Executavel em Servidor

Não é uma questão de ser difícil ou fácil - isso não existe: o que é difícil para uns pode ser fácil para outros. Nem tão pouco é uma questão de ser possível ou impossível.

Não considera a solução da sybase semelhante com a que eu mencionei?
Em relação a poder ser difícil para uns, mas para outros poder ser fácil, acho que aqui não se aplica pois o recorrendo ao senso comum vimos bem que não é uma tarefa fácil.

Em relação ao tópico(lol),
Acho que a aposta em uma plataforma web, como foi referido por várias pessoas, inclusivo pelo slack_guy, parece ser o melhor caminho a seguir.
Mas claro que também podes programar o sistema em assembly.


P.S.
Acho que soubesses minimamente o que querias fazer, ou que tivesses alguma experiência, não fazias estas perguntas. Aquilo que acho, é que te lembraste de fazer isso e a primeira coisa que fizeste foi vir postar aqui no fórum. Mas isto é aquilo que penso.
 
Primeiro que tudo quero agradecer tantas opiniões, até agora fiquei mais esclarecido acerca do titulo conhecia .

Quanto a linguagens de programação, coisas do genero de assembly estão completamente fora do panorama pois não sou especializado em informática (apesar de já ter trabalhado em assembly) nem tenho tempo para tal...nem vejo a necessidade de tal...(como disse não quero inventar a roda, pois já existem muitas ferramentas disponiveis) e o que quero é uma linguagem de alto nivel (se possivel por objectos) por forma a resolver a situação o mais rápido possivel.

Quanto à hipotese de adquirir o software pronto não é sequer uma situação viavel pois um dos softwares mais acessiveis que encontrei ronda os €100000 e ainda existe o pagamento de licenças anuais exorbitantes (o preço não se deve especialmente à complexidade do software mas muito à sua especificidade)...logo nem que ficasse meio ano a trabalhar nisto ou até mesmo mais, a longo prazo seria rentável. Mas desde já quero agradecer a opinião de todos porque penso que realmente conseguiu abrir-me de certa forma os horizontes.

SL87 não sei se esse P.S. é dirigido a mim, mas se é, então o que pensas está completamente errado...sei exactamente o que quero fazer (como produto final) mas como não dou um programador a tempo inteiro, nem sequer em part time é obvio que tenha imensas dúvidas dirigindo-me por isso a pessoas que penso estarem mais bem informadas que eu em certos temas (daí ter colocado no forum a minha questão), penso que seja o objectivo deste forum (e de outros onde participo a esclarecer outros em campos onde sou muito mais informado que outros) promover o intercambio de conhecimentos e experiencias entre utilizadores...mas isto é só aquilo que eu penso.
 
SL87 não sei se esse P.S. é dirigido a mim, mas se é, então o que pensas está completamente errado...sei exactamente o que quero fazer (como produto final) mas como não dou um programador a tempo inteiro, nem sequer em part time é obvio que tenha imensas dúvidas dirigindo-me por isso a pessoas que penso estarem mais bem informadas que eu em certos temas (daí ter colocado no forum a minha questão), penso que seja o objectivo deste forum (e de outros onde participo a esclarecer outros em campos onde sou muito mais informado que outros) promover o intercambio de conhecimentos e experiencias entre utilizadores...mas isto é só aquilo que eu penso.

Aquilo que eu queria dizer era que uma aplicação cliente/servidor como a que queres fazer não é o fim do mundo. E como me parece ser algo importate, devias refletir bem antes de te meteres nesse projecto.

É obvio que o forum serve para ajudar. So falei pk queria ajudar. Mas se alguem que saiba um pouco de quimica chegar ao pe de ti e perguntar como se faz um bomba atomica, tu ate lhe podes responder mas esse alguem vai ficar na mesma.
Quando alguem pergunta que linguagem de programação usar é porque não tem ideia daquilo que vai fazer.
Eu não tou a tentar "deitar-te" a baixo. Quero que entendas a minha critica de forma construtiva.

Pelo que já vi aqui no forum, costuma acontecer uma coisa.
Exemplo:
Alguém chega aqui e pergunta como fazer uma página web. Dps escolhe uma plataforma. 2 semanas dps vem perguntar para que serve SQL.
1 semana dps vem perguntar como fazer uma base de dados relacional. 2 dias dps vem perguntar pk é aquele SELECT tá a dar erro.
Ora a meu ver isto ta mal. Pk as pessoas vêm a procura de receitas. É obvio que so ajuda quem quer.
Mas essas pessoas deviam mas era ir ao google :) e quando tivessem uma duvida, mesmo dificil, então vinham ao forum perguntar.

