ext3

Rui_Carlos

1st Folding then Sex
o mac suporta o formato de ficheiros ext3?

ou existe algum programa que permita o acesso (leitura e escrita de preferência) a discos ext3?
 
parece que isso só tem suporte para leitura... não há nada que também permita escrita?
era para usar como o disco de backup, por isso sem ser possível escrever nada feito...
 
qual o formato que aconselhas?
o único formato que conheço que funciona em mac/linux/win é fat32, mas esse não permite ficheiros maiores do que 4Gb.

Talvez o hfs+ já que tens suporte em OS X, Linux e suporte no Windows via Macdrive embora a performance não seja boa.

A falta de suporte ext3 no OS X é um clássico. O Linux é uma alternativa ao OS X, não se esqueçam. A Apple pelo menos não esquece. :D

Não sondei... mas já não haverá por aí um EXT3 para Fuse?
 
qual o formato que aconselhas?
o único formato que conheço que funciona em mac/linux/win é fat32, mas esse não permite ficheiros maiores do que 4Gb.

Eu uso a solução que o ajax mencionou. Mas eu uso 90% do tempo macs... o único win que uso tenho-o em casa, por isso não tenho problemas com a portabilidade (se ligas o disco a uma máquina win sem macdrive nada feito).

Descreve melhor o teu caso. Provavelmente nem o Hfs será a melhor solução para ti.
 
Última edição:
basicamente eu uso sobretudo o portátil (que é um mac), mas os filmes e outras cenas que ocupam mais espaço estão no desktop. apesar de usar sobretudo o Linux, ainda tenho mais de metade do disco para windows, por isso está lá muita coisa. no entanto se o desempenho em windows não for grande coisa também não faz mal, já que posso fazer os backups a partir do linux (aqui é que convém que não seja muito lento). em windows só mesmo quando houver problemas e tiver que recuperar os dados.

o linux suporta nativamente hfs+ ou é preciso algum programa externo? e já agora, é seguro?


PS: acho indecente que o MacOSX não tenha suporte para o principal formato de ficheiros do linux.
 
Como é que está o suprote de NTFS em Mac? Agora que o Linux já tem um suporte bastante decente também pode ser uma boa opção.
 
No meu caso, optei por ter uma partição em HFS+ para o backup das cenas do Mac, mais um backup em fat para "o resto". vê se precisas de misturar tudo, ou se uma opção destas funciona.

@timber: A minha partição de Windows (BootCamp), que é NTFS, apenas permite leitura. E, que eu saiba, NTFS em Mac só para leitura, se quiser mudar o ícone da partição de Windows, nem isso posso fazer!
 
@timber: A minha partição de Windows (BootCamp), que é NTFS, apenas permite leitura. E, que eu saiba, NTFS em Mac só para leitura, se quiser mudar o ícone da partição de Windows, nem isso posso fazer!

o ntfs-3g acho que também funciona em mac, mas estou mais inclinado para hfs+ porque em ntfs perco as permissões dos ficheiros.
 
offtopic: eu pessoalmente nao vejo o linux como rival do mac... sao OSs bem diferentes, pq tipo, o macOS nao se vende (certo?), só é distribuido com os pcs feitos pela apple... o verdadeiro rival do linux é o windows!
 
offtopic: eu pessoalmente nao vejo o linux como rival do mac... sao OSs bem diferentes, pq tipo, o macOS nao se vende (certo?), só é distribuido com os pcs feitos pela apple... o verdadeiro rival do linux é o windows!

vem com os macs, mas se o teu mac vem com o 10.4 e queres o 10.5 vais ter que o comprar (penso eu, mas só usei até agora o que veio quando o comprei).
 
o linux suporta nativamente hfs+ ou é preciso algum programa externo? e já agora, é seguro?

PS: acho indecente que o MacOSX não tenha suporte para o principal formato de ficheiros do linux.

O HFS+ é aberto como aliás é todo o Darwin que está por baixo do OS X. Para haver HFS+ no Linux bastou portar. O Ubuntu, pelo menos o último suporta de raiz.

http://en.wikipedia.org/wiki/HFS_Plus

http://developer.apple.com/technotes/tn/tn1150.html

http://developer.apple.com/opensource/index.html
 
caso alguém tenha problemas para escrever em discos formatados em hfs+ no linux, experimente desativar o journal.

Código:
diskutil disableJournal <disco>

depois podem habilitá-lo outra vez.
 
Última edição:
Back
Topo