1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

existe alguma maneira de montar um pc num carro?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por andre:inlove, 21 de Março de 2009. (Respostas: 26; Visualizações: 4323)

1. andre:inlove

andre:inlove Banido

estava interessado em montar um pc no mu carro, a ideia nao è mà para ouvir musica e para meter os miudos entretidos, agora... problemas:

-vibraçao do carro em andamento: corrige-se com uns suportes antivibracao para ter a caixa com os componentes

- em principio iria ser sò o conjunto formado pela board e pelo disco rigido e a fonte grafica etc, a drive de cd/dvd nao seria necessaria pk passaria os dados com uma pendrive, tb podria aceder a net com um modem como o meu kanguru adsl,

-o carro tem apenas corrente de 12v dc, amperes nessa corrente axo k nao ha limite, o limite è a bateria do carro, mas tem um incoveniente, tem altos baixos segundo se aclera o motor ou acende luzes, piscas etc,

-existem os inverters, 12v dc para 220v ac, mas... precisaria de um com cerca de 400w. ora bem o pc k eu prentendia montar tem uma fonte de 350w

nao existe nenhuma especie de divisor de corrente k faça isso?

pk segundo sei, kuando se liga o botao de ligar o pc, akilo fecha o circuito entre 2 fios k saem da fonte de alimentaçao, kuais sao?
    pk penso k consigo aki montar um circuito desses, precisaria seria de um regulador de voltagem ou algo semelhante para fazer as correntes abaixo dos 12v,( as cors vermelhas verdes, azul, etc ,na banana da fonte de alimentaçao, pk o amarelo è os 12 v o preto o negativo comum de todos)

è um projecto um tanto complicado, mas jà vi playstations2 em carros, curtia era meter um pc no meu, existe uma maneira, um portatil, lol mas, nao è o eu keria, keria mesmo um pc normal, k podia dar azo a mais tard meter um pc ja k desse para alem de musica para correr jogos, e ter um centro de entretenimento para fazer um descanso nas viagens aborrecidas com a familia...

-o monitor è outro problema, secalhar optaria por akeles pekeninos de encastrar nos bancos, mas è possivel a saida dum cabo para dar imagem a esses monitores (akilo nao sao bem monitores sao mini tvs, mas axo k devem ter entrada s-video ou assim, de modo ke a grafica deveria tb ter esse s-video, isso como ta para um pc velho aki dum colega, so kuando ele me entregar eu posso ver, ou msmo um monitor normal e corrente desde k seja pekeno em grossura tipo, lcd ou tft, preferencia de baixo consumo energetico para k possa kem sabe se o aparelho ligar a um inverter ai de 100w e o pc a um inverter grande ai de 400w,

depois o som è facil, è fazer um cabo da saida do pc ao amplificador,

a ideia è boa falta saber se consigo arrenjar algo semelhante a uma fonte de alimentacao, pk è o unico entrave ao projecto, nem k seja home made, desde k forneça as voltagens e amperagens necessàrias e estàveis... ou saber se um inverter è fiavel para alimentar um pc com uma fonte dakele tamanho...

eu nao percebo muito de eletronica, nao sou tecnico, mas tenho umas luzes, e com uma ajuda isto pode ser bem sucedido

Última edição: 21 de Março de 2009
  2. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Não li bem as tuas dúvidas mas com umas pesquisas no google sobre "car pc" és capaz de as esclarecer ;)

Cumps

3. helpra

helpra Power Member

Aqui à cerca de uma semana ou duas atrás, saiu um artigo sobre isso na bites e bytes, onde falava tb no sistema «car pc». Isso é possivel só tens de pesquisar e escolher o material certo (tipo discos SSD entre outros).

4. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

podes sempre comorar + uma bateria para o pc, o pc nao precisa de ser topo! por isso nao precisas gastar muita energia!

