Problemas Técnicos Extensao wifi por cabo 50m

Boa noite,

Necessito da ajuda acerca de extensão com 50m por cabo para wifi.

Resumidamente preciso de levar e trazer o sinal de wifi atraves de um cabo coaxial de 75 ohm com 50 m de comprimento. Os colectores nas pontas desse cabo sao BNC. Comprei duas antenas TP Link de 5 Db para colocar em cada extremidade. As antenas tem conteres ***** SMA e por isso tive de construir uns adaptadores com um pedaço de 5 cm de fio coaxial e soldei em cada ponta o respectivo conetor BNC fêmea e ***** SMA macho. Tudo liga bem e verifiquei as ligações com um multimetro excepto as antenas claro.

O problema e que o sinal não esta a ser transmitido tanto quanto me parece porque o sinal do router que tenho em casa não e detectado no outro extremo do cabo.

Nao tenho forma de medir as perdas do cabo nem se efectivamente as antenas estão ligadas e a funcionar como deviam.

Alguem me pode ajudar nesta situação?

Ou conhecem algum tecnico na zona de Lisboa onde eu possa levar o cabo para testar e medir tudo?

Obrigado
 
50m é muito. Devia ter sido usado cabo de rede ou não estou a entender a situação correctamente?

Antenas » Cabo 50m » Router » PC

É isto?

Não é possível isto?
Antenas / Router » Cabo RJ45 » PC
 
Este sistema tem por objectivo o controlo remoto duma câmara por wifi. A particularidade ]e que a câmara esta dentro duma caixa estanque de alumínio e e para ser usada debaixo de agua dai a necessidade de utilizar um cabo comprido para trazer e levar o sinal para a superfície. Não foi utilizado cabo de rede porque o objectivo foi utilizar cabo de video SDI ja existente e porque nem a câmara nem o computador tem ligacao ethernet. Tem mesmo de ser por wifi e com cabo coaxial.

O que estou a fazer e um sistema semelhante a este http://reefphoto.com/kb.php?id=108
O cabo coaxial que utilizei e este http://www.diveandsee.com/products/cables/DNC-1062
E as antenas sao estas http://www.tp-link.com/us/products/details/cat-5521_TL-ANT2405CL.html

Ou seja é um sistema assim: câmara c/ wifi >> antena >> cabo SDI >> antena >> router >> computador com wifi
 
Última edição:
Aqui fica uma imagem do chicote que construí para fazer a ligação da antena ao cabo coaxial, para ver se assim me conseguem dar uma ajuda.

wifi-extension-rui-guerra.jpg
 
Cabo de RG59(75ohm) para 2.4ghz esquece que não vai funcionar nunca.

O que precisas é de cabo coaxial CFD-200 ou CFD-400 e não sei se vai funcionar para essas distâncias.
 
Tenho sérias dúvidas que aquilo seja 2.4ghz e muito menos aquilo é um cabo de 75ohm.
O RG58 tem as mesmas dimensões que o RG59 mas é de 50ohm que é o que se usa em sistemas 2.4ghz, mas mesmo assim tens uma atenuação de cerca de 1db por cada metro de cabo.
 
isso não vai funcionar, como foi dito o cabo da antena no maximo dos máximo só pode ter 1m\1,5m entre a antena e rooter, e depois segue com ethenet que pode ir até 100m para o pc, como tens 50m de coaxial entre antena e rooter, esquece lá isso, nunca na vida vai funcionar...

ou optas por instalar o rooter junto da camera e estender cabo ethernet até ao pc que já fica a funcionar, ou tens de ponderar outro tipo de camera que não funcione por 2.4Ghz...
 
Optar por outra câmara é impossível (esta é uma câmara de cinema um "bocadinho" cara...)

Conforme podem ver no link que enviei, nada está ligado fisicamente ao router. Existe uma antena em cada extremidade para captar o sinal (de um lado da câmara e do outro do router). O computador (Mac BookAir) também não tem ligação ethernet e por isso é mesmo para funcionar com wifi.

