Ext4

APLinhares

OpenSource
Já alguem "arriscou" este filesystem? Desde novembro de 2006 implementado (em estado experimental) no kernel, ja deve ter alguma maturidade ne? Eu ando aqui a ver qual o filesystem a colocar, n1 pc só para pastos... com a agravante de não o puder formatar todo (n tenho espaço pra backups :-D)
 
pa, ext4 é basicamente o ext3 (ou seja ext2 + journaling) com a velocidade do ext2
o reiser4 também é bom.. ouvi dizer que o seu criador estava em prisao por suspeita de assassinio da mulher mas tambem ha mais pessoal a desenvolvelo... eu nca experimentei mas dizem que as velocidades do reiser4 ate assustam:p (isto ja foi ha um par de meses, desconheco os desenvolvimentos do caso)
 
eu uso reiserfs v3 e xfs. mas a maquina em questão é limitada em recursos, daí tar a optar por ext. e a meter ext metia o 4 visto ser retrocompativel. Nao tou é a ver como se formata, lol.
 
Última edição:
nao leste tudo :P "IMPROVEMENT of the ext3" e "and added extent support"
a velocidade é melhor :) (procura benchmarks no google)
 
em relação a velocidade não sei, mas o extend segundo o que vi diminui a fragmentação do disco, o que não é problema em linux...
 
Última edição:
como já dito, em termos de performance a diferenla é bem significativa pra o ext3 (havendo 1s benchs provado que seria capaz de igualar senao superar todos os concorrentes, nos varios tipos (ou seja, o melhor quer pra files pequenos ou grandes)).
 
Então ainda ng testou o ext4?dizem que não é preciso converter pq é compativel com o ext3 mas mesmo assim tenho receio.

Backward compatibility

The ext4 filesystem is backward compatible with ext3, making it possible to mount an ext3 filesystem as ext4 (using the “ext4dev” filesystem type).

[edit] Forward compatibility

The ext4 filesystem is forward compatible with ext3, that is, it can be mounted as an ext3 partition (using “ext3” as the filesystem type when mounting). However, if the ext4 partition uses extents (one of the major new features of ext4), forward compatibility and therefore the ability to mount the filesystem as ext3 is lost. Extents are not used by default; the “extents” option is explicitly required (e.g. mount /dev/sda1 /mnt/point -t ext4dev -o extents
 
Não sei porquê mas os filesystems *4 não me convencem mesmo nada... (ext4 e reiser4) Mudei há uns dias tudo para XFS menos a portage tree que ficou em reiser3 e não tenho queixas relativamente ao mesmo... Talvez lá mais para a frente use um destes FS mais recentes!
 
Back
Topo