criar uma coluna com os valores das 3 colunas ligados. P. ex.:
João_BMW_1
Pedro_Peugeot_2
João_Audi_2

Aqui usas o =A2&B2&C2, p.ex. na coluna D

Depois usas o CONTAR.SE(D2: D50;"João_BMW_1")
 
Última edição:
Eu já tive uma situação semelhante, e como resolvi dessa maneira, nem procurei outras...

Ainda tentei enviar a informação resultante da "concatenação" das 3 células para outra tabela mas, para isso, teria de criar outras tantas para cada linha...

O chato é ele ter de fazer a procura na horizontal e na vertical...
 
Como me apercebi que, no RapidShare, o ficheiro está apenas disponível para 10 downloads e por 90 dias, aqui vai uma tentativa de explicação:



O primeiro passo foi atribuir uma letra a cada piloto e outra a cada carro.
Feito isto, concatenei as letras e a posição por forma a criar um código.
Código:
=SE(A2="joão";"x";SE(A2="pedro";"y";SE(A2="maria";"z";"")))&SE(B2="bmw";"a";SE(B2="peugeot";"b";SE(B2="audi";"c";"")))&C2
Exemplo:
João = x | bmw = a | posição = 1 > xa1

O segundo passo foi, na 2ª tabela, ir à procura do código pretendido e somar as vezes que ele é encontrado.
Exemplo para a situação João+bmw+1ª posição:
Código:
=CONTAR.SE(D2:D26;"xa1")

Eu sei é "porco" mas funciona... e podemos atribuir a cor branca à font da coluna dos códigos para esconder o lixo :)
 
Consegui...
Deixem-me só fazer o upload do ficheiro para um lado qualquer pois é difícil de explicar como fiz.

Edit: http://rapidshare.com/files/158312238/Livro1.xls.html

É "porco" mas funciona :)

Funciona, mas sem querer denegrir o teu trabalho, se se meter mais um nome ou uma marca, tens de refazer as fórmulas ;)

Se em vez do xa1 tivesses JoãoMBW1, dava na mesma, e se adicionassem mais nomes ou marcas, só tinhas de mexer na tabela da pontuação...

Mas está ok.
 
Pois... eu sei.
Por isso é que chamei de trabalho "porco".
Mas se servir... sempre foi uma ajuda.

Edit: "Se em vez do xa1 tivesses JoãoMBW1, dava na mesma, e se adicionassem mais nomes ou marcas, só tinhas de mexer na tabela da pontuação..."
Bem pensado. Essa escapou-me :)
 
Experimenta isto:

SOMA(SE((A2:A26=E2)*(B2:B26=F2)*(C2:C26=G1);1;0))

Tendo por base o exemplo que deste, vai contar quantas vezes joão.bmw=1 neste caso vai dar 1.

Se fores avaliar a formula passo a passo, clicando sempre em avaliar há-de chegar a uma altura em que o resultado fica assim soma({1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0}) o resultado da soma é 1
no caso do pedro.bmw=1 fica assim soma({0;0;0;0;0;0;0;1;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;0;1;0;0;0;0}) o resultado da soma é 2

Vai percorrer toda a matriz de a2:a26 à procura do valor que está no e2 devolve verdadeiro se for igual devolve falso caso contrario depois vai fazendo as contas lógicas Verdadeiro*Verdadeiro*Verdadeiro = Verdadeiro e marca 1; basta uma condição ser falsa para marcar 0; no final soma tudo

Outra coisa muito importante, depois de teres escrito a formula tens que seleccionar a celula que contem a formula com a tecla F2, depois clicas Ctrl Shift Enter ao mesmo tempo para dizer que é uma fórmula de matriz, se nao fizeres isso, não funciona correctamente. Depois disso has-de reparar que a formula ficou com um aspecto parecido com isto
{SOMA(SE((A2:A26=E2)*(B2:B26=F2)*(C2:C26=G1);1;0))}

Adaptei a formula que está aqui http://office.microsoft.com/pt-pt/e...ext or number values occur by using functions
para o teu caso em concreto.

Não te esqueças depois de teres escrito a formula tens que seleccionar a celula que contem a formula com a tecla F2, depois clicas Ctrl Shift Enter ao mesmo tempo para dizer que é uma fórmula de matriz
 
Caros Olly, Zylmhuin VII, Mavors e Hugus,

Muito obrigado pela vossa atenção e dicas. Foram todas preciosas.

Todas elas resolveram o meu problema, sendo que acabei por utilizar a proposta do Hugus que me permitiu manter a estrutura de tabela dos resultados com "menos esforço".

Muito obrigado a todos.
 
Caros Olly, Zylmhuin VII, Mavors e Hugus,

Muito obrigado pela vossa atenção e dicas. Foram todas preciosas.

Todas elas resolveram o meu problema, sendo que acabei por utilizar a proposta do Hugus que me permitiu manter a estrutura de tabela dos resultados com "menos esforço".

Muito obrigado a todos.

De nada. Sempre às ordens.

Realmente, a solução do Hugus era a mais "correcta".
 
Back
Topo