xmicron
Power Member
Boas pessoal, cá venho eu chatear outra vez com mais dúvidas, desta vez é a tartaruga:
Os gráficos tartaruga são uma forma comum de iniciar as crianças na progra-
mação. Foi parte da linguagem de programação Logo, desenvolvida por Wally
Feurzig e Seymour Papert em 1966. Em Python este fragmento da linguagem
Logo pode ser usada recorrendo ao modulo turtle.
Imagine um robot tartaruga, que está posicionado no plano cartesiano na po-
sição de coordenadas . Através do comando turtle.fd(15) a tartaruga
move-se para a frente 15 pontos, deixando como rasto uma linha. O comando
turtle.lt(90) faz com que a tartaruga rode para a esquerda 90 grau, já tur-
tle.rt(50) faz com que ela rode para a direita 50 graus.
Por exemplo:
>>> import turtle # importa os comandos para controlar a tartaruga
>>> turtle.fd(100) # move 100 pontos para a frente
>>> turtle.lt(90) # vira 90graus para a esquerda
>>> turtle.fd(100)
>>> turtle.lt(90)
>>> turtle.fd(100)
>>> turtle.lt(90)
>>> turtle.fd(100)
Este script abre uma janela gráfica e desenha um quadrado de lados definidos
por 100 pontos.
Podemos imaginar que a tartaruga desloca no ventre uma caneta, que pode ser
baixada turtle.pd(), ou levantada turtle.pu(), permitindo deixar ou anular o
rasto. A tartaruga pode ser posta em qualquer ponto do plano de coordenadas
através do comando turtle.goto(x,y). Por exemplo, assumindo que já se
importou o módulo turtle:
>>> turtle.pu() # levanta a caneta
>>> turtle.goto(50,100) # posiciona a tartaruga
>>> turtle.pd() # baixa a caneta
>>> turtle.fd(10) # avança 10 pontos
>>> turtle.pu() # levanta a caneta
>>> turtle.fd(10) # avança 10 pontos
>>> turtle.pd() # baixa a caneta
O script traça uma linha tracejada a partir do ponto de coordenadas x=50 e
y=100.
Outro comando útil é turtle.clearscreen() que permite limpar a janela (para
mais comandos use help(turtle)).
Use os comandos apresentados para controlar a tartaruga:
(b) Defina uma função raio(x,y,n,m) que desenha raios de comprimento
a partir da posição
>>> raio(0,0,30,100)
Os gráficos tartaruga são uma forma comum de iniciar as crianças na progra-
mação. Foi parte da linguagem de programação Logo, desenvolvida por Wally
Feurzig e Seymour Papert em 1966. Em Python este fragmento da linguagem
Logo pode ser usada recorrendo ao modulo turtle.
Imagine um robot tartaruga, que está posicionado no plano cartesiano na po-
sição de coordenadas . Através do comando turtle.fd(15) a tartaruga
move-se para a frente 15 pontos, deixando como rasto uma linha. O comando
turtle.lt(90) faz com que a tartaruga rode para a esquerda 90 grau, já tur-
tle.rt(50) faz com que ela rode para a direita 50 graus.
Por exemplo:
>>> import turtle # importa os comandos para controlar a tartaruga
>>> turtle.fd(100) # move 100 pontos para a frente
>>> turtle.lt(90) # vira 90graus para a esquerda
>>> turtle.fd(100)
>>> turtle.lt(90)
>>> turtle.fd(100)
>>> turtle.lt(90)
>>> turtle.fd(100)
Este script abre uma janela gráfica e desenha um quadrado de lados definidos
por 100 pontos.
Podemos imaginar que a tartaruga desloca no ventre uma caneta, que pode ser
baixada turtle.pd(), ou levantada turtle.pu(), permitindo deixar ou anular o
rasto. A tartaruga pode ser posta em qualquer ponto do plano de coordenadas
através do comando turtle.goto(x,y). Por exemplo, assumindo que já se
importou o módulo turtle:
>>> turtle.pu() # levanta a caneta
>>> turtle.goto(50,100) # posiciona a tartaruga
>>> turtle.pd() # baixa a caneta
>>> turtle.fd(10) # avança 10 pontos
>>> turtle.pu() # levanta a caneta
>>> turtle.fd(10) # avança 10 pontos
>>> turtle.pd() # baixa a caneta
O script traça uma linha tracejada a partir do ponto de coordenadas x=50 e
y=100.
Outro comando útil é turtle.clearscreen() que permite limpar a janela (para
mais comandos use help(turtle)).
Use os comandos apresentados para controlar a tartaruga:
(b) Defina uma função raio(x,y,n,m) que desenha raios de comprimento
a partir da posição
>>> raio(0,0,30,100)