1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Excel - Percorrer tabela e comparar linhas

Discussão em 'Programação' iniciada por expresso, 23 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 5; Visualizações: 5951)

  1. expresso

    expresso Power Member

    Ora viva,

    Venho cá à procura de ajuda!

    Estou a tentar criar um "sistema" em excel para me ajudar com umas contas, mas como não sou expert enterrei-me num ponto. Passo a explicar:

    Numa das folhas de cálculo, guardei algumas tabelas às quais chamo de tabelas auxiliares. As tabelas auxiliares estão completamente preenchidas com valores pré-definidos. Noutra das folhas (do mesmo ficheiro), tenho tabelas nas quais pretendo introduzir valores diariamente, as quais chamo de tabelas de calculo.

    A tabela auxiliar tem 4 colunas preenchidas, na tabela de calculo irei preencher manualmente 3 colunas e quero que a 4 coluna seja preenchida automaticamente, usando como base a tabela auxiliar.

    [​IMG]

    Comecei por fazer isso usado a seguinte fórmula: =IF(AND(EXACT(A2;F2);EXACT(B2;G2);EXACT(C2;H2));D2;0) , mas como podem ver isto não resolve o problema porque não percorre toda a tabela auxiliar à procura da linha correcta. Uma maneira pouco elegante e pouco prática de resolver isso, seria encher a fórmula com "IF's" para cada linha da tabela auxiliar, mas isso implicaria MUUUUUITOS If's :wow:. Há alguma maneira de fazer um ciclo??


    Obrigado pela atenção!!
     
    Última edição: 23 de Fevereiro de 2009
  2. AliFromCairo

    AliFromCairo Power Member

    Podes utilizar a função VLOOKUP, embora tenhas que de alguma forma juntar várias colunas, uma vez que a chave iria aglomerar várias. Alternativamente, podes também usar VBA, mas penso que não é necessário.

    Qualquer dúvida, coloca aqui.
     
    Última edição: 23 de Fevereiro de 2009
  3. stradale

    stradale [email protected] Member

    Quick dirty fix:

    Na primeira tabela adicionas uma nova coluna em que fazes o CONCATENATE das três primeiras colunas. Ficaria LisboaAlgarveazeite, PortoBragabananas, etc.

    Na segunda tabela, fazias um VLOOKUP do CONCATENATE das opções seleccionadas contra o CONCATENATE da nova coluna da primeira tabela.

    É uma solução um bocado porquita mas fácil de implementar.
     
  4. expresso

    expresso Power Member

    Tks :)
    Vou experimentar essa!
     
  5. jpaulino

    jpaulino Power Member


    Se as condições da tabela de valores são sempre distintas, ou seja, não podem ser repetidas, podes utilizar a formula SUMPRODUCT()

    Por exemplo:

    =SUMPRODUCT(($A$2:$A$21=F2)*($B$2:$B$21=G2)*($C$2:$C$21=H2);$D$2:$D$21)
     
  6. expresso

    expresso Power Member

    Boas pessoal,

    Obrigadão pela ajuda. Não consegui vir cá antes para agradecer porque a minha net é um terror >(

    Com a sugestão do Stradale consegui resolver o problema e ficou a funcionar bem. Por uma questão de beleza arquitectónica :p vou tentar por as coisas como o jpaulino sugere!
     

Partilhar esta Página