Exel - Produto e cociente em horas

Kristian0

Power Member
Boas
Estou com uma dificuldade em obter uma produto e um cociente mas em horas.
POr exemplo um produto da-me 2.85, mas como sabemos que as horas são de 60 min (LOL), isto tinha de passar a 3.25, mas eu não tou a conseguir fazer isto, já fui formatar a célula para modo de hora (hh:mm) e não resulta
Alguém me pode ajudar?
 
Tens que usar a função TIME(hour;min;sec),

Por ex.
5:50.30 a dividir por 2:
Código:
+TIME(5;50;30)/2
dá o resultado de 2:55:15
5:50.30 mais 20 min:
Código:
+TIME(5;50;30)+TIME(0;20;0)
dá o resultado de 6:10:30

OBS:se usares o excel em portugues, tens de usar a função correspondente em PT
 
Que mal... Eu sei que é Quociente, que erro estupido LOL :S
Boas
Axo que nao me fiz entender.
O que eu quero é por exemplo:
Produzo na minha empresa 46 taças de vidro por hora...
Quando tempo é preciso passar para ter 150 em stock, [hh:mm].


Cumps
 
Última edição:
Não sei se percebi bem mas isso é uma regra trÊs simples praticamente:

46 taças ------------ 1 hora
150 taças ------------ X

alias nem é preciso mas regras assim ajudam sempre a ver...

basta dividires as 150 taças q pretendes pela produção/hora logo 150/46 = 3 horas e 15 minutios +-
 
(...)
Axo que nao me fiz entender.
O que eu quero é por exemplo:
Produzo na minha empresa 46 taças de vidro por hora...
Quando tempo é preciso passar para ter 150 em stock, [hh:mm].

Cumps

Já dizia o velho ditado chinês: "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar."

O mais dificil era a função TIME(), o resto era matemática da 4a classe... foi por isso que eu não respondi. (Desculpa a sinceridade)

É como o Salvador_ diz:
basta dividires as 150 taças q pretendes pela produção/hora

Código:
+(150/46)*TIME(1;0;0)

e dá o resultado: 3:15:39

OBS: A célula tem de estar, também, formatada com a categoria TIME.
 
Última edição:
Desculpa la se sou mt burro para os teus conhecimantos...
Regrs 2 simples faço eu todas os dias ;P

O meu problema sao os resultados que acabam e por exemplo 8.6757984... Pk por acaso para esse exemplo deu... mas para outros... nao dá.

Que supostamente devia ser 9.07... Mas o exel tem de tar a trabalhar em "Horas" pk ele ta a trabalhar em unidades inteiras e em horas é 1->60...
Por isso é que nao dá...

PS: Eu não sou assim tão noob a matemática... se calhar percebo mais que tu mas isso ja é dispensável tão para aki a falar
 
Desculpa la se sou mt burro para os teus conhecimantos...
Regrs 2 simples faço eu todas os dias ;P

Espera lá, eu não te chamei burro... Há pessoas que vêm com dúvidas e nem pensam um bocado sobre o assunto, pq é mais fácil pedir a solução do que pensar como resolver o problema...Eu só queria que pensasses nisso...

O meu problema sao os resultados que acabam e por exemplo 8.6757984... Pk por acaso para esse exemplo deu... mas para outros... nao dá.

Que supostamente devia ser 9.07... Mas o exel tem de tar a trabalhar em "Horas" pk ele ta a trabalhar em unidades inteiras e em horas é 1->60...
Por isso é que nao dá...

Agora é que fiquei sem saber o que queres fazer... Fizeste o que eu te disse no post anterior? quanto usas a função TIME() tás a definir um numero em unidades de tempo.

Estares a dizer TIME(1;20;00) é o mesmo que estares a dizer 1h20m... o teu problema é que estás a fazer (usando o exemplo anterior com 1h20)

Código:
(150/46)*1,33

quando devias de estar a fazer

Código:
(150/46)*TIME(1;20;00)

e não te esqueças: A célula tem de estar, também, formatada com a categoria TIME.

PS: Eu não sou assim tão noob a matemática... se calhar percebo mais que tu mas isso ja é dispensável tão para aki a falar
Depois de 5 anos a tirar Engenharia Electrotécnica, *acho* que percebo qualquer coisita de matemática.. :D
 
Já dizia o velho ditado chinês: "Antes de dar comida a um mendigo, dá-lhe uma vara e ensina-lhe a pescar."

O mais dificil era a função TIME(), o resto era matemática da 4a classe... foi por isso que eu não respondi. (Desculpa a sinceridade)
Então isto era escusado isto, pk não sabes se eu pensei sobre o problema ou não, e eu tb tenho formação em excel, e sei aplicar a matemática que sei aos casos que quero, pk o problema ate é mais complexo do que este das taças... Mas eu so dei o exmplo para tentar aplicar na minha folha de excel, que vai funcionar como uma espécie de calculadora de horas.

PS: Tb nao disse que me chamas-te burro, (directamente), mas um puto da 4ª classe nao deve andar na net a fazer perguntas destas ;D
\OFF TopiC

Podes explicar a parte de ter a célula formatada em TIME?
É que no meu office 2007 PT aparece varias formatações relativamente a horas...



Edit: Boas, ja fiz como tu disses-te na minha folha de excel adptei ao meu exmplo, é so mudar os valores... e mesmo assim nao dá... O resultado final da-me 12 horas e 45 min e 04 seg, quando devia dar 35 horas e qualquer coisa :S

Por isso fiz uma imagem:
com as formulas que inseri:


Agora podes dizer-me o que fiz mal?

Cumps
 
Última edição:
Então isto era escusado isto, pk não sabes se eu pensei sobre o problema ou não, e eu tb tenho formação em excel, e sei aplicar a matemática que sei aos casos que quero, pk o problema ate é mais complexo do que este das taças... Mas eu so dei o exmplo para tentar aplicar na minha folha de excel, que vai funcionar como uma espécie de calculadora de horas.

PS: Tb nao disse que me chamas-te burro, (directamente), mas um puto da 4ª classe nao deve andar na net a fazer perguntas destas ;D
\OFF TopiC

Podes explicar a parte de ter a célula formatada em TIME?
É que no meu office 2007 PT aparece varias formatações relativamente a horas...



Edit: Boas, ja fiz como tu disses-te na minha folha de excel adptei ao meu exmplo, é so mudar os valores... e mesmo assim nao dá... O resultado final da-me 12 horas e 45 min e 04 seg, quando devia dar 35 horas e qualquer coisa :S

Por isso fiz uma imagem:
com as formulas que inseri:


Agora podes dizer-me o que fiz mal?

Cumps


Entao alguem consegue dizer onde me enganei... Matematicamente acho que esta tudo correcto...
 
Já percebi o que queres. O Excel trunca todos os valores a 24h e o valor que te dá é 24h+12h40=36h40m

Vai a Formatação de célula e adiciona um Custom format de [h]:mm:ss.
Nem mais, muito obrigado pela a ajuda

E agora precisava de mais uma ajudinha.
Tipo formatar uma celula para dar o valor das horas do relogio (ou seja que actualiza-se com o relogio do sistema) e depois adiciona-se essas 35 H , xx M , xx S, para ter logo o calculo de quando esta pronto, para informar os clientes.

Cumps e mais uma vez obrigado
 
Última edição:
Back
Topo