excesso de avisos / stickies / notificações / whatever

Mitch

Banido
boas,
não acham que começa a ser demais ter de se fazer (pelo menos) um page down para começar a ver os tópicos realmente em discussão, em grande parte dos fóruns?

já temos:
- Notificações
- links para sub-foruns
- anuncios da moderação
- os stickies, por vezes em número e conteúdo pouco interessantes

para chegar aos tópicos já é preciso passar por uma boa quantidade de coisas. e não estou propriamente a teclar dum netbook de 8 polegadas :rolleyes: algumas vezes o que tem nas notificações está repetido nos stickies (links para as mesmas coisas). torna-se cansativo...
 
Não acho nada disso , até acho que o fórum está coerente.
O que não faz sentido é o titulo deste tópico e o exagero na mensagem.
 
Eu percebo o Mitch. Neste sub-forum, tive de fazer scroll 2 vezes para chegar a ver o teu tópico. No entanto, penso que o que existe neste momento é necessário no que toca aos anuncios e sub-foruns. Os stickies podiam ficar todos agrupados num unico link, mas depois ia gerar muita confusão entre o pessoal, alias, penso que já se tentou fazer isso aqui, ou estou a confundir com outro forum?
 
Muitos avisos podiam ser evitados se os sub-fóruns estivessem mais visíveis. Por exemplo, na secção "Windows World" e "Hardware Novidades", metade dos avisos que lá estão funcionam para evitar que os membros postem lá dúvidas, e para que o façam na secção correcta. Se o sub-fórum estivesse mais visível, evitavam-se essas situações, o que descansava mais os moderadores (que já devem estar fartos de bloquear tópicos e de escrever sempre a mesma coisa), e libertava esse espaço ocupado pelos avisos.

A minha sugestão seria, nesse caso, sublinhar ou dar mais ênfase às palavras "Dúvidas e Suporte Técnico" do link para os sub-fóruns que fica por baixo dos links dos fóruns principais.

Cumps
 
Percebo o Mitch e de certa forma concordo. Veja-se por exemplo o Hardware Novidades.
Para chegar aos tópicos é preciso dar o já habitual Page Down e mesmo assim os tópicos só me aparecem a meio da página. O que acontece com isto? Quando surgem avisos realmente importantes, acabo por não os ver tal é o hábito de passar à frente da habitual longa lista.

Sugeria tornar as notificações num formato bullet point ou lista numerada de 1 linha por notificação. Também acho que as regras de participação acabam por estar espalhadas entre as notificações, os anúncios e o próprio sticky do Guia de Participação.


Fica a sugestão.
 
Acho está tudo muito divididinho, por exemplo, nesta zona de Sugestões, além do menu do topo, temos as Notificações, a discrição, os Sub-fóruns, aqueles tópicos de avisos, 5 stickys e só depois o tópico.

No zona de passatempos estão em sticky 3 tópicos sobre o concurso TZ, que já foi há quase 5 anos, tirem lá isso, nem do concurso da ZW está visivel...

EDIT: Já viram como é a primeira página do fórum para um visitante? Até mete medo!
 
Última edição:
Concordo com o Mitch.
Percebo que existam informações que precisem de ser transmitidas a todos, mas começa a ocupar muito espaço.
Quem está a 800x480 ou 1024x600 tem que andar a fazer scroll.
Não há forma de o os avisos aparecerem só a primeira vez?

Quanto à primeira página para um visitante, tem mais um ad, se bem percebo. Acho que é para incentivar as pessoas a registarem-se.
 
Acho está tudo muito divididinho, por exemplo, nesta zona de Sugestões, além do menu do topo, temos as Notificações, a discrição, os Sub-fóruns, aqueles tópicos de avisos, 5 stickys e só depois o tópico.

No zona de passatempos estão em sticky 3 tópicos sobre o concurso TZ, que já foi há quase 5 anos, tirem lá isso, nem do concurso da ZW está visivel...

EDIT: Já viram como é a primeira página do fórum para um visitante? Até mete medo!

Concordo. Antigamente estava melhor. Tinha a publicidade na parte inferior do fórum, agora com a pub logo no inicio, o ecrã fica quase cheio só de avisos e pub...isto claro para quem usa 1280*800 eu imagino para o pessoal dos netbooks com 1024*600...
 
Uma justificação para os stickys.

Um problema recorrente é por exemplo o Hardware Novidades que tem sempre tópicos errados. Dai a nossa moda de colocar uma notificação no topo da página e se repararem diferente em todos os fóruns.

Uma queixa recorrente é também o tamanho das regras mas ai mais uma vez é aquilo que eu chamo uma manta de retalhos de tantos acrescentos que fomos fazendo às mesmas.

