1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Exportar RAW para JPEG

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por aorfix, 14 de Julho de 2008. (Respostas: 36; Visualizações: 4086)

1. Tenho uma Sony DSC R1 e uso o Adobe Lightroom para editar RAW, mas axo duvidoso o resultado final quando exporto para JPEG. Aqui fica uma print screen da imagem em RAW ainda no Lightroom e a exportada para JPEG:

RAW

JPEG

Parece-me que é bem notável a perca de luminosidade e detalhe do JPEG. Se bem que no print screen do RAW a imagem n fica exactamente como a vejo no Lightroom. O que quero dizer é que ao exportar uma foto para JPEG, esta vai diferenciar da minha edição no Lightroom. Talvez esteja a fazer algo mal. Alguma dica que me possam dar?

2. Warlord

Warlord [email protected] Member

ve la se nao e do color space, deves ter um em sRGB e outro em adobeRGB.

3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Exacto, o color space afecta o resultado final...

4. Bensan

Bensan Power Member

Boas,

Aproveito o tópico para colocar uma questão sobre o assunto.

O PhotoShop CS3 também trata ficheiros RAW e converte para JPEG?

Obrigado.

Cumprimentos,

5. Warlord

sim, atraves do adobe camera raw

6. A minha máquina tira em sRGB e exportei-a como adobeRGB. Fui exportar como sRGB e o resultado é o mesmo, tal e qual como expliquei em cima :(

7. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

aorfix tu metes o raw .. passas para o jpg e fazes alguma alteração ou fazes sempre so export pra jpg?

8. Modifico a foto em RAW ao meu gosto, vou a File e Export. Não fica nada parecido com as aterações que fiz :(

9. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

entao os problemas estão mesmo nos perfis de cores.

eu já tive esse problema.

tens q calibrar o mesmo perfil na camara, monitor e programa de edição.

10. Warlord

se a makina tira em sRGB convem k tudo esteja em SRGB, nao te metas c/ AdobeRBG plo meio, que basicamente so interessa se estiveres a pensar enviar a foto para uma tipografia

11. Axo k já fiz isso :x é em Camera Calibration certo?
    Eu penso que o problema é mesmo quando exporto a foto. A foto está em sRGB e exporto-a em sRGB :S Para a foto ficar como a vejo em RAW no final da edição, tenho k voltar atrás e fazer uns ajustes extra na iluminação, e mesmo assim n fica bem.

12. Warlord

ve la se nao tens o programa de edicao a trabalhar em adobeRBG...

dai veres uma coisa dentro do programa e outra apos o export

13. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

aorfix nada disso. é mesmo as definições do monitor. painel de cores dele. normalmente,se tiver o monitor instalado, estará com as cores dele (marca dele).

14. Mudei agora para sRGB, mas isso não resolve o problema, continua a exportar com diferenças :(

Provavelmente será isso ou algo do género. Onde vejo isso? Tenho o Lightroom há pouco tempo. Sei é que quando vou exportar tenho sRGB no Image Settings.

15. Warlord

ve la no edit->preferences...

16. Feito!! Mas, continua na mesma, notam-se realmente algumas (poucas) diferenças, mas a perca de luminosidade continua, e a foto não fica como a editei :(

17. Warlord

ve la os DPIs k tens no export para jpg

18. Ya alterei isso tudo para ver se vinha daí o prob, puz 9999 DPI Lol e mesmo assim n há diferença.

19. Nazgulled

Nazgulled Power Member

Eu não posso ajudar muito para além do que já foi dito aqui. Já tive problemas desse genero mas tava relacionado com o color space. Diz uma cena, tu depois de exportares o RAW para JPEG, estas a visualiza-lo dentro do Lightroom também e é ai que notas as diferenças?

E já agora, boa foto, curti bués a iluminação :)

20. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Ok aqui vai o meu input... Esta situação que referes acontecia-me quando usava a Nikon e o problema que tinha era com a vividez de algumas cores... O que te acontece é que essa luz tem uma tonalidade azul, o que pode levar a querer que o problema não está na luminosidade mas sim na forma como o Lightroom processa a cor azul.

Passo a explicar melhor, as maquinas aplicam os seus perfis de cor nos jpg onde ficam gravados, e o lightroom não os consegue alterar... Isto faz com que os JPG apareçam e sejam processados de maneira sempre idêntica... Já em ficheiros raw estes perfis de cor (que nada tem a ver com os espaços de cor como o sRGB e AdobeRGB) são aplicados quase como metadados, o que se passa é que o lightroom ao puxar o RAW ignora este perfil o que pode causar este problema...

Outra explicação é que nesse feixe de luz onde se nota mais diferença a "luz" parece ter algum grão e o que pode acontecer é que o software ao tentar aplicar algum tipo de noise reduction pode reduzir a saturação ou vividez da cor... E isso pode ser a causa disso...

Deixa-me que te pergunte... Qual a versão do Lightroom que estás neste momento a usar? A 1.4 ou a 2 BETA?

Partilhar esta Página