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Existe tempo máximo de RMA?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por S.T.E.E.L., 4 de Novembro de 2005. (Respostas: 11; Visualizações: 1543)

  1. S.T.E.E.L.

    S.T.E.E.L. Power Member

    Bem, felizmente ou infelizmente, tive que enviar pela primeira vez material avariado de volta à loja, só que já passou imenso tempo, pretendia saber se existe algum tempo máximo de RMA previsto por lei...

    Gracias. :D
     
  2. banid0

    banid0 Power Member

    Ja agora tb gostava de saber,a minha TV está há meses para reparar...li algures(penso que aqu ino forum) que ao fim de 2 meses ganhamos um direito/regalia qualquer...

    estou certo?
     
  3. Mr.Mike

    Mr.Mike I fold therefore I AM

    A lei que regula a venda de bens de consumo e garantias a ela relativas é a Lei 67/2003 de 8 de Abril.
    Basicamente, se o produto vendido por um comerciante a um consumidor estiver na garantia, o consumidor tem 4 alternativas (art. 4º nº1):
    1-Reparação
    2-Substituição
    3-Redução do preço
    4-Resolução do contrato
    Tem-se entendido que estas soluções não são discricionárias... Ou seja, só haverá substituição se não puder haver reparação e assim sucessivamente.
    O que nos interessa neste caso de produtos informáticos é obviamente a substituição, já que é quase sempre impossível a reparação. A este nível importa saber que o artigo 4º nº2 tem a seguinte redacção:
    «A reparação ou substituição devem ser realizadas dentro de um prazo razoável, e sem grave inconveniente para o consumidor, tendo em conta a natureza do bem e o fim a que o consumidor o destina.»
    Como é óbvio este «prazo razoável» é um conceito indeterminado...
    O meu conselho para quem esteja com um problema de grande demora na reparação ou substituição no âmbito da garantia do bem é o seguinte: Redijam uma carta dirigida ao vendedor resumindo a situação e dando um prazo para eles entregarem o bem. Caso não o entreguem nesse prazo, já não têm interesse na sua reparação ou substituição, pelo que rescindirão o contrato exigindo que vos seja devolvido o preço que pagaram pelo produto.

    Espero que tenha esclarecido pelo menos alguma coisa...:)
     
  4. gatohumano

    gatohumano I'm cool cuz I Fold

    qual a desculpa que eles dão para tanto tempo na demora?
     
  5. rav3n

    rav3n Power Member

    o meu gravador de dvd teve bastante tempo pra rma ja nao sei bem quanto e qd la fui reclamar deram-no como perdido lol, trouxe um novo
    conclusao na altura tinha um 4x SL, fiquei com um 12x DL
    penso q haja limite de tempo, nao tenho bem a certeza mas deve ser a volta de 3 meses


    cumps
     
  6. banid0

    banid0 Power Member

    não esclareci no meu post,mas a tv ha muito que nao esta na garantia. foi levada a uma loja espcializada de reparacoes de electrodomesticos.

    sou de aveiro e a loja diz que mandaram a tv po porto...é so o que me dizem!
     
  7. gonx_me

    gonx_me Power Member

    prazo razoável.... mandar 1 Asus A7N8X-E para RMA na Chi******* a 5/1/2005 receber a board de RMA a 17/9/2005. Parece-me um prazo razoável....
     
  8. banid0

    banid0 Power Member

    Aliás , lembrei-me agora,eu tenho duas TV's em reparação! Uma dentro da garantia(uma sony 32" 16:9 200 e tal contos com 1-1,5 anos) e uma philips com mais de 10 obviamente fora da garantia....

    mas a fora da garantia é que está a mais tempo,a sony já la vai um mes...
     
  9. Desordeiro

    Desordeiro Power Member

    Eu tb tive uma Ati 8500 k foi mais de 6 meses pra RMA, na altura preferi trocar por uma Asus 4200 Ti k ainda a tenho.
    Tudo depende da loja, fornecedor ...
     
  10. venga

    venga I quit My Job for Folding

  11. lammer.pt

    lammer.pt Power Member

    Quando mandei uma asus a7v333 por outra loja p/ RMA tb demorou imenso tempo, qto à chi**** (ptec?) mandei por eles uma dimm kingston para rma no inicio de outubro, n me disseram nada dd entao e eu liguei, resposta: "ainda n voltou mas passe por cá q temos muitas e damos-lhe uma", enfim.
     
  12. PassosDiasAguia

    PassosDiasAguia Power Member

    Para n abrir um tópico novo, vou aproveitar este!

    O problema é o seguinte, pus o meu Modem\Router Zoom X5 a arranjar na *****, no outro dia telefonaram-me a dizer n tinha arranjo e como já n trabalham com o Zoom, propuseram trocar por um Conceptronic. Como o Zoom custou cerca de €100, acho q tenho direito a escolher na loja um Router até esse preço!
    Estou certo?

    Obrigado
     

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