Isto é a minha opinião e ta mto longe de ser perfeita.
 
Caro SL87, eu nunca nisse em parte alguma do topic que era "o fim do mundo" desenvolver uma aplicação cliente/servidor, acerca de me "meter" no projecto...não há outra alternativa senão "meter" porque o problema existe, já existe uma solução temporaria, mas é necessario criar uma solução definitiva, falta apenas determinar o caminho a seguir.

Quanto a criticas construtivas estou completamente aberto, mas e passo a citar:

Acho que soubesses minimamente o que querias fazer, ou que tivesses alguma experiência, não fazias estas perguntas. Aquilo que acho, é que te lembraste de fazer isso e a primeira coisa que fizeste foi vir postar aqui no fórum. Mas isto é aquilo que penso.

Não é de forma alguma construtivo...isto

A questão é que, o que queres fazer podes fazê-lo de forma mais simples e mais acessível se usares tecnologias Web (browsers + linguagens cliente + linguagens servidor + SGBD).

Repara: o 'mundo' anda a correr no sentido de 'webizar' soluções e, parece-me, queres ir precisamente no sentido contrário (ambiente cliente-servidor com aplicações monoposto). A desvantagem clara é que quando acabares a aplicação, ficas com um sistema que já estava obsoleto quando o iniciaste.

isto sim... Acerca do que dizes ver no forum eu também vejo...até se calhar à mais tempo que tu...(não sei se já reparaste na minha data de registo...) mas não penso que o meu topic seja um "pedido de receita".

Quanto a surgirem dúvidas e a postar essas mesmas dúvidas aqui...voltamos ao meu post anterior...mas isto é só aquilo que eu penso.
 
Mas repara que ele disse:
O que tu queres fazer está a cair em desuso.

Desculpa mas vou ter de discordar contigo neste ponto. Quem focou web appliactions, ao longo da thread, é porque nunca fez nenhuma ("a sério") com mais de 10 páginas diferentes... Acredito que esse seja o futuro mas não para já. Não enquanto não tivermos standards na indústria que está a nascer "agora" nesse aspecto!

Queria salientar várias coisas: tive um colega que, recentemente, usou C# junto com ASPx para desenvolver uma web app. Chumbou logo no meu primeiro teste -> Mozilla Firefox! As aplicações web feitas em ambientes Microsoft para a web só funcionam realmente bem em Internet Explorer (eu tive a infelicidade de nem assim conseguir!). Mais, estão sempre dependentes de um servidor... se este der o "berro" ficam todos sem sistema! Ainda por cima, "temos" o mau hábito de fazer com que seja pc que alberga a aplicação o mesmo a albergar a base de dados. Se um crasha, pára o sistema todo. Fica o alerta.
O meu projecto de fim de curso foi uma web application em php+postgresql. As horas que perdi a fazer com que tudo funcionasse graficamente quer no Firefox+IExplorer foram demasiadas. Faria a mesma aplicação em muito menos tempo numa outra linguagem/plataforma. Acho que, até mesmo em JAVA (no qual andaria a nadar) teria muito mais rendimento. A carga que está implícita no desenvolvimento do GUI da aplicações web é muito grande se queremos compatibilidade.
De outra forma só com coisas "rudimentares".
Mais ainda, da minha "grande" experiência com aplicações PHP (desde os meus 17 anos), digo que o php sozinho não faz grande coisa! Quê? Camada de dados? Cookies e sessões? E as outras coisas das quais estás sempre dependente do JavaScript? ...
Contudo, não acho que as web apps estejam condenadas nem tampouco as aplicações tradicionais o estão. Há espaço para todas!

Gostava ainda de salientar mais duas coisas uma aplicação interpretada (como é o caso das webapps) é mais lenta que uma compilada. Na experiência que tive, mesmo com OOP em PHP, o código fica cheio de "lixo" e difícil de ler :( Ainda por cima, tive que aprender Javascript :P que não gostei (o debug deu cabo de mim :p )
Sinceramente gostei muito da experiência mas acho que ainda não estão disponíveis as ferramentas ideias para desenvolver para a web... possivelmente o JAVA será uma boa resposta futura.
A única (para mim) vantagem que encontrei mais "forte" foi mesmo o facto de poder actualizar todos os PCs com necessidade de recorrer a uma só "re-instalação". Fica a minha reles opinião!

