Experiencias de trabalho Pos Curso Profissional

LFReq

1st Folding then Sex
Boas,
Ando a tirar o Curso Profissional de Programação e Gestão de Sistemas Informáticos e gostaria de saber pela parte de quem já frequentou este curso ou algo parecido se aprenderam alguma coisa util ou se tiveram que aprender coisas por vocês próprios pois o curso não oferece o necessário, gostava tambem de saber se é fácil arranjar emprego e se os salários são bons.

Fico à espera de testemunhos.

cumps,
rkixa
 
Última edição:
Também estou nesse curso, e apesar de estar no 1º ano, tenho colegas meus que falam muito bem dele, que ficas a saber muito mesmo .
Quanto ao arranjar emprego, basta fazeres uma pesquisa na internet e ves os salarios que te ofereçem .
Mas normalmente se so tiveres o 12ª ano no maximo dos maximos, ganhas 1000 ou 1500 € .
 
eu tirei o curso profissional Gestão de Sistemas Informáticos e safei-me bem, todavia, recomendo que vás para a faculdade.

Os salarios rondam os 800, 900 euros sem experiencia. com experiencia sem curso superior és capaz de receber no max 1500€

Mas como te digo é sp bom continuares os estudos
 
eu tirei o curso profissional Gestão de Sistemas Informáticos e safei-me bem, todavia, recomendo que vás para a faculdade.

Os salarios rondam os 800, 900 euros sem experiencia. com experiencia sem curso superior és capaz de receber no max 1500€

Mas como te digo é sp bom continuares os estudos

E achas que consigo entrar bem num curso superior dentro das àreas do curso que estou a tirar??

Eu tenho Mat B e FQ B, como é que depois funcionam os exames e isso para entrar na faculdade??
 
sinceramente a matematica dada num curso profissional nao é suficente para fazeres o exame nacional.

Existem faculdades q nao especificam o exame mat a ou mat b mas isso é uma questão de te informares,

Se for uma cena q queres acho q podes começar a esforçar-te para isso e acredita que vai valer apena.
 
Boas

Parece-me que este pode ser um tópico que vai servir de grande ajuda, não só para mim... :)


Estou no ultimo ano deste curso e posso falar bem e mal dele.

No que toca á programação sais com bons conhecimentos. Não sei linguagens dás ou vais dar, mas o que quer que seja são boas bases até para seguires um curso superior.

A parte má é o que já foi referido antes, as matematicas e a FQ são disciplinas que não me parecem muito reforçadas para aquilo que é necessário de um estudante que quer seguir nos estudos.


Agora eu preciso de ajuda, como posso saber qual a minha matemática? Será igualmente a B como o user que disse antes?
 
Matemática A

No ano em que me candidatei ao Univ, sei que o pessoal dos Cursos Profissionais so tinham de fazer os exames que as Univs pediam como especificas.

Agora não sei bem como é que isso tá.
 
Ah, e lá respondem é? hum...

Qual a matemática que fazem os do ensino, diga-se "normal"?

Eu andava no 11º normal e tinha Mat A e FQ A tudo A pronto, voltei para trás e agora no curso é tudo B e penso que todos os cursos pro. sejam B mas faz como te disse vai à secretaria que quase de certeza que te esclarecem isso
 
Claro que a secretaria te poderia esclarecer essa e muitas mais duvidas, mas o facto é que um curso profissional de informática, regra geral, tem FQ B por dois anos e Mat B por 3, contrariamente ao ensino secundário "normal" que tem A.

Quanto à distinção entre ambos e o acesso ao ensino superior, a maioria das Univs ou institutos que conheço não diferenciam, ou seja, o que eles basicamente pedem é nota X a matematica, quer seja esta A ou B.
 
Não ando num curso profissional, mas penso que (e de acordo com uma professora que é DT de uma turma dessas) a Mat. e a física dos cursos profissionais não são nem A (como nos científicos), nem B (como nos extintos tecnológicos), nem (ma)C(s) (como nos humanísticos), Mas sim mat/fís."P" (própria para os cursos profissionais). Ao contrário do que acontece com Mat. A e B, para entrar na univ a vossa nota de secundário não vai fazer média com a nota do exame, se tiverem por exemplo 10 de média SÓ dos exames, é com 10 que se candidatam à univ.
 
Claro que a secretaria te poderia esclarecer essa e muitas mais duvidas, mas o facto é que um curso profissional de informática, regra geral, tem FQ B por dois anos e Mat B por 3, contrariamente ao ensino secundário "normal" que tem A.

