1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Excesso de rotação?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Gotham, 10 de Março de 2007. (Respostas: 19; Visualizações: 1493)

1. Gotham

Gotham Power Member

Vi em alguns sites que a rotação normal para um cooler de processador é por volta das 3000, 4000 rpm.

O meu anda sempre entre as 7000 e 8000, dados confirmados pelo everest e pelo Probe da asus.
    A temperatura é normalmente de 40-50 graus e o computador não faz nenhum barulho fora do normal.
    O meu processador é um AMD athlon XP 1800+ a 1.53 Ghz.

Será normal esta rotação tão alta para um processador AMD ou é sintoma de algum problema?
    Será que os 2 programas estão-me a dar dados errados?!... Parece-me pouco provável...

2. viskonde

viskonde I quit My Job for Folding

as rpms depende da fan.. a minha nao passa das 1200 rpms , e geralmente ate e meto a 500rpm..

mas realmente 7000 e imenso.. isso deve parecer um aviao...
    antes tinha um cooler que andava sempre pelas 5000 e aquilo era horrivel, e ianda por cima nao arrefecia nada (stock cooler)

3. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Provavelmente essa leitura por parte desses programas estará errada, porque 7000 a 8000Rpm é muito e não sei se haverá fan's no mercado a conseguírem fazê-lo, o normal para o teu stock cooler e cerca de 5000Rpm, mas para ficares com a certeza vai a BIOS e tira as duvidas se tiver os mesmos dados faz um update a BIOS que deve resolver o problema.

4. Ricardo92

Ricardo92 I'm cool cuz I Fold

Exprimenta o 'Speed Fan', e diz quantas rotações mostra la. ;)

5. Gotham

Gotham Power Member

Fui à BIOS e dá-me 7336 e 7417 rpm a mudar de 2 em 2 segundos... A temperatura na BIOS dá-me 51.5 ou 53 mas mal inicio o windows (30 segundos depois como sabem) a temperatura indicada pelos programas é 46. Estranho não?

CR9, o SpeedFan dá-me o mesmo valor dos outros 2 e da BIOS.

viskonde, o mais estranho é que isto não parece nenhum avião (o que supostamente deveria acontecer), ele não faz barulho nenhum fora do normal...

Deverei então fazer um update à BIOS ou os próprios sensores estarão estragados?

6. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

o valor da rotação contado pela board esta sempre sujeito a um erro bastante grande.
    pode ser proproblema da fan (que esta a por uma voltagem demasiado alta no sensor de rotação : o "fio amarelo"), ou por problema das leituras da board (por estar a ler mal as voltagens fornecidas pelo sensor de rotação da fan), ou por uma mistura dos dois valores anteriores.
    neste caso, é de esperar que as leituras de qualquer programa que use o sensor da board apareçam erradas, a menos que tenham algum factor de correcção (o que também não me parece uma grande solução).

tenho ali uma a7n8x que me le mais de 10k rpm numa thermaltake smartfan 2 :)...

as soluções passam, 1º por testar outra fan a ver se as leituras são mais realistas,
    se não forem as soluções passam por uma board nova, um controlador de fans com painel digital (tipo um Gatewatch), ou um controlador de fans como o "mcubed tbalancer", que é controlavel atravéz de software no computador.

7. Psycop

Psycop I fold therefore I AM

Talvez um update a BIOS resolva o problema, mas poderá ser também dos sensores já estarem estragados ou danificado, o que implica estarem a indicar temperaturas erradas.

8. Gotham

Gotham Power Member

Vou tentar arranjar outra fan para experimentar e depois vejo se será problema da minha que está a dar leituras erradas.
    Obrigado a todos pela ajuda! :)

9. WindWalker

WindWalker Power Member

Penso que seja um valor anormal.

A 7K~8K rpm isso devia ouvir-se em alto e bom som e ainda fazer um barulho bem irritante.

10. Gotham

Gotham Power Member

Depois de ler várias opiniões, também acho que algo deve estar mal na leitura. É que o barulho é perfeitamente normal.
    Mas o curioso é a temperatura. 52º lidos na BIOS e 45 lidos no probe, everest e speedfan. Qual é o mais correcto?
    Ah, a temperatura da board é igual tanto na BIOS como nos programas, a do CPU é que difere.

11. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

pode-se dar o caso da board ter 2 sensores na zona do cpu, ou pode-se dar o caso do sensor ser o mesmo, mas o programa aplicar um factor de correcção às leituras do sensor.
    a meu ver, nenhuma das leituras é de fiar.

12. WindWalker

WindWalker Power Member

Também já li que é porque na BIOS não estão activas certas funçionalidades que reduzem o consumo do CPU, daí a temperatura ser mais elevada na BIOS que no Windows, por exemplo ;)

Falta saber se é verdade. Achei esta explicação (acho que vinha no manual de uma mboad) um pouco estranha.

13. silverpt8

silverpt8 Power Member

a minha da 5000 RPM faz um barulho que mete nojo...xD

14. silverpt8

silverpt8 Power Member

pode ser má leitura ou o cooler tar com o regulador de speed lixado....fica atento o problema k pode dar e o rolamento partir

xD

15. pisco

pisco Power Member

bem eu ja tive um fan delta ha uns anos de 60mm , e aquilo fazia as 8000 tenho ideia que ate mais,era tipo esta:

http://www.xoxide.com/60x38mm-ffb0612ehe-delta-fan.html

so que era impossivel , parecia um aviao :)

, por isso se achas o barulho suportavel , ha ai um erro amigo :)

16. Gotham

Gotham Power Member

O barulho é normal e as temperaturas são aceitáveis, apesar das diferenças de leitura entre a BIOS e os programas, por isso julgo que é mesmo erro de leitura.
    Tenho de arranjar outra fan para experimentar e enquanto vir que as temperaturas não aumentam por aí além nem o cooler parecer que vai levantar voo, não me vou preocupar muito.

Obrigado pela ajuda!

17. tiagolopes

tiagolopes Power Member

o coller da thermaltake spark 7+ tras uma fan de origem que atinge as 7000rpm!!!! mas realmente e um autentico aviao! eu tive uma e sei bem o que e!!!!!! lol

18. MrOverclock

MrOverclock Power Member

a unica fan que vi dar mais de 7500rpm era a fan de uma placa grafica

19. Tiago@Rosetta

[email protected] [email protected] Member

Qualquer dia aparece aqui um post do estilo:

"Procuro o meu pc, estava muito bem a jogar CS e o pc descolou da minha secretária..."

20. trypl3x

trypl3x Hard BOINC

Na cessao dos classificados :lol::lol:

Partilhar esta Página