Excel - Percorrer tabela e comparar linhas

expresso

Power Member
Ora viva,

Venho cá à procura de ajuda!

Estou a tentar criar um "sistema" em excel para me ajudar com umas contas, mas como não sou expert enterrei-me num ponto. Passo a explicar:

Numa das folhas de cálculo, guardei algumas tabelas às quais chamo de tabelas auxiliares. As tabelas auxiliares estão completamente preenchidas com valores pré-definidos. Noutra das folhas (do mesmo ficheiro), tenho tabelas nas quais pretendo introduzir valores diariamente, as quais chamo de tabelas de calculo.

A tabela auxiliar tem 4 colunas preenchidas, na tabela de calculo irei preencher manualmente 3 colunas e quero que a 4 coluna seja preenchida automaticamente, usando como base a tabela auxiliar.

tabelaexcel.jpg


Comecei por fazer isso usado a seguinte fórmula: =IF(AND(EXACT(A2;F2);EXACT(B2;G2);EXACT(C2;H2));D2;0) , mas como podem ver isto não resolve o problema porque não percorre toda a tabela auxiliar à procura da linha correcta. Uma maneira pouco elegante e pouco prática de resolver isso, seria encher a fórmula com "IF's" para cada linha da tabela auxiliar, mas isso implicaria MUUUUUITOS If's :wow:. Há alguma maneira de fazer um ciclo??


Obrigado pela atenção!!
 
Última edição:
Podes utilizar a função VLOOKUP, embora tenhas que de alguma forma juntar várias colunas, uma vez que a chave iria aglomerar várias. Alternativamente, podes também usar VBA, mas penso que não é necessário.

Qualquer dúvida, coloca aqui.
 
Última edição:
Quick dirty fix:

Na primeira tabela adicionas uma nova coluna em que fazes o CONCATENATE das três primeiras colunas. Ficaria LisboaAlgarveazeite, PortoBragabananas, etc.

Na segunda tabela, fazias um VLOOKUP do CONCATENATE das opções seleccionadas contra o CONCATENATE da nova coluna da primeira tabela.

É uma solução um bocado porquita mas fácil de implementar.
 
Quick dirty fix:

Na primeira tabela adicionas uma nova coluna em que fazes o CONCATENATE das três primeiras colunas. Ficaria LisboaAlgarveazeite, PortoBragabananas, etc.

Na segunda tabela, fazias um VLOOKUP do CONCATENATE das opções seleccionadas contra o CONCATENATE da nova coluna da primeira tabela.

É uma solução um bocado porquita mas fácil de implementar.

Tks :)
Vou experimentar essa!
 
Boas pessoal,

Obrigadão pela ajuda. Não consegui vir cá antes para agradecer porque a minha net é um terror >(

Com a sugestão do Stradale consegui resolver o problema e ficou a funcionar bem. Por uma questão de beleza arquitectónica :p vou tentar por as coisas como o jpaulino sugere!
 
Back
Topo