No link tenho a certeza a 99,9% de que é um cabo normal de vídeo HD-SDI pois a novidade da marca foi exactamente conseguir por o sistema a funcionar com os cabos que já tinham (e que se destinam a transmitir o sinal de vídeo para a superfície, logo são de 75 ohms).
É verdade que lá dizem que o sinal com este sistema de antena passiva é muito fraco e daí a necessidade de usar um router ao qual a antena de superfície é encostar fisicamente, de modo a amplificar o sinal para o computador. O comprimento desse cabo é 45 m, o meu é 50m mas acho que não deve ser aí o problema.

O cabo que tenho é muito provavelmente superior ao desse link e é superior ao que foi aqui referido pois tem uma atenuação de 24,8 dB por cada 30 metros, o que dá apenas 0,826 dB/m.

"50m Underwater Surface HD-SDI cable
165 ft / 50 m underwater, HD-SDI high quality, an ultra flexible water resistance, Dual Braid Shields, precision 4.5 GHz RG59 coax for HD/SDI, standard SDI or high resolution video applications, with waterproof connectors on both ends. Cable designed to ensure a perfect transfer of HD-SDI 4.5 GHz signal (support 3G). Impedance - 75 ohm, Frequency 4.5MHz, attenuation 24.8db/100ft.
The strain relief allows the cables to move without cracking and breaking."

Concordo que muito provavelmente deveria ter encomendado cabo de 50 ohms, mas a ideia era utilizar um cabo standard de vídeo, tal como foi feito no link que enviei.

Que outra coisa poderá ser? Será que alguém tem ou conhece quem tenha um medidor de atenuação e de sinal para verificar o meu sistema, na zona de Lisboa ou arredores?
 
Ou seja é um sistema assim: câmara c/ wifi >> antena >> cabo SDI >> antena >> router >> computador com wifi
Uma pergunta muito ignorante... Como é que tu transmites por wifi da câmara para a antena que está ligada ao cabo se, na outra extremidade, tens outra antena? Das duas, uma... ou eu não estou a perceber bem o que queres fazer ou esse esquema nunca irá funcionar, pois "antena - cabo SDI - antena" é impossível de transmitir o quer que seja pois não está ligado a nada lol
 
É simples: a câmara tem wifi e está próximo da primeira antena. Essa antena recebe o sinal e o mesmo é conduzido através do cabo até À outra antena na outra extremidade. O sinal sai pela outra antena e é recebido por wifi pelo computador.

É um sistema idêntico ao que está aqui: http://reefphoto.com/kb.php?id=108
 
If choosing the internal antenna option then the signal strength at the surface end of this passive Wi-Fi extender will be relatively weak.
.

Se queres verdadeira ajuda, começa por descrever, o que queres fazer e e que equipamentos tens.

Andaste a comprar tudo às aranhas sem perceber minimamente como as coisas funcionam.
 
Illusion4u, obrigado pela tua resposta mas não andei a comprar tudo às aranhas. Comprei o equipamento com base naquilo que já foi testado e que está neste link: http://reefphoto.com/kb.php?id=108. Aliás o próprio fabricante do equipamento que comprei foi informado desse outro sistema que estava testado e para o fim a que se destina. Pos isso continuo na esperança que o problema seja algo no sistema que não está a deixar passar o sinal e não tanto um erro grosseiro de especificações do equipamento que comprei.

Apesar de eu ter alguns conhecimentos de electrónica, de há muitos anos atrás, confesso que não percebo todas as implicações de tudo o relacionado com WIFI e foi por isso que pedi ajuda neste forum.

Apesar do equipamento ser doutra marca tem características equivalentes ou superiores, tanto quanto sei. A única coisa que até agora não encontrei em Portugal ou na Europa são as antenas wifi com ligação BNC (e por isso comprei com ligação *****-SMA e tive de fazer um adaptador). Estou desconfiado que parte do problema pode residir nessas mesmas ligações que existem pelo meio.

