1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Exportar configurações Thunderbird -> Windows & Linux

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por andré ferrari, 19 de Novembro de 2006. (Respostas: 6; Visualizações: 3416)

1. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Boas!! ;)

Pretendia aproveitar as configurações de contas e emails recebidos do thunderbird instalado no windows (desktop) e passar para Linux (portatil).

Googlei mas o melhor que encontrei foi isto

Acontece que não sei onde estão as minhas configurações em Linux (ubuntu dapper). Já procurei em /home e não encontro (instalei o thunderbird pelo Synaptic)
    O firefox 2.0 instalei manualmente mantendo-o na pasta /opt.
    Mas e o thunderbird não deveria estar lá também?!

Alguém ajuda?

Cumps

2. CR_

CR_ Power Member

procura em ~/.thunderbird

Ou em ~/.mozilla e mais qualquer coisa.

Com o nautilus fazes Ctrl + H e vê as pastas ocultas.

3. andré ferrari

Staff Member

Ctrl + H muito mais prático que em windows, ir a opções, pastas, bla bla bla.

Só me apetece relembrar a famosa frase da nossa amiga: "Há coisas fantásticas não há?" :D

Só tive um pequeno problema e tive de apagar a extensão minimize to tray.

De resto tudo lá (contas, emails, RSS, etc) ;) Thanks
    Cumps

4. mundano

mundano Power Member

Para migar as coisas do Thunderbird do Windows para Linux é fácil..

Basta seguir estes passos:

1º Vais ao windows à pasta:

c:\Documents and Settings\Application Data\Thunderbird\xxxxxx.default (xxxx é um valor qualquer)

E copias tudo o que lá está para a pasta que tens em:

~/.mozilla-thunderbird/xxxxxxxx.default (mais uma vez o xxxx é um valor qualquer)

Agora o unico problema é que no profile do windows as directorias estão defenidas para as pastas no windows, por isso, vais ter que abrir o ficheiro prefs.js que se encontra na pasta do profile e editar as directorias...

Tens que trocar todos os c:\documents..... por /home/user/.mozilla-thunderbird/xxxxxxxx.default/mailbox_em_causa

Obviamente tens que colocar as localizações certas para cada directoria.
    Por exemplo, se tiver:
    c:\Documents and Settings\Application Data\Thunderbird\123456.default\mail\hotmail\

Terás que por:
    /home/user/.mozilla-thunderbird/xxxxxxxx.default/mail/hotmail/

Depois é só verificar se todas as pastas e ficheiros no profile estão com permissão de leitura e escrita e o Thunderbird está prontinho a usar.

Já agora, se tiveres uma partição com leitura e escrita pelo Windows e Linux (FAT32 ou NTFS3G) podes pastilhas as mail boxes entre os dois sistemas.
    Basta colocar lá as pastas relativas a cada conta que se encontram na pasta MAil dentro do profile e no ficheiro prefs.js apontar as directorias para ai. Fazer o mesmo no Thunderbird no windows e pronto..

5. andré ferrari

Staff Member

mundano - O meu problema não era esse mas obrigado pela esclarecimento na mesma ;)
    Sabia a localização das pastas windows, tanto que já experimentei programas como backupmozilla, no entanto nunca funcionaram como quis, e tinha que recorrer ao backup manual.
    Já em Linux está com dificuldades em encontrar a pasta destino.

Aproveito para dizer que não precisei de mudar o file prefs.js. Fui por outro caminho, copiei/colei simplesmente tudo na pasta destino. E na pasta xxxx.default apaguei o xxxx do windows e mantive o xxxx.default do linux. Assim não precisei alterar o file :D

Cumps
    btw: o ubuntu já tá quase completamente funcional. o que já por si são optimas noticias. só falta mesmo actualizar openoffice, mas estou com preguiça :D

6. mundano

mundano Power Member

Se fizeres como eu digo, fica tudo a funcionar.. As contas, passwords dos emails, etc.. etc..

Não percebo então qual é a tua duvida.

7. andré ferrari

Staff Member

A minha dúvida estava em encontrar a directoria do profile em Linux. Que em Nautilus com a opção visualizar pastas ocultas, pude facilmente perceber onde estavam. Depois foi só fazer o que disseste, cortar colar! Ficou tudo a correr bem! ;)

A extensão "Minimize to tray" - que como o proprio nome indica, ao minimizar o TB ao invés de ficar a ocupar um espaço na barra de tarefas abertas, vai para o system tray - não funcionou, pela incompatibilidade com Linux (penso eu de que). Mas não é problemático!! Em Ubuntu uso bastante as áreas de trabalho 1 e 2 o que facilita e me permite descartar a extensão ;)

Cumps

Partilhar esta Página