Por nós era simples. Um sticky sticked mas o problema é a quantidade de tópicos sempre em locais errados e acaba-se por tentar ter o máximo de informação visível, compreendendo o que dizem que quem vem muito ao fórum já não lê nada daquilo.

Andamos uns dias entertidos com os problemas de velocidade do fórum e com mais uma coisa que está quase a rebentar.

Vamos ter novos templates em breve e vamos ver se alteramos mais umas coisas nomeadamente em termos de destaque dos fóruns que possa melhorar isto. Eu também acho que podia estar mais clean mas é dificil :(
 
Metro, nobody cares about stickies.

Eu notava isso quando era PowerMember, notei ainda mais quando fui Moderador e agora voltei às raízes :x2: Inventando aqui umas estatísticas, mas se calhar até perto da realidade, aí uns 90% dos utilizadores nem sequer prestam atenção aos stickies, tal como já disseram é um pagedown e está feito.

Que stickies são vulgares?

  • Regras, só são importantes quando existem MESMO regras locais, no entanto mesmo isso está mal, alguns dos subfóruns que têm regras lá tem alguma redundância com as regras gerais do fórum, não vale a pena e até é prejudicial, se se alterar as regras gerais e se esquecerem de alterar ali é levantar uma excepção não propositada.
  • Threads importantes, se são MESMO importantes irão ficar no top do fórum durante algum tempo, quando deixarem de ser importantes naturalmente vão descendo..., os utilizadores novos não a vão ver, mas aí poderiam dar algum uso aos blogs. Aliás, tantos ligam importância aos stickies como os que ligam importância às pesquisas...
  • Threads de Listagem aka sticky stickies, por experiência própria isto é trabalhar para aquecer, ninguém liga importância a isso, é mais fácil abrir um novo tópico do que ver se assunto X já foi falado.
A sugestão passa um bocado por se condensar as threads, apesar das Threads de Listagem serem pouco consultadas, têm sempre espaço para aceitarem mais uma thread importante na sua listagem e os poucos que ligam importância aos stickies ainda são capazes de lá chegar.

Depois as regras, essas deveriam ser o mais simples possível, estão tão extensas neste momento que nem um advogado se entende com aquilo, está mais confuso que o Código Penal, quem abre aquilo fecha logo e pensa "vou seguir o bom senso", depois grama com avisos em zonas mais picuinhas como o Classificados.

Se querem que as threads em sticky sejam lidas, elas antes de mais têm de deixar de ser chatas, abrir uma thread cheia de texto é meio caminho andado para a fechar logo. Os moderadores também deveriam começar a equacionar o quando é que uma thread importante deveria ir para sticky, enquanto ela está activa não tem qualquer sentido ficar como sticky.
 
Nesta secção tem lugar: Discussões sobre novidades de Hardware, novos lançamentos, testes, reviews externas e opiniões. Leiam o guia de participação antes de responder ou abrir um novo tópico.
Tópicos sobre Dúvidas e Suporte Técnico deverão ser colocadas na respectiva secção. As que forem colocadas neste fórum serão eliminadas. Veja o guia de participação acima para mais esclarecimentos.
Evite usar os tópicos existentes para pedir suporte.



E se este tipo de notificações desaparece-se para os power members?

 
Uma opção interessante seria as secções estarem divididas por menus drop down com as preferências de cada utilizador (no que respeitas a menus abertos e fechados) a ficarem guardadas nos seus perfis.

Os stickies e todos os outros elementos estariam assim bem organizados, de forma útil, e praticamente sem ocupar espaço.

Não sei se me estou a fazer entender, mas tenho um exemplo que explica bem o que quero dizer, ainda que de forma menos abrangente.

Vejam os fóruns da Ubisoft.
Entre temas e salas, São 138 elementos na página.
Qual é a probabilidade de alguém estar sequer interessado em 1/5 deles qualquer dado momento?
Curta, muita curta.
Mas agora vem a parte interessante.
Carreguem nos ícones ao lado dos temas, e todos as salas desse tema ficam reduzidas a um menu drop down, ficando apenas o tema visivel.
Agora se estiverem registados e "logádos" na UBI, vão ao menu Tools no topo da página, e vai aparecer a opção "save category layout", que guarda as vossas preferências quanto á visualização das salas.

O que estou a sugerir é algo semelhante, mas adaptado ás necessidades da TZ.

Enfim, estou apenas a dar uma sugestão, não sei se é possível executar em VB, mas pelo menos ficam as boas intenções. :P


*edit*
BAH, que estupidez, reparei agora mesmo que a TZ faz algo semelhante á UBI (onde é que está a opção de guardar? Ou é automático?), só nunca reparei antes porque também não são tantas salas como na UBI, logo não me incomoda muito.
Isto quer dizer que de facto é possível fazer isto em VB, logo a minha sugestão é válida de levar em consideração.

