1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

External USB Booting

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por underworld, 6 de Outubro de 2004. (Respostas: 15; Visualizações: 1306)

1. underworld

underworld Power Member

Tenho um portátil Airis cujo leitor de cds avariou e gostaria de saber se é possivel flashar a BIOS ou coisa do género para ele fazer boot de um leitor de cds externo USB

2. Tozé_pt

Tozé_pt Power Member

Saudações,

Tenho um problema muito parecido em mãos (quero instalar o XP através de um cdrom USB num Compaq Presario 1203EA), gostaria de saber se alguém sabe de alguma forma de o fazer. A Bios não suporta boot por USB.

Agradeço desde já toda a ajuda, dado que tenho muita urgência na resolução deste problema.

3. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Para os dois casos.
    Na BIOS não vos aparece na parte da seuqencia do Boot o tal dispositivo que pretendem?
    Se aparecer é facil. Basta colocar esse dispositivo como a primeira opção.
    Caso isso não apareça não sei como ajudar

Tozé_pt:

Bem-vindo ao Forum :x2:

4. hellaxe

hellaxe Power Member

oi pessoal:

Podem fazer um update á bios. Vão ao site do fabricante que deve lá ter isso.

No caso do Tozé_pt não posso garantir que a Compaq tenha suporte para isso pq creio que o modelo é algo antigo. Então podes fazer o seguinte: tirars o disco e metes numa caixa externa para discos de 2.5'' (dos portáteis).
    Copias, noutro computador, o ficheiro i386 que está no cd do XP/2000 e depois voltas a colocar o disco no portátil. Arrancas com uma diskete de boot de Win98 (por exemplo) fazes c:\i386 e corres o ficheiro WINNT32.MSI. Assim deve dar. Dá mais trabalho e precisas de da caixa externa mas com o usb provavelmente não te safas.

Vão dizendo qq coisa

5. underworld

underworld Power Member

Eu já instalei o Win XP a partir de um leitor de Cds externo e após ter formatado o disco

formatei o disco, arranquei com as 6 diskettes de arranque do winxp e após isso ele reconheceu o leitor cds externo e consegui instalar o winxp a partir do cd

mas agora não sei porquê, quando arranco com as 6 diskettes ele já não reconhece o cd no leitor externo...

6. underworld

underworld Power Member

Já fiz o download dos últimos drivers da BIOS para o meu Airis

Agora é só correr o programa normalmente? Isto não vai rebentar com nada, certo?

7. Flyer

Flyer Power Member

desde q n tenhas o azar do file estar corrompido nem q te falte a energia durante o update....sim estás safo :D

Mas em qq um dos casos nada REBENTA ;)...pode é morrer com suavidade...joking ;) faz lá o update e mai nada :D

8. underworld

underworld Power Member

Ok, já flashei a BIOS mas parece que ficou tudo igual, continuam a aparecer apenas 3 opções de boot: floppy, cd-rom e IDE, nenhuma referência a USB :mad:

9. hellaxe

hellaxe Power Member

Mas não reconhece o cd ou o leitor? Se foi o 1º caso já tentaste c outro cd?
    Experimenta mudar de porta usb.

São coisas básicas mas ás vezes...........

10. underworld

underworld Power Member

não reconhece o leitor

porta USB só tem uma pelo que a escolha não é muita :x2:

se já fiz isto uma vez porque está a vacilar agora? enfim, vou tentar repetir o processo a ver onde está o erro

11. RavenMaster

RavenMaster Power Member

o meu Compaq também só tem uma porta usb e também tenho o cd-rom avariado mas na BIOS tenho a opção de arranque pelo CD-RW da Iomega com ligação usb

aparece:

CD-ROM USB (ou cena assim)
    Floppy
    IDE

btw: o Compaq é o Presario 1200xl103

cumps

12. underworld

underworld Power Member

O meu Airis, mesmo depois de ter flashado o último update da BIOS continua sem ter suporte para USB booting, apenas floppy, IDE e cd rom interno

Se calhar é por ser já uma beca antigo (tem 3 anos, comprei em 2001)

13. RavenMaster

RavenMaster Power Member

vai ver o ano do meu ;)

14. Nuke

Nuke Power Member

Faz bastante tempo tive com o mesmo dilema para instalar um novo SO em um portátil P1 sem CD-Rom e acabei por conseguir. Tens várias alternativas.

- Instalar um SO desde disketes :lol:

- Arrancar com uma diskete em DOS com drivers para USB e assim que o USB esteja disponível copiar o sistema operativo para uma partição do disco duro e depois desde aí instalar o SO. Foi o que acabei por fazer e resultou. Podes obter mais detalhes em http://www.freedos.org/freedos/news/newsitem/149.html e numa pesquisa no google sobre "USB DOS drivers"

- Desde a rede existem várias alternativas, mas por exemplo usando o Ghost é bastante simples mesmo para novatos como eu. Fazer uma imagem de uma partição que tenha no seu interior a pasta do SO pretendido, depois criar as respectivas disketes Ghost de arranque com os drivers das respectivas placas de rede (a do PC anfitrião e a do portátil em questão). Arrancar a diskete em ambos, estabelecer a ligação por rede e transferir a partição. Arrancar então com uma diskete de DOS, aceder ao disco e proceder à instalação do SO desde o disco duro.

15. underworld

underworld Power Member

Thanks pela info Nuke :)

Vou tentar fazer então 1 diskette de arranque com os drivers usb pa ver o que dá

Deviam é ter no site a diskette pronta para download, só vi de relance e só lá estavam configurações para a config.sys e autoexec.bat

Vamos lá ver

16. Nuke

Nuke Power Member

Partilhar esta Página