Expandir sinal wireless (powerline não resulta

nautillus

Power Member
Viva,

Tenho uma casa com dois pisos (com 15 anos). Tenho um router Sagem da Nowo com uma ligação 120/12 que nunca passa de 115/9 (nas horas boas). O router está colocado no r/c da casa, num dos extremos. Na sala de estar (outro extremo do r/c) tenho um Powerline TP-link 500 (WPA4530) que debita cerca de 20/30 Mbp (por wireless ou cabo a velocidade é identica) nas horas boas. Desta forma tenho duas redes wireless, cada uma a cobrir metade do r/c.
Quando a ligação geral desce (à noite), o powerline vai para 5/10Mbs (a correr bem)

Já experimentei o powerline no piso de cima com resultados de velocidade ainda inferiores aos da sala. Ou seja, a ligação eletrica tem obstáculos, provavelmente o facto de passar por mais do que um quadro.

Fisicamente, entre o router e a sala (o piso de cima tem dimensão semelhante) medeiam cerca de 11 metros em linha reta, com duas paredes pelo meio.

Qual a melhor solução custo/beneficio para melhorar o sinal nos dois pisos? Não preciso de velocidades estonteantes, não jogo online, a prioridade é mais streaming e trabalho. Por vezes somos 3 em tele conferencia em simultâneo.

Em Agosto mudo de operadora, já que Nowo é um cancro nesta zona.

Obrigado
 
Nada como estruturar uma pequena rede ja a pensar no futuro, passas um cabo para uma zona intermedia e instalas um router ou entao investes bem e compras uns meshs wireless da ubiquiti por exemplo mas eu digo sempre o mesmo, cabo é cabo.
 
Que tomadas tens junto ao router ? Se tiveres tomadas coaxiais não tens possibilidade de passar um cabo de rede pelo mesmo tubo de maneira a que saia no piso de cima ?
 
Um router XPTO não te irá resolver o problema.

Como já mencionado, a solução passa por passares cabo de rede de um ponto para o outro e aí, colocares um AP ou router com Wi-Fi.

Cumps
 
Sim, o termo foi mal escolhido. Passar cabos é, naturalmente possivel, mas uma desgraça estético/prática, nesta situação em concreto.
Se o sinal injetado na fonte for superior, será que os powerline debitarão mais Mps, ou ficarão sempre limitados?

À partida irei mudar de operadora e passarei de 120/12 para 200/100, (talvez mais, ainda não sei ao certo)
 
Passar cabos é, naturalmente possivel, mas uma desgraça estético/prática, nesta situação em concreto

Uma habitação com dois pisos teria a partida espaço para passar cabo pela tubagem pré existente da eletricidade.

Eu dava-me ao trabalho de ver as coisas com atenção antes de perder dinheiro com meias soluções.
 
O router está numa divisão que era um pátio exterior (colado à casa) que mandei fechar para transformar em escritório. As paredes que o separam da casa são exteriores e logo mais grossas que as de interior. Mesmo que furasse a parede para o cabo passar (com uma senhora broca) implicaria que o dito andasse por montes e vales a passar por cima de várias portas e dar uma volta imensa até ao meio da casa e à vista. Estão a ver a mulher a adorar, certo?

Quando comprei a casa (ainda em tijolo) fiz questão de pedir um bom cabo coaxial nas tomadas e espaço para futuras intervenções. No entanto logo que tentei tentar as tomadas percebi que meteram a zurrapa mais barata que havia. Tentei passar novos cabos e não é possível porque não há espaço. Tentei substitui-los e simplesmente não se mexem. Enfim, não é fácil. Quando as coisas nascem mal...

No escritório (ex pátio exterior) não há rede de tv/telefone.
 
Sem site survey, não contes que o que te indiquem no fórum seja o mais acertado. Ninguém sabe como é a estrutura da casa, largura das paredes, materiais de isolamento and so on.

Em Wi-Fi, existem N variáveis para que a coisa não funcione a 100%. Na banda dos 2.4 GHz, um micro-ondas é o suficiente para degradar a rede.

Pondera bem a ligação com cabo de rede. Se não quiseres ser tu a fazer o trabalho, contrata alguém com jeito e habilidade que faz-te o serviço como deve ser. Hoje em dia existem N maneiras de esconder os cabos.

Cumps
 
Se abrir os cordões à bolsa e apostar nos novos powerline mesh verei, à partida, resultados animadores? E com que equipamentos?
 
Passei por uma situação semelhante, mas no meu caso tinha o router da operadora, um asus ac51 ligado em bridge e um range extender, funcionava razoavelmente mas por vezes tinha quebras.

A minha casa tem 3 pisos e aproveitando uma promoção de uma *****, comprei o tp-link deco M4 com 3 aparelhos.
Estou bastante satisfeito, só não tenho wifi 5Ghz no sotão mas com um bocadinho de trabalho a recolocar um deles deveria conseguir.

Não é barato, mas dentro do género é a solução mais em conta.
 
Back
Topo