Cheers.
 
Última edição:
*edit*
BAH, que estupidez, reparei agora mesmo que a TZ faz algo semelhante á UBI (onde é que está a opção de guardar? Ou é automático?), só nunca reparei antes porque também não são tantas salas como na UBI, logo não me incomoda muito.
Isto quer dizer que de facto é possível fazer isto em VB, logo a minha sugestão é válida de levar em consideração.

Cheers.

Esse tipo de opções é guardada nas cookies.
 
Já não relacionado com o tema do autor do tópico mas já referido ao longo do tópico.

Para acabar com a maioria dos tópicos criados nos locais errados poderia-se modificar um pouco o acesso dos novos membros, não poderem criar tópicos novos, por exemplo, no hardware e novidades.

Apenas Power Members poderiam criar tópicos nas zonas mais críticas. Os novos membros nestas zonas poderiam apenas responder e nas zonas de ajuda poderiam então criar novos tópicos. Corta-se o mal pela raíz.

Sobre as regras, é verdade, estão muito densas.
 
Última edição pelo moderador:
Metro, nobody cares about stickies.

Eu notava isso quando era PowerMember, notei ainda mais quando fui Moderador e agora voltei às raízes :x2: Inventando aqui umas estatísticas, mas se calhar até perto da realidade, aí uns 90% dos utilizadores nem sequer prestam atenção aos stickies, tal como já disseram é um pagedown e está feito.

Que stickies são vulgares?

  • Regras, só são importantes quando existem MESMO regras locais, no entanto mesmo isso está mal, alguns dos subfóruns que têm regras lá tem alguma redundância com as regras gerais do fórum, não vale a pena e até é prejudicial, se se alterar as regras gerais e se esquecerem de alterar ali é levantar uma excepção não propositada.
  • Threads importantes, se são MESMO importantes irão ficar no top do fórum durante algum tempo, quando deixarem de ser importantes naturalmente vão descendo..., os utilizadores novos não a vão ver, mas aí poderiam dar algum uso aos blogs. Aliás, tantos ligam importância aos stickies como os que ligam importância às pesquisas...
  • Threads de Listagem aka sticky stickies, por experiência própria isto é trabalhar para aquecer, ninguém liga importância a isso, é mais fácil abrir um novo tópico do que ver se assunto X já foi falado.
A sugestão passa um bocado por se condensar as threads, apesar das Threads de Listagem serem pouco consultadas, têm sempre espaço para aceitarem mais uma thread importante na sua listagem e os poucos que ligam importância aos stickies ainda são capazes de lá chegar.

Depois as regras, essas deveriam ser o mais simples possível, estão tão extensas neste momento que nem um advogado se entende com aquilo, está mais confuso que o Código Penal, quem abre aquilo fecha logo e pensa "vou seguir o bom senso", depois grama com avisos em zonas mais picuinhas como o Classificados.

Se querem que as threads em sticky sejam lidas, elas antes de mais têm de deixar de ser chatas, abrir uma thread cheia de texto é meio caminho andado para a fechar logo. Os moderadores também deveriam começar a equacionar o quando é que uma thread importante deveria ir para sticky, enquanto ela está activa não tem qualquer sentido ficar como sticky.

Como disse com o novo layout teremos que equacionar isto tudo. Teremos tabs no Index o que pode facilitar ou não algumas coisas.

Teremos alguma mudança em termos de publicidade mas que teremos que discutir noutor tópico.



E se este tipo de notificações desaparece-se para os power members?


É uma excelente sugestão e possível.

Já não relacionado com o tema do autor do tópico mas já referido ao longo do tópico.

Para acabar com a maioria dos tópicos criados nos locais errados poderia-se modificar um pouco o acesso dos novos membros, não poderem criar tópicos novos, por exemplo, no hardware e novidades.

Apenas Power Members poderiam criar tópicos nas zonas mais críticas. Os novos membros nestas zonas poderiam apenas responder e nas zonas de ajuda poderiam então criar novos tópicos. Corta-se o mal pela raíz.

Sobre as regras, é verdade, estão muito densas.

Editei o teu tópic. Tens lá o motivo.

A questão das regras percebiam logo se estivessem do lado do staff. Temos muitas vezes o esmioçar das regras com argumentos que nunca mais acabam e que as regras mesmo assim não têm lá isto e aquilo.

Há coisa que não conseguimos fazer com desenhos e imagens mas já temos umas ideias quanto a isso e pode ser que consigamos mudar isso.
 
Back
Topo