Exportar RAW para JPEG

Eu não posso ajudar muito para além do que já foi dito aqui. Já tive problemas desse genero mas tava relacionado com o color space. Diz uma cena, tu depois de exportares o RAW para JPEG, estas a visualiza-lo dentro do Lightroom também e é ai que notas as diferenças?

E já agora, boa foto, curti bués a iluminação :)
Obrigado :) Oceanário Rulla lol Interessante isso, eu vejo os JPGs no Windows Picture and Fax View (tenho o xp em ingles), mas abocadinho visualizei o mm jpg no lightroom e aparece tal e qual como RAW e com menos ruído :S



Ok aqui vai o meu input... Esta situação que referes acontecia-me quando usava a Nikon e o problema que tinha era com a vividez de algumas cores... O que te acontece é que essa luz tem uma tonalidade azul, o que pode levar a querer que o problema não está na luminosidade mas sim na forma como o Lightroom processa a cor azul.

Passo a explicar melhor, as maquinas aplicam os seus perfis de cor nos jpg onde ficam gravados, e o lightroom não os consegue alterar... Isto faz com que os JPG apareçam e sejam processados de maneira sempre idêntica... Já em ficheiros raw estes perfis de cor (que nada tem a ver com os espaços de cor como o sRGB e AdobeRGB) são aplicados quase como metadados, o que se passa é que o lightroom ao puxar o RAW ignora este perfil o que pode causar este problema...

Outra explicação é que nesse feixe de luz onde se nota mais diferença a "luz" parece ter algum grão e o que pode acontecer é que o software ao tentar aplicar algum tipo de noise reduction pode reduzir a saturação ou vividez da cor... E isso pode ser a causa disso...

Deixa-me que te pergunte... Qual a versão do Lightroom que estás neste momento a usar? A 1.4 ou a 2 BETA?
Obrigado pela explicação :) Eu apliquei o noise reduction enquanto editava a foto, o k axo estranho é o programa editar "à sua maneira" enquanto eu a exporto :S Eu uso a versão 1.4
 
Experimenta a 2beta que é grátis por enquanto... Podes instalar paralela a essa que não altera nada... E vê se tens os mesmos resultados :/

Se o problema persistir já sabes que está no algoritmo do Camera RAW, já que este é partilhado seja pelo lightroom ou pelo plugin do photoshop...
 
Experimenta a 2beta que é grátis por enquanto... Podes instalar paralela a essa que não altera nada... E vê se tens os mesmos resultados :/

Se o problema persistir já sabes que está no algoritmo do Camera RAW, já que este é partilhado seja pelo lightroom ou pelo plugin do photoshop...
Pois é, instalei a versão 2 Beta e o problema persiste. Estou condenado lol
 
olha, porque e que alguem que saiba e esteja habituado a trabalhar com raw nao pega na foto ORIGINAL em raw do rapaz, passa para jpg, e ve como fica?

eu nao estou muito a vontade com raw, e tenho seguido aqui a thread com interesse. realmente é uma situaçao caricata.
ja tentei pegar nalguns raw ai da net, e fazer a conversao, e nao notei perca de detalhe obvia.

talvez assim se ajudasse melhor o rapaz a perceber o que está mal ou o que ele está a fazer mal.
 
Aqui tens a conversão (tudo em default):

dsc04911oh5.jpg


Aqui tens o print screen do RAW:

dsc04911printrj2.jpg


No meu monitor estão iguais.
 
Aqui essas duas também estão muito parecidas... :/ Não sei o que possa ser, mas como já disse, o primeiro conjunto pareceram-me quase idênticas, e este segundo ainda mais... Acho que estás a ser perfeccionista de mais...

Qual a quantidade de compressão que usas no jpg?
 
Reparei agora que é qualquer coisa do browser! As fotos no meu PC estão exactamente iguais, mas se comparar a foto convertida que tenho no PC com a convertida que aparece no browser, são diferentes.

Os browsers não funcionam bem com todos os espaços de cor (ou ignoram o espaço de cor e usam o próprio). Se calhar é daí o problema.
 
Eu tenho o firefox3 com a função color managed activada, vejo sempre as imagens com os espaços de cor que possuem :/ Se calhar é por isso que me parecem iguais :/
 
Eu também tenho o FF3, mas não sei se tenho o color manager activo.

Edit: Fui ver com o Safari e no Safari as que postei já aparecem iguais mas as dele não.
 
Última edição:
Esta um artigo sobre isso no ForumFotografia, agora não encontrei... Mas tou em pulgas para ir ver o Top Gear... Pode ser disso...
 
Parecem-me idênticas Rui Marto. As minhas só ficam iguais se as visualizar no Lightroom; se eu vir o JPG noutro programa aparece-me diferente. Parece-me que o problema é mesmo esse... acabei de alterar algumas definições no photoimpact e photoshop e já me apareçe idêntico ao RAW. Será que o windows picture and fax viewer é k criou esta confusão toda? :lol: Axo estranhas as diferenças entre os vários programas, e no photoimpact aparece-me muito mais parecido ao RAW do que no photoshop :mad: mais outra Lol agradeço ao pessoal a ajuda e as dúvidas que me esclareçeram :) vou continuar a postar, isto não fica por aki =P
 
Back
Topo