1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Explicação DNS

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Lego88, 27 de Novembro de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 1974)

1. Boas, preciso de fazer um trabalho sobre DNS e estou com umas duvidas, seria possivel explicarem-me como funciona isso?

2. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Wikipedia DNS ...

3. Já lá estive mas necessito de informação mais detalhada.

4. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

Exactamente qual é a tua duvida?

5. quando se chega a um brower e se escreve http://www.google.com o que é que ele vai fazer primeiro? vai ao servidor .com e procura pelo google?

6. CodeZero

CodeZero Power Member

Lego88,

Se eu te quiser enviar uma carta posso envia-la para o teu codigo postal, mesmo não sabendo a tua cidade.
    Durante o processo de triagem do correio o funcionário é responsável por direcionar a carta ao destinatário.

O DNS (Domain Name Server) neste caso é o "carteiro", todos os endereços de Internet tem como um endereço um IP (Internet Protocol).

De maneira muito simples e muito resumida é essa a finalidade do DNS.

Se quiseres saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_name_system

Por exemplo:
    Host do Sapo: www.sapo.pt
    IP do Sapo: 213.13.146.140

Com certeza é bem mais simples para ti inserir o Host no broswer do que o IP, nem sequer precisas de preocupar-te com o IP
    porque isso é trabalho do DNS que determina o IP a partir do host.

7. Isso eu sei, mas o que eu quero saber é como é que ele chega ao IP. quando digitas www.sapo.pt ele vai ao servidor .pt e procura pelo .sapo e aí é que ele encontra o IP?

8. CodeZero

CodeZero Power Member

O teu Sistema Operativo antes de perguntar "á internet" onde fica localizado o site do google vê na cache interna se já houve um registo recente do site, se sim tenta ligar-se a ele e assim poupa tempo a fazer o pedido "á internet". Caso não tenha em registo onde fica localizado o site do google pergunta ao teu servidor (TvCabo, Sapo, etc..), estes mesmos também guardam em cache a localização dos hosts requistados mais frequentemente mas caso não o tenham... pede a um NS (NameServer) superior (conforme configurado), no entanto apenas há 13 NS Root (ou globais) espalhados pelo mundo, dos quais são a topo da hierquia de todos os NS da Internet.

Resumido: os pedidos são feitos recursivamente, subindo de nível até aos NS Root. Os NS também podem cruzar informação e partilhar a mesma informação. Para o bom funcionamento da Internet o NS precisa de estar a funcionar permanentemente, daí ser muitas vezes alvo de ataques de sabotagem de rede.

9. CodeZero

CodeZero Power Member

O .pt não é nenhum servidor mas sim uma designação geográfica. O facto de ser um dominio .pt não quer dizer necessariamente que esteja em Portugal mas sim que o domínio está de alguma forma relacionada com Portugal. A página www.google.pt encontra-se nos servidores do google nos EUA, contudo tás a aceder á página de busca do google relacionada com Portugal.

10. _lamy_

_lamy_ Power Member

Há duas maneiras, uma como o CodeZero disse em cima.

A segunda é o teu servidor não sabe mas em vez de ir ele à procura diz-te que não sabe para perguntares ao NS acima dele que é capaz de saber... e o resto é a lenga-lenga ja descrita em cima.

11. CodeZero

CodeZero Power Member

Eu lembro-me que na altura do BIND 8 aquilo tava cheiiinho de bugs e tinha um stack overflow grosseiro que permitia uma spawn shell remotamente, que serviu para uns bons ownage :004:

12. Triston

Triston Aku Soku Zan SM

De volta ao tópico

Tens uma explicação simples de como funciona o DNS aqui

13. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Basicamente é assim.
    Quando pedes endereço no browser esse é enviado para um servidor dns que esta no teu isp,esse servidor tem as correspondencias endereço-ip por exemplo www.lol.com corresponde ao ip 0.0.0.1,o servidor vai ver qual é o ip correspondente ao endereço que pediste e esse ip é que o browser usa para abrir o site.

14. Condez

Condez [email protected] Member

Tens uma explicação para o que precisas, aqui.

Nesse site, podes também pesquisar e perceber o funcionamento de imensas coisas, nas mais diversas áreas.

Partilhar esta Página