5. andre:inlove

pois a ideia è k da bateria, tem a mesma maxima voltagem k usa o pc, seria arranjar algo k substitua a fonte, e depois as variacoes d etensao k eu referi k sao muito reais podcom algo, tipo por exemplo os amplificadores d 1000wpara cima tem condensadores k parecem garrafas de agua pelo tamanho lol, eu tive a ver e akilo nao è muito caro, mas vou ver essa soluçao k o LuisVasco postou, pk a board k tenciono meter no carro tem chipset via p4m900 ( è uma board msi, akilo mesmo com um pentium4 de 50 euros à um rendimento bonzinho

6. andre:inlove

eu ainda vor ver isso da via, mas akilo 1ghz deve ser mto frakinho eu aki ha tempos andei a ver os processadors d avia akilo... aparentam ser fracos, mas desde k desse para reproduzir musica na boa, e tb para dar uns jogos pròs cachopos... lol

7. andre:inlove

tà aki a k m,e indicaste vasco
    http://www.via.com.tw/en/products/mainboards/motherboards.jsp?motherboard_id=790
    mas... tenho de ver ainda melhor, pk se desse para inventar uma fonte de alimentaçao seria melhor pk poderia meter mesmo um cpu como deve ser tipo pentium4 ou um c2d (pk a minha boar suporta ate aos quad q6600) e na meter uma grafica pci express boazinha ( 8600 gt ou assim, k tao baratas) e ficava com um pc a s`ro no carro
    a vantagem dessa è k dà para ligar desde a bateria directamente

8. cmrosado

cmrosado Power Member

Julgo que a melhor maneira seja sentado.

9. andre:inlove

bah!!! kem nao arrisca nao petisca

nao interessa, eu vi no googlas e descobri estes posts nns sites brasileros:

""Um cara daqui da cidade queria ter um som legal no carro dele para fazer propaganda de rua. Então ele tinha um amplificador profissional (PA) e 2 caixas de som boas. Foi a uma loja e o tecnico instruiu ele a comprar um no break e desligar a bateria interna dele e ligar direto na bateria do carro. Assim ele iria funcionar normalmente, tendo os 12V da bateria do carro. Até hoje ele anda com o carro por aí fazendo propaganda de rua aqui na cidade. Um no break de marca boa está em torno de uns R$ 200,00 sem falar na segurança de tensão estabilizada, uma vez que foi projetado e testado para a tal função.""

10. WindWalker

WindWalker Power Member

Inversor 12V DC -> 230V AC + netbook + colunas?

Há netbooks sem discos rígidos mecâncios, logo sem partes móveis (tirando a ventoinha, que não importa para o caso), logo a vibração não é problema.

Depois, como um portátil consome quase de certeza menos de 100W ligado à tomada, não seria preciso um inversor de potência considerável.

11. Rachao

Rachao Suspenso

É claro que podes montar um PC num carro! Basta teres os componentes todos e espaço para poderes trabalhar dentro do carro! Numa carinha tipo forgão, até uma bancada podes montar que tem espaço para isso!

12. Jota.Ce

Jota.Ce Power Member

Se o sistema consumir pouca energia podes usar um adaptador destes:
    M3-ATX

13. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Eu tenho um CAR-PC, e apesar das soluções 12V-220V serem funcionais, estas não controlam o ligar-desligar do computador, eu utilizo uma M2-ATX e quando dou á chave, passados 5 segundos o pc liga, quando desligo, o pc desliga, aguenta os "cranks" do motor ao ligar, etc... trabalha dos 8-20volts....

Tambem uso uma caixa voompc, uma board VIA MII10000 e 512Mb Ram, faz boots de +-45segundos.

A minha imagem de avatar aqui ao lado <<<---- é o monitor do carro, tirada com uma maquina ranhosa...

O monitor comprei aqui na zwame, por uns 15€, procura que se calhar anda ai um por 50€ de 7'' o meu é de 5''.

BTW, o mais caro deve ser o monitor, se este for de toutch, o que aconselho vivamente, mas esses custam uns 150€.

14. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

E qual é o rendimento dessa peça? uns 80% ? e o aquecimento que ela produz? e o custo dessa peça? se calhar a fonte "propria" para carro e mais barata que uma dessas peças....

15. andre:inlove

eu dscobri k o meu pai tem na casa dele um inverter de 200w, tenho de ver a marca e o modelo, eu tava a falar com ele ha bocado como ele fazia para ligar a balança eletronica na carrinha. e descobri isso...

mas isso è estavel? tipo picos falhas...

è k a ideia do netbook... existe esses sem disco rigido usam uma "memoria rigida" integrada na motherboard deles, mas akilo tem poucos gigas e nao me apetec gastar dinheiro numa bosta dessas, houve aki um amigo k anda na universidade, k tem um insys do e-escolas e akilo nao vale nada
    pk pelo preco duma porcaria dessas comprava uma grafica e um cpu e metia aki numa board usada e montava akilo numa caixa artesanal, pk nao iria ser nessecario ter drives de dvd nem nada e o disco rigido... o d notbook è compativel com a board de socket775? tem sata2?
    se for compativel arranjava um de nootebook visto ser mais ressistente, e aplicava o mesmo colado m cima dum pedaço de esponja colado na caixa.
    a caixafazia a bem pk tenho aki soldador e d tudo um pouco, fazia à conta para meter a fnte de alimentaçao e a board, nao era necessario um calhamaço como as torres casa, tudo bem ventilado com uma fan a mais ou 2 ficava lindo, depois de pintada,
    ^^^
    nao ha problema se for uma fonte de 300w (a minha antiga) consgue se com um inverter maior tipo 350w, axo k serà suficiente

16. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Nem mais, e o sistema deve mesmo comsumir pouca energia, uma solução VIA pode ficar pelos 30W no maximo ds maximos... um PC normal fica pelos 100W no minimo dos minimos....

O "problema" das VIA é o custo das boards... a minha custou uns 200€...

Última edição: 22 de Março de 2009
  17. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

A maioria desses "inverters" são osciladores comutaveis de alta frequencia ( nem vou entrar em pormonores...)

E como tal, custuma "fazer uma onda serrilhada ou quadrada, o que para as fontes dos pc's é morte rapida, em oucas semanas podes torrar a fonte se esta atingir nem que seja metade da potencia maxima dela, eu já usei um desses "inverters" durante varios anos no meu renault clio 1.0 (4 vlocidades!!) e nunca tive problemas, mas as fontes passados umas semanas tinham que ser trocadas, ficavam com as tensões todas maradas. E era um Pentium MMX 200Mhz... nem sequer era um P4.

Se fores para uma solulção de inverter... lê com atenção o manual do aparelho para ver a potencia RMS e não a Maxima, que é a que se custuma apresentar, por motivos publicitarios...
    No meu clio usei um inverter de 200W, mas RMS só dava 100W e aquecia que se fartava. E em 10m com o motor desligado mandava a bateria ao ar, depois era emporrar o carro tipo os flingstones.

Última edição: 22 de Março de 2009
  18. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Utliliza uma relé ou um TRIAC, de qualque rforma, a comutação é feita quase instantaneamente, apenas dmeora uns ciclos de 50Hz, as ups melhores demoram menos que as baratas... mas isso é durante a comutação.

Se fores usar a UPS para esse efeito, desmontas a UPS, tiras a bateria dela e ligas a do carro á ligação da bateria da ups, ou seja, a ups vai usar a bateria do carro como se fosse dela.

Mas a ups pode não gostar desta invenção, pois pode entrar interferencia electromagnetica pelo circuito de alimentação, nomeadamente do alternador, quando este está em carga, e fazer a ups comportar-se de forma estranha.

Mas que funciona funciona, eu já usei uma UPS com uma bateria de carro em vez da bateria de origem, a de origem era de 7amperes e a do carro era de 75A, o unico problema era a UPS não aguentar mais de 500VA.

Partilhar esta Página