1abraço.
PS - vê o n.º de utilizadores na rede e a necessidade de up-time do sistema. Pondera estes dois factores. No final soma-lhe a necessidade de velocidade de processamento e tens o resultado para o que pretendes... penso eu de que...
Gosto de FLEX. Gostei do desempenho daquela que, para mim, é a verdadeira forma de fazer Web Applications, embora recorra ao flash.
 
Desculpa mas vou ter de discordar contigo neste ponto.
Mas onde é que discordaste? :-)

Quem focou web appliactions, ao longo da thread, é porque nunca fez nenhuma ("a sério") com mais de 10 páginas diferentes...
Já fiz, já ajudei a fazer (consultoria) e já vi (feitas por outros) aplicações web com muito mais que 10 páginas, utilizadas em ambientes críticos (uns mais que outros). Aliás, tudo quanto conheces de home banking são aplicações web ;-)

As linguagens e os SGBDs que estão por baixo, assim como a compatibilidade com browsers ou outros clientes são, nesta discussão, irrelevantes.
Uma aplicação web não tem de funcionar necessariamente dentro de um browser (até pode funcionar por linha de comandos ;-) ). O que distingue estas aplicações das restantes é a utilização do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol) e respectivas tecnologias associadas a este.

Por outro lado, conheço quem entenda que WebApps são aplicações que correm dentro de um browser com um interface gráfico que tenta imitar (até ao pormenor) os interfaces e funcionalidades de aplicações 'standalone'.
Não concordo com esta visão por ser demasiado redutora: uma aplicação não se caracteriza apenas pelo interface com o utilizador.
 
Concordo em certa parte com o mOrSa, slack_guy. Simplesmente é muito tedioso e, para mim, uma perda de tempo um programador andar a perder horas e horas para fazer com que o interface funcione direitinho em (quase) todos os browsers. E ai voces dizem: usa uma framework! pois, só que as frameworks sao pesadas, nao permitem muitas vezes fazer o que o programador pretende.

Para mim a soluçao passaria por criar plug-ins para os browsers (nunca explorei a fundo mas que exploraria se tivesse tempo) que fossem a propria da aplicação (VB6 permite isto), e aí o programador teria muito menos que se preocupar com "mariquices" dos css, javascripts e afins.

Realmente o futuro é a "webizaçao" das aplicaçoes, mas este modelo (http), pelo menos para mim, é muito tedioso de programar, para alem da confusao em que fica o codigo.

cumpz
 
(...) mas este modelo (http), pelo menos para mim, é muito tedioso de programar, para alem da confusao em que fica o codigo.
O que para ti é 'tedioso' para mim é estimulante e desafiador. Talvez tenha que ver com o 'background' de cada um. Por exemplo, eu passei muito poucas horas (dezenas?) a desenvolver aplicações 'standalone' com interfaces gráficas. Mas já tenho umas boas dezenas de milhar de horas a trabalhar com interfaces web.

Quanto à confusão do código, bom, isso vai de cada um e dos modelos de desenvolvimento adoptados. Mas posso concordar contigo, uma vez que, se não houver disciplina - e é possível não haver! - o código resultante pode ser uma salganhada.

pois, só que as frameworks sao pesadas, nao permitem muitas vezes fazer o que o programador pretende.
Touché! :-)
 
Para mim a soluçao passaria por criar plug-ins para os browsers (nunca explorei a fundo mas que exploraria se tivesse tempo) que fossem a propria da aplicação (VB6 permite isto)
Para intranets essa é uma boa opção e XUL pode ser uma boa base, caso usem tecnologias da Mozilla.
 
Slack, já agora em que linguagens trabalhas? Só por curiosidade.

Ah, e as aplicações "tradicionais" não estão a cair em desuso.
Falaste em aplicações bancárias? AS/400 foi rei e senhor durante anos, é proprietário e funciona com aquela "consola" verde e preta que é uma maravilha! Viva o terminal server! Se reparamos a maior parte das aplicações bancárias actuais são JAVA ou têm base Java. E neste aspecto, sendo o interface à "conta" do JAVA, a correr num browser, até nem acho mau de todo. Não tenho que andar com as tags "<form><div></div> </form> " às costas! :P
As web apps não são a reinvenção da roda. É o aproveitamento de algo que se usou há muitos anos atrás, aquando das redes coaxiais, e se pensarmos realmente, no passado, os terminais estúpidos funcionavam e eram produtivos.
Quem me dera nunca ter saído da linha de comandos e do "reles" 800x600 pois era aí que as coisas funcionavam!
Sinceramente, ainda nada me convence para desenhar para a web! Já ouvi falar do Ruby on Rails e coisas de género (inclusivamente tinham vários stetches a gozar com o php e com a confusão do dito) mas, ao que me foi dito, é pago.

