1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Expliquem-me sito do RAID

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por nelsonfaria, 12 de Abril de 2007. (Respostas: 5; Visualizações: 527)

1. nelsonfaria

nelsonfaria Power Member

Boas,

Estava a pensar acrescentar mais um disco de 160gb para fazer RAID, com o intuito de aumentar a performance.

Neste momento tenho um hitachi de 160gb SATA II e um Maxtor IDE de 200gb só para storage.

O que aconselham?

Expliquem-me por favor quais as vantagens, qual o melhor sistema RAID, e se vale a pena o investimento de cerca de 50€?

Que beneficios em termos de performance posso vir a ter, de backup nao estou preocupado!

Cumps

2. tipo...eu n te aconselho a fazeres raid d k tipo for, com dois discos de marcas/modelo/capacidade diferentes... se tiveres discos iguais o resto depende da conf. do controlador raid k utilizares....kual é a board/controlador=??

Hasta!

3. Redundant Array of Independent Disks, Conjunto Redundante de Discos Independentes ou mais conhecido como simplesmente RAID, é um meio de se criar uma unidade virtual composta por vários discos individuais, com a finalidade de duplicação (redundância, recuperação de falhas) ou balanceamento (operações I/O em paralelo).
    A primeira idéia de RAID foi desenvolvida pela IBM em 1978, para melhorar a confiabilidade e segurança de sistemas através de redundância.
    Popularmente, RAID seria dois ou mais discos (por exemplo, HD ou disco rígido) trabalhando simultaneamente para um mesmo fim, por exemplo, citando o exemplo de RAID-1 logo abaixo, serviria como um espelhamento simples, rápido e confiável entre dois discos, para fazer o backup de um disco em outro.

Axo k o k procuras é o RAID 1 .... mas lembra-t d teres discos iguais kuando pensares em montar um sistema raid

RAID 1

RAID-1
    RAID-1RAID 1 é o nível de RAID que implementa o espelhamento de disco, também conhecido como mirror. Para esta implementação são necessários no mínimo dois discos. O funcionamento deste nível é simples: todos os dados são gravados em dois discos diferentes; se um disco falhar ou for removido, os dados preservados no outro disco permitem a não descontinuidade da operação do sistema.
    Apesar de muitas implementações de RAID 1 envolverem dois grupos de dados (daí o termo espelho ou mirror), três ou mais grupos podem ser criados se a alta confiabilidade for desejada. O RAID 1 é o que oferece maior segurança, pois toda informação é guardada simultaneamente em dois ou mais discos. Se ocorrer uma falha num dos discos do array, o sistema pode continuar a trabalhar sem interrupções, utilizando o disco que ficou operacional. Os dados então são reconstruídos num disco de reposição (spare disk) usando dados do(s) disco(s) sobrevivente(s). O processo de reconstrução do espelho tem algum impacto sobre o desempenho de I/O do array, pois todos os dados terão de ser lidos e copiados do(s) disco(s) intacto(s) para o disco de reposição.
    Com o RAID 1 consegue-se duplicar o desempenho na leitura de informação, pois as operações de leitura podem ser repartidas pelos dois discos.
    RAID 1 oferece alta disponibilidade de dados, porque no mínimo dois grupos completos são armazenados. Conectando os discos primários e os discos espelhados em controladoras separadas, pode-se aumentar a tolerância a falhas pela eliminação da controladora como ponto único de falha. Entre os não-híbridos, este nível tem o maior custo de armazenamento pois estaremos a utilizar dois discos para a mesma informação. Este nível adapta-se melhor em pequenas bases de dados ou sistemas de pequena escala que necessitem confiabilidade.

4. nelsonfaria

nelsonfaria Power Member

Ou seja RAID 1...

Tenho de ter um disco igualzinho ao meu SATAII.

O chipset é Nforce4 o board uma ASUS A8N-E

A instalação de um XP como é que é feita?

CUMPS

5. zegato70

zegato70 Suspenso

não precisam ser exactamente iguais, desde sejam com mesmo interface, até o tamanho pode ser diferente, vais é no caso de raid 0 perder o espaço a mais de um deles

tenho um raid 0 com 1 seagate 80G sata + 1 hitachi 80G sata2 ( funcionar como sata)

6. tripeiro

tripeiro 1st Folding then Sex

Aumentar performance não é com raid1, mas com raid 0, raid1 é para aumentar segurança. Se quiseres as duas, tens que verificar se a tua board suporta raid 5 ou raid 10 ou raid1+0.

Acho que existia uma thread a explicar todas as variantes do raid.. vou procurar..

Partilhar esta Página