Já agora se alguém souber onde posso comprar em Portugal ou na Europa estas antenas, agradeço que me informem: https://www.amazon.com/dp/B010DE2MLM/ref=nosim?tag=zwame-20

Sim, eu sei que o sinal à saída da antena é fraco e por isso tenho feito todos os testes com a antena mesmo encostada ao computador e à câmara. Depois é uma questão de comprar um router com bateria (para as situações ao ar livre onde não tenho electricidade) para amplificar o sinal a atingir algumas dezenas de metros de distância. A propósito, o router recomendado (https://www.amazon.com/dp/B0088PPFP4/ref=nosim?tag=zwame-20) é algo que também só encontro na amazon dos EUA. Alguém sabe onde o comprar (ou algo equivalente) em Portugal ou na Europa?

O que quero fazer e o equipamento que tenho está tudo descrito nos dois primeiros posts.

Entretanto, apenas para testar, comprei um simples e barato cabo de antena com 50 m (e que tem também 75 ohms de impedância), descarnei 10 cm em cada extremidade e aproximei da câmara e do outro lado do computador e funcionou bem. Ou seja o problema não são os 75 ohms de impedância! Agora preciso de conseguir fazer com que o meu outro cabo original funcione, pois é esse que tem as fichas BNC e que está ligado à caixa estanque.

Espero ter sido mais claro agora.
 
O cabo que se propoe será uma espécie de repetidor passivo. A antena ao pé do router capta o sinal, e leva-o até à antena na camera que por sua vez capta o sinal wireless da camera. Nem imagino qual será a atenuação de tal sistema, mas é possível que funcione.

E colocar uma picostation? Ou uma coisa como esta? http://www.ebay.com/itm/VAP11G-Brid...031683?hash=item25b8e873c3:g:FygAAOSwoudW8pHG

Exacto. O sistema na origem foi designado por antena passiva. Que funciona isso é certo porque foi testado pela Reefnet e eu próprio já testei com um simples cabo de antena e também funciona.

Essa "picostation" não é viável porque não tenho onde ligar a ficha ethernet nem a de alimentação. Tudo tem de ser 100% wireless. Daí a tentativa de encontrar um router deste tipo: https://www.amazon.com/dp/B0088PPFP4/ref=nosim?tag=zwame-20
 
Illusion4u, obrigado pela tua resposta mas não andei a comprar tudo às aranhas. Comprei o equipamento com base naquilo que já foi testado e que está neste link: http://reefphoto.com/kb.php?id=108. Aliás o próprio fabricante do equipamento que comprei foi informado desse outro sistema que estava testado e para o fim a que se destina. Pos isso continuo na esperança que o problema seja algo no sistema que não está a deixar passar o sinal e não tanto um erro grosseiro de especificações do equipamento que comprei.

Apesar de eu ter alguns conhecimentos de electrónica, de há muitos anos atrás, confesso que não percebo todas as implicações de tudo o relacionado com WIFI e foi por isso que pedi ajuda neste forum.

Apesar do equipamento ser doutra marca tem características equivalentes ou superiores, tanto quanto sei. A única coisa que até agora não encontrei em Portugal ou na Europa são as antenas wifi com ligação BNC (e por isso comprei com ligação *****-SMA e tive de fazer um adaptador). Estou desconfiado que parte do problema pode residir nessas mesmas ligações que existem pelo meio.

Já agora se alguém souber onde posso comprar em Portugal ou na Europa estas antenas, agradeço que me informem: https://www.amazon.com/dp/B010DE2MLM/ref=nosim?tag=zwame-20

Sim, eu sei que o sinal à saída da antena é fraco e por isso tenho feito todos os testes com a antena mesmo encostada ao computador e à câmara. Depois é uma questão de comprar um router com bateria (para as situações ao ar livre onde não tenho electricidade) para amplificar o sinal a atingir algumas dezenas de metros de distância. A propósito, o router recomendado (https://www.amazon.com/dp/B0088PPFP4/ref=nosim?tag=zwame-20) é algo que também só encontro na amazon dos EUA. Alguém sabe onde o comprar (ou algo equivalente) em Portugal ou na Europa?

O que quero fazer e o equipamento que tenho está tudo descrito nos dois primeiros posts.