Slack, sinceramente acredito que as coisas vão mudar e mantenho-me aberto (como não poderia deixa de ser) a coisas novas e às opiniões.
Uma coisa que gostava imenso de desenvolver era aplicações nativas para Linux, a correr com o próprio ambiente gráfico mas não tenho (leia-se descobri) nenhum IDE que me incluísse GUI designer e Código de maneira semelhante ao Visual Studio. O mais próximo foi o NetBeans (Javardolas ;) ) e o Gambas (um pseudo VB para linux). Mas como tudo isto é de "borla" ninguém pode exigir nada...

É complicado. Gostei bastante de desenvolver para a web mas ainda falta o "clique"

1abraço!
 
Já ouvi falar do Ruby on Rails e coisas de género (inclusivamente tinham vários stetches a gozar com o php e com a confusão do dito) mas, ao que me foi dito, é pago.

Falso, é gratuito.

É complicado. Gostei bastante de desenvolver para a web mas ainda falta o "clique"

Concordo contigo. O que eu mais gosto no VB6, nao é a linguagem Basic mas sim o seu IDE e a simplicidade com que se faz qualquer coisa. Falta o salto nos IDE's e frameworks. Java e .Net estao quase lá :)
 
Slack, já agora em que linguagens trabalhas? Só por curiosidade.
Actualmente: 98,5% Perl, 1% JavaScript, 0,5% C

Ah, e as aplicações "tradicionais" não estão a cair em desuso.
Ah! mas o que eu disse não foi isso. Foi que aplicações cliente-servidor estão a ser cada vez mais baseadas em tecnologias web.

AS/400 foi rei e senhor durante anos
hum? o que é que isso tem que ver com a conversa?
 
AS/400 usa o mesmo sistema que as web apps. 1 servidor a correr com muitos clientes pendurados, independentemente da plataforma. Desde que tenhas um terminal ASCII, tipo o Hyper Terminal do Windows... Salientei um sistema sólido desenvolvido nessa base :) protocolos "remotos"! Alterando o servidor fica todo a funcionar de num ápice!
 
Quanto ao comentário de alguém a dizer que as aplicações Web (baseadas em HTML) não servem para grandes projectos e que só no "futuro" é que isso servirá lamento desiludir, mas já começa a ser "passado"

Simplesmente é muito tedioso e, para mim, uma perda de tempo um programador andar a perder horas e horas para fazer com que o interface funcione direitinho em (quase) todos os browsers.

Se o projecto for bem organizado, o "web designer" é que se tem de preocupar com isso. Para além disso, se o standards forem bem aplicados, as "pequenas" coisas que possam aparecer não dão muito trabalho.
Se os programadores é que tiverem de andar às voltas com o HTML, principalmente se não tiverem experiência, aí sim, é tedioso.


Para mim a soluçao passaria por criar plug-ins para os browsers (nunca explorei a fundo mas que exploraria se tivesse tempo) que fossem a propria da aplicação (VB6 permite isto), e aí o programador teria muito menos que se preocupar com "mariquices" dos css, javascripts e afins.

Já aí está quase o silverlight 2.0 :)
 
Última edição:
A meu ver o Flex para desenvolver RIA para web é muito bom, é algo que ando a explorar.
O SilverLight também já está por ai a aparecer e penso que o JavaFX também já saiu.
E parece que a Mozilla também vai lançar o Prism.

Enfim existe escolha para todos os gostos.
 
o que é isto???!???!?!?
é a 1ª vez que ouço tamanha barbaridade!!

Nao é assim que se faz uma app!!


Desculpa?!! Mas existe!! É usado essencialmente em dispositivos móveis para gestão de sistemas de Base de Dados quando o custo de uma ligação à internet é muito elevado e não compensa, entre outras coisas. http://www2.parc.com/csl/projects/bayou/

Agora para este caso acho que não se justifique! :P nem de perto nem de longe.

Também acho que o melhor seria uma aplicação Web, nem que fosse um CGI em C.
O ideal talvez PHP ou JSP (Java Server Pages) ou ainda uma applet em Java.


Em último caso, se quiseres correr mesmo um executável no servidor podes usar um terminal Server, como já foi dito.
Para além do que já foi dito (VNC's e afins) ainda conheço o Citrix. Através de um browser, fazes login no Servidor e podes executar uma aplicação que esteja instalada neste.
Mas, segundo sei esta aplicação é paga.
 
Back
Topo