Quanto à distinção entre ambos e o acesso ao ensino superior, a maioria das Univs ou institutos que conheço não diferenciam, ou seja, o que eles basicamente pedem é nota X a matematica, quer seja esta A ou B.

Se assim for acho muito que pode ser vantajoso para mim pois a Mat sendo a mesma Mat B é um pouco mais simples.

Não ando num curso profissional, mas penso que (e de acordo com uma professora que é DT de uma turma dessas) a Mat. e a física dos cursos profissionais não são nem A (como nos científicos), nem B (como nos extintos tecnológicos), nem (ma)C(s) (como nos humanísticos), Mas sim mat/fís."P" (própria para os cursos profissionais). Ao contrário do que acontece com Mat. A e B, para entrar na univ a vossa nota de secundário não vai fazer média com a nota do exame, se tiverem por exemplo 10 de média SÓ dos exames, é com 10 que se candidatam à univ.

Em que é que ficamos??

Dá para entrar com a Mat que estou a fazer ou não? Segundo tu as notas que estou a tirar no curso não me servem de nada para a Uni é como se fosse para os exames como externo??
 
Última edição:
Isso da média posso explicar bem...

A nota do exame conta como prova de ingresso. Até aqui tudo bem.
Mas agora na média de secundário não mexe...

Onde vai mexer depois é na nota para se candidatar.

Vou tentar explicar:
Nota de candidatura= 40% Exame + 60% Secundário (Na FCT por exemplo)
Ou seja, tens a nota de exame ( que tem de ser no minimo 9.5) e depois a nota do secundário (que é apenas as notas que tiveste ao longo dos 3 anos, o exame não mexe nessa média)

-------------------\\----------------

Já me tive a informar melhor e pelos vistos dá para entrar com A ou B. Não há destinação.
Apenas escolhes qual o exame a que te candidatas (o A ou o B) fazes e concorres ;)

O problema depois é na Univ que necessitas de bases que deste na Matematica A. Ou seja, pessoas como eu vão-se ressentir depois quando derem duas cadeiras (Algebra I e Algebra II (isto no curso de engenharia informatica) ) e aí precisam de se esforçar mais.
 
Isso da média posso explicar bem...

A nota do exame conta como prova de ingresso. Até aqui tudo bem.
Mas agora na média de secundário não mexe...

Onde vai mexer depois é na nota para se candidatar.

Vou tentar explicar:
Nota de candidatura= 40% Exame + 60% Secundário (Na FCT por exemplo)
Ou seja, tens a nota de exame ( que tem de ser no minimo 9.5) e depois a nota do secundário (que é apenas as notas que tiveste ao longo dos 3 anos, o exame não mexe nessa média)

-------------------\\----------------

Já me tive a informar melhor e pelos vistos dá para entrar com A ou B. Não há destinação.
Apenas escolhes qual o exame a que te candidatas (o A ou o B) fazes e concorres ;)

O problema depois é na Univ que necessitas de bases que deste na Matematica A. Ou seja, pessoas como eu vão-se ressentir depois quando derem duas cadeiras (Algebra I e Algebra II (isto no curso de engenharia informatica) ) e aí precisam de se esforçar mais.

Estás certo nesse aspecto, podes entrar na univ com Matemática A, B ou C (aka Macs). A grande questão é saber qual das matemáticas é a dos cursos profissionais, porque tanto os professores como alunos de profissional (esje-aveiro) referiram que não têm mat. a, nem B, nem C, mas sim Mat. Profissional (tanto que eu tive/tenho Mat.B, e os programas da disciplina não são iguais).

Agora, a info que eu recebi de uma prof. de Mat de alunos desses cursos foi que a matemática "P" (que será uma 4ª matemática, independente da Mat. A, B ou C) era só e apenas nota de secundário, não fazia média com o exame, basicamente a nota do secundário era do secundário, e a nota do exame seria a nota exclusiva para a entrada na univ (o que até está de acordo com o que ouvi da psicóloga do 9º ano, que a Mat dos cursos cientificos tinha equivalencia para a univ, e a dos profissionais teria apenas influencia no secundário).

À custa desta dúvida que nos surgiu aqui tentei falar com a minha prof. de mat, que penso que é coordenadora dos prof's de mat ou algo do género, mas não obtive uma resposta de jeito... -_-'.

