Experiências dá nisto: Board não arranca! [Asus P5GD2 Premium]

sportingdan

I'm cool cuz I Fold
boas! tou meio desesperado... ontem decidi dedicar a noite a desmontar o computador peça a peça, para limpar o pó, mudar pasta térmica, etc. fazer essas coisas que quem não tem mais nada para fazer da vida faz :007:

decidi que ia colocar Arctic Silver 5 no Northbridge e no Southbridge, que trazem já uns dissipadores passivos (Asus P5GD2 Premium). a operação correu bem no Southbridge (que vinha com uma pasta térmica branca daquela comum) mas, quando estava pronto para aplicar no Northbridge reparei que não tinha uma pasta térmica comum. Em vez disso tinha uma "goma" rija cor de rosa, bem sólida, e que não saía de maneira nenhuma... Então peguei na chave de fendas e "bota mecha" a raspar... o problema é que em algumas zonas ultrapassei a goma cor de rosa e fiz "moça" no chip 8|

no fim de montar tudo, fui a ligar e como tinha as colunas alto apanhei um cagaço com uma senhora que disse várias vezes «System failure due to overclocking» ou assim uma cena. Supostamente a board recuperava sozinha (como sempre tinha acontecido) mas como a situação se repetiu várias vezes decidi fazer "Clear RTC RAM". depois disso não houve mais vozes de erro, nem mais mensagens. É de realçar que nunca apareceu imagem no monitor, mesmo quando ouvi a mensagem de erro :'(

experimentei trocar a RAM de slots, experimentei com outra RAM, com outra placa gráfica, pus mais pasta térmica... nada funciona! só me falta checkar o processador para ter a certeza que a board foi para o céu
:004:

deixo aqui algumas pics e descrições do que fiz. talvez alguém me possa ajudar a resolver o problema, pelo menos a encontrar a causa, ou até para confirmar a morte da mesma.

Northbridge - Fiz alguns riscos no chip...








Southbridge - Só coloquei Arctic Silver






Tomada WiFi - Colei a tomada com Cola de Contacto


Agradeço qualquer ajuda/opinião/bitáite/boca/posta de pescada (sim, mereço umas postas bem mandadas :P)

PS: Podem já ir aconselhando boards boas e baratinhas para substituir esta, se acharem conveniente!
 
Bem, ja vi que gostas de exprimentar coisas novas nas board's ... bem, exprimenta outro cpu ..
baratinhas quanto ?
 
Última edição:
Bem, ja vi que gostas de exprimentar coisas novas nas board's ... bem, exprimenta outro cpu ..
baratinhas quanto ?

epá, correu mesmo mal... já tava com uma soneira do crl... o que correu mal foi mesmo os riscos no Northbridge. baratas tipo 150€ no máximo! tenho um P4 631 acho eu (3.4 GHZ) e quero uma board que dê para puxar por ele, pois nesta tinha-o sempre a 4.0 GHZ ;) se suportar SLI melhor :)

quando puder vou experimentar este CPU noutra board, pois o outro CPU que tenho é um Pentium D e não sei se é compativel com o chip 915L da Intel ;)

cumps
 
Então puseste a board directamente no naprom ?
ehhehehehee!!
Já foi ...
happy_angel1.gif
minzdr.gif
sad_rip.gif
pop.gif
 
meu deus.. isso só mesmo à noite...:zzz: chave de fendas? lindo serviço... (é o que faz a ganza:003:) olha boa sorte e que encontres uma board nova/baratinha e jeitosa...(tb é preciso)...:002:
 
1º Não se usam chaves de fendas, usam-se solventes e papel;

2º Não se usam chaves de fendas (repeti de propósito);

3º Bem meter a mboard em cima daquele "tecido"...deves gostar de descargas electrostáticas na mboard :X

4º Tens AS5 por todo o lado no NB, provavelmente em cima dos condensadores/resitências, o que não é bom visto que a AS5 tem propriedades capacitivas (acumula carga, podendo descarregá-la nesses mesmos componentes).

5º O problema nem serão os riscos, mas sim teres o Core do NB rachado/partido;

6º Epá...chave de fendas? :wow:

7º Sabes porque é que por baixo do cooler do NB está aquela coisa "fofa"? Por causa da pressão no Core...E tu foste com uma chave de fendas :S

8º O sono não ajuda à concentração, ainda por cima pasta do NB/CPU são sempre os mais difíceis de colocar sem espalhar pasta "por todo o lado".
 
1º Não se usam chaves de fendas, usam-se solventes e papel;

2º Não se usam chaves de fendas (repeti de propósito);

3º Bem meter a mboard em cima daquele "tecido"...deves gostar de descargas electrostáticas na mboard :X

4º Tens AS5 por todo o lado no NB, provavelmente em cima dos condensadores/resitências, o que não é bom visto que a AS5 tem propriedades capacitivas (acumula carga, podendo descarregá-la nesses mesmos componentes).

