Explicação DNS

Lego88,

Se eu te quiser enviar uma carta posso envia-la para o teu codigo postal, mesmo não sabendo a tua cidade.
Durante o processo de triagem do correio o funcionário é responsável por direcionar a carta ao destinatário.

O DNS (Domain Name Server) neste caso é o "carteiro", todos os endereços de Internet tem como um endereço um IP (Internet Protocol).

De maneira muito simples e muito resumida é essa a finalidade do DNS.

Se quiseres saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Domain_name_system

Por exemplo:
Host do Sapo: www.sapo.pt
IP do Sapo: 213.13.146.140

Com certeza é bem mais simples para ti inserir o Host no broswer do que o IP, nem sequer precisas de preocupar-te com o IP
porque isso é trabalho do DNS que determina o IP a partir do host.
 
quando se chega a um brower e se escreve http://www.google.com o que é que ele vai fazer primeiro? vai ao servidor .com e procura pelo google?

O teu Sistema Operativo antes de perguntar "á internet" onde fica localizado o site do google vê na cache interna se já houve um registo recente do site, se sim tenta ligar-se a ele e assim poupa tempo a fazer o pedido "á internet". Caso não tenha em registo onde fica localizado o site do google pergunta ao teu servidor (TvCabo, Sapo, etc..), estes mesmos também guardam em cache a localização dos hosts requistados mais frequentemente mas caso não o tenham... pede a um NS (NameServer) superior (conforme configurado), no entanto apenas há 13 NS Root (ou globais) espalhados pelo mundo, dos quais são a topo da hierquia de todos os NS da Internet.

Resumido: os pedidos são feitos recursivamente, subindo de nível até aos NS Root. Os NS também podem cruzar informação e partilhar a mesma informação. Para o bom funcionamento da Internet o NS precisa de estar a funcionar permanentemente, daí ser muitas vezes alvo de ataques de sabotagem de rede.
 
Isso eu sei, mas o que eu quero saber é como é que ele chega ao IP. quando digitas www.sapo.pt ele vai ao servidor .pt e procura pelo .sapo e aí é que ele encontra o IP?

O .pt não é nenhum servidor mas sim uma designação geográfica. O facto de ser um dominio .pt não quer dizer necessariamente que esteja em Portugal mas sim que o domínio está de alguma forma relacionada com Portugal. A página www.google.pt encontra-se nos servidores do google nos EUA, contudo tás a aceder á página de busca do google relacionada com Portugal.
 
Há duas maneiras, uma como o CodeZero disse em cima.

A segunda é o teu servidor não sabe mas em vez de ir ele à procura diz-te que não sabe para perguntares ao NS acima dele que é capaz de saber... e o resto é a lenga-lenga ja descrita em cima.
 
Basicamente é assim.
Quando pedes endereço no browser esse é enviado para um servidor dns que esta no teu isp,esse servidor tem as correspondencias endereço-ip por exemplo www.lol.com corresponde ao ip 0.0.0.1,o servidor vai ver qual é o ip correspondente ao endereço que pediste e esse ip é que o browser usa para abrir o site.
 
Tens uma explicação para o que precisas, aqui.

Nesse site, podes também pesquisar e perceber o funcionamento de imensas coisas, nas mais diversas áreas.
 
Back
Topo