Edit: Penso que é tipo DAQUI que vêm as dúvidas, nos cursos ciêntificos vem explicito que é Mat.A, nos tecnológicos que é B. Nos que é C, como o de Ciências Sociais e Humanas, também diz que é "Aplicada às ciências Sociais", mas nos profissionais só diz "Matemática", apartir daqui deduziri-se-ia que é matemática profissional, uma "classe" de mat independente, tal como as outras 3.

Anyway, tentem pedir ao vosso prof. de Mat que vos dê as noções que não aprendem na vossa mat e que são dadas na mat. A (no meu caso, é umas probabilidades condicionais ou algo do género, e tenho que aprofundar muito as derivadas/taxas de variação), e assim têm umas aulinhas extra mas já vão melhor preparados caso decidam ir pra univ.
 
Última edição:
Estás certo nesse aspecto, podes entrar na univ com Matemática A, B ou C (aka Macs). A grande questão é saber qual das matemáticas é a dos cursos profissionais, porque tanto os professores como alunos de profissional (esje-aveiro) referiram que não têm mat. a, nem B, nem C, mas sim Mat. Profissional (tanto que eu tive/tenho Mat.B, e os programas da disciplina não são iguais).

Agora, a info que eu recebi de uma prof. de Mat de alunos desses cursos foi que a matemática "P" (que será uma 4ª matemática, independente da Mat. A, B ou C) era só e apenas nota de secundário, não fazia média com o exame, basicamente a nota do secundário era do secundário, e a nota do exame seria a nota exclusiva para a entrada na univ (o que até está de acordo com o que ouvi da psicóloga do 9º ano, que a Mat dos cursos cientificos tinha equivalencia para a univ, e a dos profissionais teria apenas influencia no secundário).

À custa desta dúvida que nos surgiu aqui tentei falar com a minha prof. de mat, que penso que é coordenadora dos prof's de mat ou algo do género, mas não obtive uma resposta de jeito... -_-'.

Edit: Penso que é tipo DAQUI que vêm as dúvidas, nos cursos ciêntificos vem explicito que é Mat.A, nos tecnológicos que é B. Nos que é C, como o de Ciências Sociais e Humanas, também diz que é "Aplicada às ciências Sociais", mas nos profissionais só diz "Matemática", apartir daqui deduziri-se-ia que é matemática profissional, uma "classe" de mat independente, tal como as outras 3.

Anyway, tentem pedir ao vosso prof. de Mat que vos dê as noções que não aprendem na vossa mat e que são dadas na mat. A (no meu caso, é umas probabilidades condicionais ou algo do género, e tenho que aprofundar muito as derivadas/taxas de variação), e assim têm umas aulinhas extra mas já vão melhor preparados caso decidam ir pra univ.

Eu estive a ver o exame do ano passado de Matemática B e a matéria que por lá apareceu foi matéria que já dei ou que vou dar, segundo a minha professora...

Agora sim acho que posso pedir que ela me dê nem que seja umas fichas ou algo semelhante para puder ir fazendo algures e ter noções para entrar na univ com mais bases lol

Quando se fala que Matemática B tem menos matéria que a Matemática A, que matéria é essa que falta?
Derivadas? O.o
 
Quando se fala que Matemática B tem menos matéria que a Matemática A, que matéria é essa que falta?
Derivadas? O.o

É assim, na prática a matéria que é dada é praticamente a mesma, a forma como é dada é que varia: enquanto na A tens que decorar fórmulas e só usas cálculo para resolver problemas, na B podes recorrer com muito mais frequência à calculadora, e utilizar argumentação (texto) para responder a esses mesmos problemas. (Daí em A ficares com mais bases para Cálculo Matemático da univ)

No ano passado, penso que foi quando tava a dar a taxa de variação, que havia um valor que para calcular segundo o método de Mat.B era pôr a expressão na calculadora, carregar em 2 ou 3 botões e aparecia lá o valor :D. Já na A apresentavas o cálculo analítico, e aí terias uma operação de umas 10 ou 15 linhas, em que tinhas mais "h"'s que nºs :lol:

Nas aulas, sempre que possível, tenta resolver/ pedir a resolução analíticamente, só aí já ganhas alguma prática (Eu tenho uma motivação "extra" para treinar os processos analíticos, porque sou o único da turma com Casio, não sei muito bem mecher naquilo, a prof. inda sabe menos que eu, e então tenho que me safar de alguma forma, por isso faço muito cálculo e expressão "à unha" nem que não queira, e até ver vou-me safando... :-D)
 
Back
Topo