5º O problema nem serão os riscos, mas sim teres o Core do NB rachado/partido;

6º Epá...chave de fendas? :wow:

7º Sabes porque é que por baixo do cooler do NB está aquela coisa "fofa"? Por causa da pressão no Core...E tu foste com uma chave de fendas :S

8º O sono não ajuda à concentração, ainda por cima pasta do NB/CPU são sempre os mais difíceis de colocar sem espalhar pasta "por todo o lado".

peço desculpa :002:

eu usei solvente e papel, mas desconhecia o facto da goma cor-de-rosa servir para proteger o core da pressão :) a board não está no tecido, está em cima de um livro exactamente do tamanho da board ;) conheço as propriedades da AS5 mas descuidei-me (também não é assim tanta a pasta que está fora do core! o que tu vês ainda é goma de protecção) :'( eu não andei com a chave de fendas em cima do core, foi mesmo de lado na placa de silício, mas de qualquer maneira devo ter danificado alguma coisa :'(

vocês têm toda a razão, devia estar completamente parvo 8| costumo ser muito cuidadoso e da primeira vez que me descuidei correu logo mal. pelo menos assim não volta a acontecer :007: perdi uma board premium pá! era grande máquina... RIP P5GD2 Premium :014:

venha uma P5N-E SLI :)
 
O sono ainda deve estar a bater :p

Não foi isso que eu escrevi.

"7º Sabes porque é que por baixo do cooler do NB está aquela coisa "fofa"? Por causa da pressão no Core...E tu foste com uma chave de fendas :S"

Fofa e branca, uma espécie de esponja.



:004:

LOL! pensei que estivesses numa de gozar comigo por eu ter chamado "goma cor-de-rosa" -> cor-de-rosa -> fofa :joker: ainda por cima estava entre aspas :007:

já agora surgiu-me outra dúvida! enquanto estava na tarefa inglória de remover a pasta térmica original do NB, alguma dessa esponja absorveu álcool e expandiu, deixando de caber dentro do cooler do NB :007: mesmo depois de secar a esponja ela continuou "deformada"... isto é normal? a esponja não pode contactar com os solventes?

thanks
 
vocês acham que se mandar isto para a garantia me trocam? :007: se for preciso volto a por pasta térmica branca no southbridge e tudo :-D agora no northbridge como hei-de disfarçar os riscos? caneta de acetato verde? :joker:

cumps
 
último bump antes de a embalar e ir para a garantia :)

PS: telefonei para a loja onde comprei a motherboard e disseram que para a motherboard ir para a garantia tinha de ter todos os acessórios na caixa, incluindo manuais, cd's, drivers 8|
isto é verdade? é que pelo que tenho lido quem envia tudo, volta a board e fica sem acessórios :007: de qualquer maneira vou telefonar para a Asus ;)
 
Última edição:
último bump antes de a embalar e ir para a garantia :)

PS: telefonei para a loja onde comprei a motherboard e disseram que para a motherboard ir para a garantia tinha de ter todos os acessórios na caixa, incluindo manuais, cd's, drivers 8|
isto é verdade? é que pelo que tenho lido quem envia tudo, volta a board e fica sem acessórios :007: de qualquer maneira vou telefonar para a Asus ;)
Vais precisar de uma enorme sorte no RMA dessa board com esses danos no NB. Verifica se a board tem alguma sujidade á mostra como pasta termica e limpa muito bem, uma vez um colega meu enviou uma board que estava realmente avariada e antes de enviar inventou limpando os contactos dos slots das memorias com WD40 e não limpou. Resultado: a board foi devolvida na mesma semana. :-D
Pelo que sei a Asus não exige caixa nem manuais nem extras para processos de RMA. Se fosse eu enviava tudo. :P

Chave de fendas. :X
 
Última edição:
Neste momento tens duas opçoes...ou compras uma board nova, ou tentas a tua sorte pra RMA...
Eu tentava, nunca se sabe, podes ter sorte!!!Manda tudo, pelo sim, pelo não!

Cumpz, boa sorte
 
já comprei uma board nova mas como descobri que esta ainda tem garantia, tenta-se :007:
os riscos foram disfarçados com uma caneta de acetato preta mais ou menos da cor da goma que cobria o northbridge :) o southbridge tinha pasta térmica daquela branca, portanto tirei a AS5 e vou pôr da branca ;) agora no northbrigde é que não sei que pasta devo pôr, porque queria disfarçar os riscos, pelo menos. será que se puser AS5 eles rejeitam logo?

Obrigado
 
Back
Topo