Entretanto, apenas para testar, comprei um simples e barato cabo de antena com 50 m (e que tem também 75 ohms de impedância), descarnei 10 cm em cada extremidade e aproximei da câmara e do outro lado do computador e funcionou bem. Ou seja o problema não são os 75 ohms de impedância! Agora preciso de conseguir fazer com que o meu outro cabo original funcione, pois é esse que tem as fichas BNC e que está ligado à caixa estanque.

Espero ter sido mais claro agora.

Já puseste o link do fabricante dezenas de vezes....

E eu continuo sem perceber o que é que vai ser passado nesse cabo.

Que frequência vai ser passada no cabo, o que vai o cabo passar (se apenas controlo, se imagem, se video, se audio etc)

Que camara é... que addon de wifi tem... etc.
 
A ver se consigo ajudar-te a explicar(na essencia o termo que queres aqui fazer chama-se wireless extender:

1 - Tens um rover aquatico que tem um um interface WiFi interno, com uma antena interna de 2dbi, a situação se estiveres a 50 mt de profundidade esse sinal wifi débil perde-se pois 2.4Ghz a tentar passar por água será dissipado quase de iimediato em forma de calor
(btw é assim que funciona o micro-ondas, 2.4Ghz~ e são excitadas as móleculas de H2O, por isso aquece os alimentos e não os pratos, de um modo base imaginem que é um bailarico, o magnetron é o DJ que emite ondas de som a 2.4Ghz e põe as moléculas de H2O a bailar até aquecerem)

2 - Apesar de poderes remover a antena interna, com um cabo de 50mt de modo a trazeres a antena interna á superficie, o sinal seria perdido pelas perdas do cabo.

3 - O teu esquemático pretende o inverso, provavelmente a não deixar mais electronica junto a camara, e sugere que cries um ponto de acesso á superficie e a antena deste seja extendido por coaxial a uma antena posicionada junto ao rover. O problema aqui é que também não é o ideal pois padece do mesmo problema, ou tens uma amplificação estupida no equipamento de superficie (amplificando também interferencias e nao só o sinal) ou esse sinal vai ser fraquinho á mesma.

4 - Queres extender o sinal Wifi á superficie, certo ?

- O cabo que escolheste nunca irá funcionar corretamente pois é um cabo desenhado para RF mas para os "4.5 GHz RG59 coax for HD/SDI"
- Não existe lógica pois basicamente o que está a querer fazer é uma bridge "passiva" de sinal wifi, ou seja tens uma antena, cabo coaxial, antena, não existe qualquer elemento activo a alimentar o circuito logo amplificação 0, alimentção para que o "circuito" vibre a 2.4Ghz/5ghz simplesmente.

- Comprar duas caixas estanques de electricidade, norma IP68 se não estou em erro que possam alojar o infra
- Comprar dois routers WR703N
- Comprar dois powerbanks 10KaH

Solução possivel:
- (Supondo que a camara tem um wifi a dar DHCP)
- Configurar o router que vai ficar na caixa junto á camara seguindo:
* Criar bridge entre interface ethernet e wireless
* Configurar o wifi como cliente da camera e ligar interface wifi ao ssid da camara
* colocar o powerbank e router dentro da caixa estanque e fazer sair um cabo ethernet crossover para a superficie junto ao cabo existente (elasticos ou aqueles grimps do pão de molde p.e.) podes ir até aos 100mt tranquilamente, 150 top.
*router da superficie configurar em modo bridge entre ethernet e wifi
*configurar o wifi como AP com qualquer ssid e pass que se deseje.

Espero que tenha ajudado, este setup está testado BTW ;) não terás quase perdas nenhumas de sinal, se bem feito diria até 0 em relação a teres o equipamento como se á superficie se tratasse ... da superficie até terra já vai outra historia mas tambem se arranja.
 
Não podes "imaginar a frequencia do wifi, ele trabalha a 2.4 ou 5 Ghz ... ve as caracteristicas do interface no manual :)
se for 5Ghz teras de mudar os equipamentos em cima que eu indiquei p.e. ...
PS: Estava a ver melhor a foto, tu crimpaste as fichas com o quê, martelo ? :D :D :D
 
Back
Topo