1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ext4

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por APLinhares, 3 de Junho de 2007. (Respostas: 11; Visualizações: 1492)

  1. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Já alguem "arriscou" este filesystem? Desde novembro de 2006 implementado (em estado experimental) no kernel, ja deve ter alguma maturidade ne? Eu ando aqui a ver qual o filesystem a colocar, n1 pc só para pastos... com a agravante de não o puder formatar todo (n tenho espaço pra backups :-D)
     
  2. grafo

    grafo Folding Member

    pa, ext4 é basicamente o ext3 (ou seja ext2 + journaling) com a velocidade do ext2
    o reiser4 também é bom.. ouvi dizer que o seu criador estava em prisao por suspeita de assassinio da mulher mas tambem ha mais pessoal a desenvolvelo... eu nca experimentei mas dizem que as velocidades do reiser4 ate assustam:p (isto ja foi ha um par de meses, desconheco os desenvolvimentos do caso)
     
  3. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    eu uso reiserfs v3 e xfs. mas a maquina em questão é limitada em recursos, daí tar a optar por ext. e a meter ext metia o 4 visto ser retrocompativel. Nao tou é a ver como se formata, lol.
     
  4. madskaddie

    madskaddie Power Member

    ext4 é == ext3 mas suporta n sei quantos terabytes. A não ser que tenhas muitos discos, não vejo razão para 'avançares' com essa escolha :P


    edit:

    @wikipedia
     
    Última edição: 3 de Junho de 2007
  5. grafo

    grafo Folding Member

    nao leste tudo :P "IMPROVEMENT of the ext3" e "and added extent support"
    a velocidade é melhor :) (procura benchmarks no google)
     
  6. madskaddie

    madskaddie Power Member

    em relação a velocidade não sei, mas o extend segundo o que vi diminui a fragmentação do disco, o que não é problema em linux...
     
    Última edição: 3 de Junho de 2007
  7. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    como já dito, em termos de performance a diferenla é bem significativa pra o ext3 (havendo 1s benchs provado que seria capaz de igualar senao superar todos os concorrentes, nos varios tipos (ou seja, o melhor quer pra files pequenos ou grandes)).
     
  8. gatohumano

    gatohumano I'm cool cuz I Fold

    Então ainda ng testou o ext4?dizem que não é preciso converter pq é compativel com o ext3 mas mesmo assim tenho receio.

    Backward compatibility

    The ext4 filesystem is backward compatible with ext3, making it possible to mount an ext3 filesystem as ext4 (using the “ext4dev” filesystem type).

    [edit] Forward compatibility

    The ext4 filesystem is forward compatible with ext3, that is, it can be mounted as an ext3 partition (using “ext3” as the filesystem type when mounting). However, if the ext4 partition uses extents (one of the major new features of ext4), forward compatibility and therefore the ability to mount the filesystem as ext3 is lost. Extents are not used by default; the “extents” option is explicitly required (e.g. mount /dev/sda1 /mnt/point -t ext4dev -o extents
     
  9. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Não sei porquê mas os filesystems *4 não me convencem mesmo nada... (ext4 e reiser4) Mudei há uns dias tudo para XFS menos a portage tree que ficou em reiser3 e não tenho queixas relativamente ao mesmo... Talvez lá mais para a frente use um destes FS mais recentes!
     
  10. gatohumano

    gatohumano I'm cool cuz I Fold

    Bom ja consigo criar e montar partições em ext4 no intrepid,não consigo é fazer boot com a root partition em ext4 pois para no initramfs.
     
  11. trmanco

    trmanco Power Member

    Não recomendaria ext4 ainda a ninguém, mas vocês é que sabem...
     

Partilhar esta Página