External USB Booting

underworld

Power Member
Tenho um portátil Airis cujo leitor de cds avariou e gostaria de saber se é possivel flashar a BIOS ou coisa do género para ele fazer boot de um leitor de cds externo USB
 
Saudações,

Tenho um problema muito parecido em mãos (quero instalar o XP através de um cdrom USB num Compaq Presario 1203EA), gostaria de saber se alguém sabe de alguma forma de o fazer. A Bios não suporta boot por USB.

Agradeço desde já toda a ajuda, dado que tenho muita urgência na resolução deste problema.
 
Para os dois casos.
Na BIOS não vos aparece na parte da seuqencia do Boot o tal dispositivo que pretendem?
Se aparecer é facil. Basta colocar esse dispositivo como a primeira opção.
Caso isso não apareça não sei como ajudar

Tozé_pt:

Bem-vindo ao Forum :x2:
 
oi pessoal:

Podem fazer um update á bios. Vão ao site do fabricante que deve lá ter isso.

No caso do Tozé_pt não posso garantir que a Compaq tenha suporte para isso pq creio que o modelo é algo antigo. Então podes fazer o seguinte: tirars o disco e metes numa caixa externa para discos de 2.5'' (dos portáteis).
Copias, noutro computador, o ficheiro i386 que está no cd do XP/2000 e depois voltas a colocar o disco no portátil. Arrancas com uma diskete de boot de Win98 (por exemplo) fazes c:\i386 e corres o ficheiro WINNT32.MSI. Assim deve dar. Dá mais trabalho e precisas de da caixa externa mas com o usb provavelmente não te safas.

Vão dizendo qq coisa
 
Eu já instalei o Win XP a partir de um leitor de Cds externo e após ter formatado o disco

formatei o disco, arranquei com as 6 diskettes de arranque do winxp e após isso ele reconheceu o leitor cds externo e consegui instalar o winxp a partir do cd

mas agora não sei porquê, quando arranco com as 6 diskettes ele já não reconhece o cd no leitor externo...
 
Já fiz o download dos últimos drivers da BIOS para o meu Airis

Agora é só correr o programa normalmente? Isto não vai rebentar com nada, certo?
 
desde q n tenhas o azar do file estar corrompido nem q te falte a energia durante o update....sim estás safo :D

Mas em qq um dos casos nada REBENTA ;)...pode é morrer com suavidade...joking ;) faz lá o update e mai nada :D
 
Ok, já flashei a BIOS mas parece que ficou tudo igual, continuam a aparecer apenas 3 opções de boot: floppy, cd-rom e IDE, nenhuma referência a USB :mad:
 
underworld disse:
mas agora não sei porquê, quando arranco com as 6 diskettes ele já não reconhece o cd no leitor externo...

Mas não reconhece o cd ou o leitor? Se foi o 1º caso já tentaste c outro cd?
Experimenta mudar de porta usb.

São coisas básicas mas ás vezes...........
 
não reconhece o leitor

porta USB só tem uma pelo que a escolha não é muita :x2:

se já fiz isto uma vez porque está a vacilar agora? enfim, vou tentar repetir o processo a ver onde está o erro
 
o meu Compaq também só tem uma porta usb e também tenho o cd-rom avariado mas na BIOS tenho a opção de arranque pelo CD-RW da Iomega com ligação usb

aparece:

CD-ROM USB (ou cena assim)
Floppy
IDE


btw: o Compaq é o Presario 1200xl103


cumps
 
O meu Airis, mesmo depois de ter flashado o último update da BIOS continua sem ter suporte para USB booting, apenas floppy, IDE e cd rom interno

Se calhar é por ser já uma beca antigo (tem 3 anos, comprei em 2001)
 
underworld disse:
O meu Airis, mesmo depois de ter flashado o último update da BIOS continua sem ter suporte para USB booting, apenas floppy, IDE e cd rom interno

Se calhar é por ser já uma beca antigo (tem 3 anos, comprei em 2001)
vai ver o ano do meu ;)
 
Faz bastante tempo tive com o mesmo dilema para instalar um novo SO em um portátil P1 sem CD-Rom e acabei por conseguir. Tens várias alternativas.

- Instalar um SO desde disketes :lol:

- Arrancar com uma diskete em DOS com drivers para USB e assim que o USB esteja disponível copiar o sistema operativo para uma partição do disco duro e depois desde aí instalar o SO. Foi o que acabei por fazer e resultou. Podes obter mais detalhes em http://www.freedos.org/freedos/news/newsitem/149.html e numa pesquisa no google sobre "USB DOS drivers"

- Desde a rede existem várias alternativas, mas por exemplo usando o Ghost é bastante simples mesmo para novatos como eu. Fazer uma imagem de uma partição que tenha no seu interior a pasta do SO pretendido, depois criar as respectivas disketes Ghost de arranque com os drivers das respectivas placas de rede (a do PC anfitrião e a do portátil em questão). Arrancar a diskete em ambos, estabelecer a ligação por rede e transferir a partição. Arrancar então com uma diskete de DOS, aceder ao disco e proceder à instalação do SO desde o disco duro.
 
Thanks pela info Nuke :)

Vou tentar fazer então 1 diskette de arranque com os drivers usb pa ver o que dá

Deviam é ter no site a diskette pronta para download, só vi de relance e só lá estavam configurações para a config.sys e autoexec.bat

Vamos lá ver
 
Back
Topo