1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ext4

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por APLinhares, 3 de Junho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1492)

1. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Já alguem "arriscou" este filesystem? Desde novembro de 2006 implementado (em estado experimental) no kernel, ja deve ter alguma maturidade ne? Eu ando aqui a ver qual o filesystem a colocar, n1 pc só para pastos... com a agravante de não o puder formatar todo (n tenho espaço pra backups :-D)

2. grafo

grafo Folding Member

pa, ext4 é basicamente o ext3 (ou seja ext2 + journaling) com a velocidade do ext2
    o reiser4 também é bom.. ouvi dizer que o seu criador estava em prisao por suspeita de assassinio da mulher mas tambem ha mais pessoal a desenvolvelo... eu nca experimentei mas dizem que as velocidades do reiser4 ate assustam:p (isto ja foi ha um par de meses, desconheco os desenvolvimentos do caso)

3. APLinhares

Staff Member

eu uso reiserfs v3 e xfs. mas a maquina em questão é limitada em recursos, daí tar a optar por ext. e a meter ext metia o 4 visto ser retrocompativel. Nao tou é a ver como se formata, lol.

4. madskaddie

madskaddie Power Member

ext4 é == ext3 mas suporta n sei quantos terabytes. A não ser que tenhas muitos discos, não vejo razão para 'avançares' com essa escolha :P

edit:

@wikipedia

Última edição: 3 de Junho de 2007
  5. grafo

grafo Folding Member

nao leste tudo :P "IMPROVEMENT of the ext3" e "and added extent support"
    a velocidade é melhor :) (procura benchmarks no google)

6. madskaddie

madskaddie Power Member

em relação a velocidade não sei, mas o extend segundo o que vi diminui a fragmentação do disco, o que não é problema em linux...

Última edição: 3 de Junho de 2007
  7. APLinhares

Staff Member

como já dito, em termos de performance a diferenla é bem significativa pra o ext3 (havendo 1s benchs provado que seria capaz de igualar senao superar todos os concorrentes, nos varios tipos (ou seja, o melhor quer pra files pequenos ou grandes)).

8. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Então ainda ng testou o ext4?dizem que não é preciso converter pq é compativel com o ext3 mas mesmo assim tenho receio.

Backward compatibility

The ext4 filesystem is backward compatible with ext3, making it possible to mount an ext3 filesystem as ext4 (using the “ext4dev” filesystem type).

[edit] Forward compatibility

The ext4 filesystem is forward compatible with ext3, that is, it can be mounted as an ext3 partition (using “ext3” as the filesystem type when mounting). However, if the ext4 partition uses extents (one of the major new features of ext4), forward compatibility and therefore the ability to mount the filesystem as ext3 is lost. Extents are not used by default; the “extents” option is explicitly required (e.g. mount /dev/sda1 /mnt/point -t ext4dev -o extents

9. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Não sei porquê mas os filesystems *4 não me convencem mesmo nada... (ext4 e reiser4) Mudei há uns dias tudo para XFS menos a portage tree que ficou em reiser3 e não tenho queixas relativamente ao mesmo... Talvez lá mais para a frente use um destes FS mais recentes!

10. gatohumano

gatohumano I'm cool cuz I Fold

Bom ja consigo criar e montar partições em ext4 no intrepid,não consigo é fazer boot com a root partition em ext4 pois para no initramfs.

11. trmanco

trmanco Power Member

Não recomendaria ext4 ainda a ninguém, mas vocês é que sabem...

Partilhar esta Página