Existe tempo máximo de RMA?

S.T.E.E.L.

Power Member
Bem, felizmente ou infelizmente, tive que enviar pela primeira vez material avariado de volta à loja, só que já passou imenso tempo, pretendia saber se existe algum tempo máximo de RMA previsto por lei...

Gracias. :D
 
SteelBoy19 disse:
Bem, felizmente ou infelizmente, tive que enviar pela primeira vez material avariado de volta à loja, só que já passou imenso tempo, pretendia saber se existe algum tempo máximo de RMA previsto por lei...

Gracias. :D

Ja agora tb gostava de saber,a minha TV está há meses para reparar...li algures(penso que aqu ino forum) que ao fim de 2 meses ganhamos um direito/regalia qualquer...

estou certo?
 
A lei que regula a venda de bens de consumo e garantias a ela relativas é a Lei 67/2003 de 8 de Abril.
Basicamente, se o produto vendido por um comerciante a um consumidor estiver na garantia, o consumidor tem 4 alternativas (art. 4º nº1):
1-Reparação
2-Substituição
3-Redução do preço
4-Resolução do contrato
Tem-se entendido que estas soluções não são discricionárias... Ou seja, só haverá substituição se não puder haver reparação e assim sucessivamente.
O que nos interessa neste caso de produtos informáticos é obviamente a substituição, já que é quase sempre impossível a reparação. A este nível importa saber que o artigo 4º nº2 tem a seguinte redacção:
«A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.»
Como é óbvio este «prazo razoável» é um conceito indeterminado...
O meu conselho para quem esteja com um problema de grande demora na reparação ou substituição no âmbito da garantia do bem é o seguinte: Redijam uma carta dirigida ao vendedor resumindo a situação e dando um prazo para eles entregarem o bem. Caso não o entreguem nesse prazo, já não têm interesse na sua reparação ou substituição, pelo que rescindirão o contrato exigindo que vos seja devolvido o preço que pagaram pelo produto.

Espero que tenha esclarecido pelo menos alguma coisa...:)
 
banid0 disse:
Ja agora tb gostava de saber,a minha TV está há meses para reparar...li algures(penso que aqu ino forum) que ao fim de 2 meses ganhamos um direito/regalia qualquer...

estou certo?

qual a desculpa que eles dão para tanto tempo na demora?
 
o meu gravador de dvd teve bastante tempo pra rma ja nao sei bem quanto e qd la fui reclamar deram-no como perdido lol, trouxe um novo
conclusao na altura tinha um 4x SL, fiquei com um 12x DL
penso q haja limite de tempo, nao tenho bem a certeza mas deve ser a volta de 3 meses


cumps
 
gatohumano disse:
qual a desculpa que eles dão para tanto tempo na demora?

não esclareci no meu post,mas a tv ha muito que nao esta na garantia. foi levada a uma loja espcializada de reparacoes de electrodomesticos.

sou de aveiro e a loja diz que mandaram a tv po porto...é so o que me dizem!
 
prazo razoável.... mandar 1 Asus A7N8X-E para RMA na Chi******* a 5/1/2005 receber a board de RMA a 17/9/2005. Parece-me um prazo razoável....
 
Aliás , lembrei-me agora,eu tenho duas TV's em reparação! Uma dentro da garantia(uma sony 32" 16:9 200 e tal contos com 1-1,5 anos) e uma philips com mais de 10 obviamente fora da garantia....

mas a fora da garantia é que está a mais tempo,a sony já la vai um mes...
 
Eu tb tive uma Ati 8500 k foi mais de 6 meses pra RMA, na altura preferi trocar por uma Asus 4200 Ti k ainda a tenho.
Tudo depende da loja, fornecedor ...
 
gonx_me disse:
prazo razoável.... mandar 1 Asus A7N8X-E para RMA na Chi******* a 5/1/2005 receber a board de RMA a 17/9/2005. Parece-me um prazo razoável....

Quando mandei uma asus a7v333 por outra loja p/ RMA tb demorou imenso tempo, qto à chi**** (ptec?) mandei por eles uma dimm kingston para rma no inicio de outubro, n me disseram nada dd entao e eu liguei, resposta: "ainda n voltou mas passe por cá q temos muitas e damos-lhe uma", enfim.
 
Para n abrir um tópico novo, vou aproveitar este!

O problema é o seguinte, pus o meu Modem\Router Zoom X5 a arranjar na *****, no outro dia telefonaram-me a dizer n tinha arranjo e como já n trabalham com o Zoom, propuseram trocar por um Conceptronic. Como o Zoom custou cerca de €100, acho q tenho direito a escolher na loja um Router até esse preço!
Estou certo?

Obrigado
 
Back
Topo